Não sei que Licenciatura escolher

kozardii

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2023
Curso
LH
Boa tarde a todos,
a minha situação neste momento é um bocado peculiar.
Eu sou um aluno de Humanidades atualmente no 11º ano com média de 18. No entanto, não sei que Licenciatura escolher, porque sinto que todas as áreas bem remuneradas das Humanidades (Ciência Política, Relações Internacionais, Direito...) não me interessam nem um pouco, mas que as que me interessam (Sociologia e Psicologia) têm demasiadas pessoas e é difícil encontrar emprego.
Portanto, pensei um bocado, e tendo em conta que sempre tive 5 a Matemática e a FQ, sinto que talvez não fosse assim tão difícil tirar o exame de Matemática A e entrar em Engenharia Informática, mas ao mesmo tempo eu só gostaria de seguir essa área pela remuneração e pelo conforto que me daria; além disso, comprar os manuais e pagar os explicadores de Matemática seria uma situação difícil financeiramente falando.
Então, o que fazer? Sociologia, Psicologia ou Engenharia Informática? Quanto à Universidade não estou muito preocupado neste momento e vou pesquisar mais sobre isso depois.
Obrigado pelo feedback de todos!
Edit: A área de Recursos Humanos não me interessa minimamente

Última edição:
Olá! Como aluna de Engenharia Informática venho aqui dar o meu feedback do curso e aquilo que deves ter em conta:
De facto, o salário base de um recém licenciado em eng. informática pode ser muito aliciante para alunos que anseiam ter a sua independência financeira, mas cada vez mais isso está a deixar de ser o caso. Ao longo dos anos, e tendo em conta os problemas económicos e sociais do país, o salário de um recém licenciado na área tem descido. Na minha mais honesta opinião pessoal, não acho que deveria ser esse o fator preponderante na tua decisão. Se és alguém que tem gosto em resolver problemas lógicos (Como disseste tinhas boas notas a Matemática e Fisico-Quimica) e se realmente gostas dessas disciplinas o suficiente para aprofundá-las, então é um curso que recomendo.
Acho que Informática é um curso onde as pessoas que têm sucesso são aquelas que gostam realmente do que fazem. Conheço casos onde estavam indecisos, olharam para as "six figures" que poderiam eventualmente ganhar, entraram e agora não se estão a sair lá muito bem, isto porque não tinham muito interesse por computadores desde o início. Não estou a dizer que este seja o teu caso.
Se escolheste Humanidades no secundário é porque talvez tenhas de facto gosto mais nessas áreas, apesar do mercado para certos empregos estar sobrelotado, acho que o que eu disse sobre o sucesso em informática também se aplica ás humanidades.

O conselho que te dou é olhares para o conteúdo programático de Engenharia Informática, em qualquer universidade, e fazeres-te estas perguntas: Vou gostar de estudar isto? Acho isto interessante?
Se a resposta for sim, então é algo a considerar.

Em relação a cursos de Humanidade não te consigo ajudar muito pois não sou da área, mas acho que consegues fazer o mesmo exercício.
Foca-te naquilo que realmente gostas e que te vejas a fazer no futuro.

Se tiveres mais alguma questão não hesites em perguntar!

• Like
Reactions: Jo_nf3