Nota da segunda fase?.. (e porque muita gente não vai)

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia
Há uma coisa que ainda não entendo.
Se eu for à segunda fase e tiver negativa, isso impacta a minha possibilidade de ser escolhida?
Por exemplo, se tiver 14 num exame de matemática da primeira fase e depois um 6 na segunda fase é um pouco estranho, não?
As universidades têm acesso às duas notas ou apenas da nosa da fase que nos candidatamos?
Se não há maleficios de ir à segunda fase, porque muita gente não vai?

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Não há malefícios de ir à segunda fase. Se tiveres pior nota do que na primeira essa nota "vai para o lixo".
Muita gente não vai porque já está cansada de estudar e quer ir de férias.

• Like
  • Fabulous
Reactions: sigis and Ana Sim

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Olá,
Não há malefícios de ir à segunda fase. Se tiveres pior nota do que na primeira essa nota "vai para o lixo".
Muita gente não vai porque já está cansada de estudar e quer ir de férias.
MUITO OBRIGADA, esta dúvida estava-me a fazer repensar se queria mesmo ir à segunda fase mas agora estou mais descansada.

• Like
Reactions: Rui C

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
As universidades têm acesso às duas notas ou apenas da nosa da fase que nos candidatamos?
Porque é que te preocupa tanto se as universidades têm acesso ou não? Mesmo que tenham, não podem fazer nada com essa informação.
Os critérios de seriação são a média dos exames que foram pedidos (o conjunto que te der a melhor nota) e a tua média interna.
Ninguém te pode excluir por não gostar da tua nota numa prova que nem faz parte dos critérios (como, por exemplo, uma prova de 2ª fase com nota inferior à da 1ª)
Se não há maleficios de ir à segunda fase, porque muita gente não vai?
Muita gente já tem o que quer - nem toda a gente entra em cursos com décimas a fazer a diferença. Imagina um aluno de 17 que quer um curso com média de 14, por exemplo.
Outros, como disse o Rui C, estão fartos de estudar e querem férias, e com razão após 12 anos de estudo.

Última edição:

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Porque é que te preocupa tanto se as universidades têm acesso ou não? Mesmo que tenham, não podem fazer nada com essa informação.
Os critérios de seriação são a média dos exames que foram pedidos (o conjunto que te der a melhor nota) e a tua média interna.
Ninguém te pode excluir por não gostar da tua nota numa prova que nem faz parte dos critérios (como, por exemplo, uma prova de 2ª fase com nota inferior à da 1ª)
a minha pergunta era mais sobre se essa nota influenciava, neste caso eu disse "acesso" mas no sentido de consegirem-na acessar e essa nota influenciar negativamente nosso ingresso (mais especificamente uma negativa). eu tenho a noção que não faz muito sentido mas pelo facto de muita gente não ir eu pensei se seria mais do que ter mais um mês de férias. eu não sabia de muitas coisas por conta de ser de um curso profissional e há certos promenores que não encontrei a pesquisar. Obrigada pela resposta!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
É um misto entre alunos que não querem/não precisam fazer mais exames e alguma desinformação (alguns alunos não saberem como funcionam as melhorias, sobretudo no 11° ano). Também tens o facto de que há menos vagas na 2a fase do concurso, então como prova de ingresso não é tão tentadora como a 1a fase.

Não se preocupem se tiverem notas piores na 2a fase ou noutras provas que não sejam de ingresso - a DGES obviamente tem acesso a tudo, mas nada disso prejudica o vosso acesso; esses dados são muitas vezes utilizados para fins estatísticos nada relacionados com o vosso ingresso. As notas do secundário e exames contam apenas como sistema de acesso aos cursos, uma vez no Superior e depois dele as notas do secundário são bastante irrelevantes para qualquer processo de candidatura (mestrados, empregos, etc).

• Like
  • Fabulous
Reactions: sigis and Ana Sim

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Se tiveres mais alguma dúvida assim, dispõe.
Para veres o que é considerado, até recomendo ires ver os editais do ano passado ("lista ordenada de candidatos"): Colocações 2021 - Concurso Nacional de Acesso
muito obrigada!!
Post automatically merged:

É um misto entre alunos que não querem/não precisam fazer mais exames e alguma desinformação (alguns alunos não saberem como funcionam as melhorias, sobretudo no 11° ano). Também tens o facto de que há menos vagas na 2a fase do concurso, então como prova de ingresso não é tão tentadora como a 1a fase.

Não se preocupem se tiverem notas piores na 2a fase ou noutras provas que não sejam de ingresso - a DGES obviamente tem acesso a tudo, mas nada disso prejudica o vosso acesso; esses dados são muitas vezes utilizados para fins estatísticos nada relacionados com o vosso ingresso. As notas do secundário e exames contam apenas como sistema de acesso aos cursos, uma vez no Superior e depois dele as notas do secundário são bastante irrelevantes para qualquer processo de candidatura (mestrados, empregos, etc).
muito obrigada pela tua resposta!