Não vou entrar no curso que quero

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Olá a todos!
Eu gostaria muito de entrar em medicina este ano, no entanto, penso que não será possível devido aos resultados que obtive nos exames nacionais. Agora tenho de escolher outro curso para me candidatar. Não sei se hei-de ir para um curso como ciências farmacêuticas ou medicina veterinária pois são muito semelhantes ou então um curso como engenharia biomédica que é algo que penso ser interessante mas é muito diferente de medicina. Estou muito perdida e gostaria que alguém que tivesse passado ou está a passar por isto me pudesse dar alguns conselhos.
Obrigada!

• Like
Reactions: pdrjs

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Olá a todos!
Eu gostaria muito de entrar em medicina este ano, no entanto, penso que não será possível devido aos resultados que obtive nos exames nacionais. Agora tenho de escolher outro curso para me candidatar. Não sei se hei-de ir para um curso como ciências farmacêuticas ou medicina veterinária pois são muito semelhantes ou então um curso como engenharia biomédica que é algo que penso ser interessante mas é muito diferente de medicina. Estou muito perdida e gostaria que alguém que tivesse passado ou está a passar por isto me pudesse dar alguns conselhos.
Obrigada!
Olá Marta! Aqui a Marta também queria muito estudar medicina, mas o exames nacionais também não ajudaram. Vou este ano para a universidade e também já passei pelo que estás a passar :/ É uma altura complicada, em que estás perdida e não sabes o que é que hás de fazer com a tua vida (pelo menos eu estava assim :P). Posso não ser a melhor para te aconselhar, mas o que te tenho a dizer é que deves olhar para todos os cursos presentes na lista do DGES e veres com quais é que te identificas mais (eu sei que é difícil). Se queres algo mais parecido com medicina, procura na secção de Saúde e tens lá os cursos. Eu pus enfermagem e fisioterapia como opções, também pus Ciências Farmacêuticas (foi mais por pôr, porque não me vejo a fazer isso). Apesar de quereres algo parecido com Medicina escolhe algo que sabes que vais gostar de estudar e posteriormente trabalhar. Podes sempre depois concorrer a Medicina por outros concursos!! Não desanimes agora, podes sempre estudar o que realmente queres mais tarde :)
Espero ter ajudado :))

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Obrigada pela resposta Marta!
Muita gente já me disse para ir para ciências farmacêuticas para depois obter algumas equivalências, repetir os exames para o ano e voltar a tentar. No entanto, eu tenho medo de não conseguir outra vez e ter de ficar num curso no qual não me identifico. Penso que devo considerar todos os cenários ao tomar esta decisão e quanto mais penso, mais confusa fico.

MpMarcovichPt

Membro Veterano
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
Tecnologias De Energia
Instituição
IPS-EST
Muita gente já me disse para ir para ciências farmacêuticas para depois obter algumas equivalências, repetir os exames para o ano e voltar a tentar. No entanto, eu tenho medo de não conseguir outra vez e ter de ficar num curso no qual não me identifico. Penso que devo considerar todos os cenários ao tomar esta decisão e quanto mais penso, mais confusa fico.
já ponderaste medicina dentária?

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Sim, é a minha 2 opção mas como tenho um exame baixo de biologia (14,2) penso que não entro

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Olá! Estive exatamente na mesma situação que vocês as duas! Sempre quis Medicina, mas na altura que terminei o secundário, e com os exames nacionais, a minha média não era suficiente! Acabei por ir para um curso de saúde no qual tivesse mais contacto com Medicina, acabei por escolher Enfermagem! No teu caso @martasssilva , se pretendes repetir exames para o ano, aconselho-te então a ir para um curso como Ciências Farmacêuticas ou Medicina Dentária ou Medicina Veterinária, estes dois últimos cursos são capazes de te dar mais equivalência que o primeiro. Por outro lado, se não pretendes repetir os exames nacionais/ não conseguires média para o curso mesmo repetindo os exames, tens sempre o Concurso de Acesso a Medicina para Licenciados.
Quando terminei o curso de Enfermagem, continuei com a ideia/ persistência de entrar em Medicina, acabei por concorrer a este concurso e entrei este ano!
Portanto, não desesperem, não desistam, porque há sempre oportunidades novas! O importante é haver persistência e determinação! Nada está perdido 😉

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
São ambas opções válidas, só mesmo tu é que podes tomar essa decisão. :/
Eu pessoalmente também preferi escolher outro curso em que eventualmente me imaginasse no futuro, mesmo não me dando equivalências nenhumas provavelmente, mas penso que uma grande das pessoas opta por cursos que lhes darão equivalências.
Boa sorte na tua escolha. :)

