Neurofisiologia e Cardiopneumologia

Diva Vasconcelos

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Olá a todos!
O meu nome é Diva e sou da Madeira. Acabei agora o 11º ano de escolaridade, mas, apesar de ainda ter um ano pela frente para pensar, já estive a pesquisar informações sobre diversos cursos. Sempre tive muito interesse em seguir Medicina, mas quero ter um plano B caso não consiga as notas necessárias em exame.
Os cursos que surtiram mais interesse foram os de Neurofisiologia e Cardiopneumologia, mas tenho algumas dúvidas. É verdade que vão juntar estes dois cursos? Qual deles seria o melhor curso em termos de saídas profissionais? O que é que faz, de facto, um neurofisiologista e um cardiopneumologista?

São algumas das muitas dúvidas que tenho. Agradeço a atenção dispensada! Beijinhos :)

• Like
Reactions: LordKelvin

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Olá a todos!
O meu nome é Diva e sou da Madeira. Acabei agora o 11º ano de escolaridade, mas, apesar de ainda ter um ano pela frente para pensar, já estive a pesquisar informações sobre diversos cursos. Sempre tive muito interesse em seguir Medicina, mas quero ter um plano B caso não consiga as notas necessárias em exame.
Os cursos que surtiram mais interesse foram os de Neurofisiologia e Cardiopneumologia, mas tenho algumas dúvidas. É verdade que vão juntar estes dois cursos? Qual deles seria o melhor curso em termos de saídas profissionais? O que é que faz, de facto, um neurofisiologista e um cardiopneumologista?

São algumas das muitas dúvidas que tenho. Agradeço a atenção dispensada! Beijinhos :)
Olá, em Portugal não existe um curso de neurofisiologia, existe apenas de cardiopneumologia, e este ano a maioria foi descontinuada passando a haver fisiologia clínica. É um curso que resulta da junção de cardiopneumologia e de neurofisiologia. É um curso novo já adotado por alguma instituições (podes saber quais no site da DGES).
Infelizmente não te posso dizer muito sobre o curso porque eu também abri um tópico "Fisiologia Clínica" para esclarecer dúvidas mas não obtive repostas ainda, talvez por ser um curso novo e ainda pouco conhecido.
Posso dizer-te que me parece um bom curso e que nos dá uma boa vantagem sobre os profissionais licenciados em cardiopneumologia ou em neurofisiologia, porque nos confere conhecimento dos dois.
O Fisiologista realiza os exames, os diagnósticos, a terapia e a prevenção. Acho que também pode ter um papel nas intervenções cirúrgicas mas nestas os médicos especializados são os "lideres". Algumas saídas profissionais são para hospitais, investigação, docência,hospitais e institutos privados, administração, etc..

Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Diva Vasconcelos

Diva Vasconcelos

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Boa noite!
Muito obrigada pela resposta! De facto, não encontro muita informação acerca do curso.. Gostava de saber mais acerca do assunto, porque é algo que me desperta o interesse. Caso eu tenha conhecimento de algo pertinente acerca de Fisiologia Clínica, digo-te alguma coisa combinado?

Obrigada mais uma vez!

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Boa noite!
Muito obrigada pela resposta! De facto, não encontro muita informação acerca do curso.. Gostava de saber mais acerca do assunto, porque é algo que me desperta o interesse. Caso eu tenha conhecimento de algo pertinente acerca de Fisiologia Clínica, digo-te alguma coisa combinado?

Obrigada mais uma vez!
Sim agradeço-te! Eu também vou entrar para o ano, também quero medicina, mas não vai ser possível. Então estou a pensar em fisiologia clínica, enfermagem e talvez fisioterapia, que também me parecem interessantes!

Diva Vasconcelos

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Sim agradeço-te! Eu também vou entrar para o ano, também quero medicina, mas não vai ser possível. Então estou a pensar em fisiologia clínica, enfermagem e talvez fisioterapia, que também me parecem interessantes!
Pois ... estou na mesma situação. Com a média que tenho, e sendo da Madeira, talvez conseguisse entrar em Medicina, o maior problema são os exames. Mas cada vez fico mais interessada em Fisiologia Clínica!

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
"O Fisiologista realiza os exames, os diagnósticos, a terapia e a prevenção. Acho que também pode ter um papel nas intervenções cirúrgicas mas nestas os médicos especializados são os "lideres"."

