Nanotecnologia

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Rafaelalmeida2003

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
Olá, eu sou o Rafael, frequento o 12º ano e quero seguir a parte da nanotecnologia, mas não sei qual curso escolher para puder seguir esta vertente.

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá, eu sou o Rafael, frequento o 12º ano e quero seguir a parte da nanotecnologia, mas não sei qual curso escolher para puder seguir esta vertente.
Olá @Rafaelalmeida2003,

Nanotecnologia é uma área gigante e com aplicações em áreas como biologia, química, eletrónica, ... Não há uma licenciatura correta para esta área acho que tens de perceber em que tipo de área gostavas de trabalhar (por exemplo, na área mais biológica) e a partir daí veres as tuas opções. Por ser nanotecnologia acho que te recomendaria ir para uma engenharia porque grande parte de nanotecnologia é também produção em grande escala que é algo muito "engenheiro".

O Técnico tem um mestrado em Bioengenharia e Nanossistemas (FenixEdu™).

Desculpa não poder ser mais específico mas em quase todas as áreas das ciências e engenharias tens aplicações e oportunidades de ingressares em nanotecnologia, se tiveres uma ideia mais específica das áreas que gostas posso dar-te mais ideias e informações para essa área em específico.

Rafaelalmeida2003

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
Boa tarde @Wraak

A sua opinião já me ajudou muito, pelo que percebi que não hã uma licenciatura"certa" a seguir para poder tirar um mestrado em nanotecnologia.

A nível dos meus gostos, gosto muito de inventar coisas ligadas ou com tecnologia ou com eletónica, gosto muito de perceber mais sobre como funciona o mundo da tecnologia, como as coisas são feitas. Para além disso tenho vindo a adquirir um enorme gosto por programação, visto ter API este ano. Sou muito criativo, gosto de puxar pela cabeça para resolver os problemas que me surgem. Desde pequeno que sempre gostei de fazer construções com Legos technic. Gosto também imenso de ver, por exemplo, como são feitos os telemóveis no seu todo e como funcionam.

Um dos exemplos que dou quando quero referir o que gostava de fazer é criar um dos componentes de um telemóvel, desde a câmara até à placa mãe.

Dentro disto diga me os cursos por onde posso ir.

Desde já obrigado pela ajuda

• Like

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boa tarde @Wraak

A sua opinião já me ajudou muito, pelo que percebi que não hã uma licenciatura"certa" a seguir para poder tirar um mestrado em nanotecnologia.

A nível dos meus gostos, gosto muito de inventar coisas ligadas ou com tecnologia ou com eletónica, gosto muito de perceber mais sobre como funciona o mundo da tecnologia, como as coisas são feitas. Para além disso tenho vindo a adquirir um enorme gosto por programação, visto ter API este ano. Sou muito criativo, gosto de puxar pela cabeça para resolver os problemas que me surgem. Desde pequeno que sempre gostei de fazer construções com Legos technic. Gosto também imenso de ver, por exemplo, como são feitos os telemóveis no seu todo e como funcionam.

Um dos exemplos que dou quando quero referir o que gostava de fazer é criar um dos componentes de um telemóvel, desde a câmara até à placa mãe.

Dentro disto diga me os cursos por onde posso ir.

Desde já obrigado pela ajuda
Nesse caso sugiro-te dares uma vista de olhos nos seguintes cursos:
Acho que estes cursos podem dar-te o que procuras, principalmente Engenharia Física e Engenharia Eletrotécnica. Pela descrição que deste de ti e dos teus interesses, deixo-te também Eng. Informática porque é um curso basicamente com problemas (puzzles) que tens de resolver através de projetos. Linkei cursos no Técnico porque são os que conheço mas estás, obviamente, à vontade para ver em outra universidade qualquer.

Em qualquer um destes cursos podes trabalhar em robótica, hardware (componentes de telemóvel por exemplo) e coisas desse género. Obviamente informática é virado para a parte digital e não diretamente para a eletrónica. Nanotecnologia é uma área viável tanto para Eng. Física como para Eletrotécnica.

Boa sorte!

Última edição:

Rafaelalmeida2003

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
A sua ajuda foi me muito preciosa. Já vi os 3 cursos e gostei imenso de cada um, apesar de privilegiar o curso de Engenharia informática. Foi onde achei que me ia encaixar melhor e que também englobava a maior parte das minhas preferências.

Se não fosse muito incómodo, queria ainda fazer lhe uma questão.
Tenho um computador portátil Packarbell, com 8Gb de RAM, 240Gb de memória SSD, processador i3 de primeira geração e uma placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 5650 com 1Gb de RAM dedicado. Será que este computador aguenta os trabalhos que são propostos em cada curso?