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Olha nunca vi ninguém a dizer que ciências farmacêuticas tem algumas equivalências a Medicina (também não estou muito dentro do assunto :P). Como o @MpMarcovichPt sugeriu, Medicina Dentária é um bom curso para depois pedir equivalência! Tenta ver isso e se tens média também. Se quiseres falar para te poder ajudar manda mensagem :)

• Like
Reactions: martasssilva

Catness

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2017
Olá Marta! Estou nessa situação também, porém acabei por descartar Medicina. No entanto, no inicio, também estive a ver todas as opções possiveis para conseguir entrar para o ano nesse curso. Para além da opção de entrares num curso idêntico e depois repetires os exames, há também a opção de parares um ano e voltares a repetir os exames. Tirar um curso e ao mesmo tempo estudar para os exames pode ser bastante cansativo e frustante. Há quem também entre num curso que não tem nada a ver com Medicina, para experimentar, pois entrar num curso só porque é um pouco parecido a Medicina não é opção para muitos alunos, por exemplo. É algo que tens de considerar. Bem...desejo te tudo de bom, acredita é só mais uma etapa da tua vida. Vai correr bem. Beijinhos e espero ter ajudado em algo.

• Like
Reactions: martasssilva

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Olá Marta! Estou nessa situação também, porém acabei por descartar Medicina. No entanto, no inicio, também estive a ver todas as opções possiveis para conseguir entrar para o ano nesse curso. Para além da opção de entrares num curso idêntico e depois repetires os exames, há também a opção de parares um ano e voltares a repetir os exames. Tirar um curso e ao mesmo tempo estudar para os exames pode ser bastante cansativo e frustante. Há quem também entre num curso que não tem nada a ver com Medicina, para experimentar, pois entrar num curso só porque é um pouco parecido a Medicina não é opção para muitos alunos, por exemplo. É algo que tens de considerar. Bem...desejo te tudo de bom, acredita é só mais uma etapa da tua vida. Vai correr bem. Beijinhos e espero ter ajudado em algo.
Além do Acesso ao Ensino Superior pelos exames nacionais para o curso de Medicina, há também o Concurso de Acesso a Medicina para Licenciados! Para quem realmente não quer desistir da ideia de Medicina, e não tem notas suficientes nos exames nacionais, é uma boa alternativa 😉

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Obrigada a todos pelas respostas!
Neste momento, após muitas alterações, as minhas opções são:
1. Medicina na Ubi
2. Medicina dentária no porto
3. Medicina veterinária no porto
4. Engenharia biomédica UM
5. Engenharia biomédica ISEP

Tendo em conta que não devo entrar nas 3 primeiras e que sou da zona do Porto, não sei se é viável ir para longe de casa e tentar repetir exames, penso que deve ser demasiado desgastante. Para além disso, tal como estavam a dizer, não quero ir para um curso só porque é ligeiramente parecido com medicina mas sim para um que me ofereça um bom futuro. Por outro lado, sei que o primeiro semestre de engenharia biomédica se resume a matemática e física e que não irei conseguir perceber se gosto realmente do curso ou não.

• Like
Reactions: MARIANA-A

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Olá! Estive exatamente na mesma situação que vocês as duas! Sempre quis Medicina, mas na altura que terminei o secundário, e com os exames nacionais, a minha média não era suficiente! Acabei por ir para um curso de saúde no qual tivesse mais contacto com Medicina, acabei por escolher Enfermagem! No teu caso @martasssilva , se pretendes repetir exames para o ano, aconselho-te então a ir para um curso como Ciências Farmacêuticas ou Medicina Dentária ou Medicina Veterinária, estes dois últimos cursos são capazes de te dar mais equivalência que o primeiro. Por outro lado, se não pretendes repetir os exames nacionais/ não conseguires média para o curso mesmo repetindo os exames, tens sempre o Concurso de Acesso a Medicina para Licenciados.
Quando terminei o curso de Enfermagem, continuei com a ideia/ persistência de entrar em Medicina, acabei por concorrer a este concurso e entrei este ano!
Portanto, não desesperem, não desistam, porque há sempre oportunidades novas! O importante é haver persistência e determinação! Nada está perdido 😉
Olá @MARIANA-A só quero dizer que te admiro imenso :) Mesmo depois de um curso tirado, não desiste do que realmente querias!! Admiro isso! Obrigada, já agora, pelo encorajamento :)))

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Olá @MARIANA-A só quero dizer que te admiro imenso :) Mesmo depois de um curso tirado, não desistes do que realmente querias!! Admiro isso! Obrigada, já agora, pelo encorajamento :)))
Só tenho a dizer que, por um lado, foi muito bom ter tirado uma licenciatura antes de ir para Medicina, não só me deixou muito mais preparada física, como psicologicamente! É só coisas boas 😉 nunca desistam do que realmente querem 😝
Mensagem fundida automaticamente:

