Não vou conseguir entrar em Medicina

Luisapires152002

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Olá! estou neste momento no 12ºano e infelizmente, tendo em conta tudo isto, tenho a conciencia de que entrar em medicina na FMUP vai sem muito dificil, para não dizer impossivel.
No entanto, não pretendia ir para uma faculdade fora do Porto, qual seria o curso que me daria mais equivalencias ao curso de medicina na FMUP??

Matrícula
24 Maio 2020
Medicina dentária, por exemplo, penso que te dê algumas equivalências a nível de cadeiras iguais nos dois cursos.

Luisapires152002

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Medicina dentária, por exemplo, penso que te dê algumas equivalências a nível de cadeiras iguais nos dois cursos.
Sabes commo seria pedir tranferencia para medicina? Por exemplo, depois de entrar em dentaria, no ano seguinte pedir tranferencia seria mais facil ou dificil que repetir exames e candidatar me outra vez a medicina?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Sabes commo seria pedir tranferencia para medicina? Por exemplo, depois de entrar em dentaria, no ano seguinte pedir tranferencia seria mais facil ou dificil que repetir exames e candidatar me outra vez a medicina?
Apenas a UBI aceita transferências para Medicina (e é de pessoas que já estejam em Medicina). Só consegues mesmo entrar pelo concurso nacional de acesso ou pelo concurso especial para licenciados.

Luisapires152002

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Então não é possivel pedir tranferencia, é isso?
Caso entre depois no ano seguinte pelo concurso nacional, depois de melhorar exames, tenho equivalencias ás cadeiras que andei a fazer?

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Então não é possivel pedir tranferencia, é isso?
Não, só nas condições que a Blasty escreveu acima.
Caso entre depois no ano seguinte pelo concurso nacional, depois de melhorar exames, tenho equivalencias ás cadeiras que andei a fazer?
Sim, se os planos curriculares das cadeiras e o número de créditos forem muito semelhantes, a probabilidade de os regentes das cadeiras em Medicina aceitarem a equivalência é muito grande. É útil saberes quais as cadeiras e em que curso é mais fácil obtê-las, por testemunhos de pessoas que já tenham estado nessa situação.

Luisapires152002

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Não, só nas condições que a Blasty escreveu acima.

Sim, se os planos curriculares das cadeiras e o número de créditos forem muito semelhantes, a probabilidade de os regentes das cadeiras em Medicina aceitarem a equivalência é muito grande. É útil saberes quais as cadeiras e em que curso é mais fácil obtê-las, por testemunhos de pessoas que já tenham estado nessa situação.
Tens mais ou menos noção que curso teria mais equivalencias?

Matrícula
24 Maio 2020
Muito mais fácil, uma vez que se entrasses em medicina dentária ias acabar por ter cadeiras iguais às de medicina, ou seja, podias pedir equivalência e, assim, não terias que repeti-las. Além disso, ias ficar com muito mais tempo no teu horário de maneira a focares-te mais nas cadeiras «novas» se me faço entender :))

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Tens mais ou menos noção que curso teria mais equivalencias?
Tendo em conta que preferes ficar pelo Norte, não sou a melhor pessoa para te responder a isso. Mas presumo que Medicina Dentária seja a melhor solução, porque as cadeiras iniciais costumam ser muito semelhantes (pelo menos, em Lisboa, entre a FMDUL e a FMUL existem algumas).
Mensagem fundida automaticamente:

Muito mais fácil, uma vez que se entrasses em medicina dentária ias acabar por ter cadeiras iguais às de medicina, ou seja, podias pedir equivalência e, assim, não terias que repeti-las. Além disso, ias ficar com muito mais tempo no teu horário de maneira a focares-te mais nas cadeiras «novas» se me faço entender :))
A Luísa referia-se a ser "mais fácil" pedir transferência, mas isso não é possível. Referias-te a equivalências, certo? ahaha

• Like
Reactions: carol.rodrigues

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Também não tenho a certeza que curso te daria mais equivalências na FMUP, mas se tivesse de apostar também diria Medicina Dentária. (não sei se haverá mudanças com todo o drama da rescisão entre a FMDUP e a FMUP tho 🤪)
Mas tenta passar pelo tópico de Medicina Dentária e vê se encontras alguém que tenha entrado depois na FMUP. :)

De qualquer forma, mesmo que não tenhas muitas equivalências, tendo em conta que há semelhanças entre os dois cursos, pelo menos sempre ganhas ritmo e método de estudo. O que dará muito jeito depois em Medicina, de certeza. :P

• Like
Reactions: Birdy

Luisapires152002

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Não é possivel passar de um curso para o outro, sem ter melhorado notas dos exames do secundario? Tipo, entrava em medicina dentaria, fazia um ano e no ano seguinte pedia transferencia para medicina e faria o primeiro ano de medicina, mas já com equivalencias e algumas cadeiras. seria possivel isso?

