Não ter média para entrar no curso que quero. O que faço?

Ginja003

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2021
Olá! Eu acabei o Secundário com média interna de 14.9 e obtive 11.1 e 14.4 nos exames de matemática e Físico-química ,respetivamente, e o curso para o qual gostaria de ingressar é Engenharia Informática, no entanto a minha média não é suficiente, e estou com algum medo de não entrar num curso que realmente goste. Existe alguma possibilidade de poder ingressar nesse curso, como por exemplo, ingressar no 1º ano de faculdade, num curso de engenharia com média mais baixa e depois mudar para Engenharia Informática? O que devo fazer?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Eu acabei o Secundário com média interna de 14.9 e obtive 11.1 e 14.4 nos exames de matemática e Físico-química ,respetivamente, e o curso para o qual gostaria de ingressar é Engenharia Informática, no entanto a minha média não é suficiente, e estou com algum medo de não entrar num curso que realmente goste. Existe alguma possibilidade de poder ingressar nesse curso, como por exemplo, ingressar no 1º ano de faculdade, num curso de engenharia com média mais baixa e depois mudar para Engenharia Informática? O que devo fazer?
Olá! Se Engenharia Informática é um curso que queres mesmo tirar, já consideraste outras opções de instituições? Vou dar-te exemplos de instituições em que me parece que deves considerar antes de fazeres a tua candidatura:
- UTAD
- UBI
- UÉvora
- Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Tomar
Todas estas 8 instituições aceitam o teu conjunto de provas e em todas elas tens uma nota de candidatura relativamente confortável.

Depois, tens ainda as que aceitam só o exame de Matemática, mas nas quais também tens boas hipóteses de entrar (sendo a mais arriscada Setúbal, pois estás no limiar abaixo relativamente a 2020, mas é possível que as notas possam vir a descer, depende dos candidatos):
- Politécnicos de Setúbal, Bragança, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Viseu
- Universidade do Algarve

Tens também o Curso Europeu de E.I da Universidade de Coimbra e se quiseres ficar mesmo por Lisboa, talvez consigas entrar no ISEL.

A hipótese que colocas é válida: podes efectivamente entrar numa outra engenharia e depois tentar a mudança de curso, mas lá está: não é automaticamente garantido que consigas mudar e se estás com receios de ingressar numa coisa que não gostes e que não te interessa, talvez pudesses considerar o mesmo curso só que noutra instituição, mesmo que depois tentes mudar de instituição no final do 1º ano de faculdade - pelo menos, provavelmente ficaste no curso que gostas e talvez até consigas uma ou outra equivalência quando mudasses de instituição, ou mesmo que não obtivesses, levavas sempre já alguns conhecimentos aplicados na área. Isto é tudo meramente sugestivo, aconselho-te a que leias o regulamento da mudança par instituição/curso da instituição que pretenderias mudar-te para, de forma a que fiques a conhecer os seus critérios de seriação e percebas que opção te compensaria mais.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Ginja003 and davis