Obrigada a todos pelas respostas!
Neste momento, após muitas alterações, as minhas opções são:
1. Medicina na Ubi
2. Medicina dentária no porto
3. Medicina veterinária no porto
4. Engenharia biomédica UM
5. Engenharia biomédica ISEP

Tendo em conta que não devo entrar nas 3 primeiras e que sou da zona do Porto, não sei se é viável ir para longe de casa e tentar repetir exames, penso que deve ser demasiado desgastante. Para além disso, tal como estavam a dizer, não quero ir para um curso só porque é ligeiramente parecido com medicina mas sim para um que me ofereça um bom futuro. Por outro lado, sei que o primeiro semestre de engenharia biomédica se resume a matemática e física e que não irei conseguir perceber se gosto realmente do curso ou não.
Acho que fazes bem! Não se deve tirar um curso só porque é parecido a Medicina, eu acabei por escolher Enfermagem por haver uma mistura de profissões de saúde neste mesmo curso. Acho que deves escolher - ou um curso que te dê equivalência a Medicina, se porventura repetires os exames nacionais - ou um curso que te interesse e que te vejas a fazer no futuro 😝

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Concordo com a @Marta9, é bom ouvir testemunhos como o teu @MARIANA-A, que nos ajuda a perspetivar todas estas questões de outra forma. De facto, nada está perdido!

Só tenho a dizer que, por um lado, foi muito bom ter tirado uma licenciatura antes de ir para Medicina, não só me deixou muito mais preparada física, como psicologicamente! É só coisas boas 😉 nunca desistam do que realmente querem 😝

Acho que fazes bem! Não se deve tirar um curso só porque é parecido a Medicina, eu acabei por escolher Enfermagem por haver uma mistura de profissões de saúde neste mesmo curso. Acho que deves escolher - ou um curso que te dê equivalência a Medicina, se porventura repetires os exames nacionais - ou um curso que te interesse e que te vejas a fazer no futuro 😝
Espero não mudar de ideias até dia 6 de agosto. Obrigada a todos pela ajuda! :))

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Concordo com a @Marta9, é bom ouvir testemunhos como o teu @MARIANA-A, que nos ajuda a perspetivar todas estas questões de outra forma. De facto, nada está perdido!
Confesso que na altura fiquei triste e nem sabia bem que curso escolher... A minha cabeça estava num turbilhão - mas estava certa de uma coisa, o curso que iria tirar tinha de ser na área da Saúde. Acabei por escolher Enfermagem e digo, não foi um curso fácil, mas foi um curso que valeu muito a pena no final, há um crescimento pessoal enorme desde que entrei na Universidade até agora! Qualquer coisa, qualquer esclarecimento de dúvida/ apoio que necessitarem, sintam-se à vontade 😉

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Estamos todas juntas nisto! Vamos conseguir o que queremos, acredito nisso!! Boa sorte para ti @MARIANA-A nesta nova etapa! A ti, @martasssilva, boa sorte também e vai tudo correr bem (pensamento positivo, always) ☺

pdrjs

#pdralfa 🌈
Matrícula
20 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Também já achei que seria impossível entrar em medicina, mas aqui estou eu depois de um ano concluído no curso em que me parecia totalmente inatingível. O meu conselho é colocares na mesma uma opção com medicina e outros cursos com os quais também te identifiques (e não apenas a pensar em equivalências). Se não gostares mesmo, tirares um ano para repetires os exames não é assim tão mau. Boa sorte! ☺

martasssilva

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Também já achei que seria impossível entrar em medicina, mas aqui estou eu depois de um ano concluído no curso em que me parecia totalmente inatingível. O meu conselho é colocares na mesma uma opção com medicina e outros cursos com os quais também te identifiques (e não apenas a pensar em equivalências). Se não gostares mesmo, tirares um ano para repetires os exames não é assim tão mau. Boa sorte! ☺
Eu não queria ficar "parada", pois penso que seria benéfico para mim estar, nem que seja um semestre, na faculdade. Talvez essa experiência me desse o amadurecimento que eu preciso para atingir os resultados necessários nos exames nacionais. E penso que tens razão, daí ter excluído opções como ciências farmacêuticas e ciências da nutrição e estar a ponderar seriamente engenharia biomédica que, apesar de sempre ter dito que não iria para uma engenharia pois fq e matemática não é muito a minha praia, penso que deve ser um curso interessante e que a experiência de lá estar me poderia abrir os horizontes. E quem sabe, talvez até poderia gostar e lá ficar. No entanto, se não conseguir este ano, eu gostaria de tentar novamente para o ano pois sei que ainda sou muito nova.