Nota da disciplina baixa por causa do exame

_joana.v

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2025
Olá!
Estou no 12º ano e, por isso, tenho de fazer o exame nacional de português. Tive 19 no 10º e 20 no 11º e 12º, tendo assim acabado com 20 a português.
Como o exame conta 30%, imaginemos que tenho 160 na 1ªfase. Assim, a nota de português baixa para 19.
Mas se eu for à 2ª fase e tirar por exemplo 185, acabo a disciplina com 20 à mesma.
A minha dúvida é: para me candidatar ao ensino superior na 1ª fase, a classificação final de português que uso é o 19 (por causa do exame da 1ª fase) ou o 20 (por causa do exame da 2ª fase)?

Última edição:
Solução
Olá. Na 1ª fase contaria o 19. Na 2ª fase do CNAES contaria o 20.
Atenção ao fazer a inscrição, visto que é possível inscreveres-te para melhorar apenas a componente do exame, ou a nota inteira.
Atenção ao fazer a inscrição, visto que é possível inscreveres-te para melhorar apenas a componente do exame, ou a nota inteira.

Solução
Eu não preciso do exame de português como prova de ingresso para o curso que quero. Mas então, quer eu escolha melhorar a componente do exame ou a nota inteira, nunca posso usar a nota de português já com os 30% do exame de 2ª fase, na candidatura à 1ª fase?

Eu não preciso do exame de português como prova de ingresso para o curso que quero. Mas então, quer eu escolha melhorar a componente do exame ou a nota inteira, nunca posso usar a nota de português já com os 30% do exame de 2ª fase, na candidatura à 1ª fase?
Este ano, não. Só em candidaturas de anos seguintes.