Não tenho média para medicina 2023

PoserMedusa

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2020
SOCORRO!!!
Acabei este ano o secundário com média de 10.78, mas os exames correram-me mesmo mal e a minha média de acesso ao ensino superior é de 17.8. Estava a pensar em entrar em engenharia biomédica na UM, e no fim do curso concorrer à prova especial para licenciados para entrar no curso de medicina. Nesse caso podia pedir equivalências a algumas disciplinas comuns que já tinha feito no curso de eng.biomedica? E se, por acaso, gostasse de engenharia biomédica e decidisse exercer, quais são os salários esperados para essa mesma engenharia? Estive a ver online, mas os valores eram muito diversos e não fiquei com uma boa ideia do salário...
Post automatically merged:

SOCORRO!!!
Acabei este ano o secundário com média de 10.78, mas os exames correram-me mesmo mal e a minha média de acesso ao ensino superior é de 17.8. Estava a pensar em entrar em engenharia biomédica na UM, e no fim do curso concorrer à prova especial para licenciados para entrar no curso de medicina. Nesse caso podia pedir equivalências a algumas disciplinas comuns que já tinha feito no curso de eng.biomedica? E se, por acaso, gostasse de engenharia biomédica e decidisse exercer, quais são os salários esperados para essa mesma engenharia? Estive a ver online, mas os valores eram muito diversos e não fiquei com uma boa ideia do salário...
Média de 19.78****

AAA honestamente não estou a ver muita solução mas posso dizer que se fores para um curso porque "pode ser que goste" estás a fazer m*rda (desculpem a linguagem xD).
Posto isto eu se fosse a ti tinha 3 opções:
- Tentar a minha sorte na segunda fase (vagas muito escassas mas pode ser que dê);
- Tirar um gap year e refazer o exame de primeira fase;
- Tirar um gap year e preparar-me para tirar a licenciatura noutro país (Espanha ou algo assim).
Não são opções faceis, é verdade, mas é melhor do que perder 3 anos (e se não gostares do curso que é o mais provável vão provavelmente ser bem mais que 3 anos).

Aloooô! :D

Olha, eu acho que não precisas de estar a espera de acabares a licenciatura para poderes seguir medicina se realmente é aquilo que queres. Se fosse a ti, arriscava ir a 2º fase, tenho colegas meus que entraram na 2º fase, e se não me engano tenho ainda 2 colegas que entraram na 3º no ano passado, então ainda não está nada perdido e pode ser que consigas entrar ainda este ano em medicina :)

Se não conseguires entrar na 2º/3º fase, tens várias opções: ou fazes como eu fiz na altura, e anulas a matricula no curso em que entrares, e ficas a estudar (e a tirar a carta de condução se ainda n tiveres tirado :p) para repetires os exames que precisares, ou nem sequer vais para o superior e focas-te a 100% em repetir exames, ou então entras para um curso que efetivamente te dê equivalências para que para o ano possas ter uma carga horária mais soft em medicina, e fazes só essas cadeiras.

(CUIDADO: tenta contactar a universidade ou assim para veres se realmente tens direito a essas equivalências, tenho colegas meus que pensavam que tinham equivalência a uma das cadeiras de 1º ano, mas porque a cadeira tinha uma componente extra super pequenina de bioquimica ali misturada, já não conseguiram a equivalência e tiveram que fazer a cadeira do zero).

Tenho colegas meus que estavam noutro curso já no 2º ou 3º ano e entraram este ano em medicina pela primeira vez porque todos os anos repetiam os exames e não desistiram, tenho muitos colegas licenciados (alguns em áreas que nem sequer são da área da saúde), tenho colegas que vieram de faculdades no estrangeiro, há muitas maneiras de vir parar a medicina, desde que não desistas, por mais desmotivante que possa ser não conseguir entrar a primeira :)

(Spoiler alert: mais de metade, talvez a grande maioria até, dos meus colegas não entraram em medicina à primeira, o que nem é assim tão mau porque 1) os mais novos podem interagir com pessoas mais velhas, e isso só traz benefícios e ajuda-os a crescer como pessoas, porque têm esse contacto com pessoas com percursos muito diferentes dos deles e dá-lhes outras perspetivas da vida, e 2) chegas a medicina já com outra mentalidade, o que só te vai ajudar também)

Tenho ainda colegas meus que embora tenham conseguido entrar em medicina aqui na UBI, por causa da distância a casa e outros motivos pessoais, estão a tentar entrar em universidades de medicina diferentes.

