Negativa nos Exames Nacionais

bruta__123

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2017
Boa tarde,
Gostaria de saber se caso eu tenha uma nota negativa num exame nacional, mas a minha média fique positiva, me posso candidatar ao ensino superior, não sendo esse exame prova de ingresso.

Por exemplo, tenho negativa no exame de História A, mas a minha média fica positiva. Quero entrar num determinado curso com o exame de Geografia A. Há algum problema?

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Tradução e Interpretação: Português-Chinês
Instituição
IPLeiria
Boa tarde,
Gostaria de saber se caso eu tenha uma nota negativa num exame nacional, mas a minha média fique positiva, me posso candidatar ao ensino superior, não sendo esse exame prova de ingresso.

Por exemplo, tenho negativa no exame de História A, mas a minha média fica positiva. Quero entrar num determinado curso com o exame de Geografia A. Há algum problema?
Não, não ha qualquer problema.
Desde que a média da disciplina fique positiva e desde que não te candidates a nenhum curso que tenha esse exame como prova de ingresso, podes perfeitamente tirar negativa no exame.;)

bruta__123

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2017
Não, não ha qualquer problema.
Desde que a média da disciplina fique positiva e desde que não te candidates a nenhum curso que tenha esse exame como prova de ingresso, podes perfeitamente tirar negativa no exame.;)
Então e se o curso tiver como prova de ingresso Geografia A; História A e outro?
Mesmo que tente entrar com Geografia A, há problema?

S

someone

Guest
Então e se o curso tiver como prova de ingresso Geografia A; História A e outro?

Se para entrares nesse curso precisares de apenas uma das provas de ingresso, sendo elas História, Geografia e X, não há problema nenhum, mas se precisares de História e Geografia (conjunto), aí já não podes pq tens mesmo de ter pelo menos 9,5

bruta__123

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2017
Se para entrares nesse curso precisares de apenas uma das provas de ingresso, sendo elas História, Geografia e X, não há problema nenhum, mas se precisares de História e Geografia (conjunto), aí já não podes pq tens mesmo de ter pelo menos 9,5
O curso não pede exames conjuntos
Muito obrigado pelo esclarecimento!

• Like
Reactions: someone

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Tradução e Interpretação: Português-Chinês
Instituição
IPLeiria
De que curso estas a falar? As provas de ingresso podem ser pedidas de duas formas. Ha cursos que pedem apenas uma das provas que indicam (Ex. Uma das seguintes provas: Geografia, Historia, Portugues) e ha outros que pedem conjuntos de provas (Ex. Um dos seguintes conjuntos: Historia- Portugues OU História - Geografia) . Se o teu curso pedir a prova de Geografia individualmente, só entras com essa prova e não interessa a nota que tens na prova de história, se, por outro lado o teu curso pedir o exame de geografia em conjunto com o de história, não podes entrar porque não tiveste nota minima num dos exames de conjunto.

Upss, @someone não reparei que ja tinhas respondido :D

Marta Andrade

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2016
Boa Tarde
Estou no 12º ano e vou fazer para a semana os exames nacionais. Eu posso ter menos de 9,5 num exame? Por exemplo, eu vou com 16 ao exame de português. Se tirar 8 no exame fico com média de 14 à disciplina. Tirar o 8 prejudica-me em mais algum sentido para além de me baixar a nota interna?
Obrigada :)

D

Deleted member 5277

Guest
Boa Tarde
Estou no 12º ano e vou fazer para a semana os exames nacionais. Eu posso ter menos de 9,5 num exame? Por exemplo, eu vou com 16 ao exame de português. Se tirar 8 no exame fico com média de 14 à disciplina. Tirar o 8 prejudica-me em mais algum sentido para além de me baixar a nota interna?
Obrigada :)
Olá! :)
Indo com 16 a exame, podes ter uma nota de exame inferior a 9,5 (podes vê-lo aqui). Contudo, qualquer exame de nota inferior a 9,5 não pode ser utilizado como prova de ingresso.
Espero ter conseguido ajudar!