E se entrasse em medicina por exemplo na faculdade da covilhã, seria posivel pedir tranferencia no ano seguinte para a Faculdade de medicina do Porto?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não é possivel passar de um curso para o outro, sem ter melhorado notas dos exames do secundario? Tipo, entrava em medicina dentaria, fazia um ano e no ano seguinte pedia transferencia para medicina e faria o primeiro ano de medicina, mas já com equivalencias e algumas cadeiras. seria possivel isso?
Não é possível mudança de curso para Medicina, não permitem

E se entrasse em medicina por exemplo na faculdade da covilhã, seria posivel pedir tranferencia no ano seguinte para a Faculdade de medicina do Porto?
Acho que a UBI é a única que permite mudança para lá, as outras não.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Não é possível mudança de curso para Medicina, não permitem

Acho que a UBI é a única que permite mudança para lá, as outras não.
É exatamente o que a @Blasty, a @Birdy e o @Gonçalo Santos Silva disseram. Não é possível pedir transferência para Medicina. A única exceção é a FCS-UBI, que aceita transferências de alunos que já estão em Medicina noutra faculdade. Mas de outra faculdade para a FCS e não ao contrário.

• Like
Reactions: Birdy and Blasty
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Não sei o que quero ser nem se vou conseguir Ensino Secundário 2
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
Sofia122 Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia) Ensino Secundário 5
M Não vou entrar no curso que quero Ensino Superior 25
D Praxe - Não vou sentir o "espirito académico" se não for? Tradições Académicas 4
Andreia200 Não sei o que fazer da vida (que curso vou escolher?) Ensino Superior 11
I Não acabei a disciplina mas vou fazer o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Exame de fq que não correu como esperado Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
linares Ti-nspire CX não entra em modo exame Geral 0
M Praxe: SIM ou NÃO Tradições Académicas 4
Edvanio Não estou a perceber as condições para entrada no ensino superior 2020-21 Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Receio que a média das universidades aumentem e não consiga concorrer para o ano. Candidatos 2020/2021 3
I Não tenho média e receio não entrar na universidade no próximo ano. Ensino Secundário 15
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Ines88 2 fase, sim ou não? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
jjasferreira É necessário repetir um exame de 11º ano para obter positiva, se não for Prova de Ingresso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
B Afinal ter interesse por campos diferentes já não me parece algo bom.... Qual o curso ideal? Candidatos 2020/2021 3
E Desmotivação com o curso. Não sei se devo mudar Candidatos 2019/2020 7
R Estou no 10º ano e ainda não se bem o que seguir.Talvez Ciencias Politicas? Ensino Secundário 1
J Ensino secundário não concluido Ensino Secundário 1
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
M Exame de filosofia, sim ou não? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Jajsja Decidi não ir às aulas presenciais do 11º ano Ensino Secundário 4
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Certidão atualizada de não prescrição Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Não sei se devo repetir o 10° Ensino Secundário 12
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
A Não sei que curso escolher! Candidatos 2020/2021 2
H Penalização por não fazer exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Carla Cavalheiro Desmotivação com o curso... não sei se devo mudar Ensino Superior 3
D Repeti o 10º ano e não correu bem Ensino Secundário 4
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
F Máquina calculadora gráfica Casio não apresenta gráfico corretamente Ensino Secundário 2
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Jajsja Não fazer exame às disciplinas bienais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
1 Não gosto do que faço. Ensino Superior 7
margaridabica Não sei que curso tirar!! Ajudem-me!! Ensino Superior 7
J Aluno externo ainda não inscrito Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
S Não sei que exames fazer! Estou no 11ºano em CT Ensino Secundário 3
A Não faço ideia de que curso seguir Ensino Superior 2
S Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 14
U Não sei se estou no curso certo?? Ensino Secundário 9
0 Não tenho boa média e não sei o que fazer a seguir Ensino Superior 1
M Estou no 11º ano em CT e sinto que esta não foi a melhor decisão Ensino Secundário 11