Com isto, olha, ainda somos novos, a vida dá muitas voltas e se fosse tudo linear, nem sequer tinha tanta piada, na minha honesta opinião ahah x) Cabeça fria e tenta ver qual é a tua melhor opção agora, e acima de tudo, não fiques com ressentimentos nem nada disso se as coisas não correm como querias à primeira, as vezes é preciso ir lá uma segunda vez ou terceira ou quarta até que a coisa vá ao sitio, mas é da maneira que assim temos mesmo a certeza que quando chegarmos lá, estamos realmente no sitio certo :)

PS: Ah, se tu ou alguém tiver alguma dúvida acerca de como funciona medicina na UBI, ou tiver outras duvidas relacionadas a isso, estejam à vontade para me mandar msg ou perguntarem aqui :)

• Like
Reactions: GilSilva and Blasty
SOCORRO!!!
Post automatically merged:

Média de 19.78****
Tendo tu uma média interna tão alta (19,78), acho que seria muito mais fácil simplesmente repetires os exames para o ano e tentares novamente (caso não consigas subir na 2ª fase). Parece-me uma melhor opção do que tirares uma licenciatura inteira na esperança de depois entrares pelo concurso de aceso para licenciados (que pode não ser assim tão fácil quanto isso ou até mesmo deixar de existir).

Durante este ano, podes na mesma ir para Eng Biomédica ou outro curso que gostes, não são coisas mutuamente exclusivas. Tens muitos exemplos neste fórum de pessoas que fizeram o mesmo. Podes não fazer as cadeiras todas, ou fazer apenas o 1º semestre por exemplo, há muitas combinações possíveis.

Olá!
Estou agora no 1ºano da licenciatura de engenharia biomédica.
Cheguei à conclusão que este curso não é para mim e quero dar oportunidade à medicina.
Acontece que a minha media de secundario nao me permite ter nota suficiente, mesmo que melhore os exames nacionais.
Queria saber se é possível "voltar atrás" e anular disciplinas específicas do secundário e fazê-las por exame para que , melhorando, passe a ter essa nota que tive no exame no diploma , contando também como nota interna.
Caso isto não seja possível , que outras opções tenho para subir a media interna sem ser com os exames?

Queria saber se é possível "voltar atrás" e anular disciplinas específicas do secundário e fazê-las por exame para que , melhorando, passe a ter essa nota que tive no exame no diploma , contando também como nota interna.
Podes fazer melhoria por exame, não implica anular as disciplinas - e ainda bem que não, porque não podes anular disciplinas após concluir o curso. É só inscreveres-te no exame e assinalar "sim" sob "melhoria de classificação", contará a melhor nota.
Caso isto não seja possível , que outras opções tenho para subir a media interna sem ser com os exames?
Tens a opção de fazer outro curso do secundário pelo Ensino Recorrente.

Só para efeitos de acesso ao ESuperior (ficha ENES), no diploma (certificado de conclusão) continuará a nota antiga, mas esse documento não serve para a candidatura por cá, portanto não é relevante.

A melhor hipótese é fazeres um novo curso pelo ensino recorrente.

• Like
Reactions: sigis
Normalmente esses cursos do ensino recorrente demoram 3 anos na mesma ?
E , já agora, podem-me falar um pouco desse tipo de ensino? nunca ouvi falar cmo funciona

Última edição:
Normalmente esses cursos do ensino recorrente demoram 3 anos na mesma ?
E , já agora, podem-me falar um pouco desse tipo de ensino? nunca ouvi falar cmo funciona
O ensino recorrente funciona por módulos, poderá ser em horário pós-laboral e a duração depende do n° de disciplinas que farás, mas costuma ser inferior a 3 anos, até porque é um tipo de ensino focado em +18 que querem concluir o secundário. Os módulos são por anos e costumam ter meses de duração, mas o melhor é verificares junto das escolas que oferecem este ensino da tua área de residência.

Acrescento que existe uma modalidade Ensino Recorrente com a frequência de aulas, mas também outra em que o aluno estuda autonomamente e apenas realiza os testes de cada módulo.