• Like
Reactions: davis and a fish

Ana prv

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Boa noite... a minha classificação de 10/11/12 ano à disciplina de história a foi de 10... a minha classificação final com o exame desceu para nove... nao posso concorrer para o ensino superior com outra disciplina? Significa que reprovei a História?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana prv
Boa noite... a minha classificação de 10/11/12 ano à disciplina de história a foi de 10... a minha classificação final com o exame desceu para nove... nao posso concorrer para o ensino superior com outra disciplina? Significa que reprovei a História?
Se ficaste com 9 chumbaste a disciplina, e como tens o ensino secundário incompleto não podes concorrer ao superior. Podes ir a segunda fase, voltando a ir com a nota interna que tinhas de 10 valores.

Diana Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2017
Boa noite!
Eu conclui este ano o curso de ciências e Tecnologias no recorrente. Realizei o exame de português para utilizar como prova de ingresso na universidade, mas só tirei 9 no exame. Eu vou tentar inscrever-me numa faculdade privada, alguém sabe se nesse caso existe a possibilidade de facilitarem e ser possível candidatar-me na privada com esse exame negativo?

Tsofia2

Membro
Matrícula
20 Setembro 2016
Boa noite!
Eu conclui este ano o curso de ciências e Tecnologias no recorrente. Realizei o exame de português para utilizar como prova de ingresso na universidade, mas só tirei 9 no exame. Eu vou tentar inscrever-me numa faculdade privada, alguém sabe se nesse caso existe a possibilidade de facilitarem e ser possível candidatar-me na privada com esse exame negativo?
Boa noite, pelo que eu sei nas privadas a nota mínima de candidatura é 9,5 :/ mas porque não fazes o exame da 2°fase? Ou então porque não mandas o exame para reapreciação? Pode ser que a nota aumente..

• Like
Reactions: davis

Flávio8888

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Sou aluno do 11ano do curso de humanidades. Acabei o ano com um 10 a Macs, mas tive 8 no exame, ficando assim reprovado à disciplina (é a única disciplina que reprovei). Inscrevi-me para o exame, mas não me sinto preparado para a 2fase. Posso faltar à 2fase e fazer o exame no 12ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Flávio8888
Sou aluno do 11ano do curso de humanidades. Acabei o ano com um 10 a Macs, mas tive 8 no exame, ficando assim reprovado à disciplina (é a única disciplina que reprovei). Inscrevi-me para o exame, mas não me sinto preparado para a 2fase. Posso faltar à 2fase e fazer o exame no 12ano?
Podes, sim. Mas no próximo ano vais como externo ou fazes novamente a disciplina como interno.

Alex32

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2017
Acabei com 11 a geometria no 11° ano fui a exame na 1° fase e chumbei(no entanto passei para o 12° porque passei ás restantes disciplinas) , vou agora á segunda fase , se chumbar tambem na segunda fase e nao quiser frequentar as aulas do 11 a geometria no 12 e fazer apenas o exame , fico com a nota que tirar no exame ou a nota de exame faz média com o 11 do 11°ano?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Alex32
Acabei com 11 a geometria no 11° ano fui a exame na 1° fase e chumbei(no entanto passei para o 12° porque passei ás restantes disciplinas) , vou agora á segunda fase , se chumbar tambem na segunda fase e nao quiser frequentar as aulas do 11 a geometria no 12 e fazer apenas o exame , fico com a nota que tirar no exame ou a nota de exame faz média com o 11 do 11°ano?
Nesse caso ficarias com a nota que tiveres no exame, dado que vais como externo.

• Like
Reactions: Alex32
Matrícula
15 Julho 2017
Ola :) disseram me que se tivesse negativa no exame de fisica e quimica do 11 ano nao o posso usar como prova de ingresso. Maß SE o repetir no 12 e tirar positiva no exame de fq posso candidatar me a um cirso que peca fq como pi ? Obrigada