Última edição:
  • Like

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
A sua ajuda foi me muito preciosa. Já vi os 3 cursos e gostei imenso de cada um, apesar de privilegiar o curso de Engenharia informática. Foi onde achei que me ia encaixar melhor e que também englobava a maior parte das minhas preferências.

Se não fosse muito incómodo, queria ainda fazer lhe uma questão.
Tenho um computador portátil Packarbell, com 8Gb de RAM, 240Gb de memória SSD, processador i3 de primeira geração e uma placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 5650 com 1Gb de RAM dedicado. Será que este computador aguenta os trabalhos que são propostos em cada curso?
Por favor trata-me por tu, tenho 22 anos e não estou preparado mentalmente para ser tratado por você 😭

Em informática estás a trabalhar com coisas muito mais "low level", não em mega simulações ou coisas pesadas. Maior parte das coisas que vais fazer no curso custam menos (ao PC) do que navegar na internet por isso acho que não deves ter problemas. Para Eletrotécnica acho que é uma situação parecida com exceção de 1 ou 2 cadeiras. Eng. Física não tenho muito a certeza porque não estou tão familiarizado com o curso.

Rafaelalmeida2003

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
Por favor trata-me por tu, tenho 22 anos e não estou preparado mentalmente para ser tratado por você 😭

Em informática estás a trabalhar com coisas muito mais "low level", não em mega simulações ou coisas pesadas. Maior parte das coisas que vais fazer no curso custam menos (ao PC) do que navegar na internet por isso acho que não deves ter problemas. Para Eletrotécnica acho que é uma situação parecida com exceção de 1 ou 2 cadeiras. Eng. Física não tenho muito a certeza porque não estou tão familiarizado com o curso.
Peço desculpa por isso. Estou habituado a tratar as pessoas por você, ainda para mais quando não sei a idade. Para além disso também pensava que eras mais velho por ter tanto à vontade a falar sobre os cursos.

Então acho que o meu computador consegue suportar muito bem isso.

Mais uma vez agradeço te (já tinha escrito lhe, tive de voltar para trás para o corrigir aqui e em muitos outros sítios onde te tratei por você, é o hábito 😅) imenso pela ajuda que me deste na escolha dos cursos. Estou muito inclinado para engenharia informática e se conseguir, vou mesmo para o técnico.

Pode ser que nos encontremos um dia destes

• Haha

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Peço desculpa por isso. Estou habituado a tratar as pessoas por você, ainda para mais quando não sei a idade. Para além disso também pensava que eras mais velho por ter tanto à vontade a falar sobre os cursos.

Então acho que o meu computador consegue suportar muito bem isso.

Mais uma vez agradeço te (já tinha escrito lhe, tive de voltar para trás para o corrigir aqui e em muitos outros sítios onde te tratei por você, é o hábito 😅) imenso pela ajuda que me deste na escolha dos cursos. Estou muito inclinado para engenharia informática e se conseguir, vou mesmo para o técnico.

Pode ser que nos encontremos um dia destes
Se tiveres mais dúvidas estás à vontade para postar no fórum ou mandar-me mensagem privada. Seja de informática, áreas específicas de informática, trabalhos que possas gostar, etc.

Dado o post original vou sugerir-te dares uma vista de olhos em embedded software, cyber-physical systems e robótica. Parecem-me ser áreas onde podes trabalhar mais na parte do hardware e até mesmo em aplicações mais "avant-garde" na área da nanotecnologia.

Boa sorte!

EDIT: Dá uma vista de olhos também no mestrado em Arquitetura de Computadores em MEEC (Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores) porque pode ser algo que te interesse mais do que Eng. Informática.

Rafaelalmeida2003

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
Se tiveres mais dúvidas estás à vontade para postar no fórum ou mandar-me mensagem privada. Seja de informática, áreas específicas de informática, trabalhos que possas gostar, etc.

Dado o post original vou sugerir-te dares uma vista de olhos em embedded software, cyber-physical systems e robótica. Parecem-me ser áreas onde podes trabalhar mais na parte do hardware e até mesmo em aplicações mais "avant-garde" na área da nanotecnologia.

Boa sorte!

EDIT: Dá uma vista de olhos também no mestrado em Arquitetura de Computadores em MEEC (Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores) porque pode ser algo que te interesse mais do que Eng. Informática.
Se tiver mais alguma dúvida eu pergunto te, mesmo quando entrar para o curso, a nível de trabalhos ou assim, pois já percebi que estás nesta área e tens uma grande noção do que se faz.

Como ainda tenho 1 ano para ter a certeza sobre o que decidir, vou explorar essas questões todas e ver mais ao pormenor.

Obrigado

Eu ainda não tenho a certeza, pelo que vou ver cada um dos 3 cursos melhor, desde as disciplinas, objetivos, saídas, empregabilidade, tudo isso.

• Fabulous