Não me parece que o Fisiologista vá realizar diagnósticos, terapias e muito menos participar em intervenções cirúrgicas. Informem-se melhor sobre isso. Às vezes o que aparece nas páginas dos cursos é pura poesia quando comparado com a realidade da profissão. Tendo em conta que Fisiologia é a tal fusão de dois cursos, diria que fazem o que as pessoas que tiraram esses cursos fazem. Não se esqueçam que um Fisiologista Clínico pode ter um nome muito giro mas continua a ser um TDT (sem estar a mandar abaixo, estou só a reconhecer um facto).

• Like
Reactions: a fish

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
"O Fisiologista realiza os exames, os diagnósticos, a terapia e a prevenção. Acho que também pode ter um papel nas intervenções cirúrgicas mas nestas os médicos especializados são os "lideres"."

Não me parece que o Fisiologista vá realizar diagnósticos, terapias e muito menos participar em intervenções cirúrgicas. Informem-se melhor sobre isso. Às vezes o que aparece nas páginas dos cursos é pura poesia quando comparado com a realidade da profissão. Tendo em conta que Fisiologia é a tal fusão de dois cursos, diria que fazem o que as pessoas que tiraram esses cursos fazem. Não se esqueçam que um Fisiologista Clínico pode ter um nome muito giro mas continua a ser um TDT (sem estar a mandar abaixo, estou só a reconhecer um facto).
@sheepy eu falei consoante as páginas dos cursos e essa parte que citaste até retirei de outro lado. Acredito que pelo menos façam as terapias e auxiliem nos diagnósticos. Já em relação ás pequenas "intervenções" que estão por todas as páginas do curso, a verdade é que também acho um bocado difícil de acreditar...

MariaNogueira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Curso
Fisiologia Clínica
Olá
Eu completei agora o meu primeiro ano de estudante de fisiologia clínica !
Então o que fazemos , nós participamos na realização de exames de diagnostico e terapêutica relacionados com coração , pulmões , cérebro e aparelho circulatório .
Dentro da cardiofisiologia podes estar na área de eletrocardiografia (o eletrocardiograma -ECG é a base de quase todos os exames) és tu que fazes o ECG e o médico depois é que faz o relatório (acho eu) relacionado com esta área ainda tens Holter , MAPA e prova de esforço ; depois tens a ecocardiografia esta é se calhar a área onde tens mais independência visto que és tu que fazes o exame e o relatório e o medico revê o relatório ; depois tens hemodinamica em que participas nos cateterismos cardíacos controlando as pressões das cavidades, ECG , ...; tens pacing que tem a ver com os pacemakers participas na colocação e programação do pacemaker ; e cirurgia cardíaca/perfusao em que a nossa função é controlar a máquina que vai substuir o coração e pulmões durante a operação ; e a pneumologia em que intervéns na realização de exames tipo pletismografia, espirometria ...
Depois houve áreas com as quais ainda não tive tanto contacto logo não te posso explicar tão bem o que um fisiologista irá fazer aí polisonografia que tem a ver com os distúrbios do sono e a eletroencefalografia que está relacionada com a atividade elétrica do cérebro é equivalente ao ECG é um exame muito utilizado no diagnóstico e controlo da epilepsia , tens ainda a eletromiografia e potenciais evocados (estas duas matérias ainda quase não falei)

Para além do que falei ainda existem muitas mais áreas de trabalho que eu ainda não tive oportunidade de estudar visto que estou no primeiro ano.
É um curso mesmo muito interessante! E logo no primeiro ano tive a chance de fazer um estágio de observação em que visitei os vários serviços onde poderei vir a trabalhar, já vi a colocação de um pacemaker e ka vi uma cirurgia cardíaca!
Se quiseres saber mais alguma coisa é só perguntar

margaridapacheco

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2015
Olá
Eu completei agora o meu primeiro ano de estudante de fisiologia clínica !
Então o que fazemos , nós participamos na realização de exames de diagnostico e terapêutica relacionados com coração , pulmões , cérebro e aparelho circulatório .
Dentro da cardiofisiologia podes estar na área de eletrocardiografia (o eletrocardiograma -ECG é a base de quase todos os exames) és tu que fazes o ECG e o médico depois é que faz o relatório (acho eu) relacionado com esta área ainda tens Holter , MAPA e prova de esforço ; depois tens a ecocardiografia esta é se calhar a área onde tens mais independência visto que és tu que fazes o exame e o relatório e o medico revê o relatório ; depois tens hemodinamica em que participas nos cateterismos cardíacos controlando as pressões das cavidades, ECG , ...; tens pacing que tem a ver com os pacemakers participas na colocação e programação do pacemaker ; e cirurgia cardíaca/perfusao em que a nossa função é controlar a máquina que vai substuir o coração e pulmões durante a operação ; e a pneumologia em que intervéns na realização de exames tipo pletismografia, espirometria ...
Depois houve áreas com as quais ainda não tive tanto contacto logo não te posso explicar tão bem o que um fisiologista irá fazer aí polisonografia que tem a ver com os distúrbios do sono e a eletroencefalografia que está relacionada com a atividade elétrica do cérebro é equivalente ao ECG é um exame muito utilizado no diagnóstico e controlo da epilepsia , tens ainda a eletromiografia e potenciais evocados (estas duas matérias ainda quase não falei)

Para além do que falei ainda existem muitas mais áreas de trabalho que eu ainda não tive oportunidade de estudar visto que estou no primeiro ano.
É um curso mesmo muito interessante! E logo no primeiro ano tive a chance de fazer um estágio de observação em que visitei os vários serviços onde poderei vir a trabalhar, já vi a colocação de um pacemaker e ka vi uma cirurgia cardíaca!
Se quiseres saber mais alguma coisa é só perguntar

Olá Maria!:)
Já acabei o secundário há 1 ano atrás, este ano que passou fiquei ''parada'' para repetir os exames e tentar novamente ingressar no curso que sempre quis mas este ano as coisas correram mal outra vez.
Estou a pensar candidatar-me a Fisiologia Clínica como 2º plano mas queria ter um pouco mais de info dado que esta fusão de cursos é recente.
Onde estás a frequentar o curso? Quais são as expectativas no final da licenciatura para o mercado de trabalho? :p
Obrigada!

MariaNogueira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Curso
Fisiologia Clínica
Olá Maria!:)
Já acabei o secundário há 1 ano atrás, este ano que passou fiquei ''parada'' para repetir os exames e tentar novamente ingressar no curso que sempre quis mas este ano as coisas correram mal outra vez.
Estou a pensar candidatar-me a Fisiologia Clínica como 2º plano mas queria ter um pouco mais de info dado que esta fusão de cursos é recente.
Onde estás a frequentar o curso? Quais são as expectativas no final da licenciatura para o mercado de trabalho? :p
Obrigada!
Olá Margarida !
Eu estou a estudar em Coimbra , na ESTESC
Eu não te posso dizer com certezas se qd acabar o curso vai haver mt trabalho ou pouco, mas posso dizer te que o curso é muito versátil , temos 1001 áreas em que podemos trabalhar e penso que é um ponto a favor em relação á procura de emprego, e depois tens sempre o estrangeiro se estiveres disposta a sair do pais
Se tiveres mais dúvidas pergunta!

AnaRosa

Membro
Matrícula
6 Setembro 2015
Olá!!
Sou de fisiologia clínica e estou a realizar um trabalho sobre o tema de urodinâmica. Para torná-lo mais interessante decidimos ter o vosso feedback acerca do estágio, do que acham desta especialidade e da importância/ papel do técnico.
Agradeço pela ajuda :)

Sofia_D_Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
28 Dezembro 2015
Curso
Cardiopneumologia
Olá a todos!

Não li as respostas todas a este post, mas sim, Cardiopneumologia e Neurofisiologia (que existiam separadamente em Portugal) agregaram-se, passando agora a chamar-se Fisiologia Clínica. O plano de estudos abrange as duas áreas.

Marisa Almeida

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2019
Curso
Ciências E Tecnologia
Boa tarde, gostaria de saber se alguém tem informações sobre este curso.. O meu sonho sempre foi entrar em medicina, vou este ano para o 12º ano, mas as minhas notas não são assim tão altas então andei a pesquisar e encontrei este curso..
Se alguém me puder dar informações, agradecia.
Obrigada!! :)