Nota do secundário arredondada às unidades?

Iracema

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Olá, uma questão. Estou no 12ano no curso de Ciências e Tecnologias e penso que vou descer um valor na nota interna de Matemática, contudo, como não vou utilizar esse exame como prova de ingresso estou a pensar em não ir à 2 fase uma vez que segundo as minhas contas a minha média de secundário quer com uma nota ou outra arredondada às unidades é a mesma. A minha questão é se para efeitos de média de candidatura os 50% (o curso que quero é 50% secundário, 50 Fq e Bio), a média do secundário é realmente arredondada às unidades. Obrigada

Olá @Iracema
A minha questão é se para efeitos de média de candidatura os 50% (o curso que quero é 50% secundário, 50 Fq e Bio), a média do secundário é realmente arredondada às unidades.
Nessa componente a tua média do secundário é calculada até às décimas, sem arredondamento, e convertida para a escala de 0 a 200.

Não sei nada sobre arredondamentos que os professores fazem À nota interna de um aluno. Apenas conheço um caso de um professor que diz(dizia) que arredonda(arredondava) notas a partir de .40, no entanto, arredondou um .35. Uma vez que este ano vou acabar a classificação de algumas disciplinas na indecisão entre uma nota e outra: onde está a legislação sobre este assunto?

Não sei nada sobre arredondamentos que os professores fazem À nota interna de um aluno. Apenas conheço um caso de um professor que diz(dizia) que arredonda(arredondava) notas a partir de .40, no entanto, arredondou um .35. Uma vez que este ano vou acabar a classificação de algumas disciplinas na indecisão entre uma nota e outra: onde está a legislação sobre este assunto?
Olá.
Subsecção III: https://dre.pt/application/file/a/115941797 .

Última edição:
O que se aproxima mais da minha dúvida é o seguinte (que não me esclarece): " Artigo 25º 2 — A avaliação sumativa é da responsabilidade conjunta e exclusiva dos professores que compõem o conselho de turma, sob critérios aprovados pelo conselho pedagógico de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 20.º 3 — A classificação a atribuir a cada aluno é proposta ao conselho de turma pelo professor de cada disciplina. "

Onde é que estão estes "critérios aprovados pelo conselho pedagógico" ? Não encontrei nada no website da minha escola.

Isso é uma questão que tens de fazer à escola.
Então mas esta questão (a partir de que patamar é que se arredonda, se a partir das 3/4décimas whatever) tem uma resposta para cada escola? Um conselho pedagógico é alguma coisa mas não faz mais sentido haver legislação nacional (detalhada) aplicável?

Então mas esta questão (a partir de que patamar é que se arredonda, se a partir das 3/4décimas whatever) tem uma resposta para cada escola? Um conselho pedagógico é alguma coisa mas não faz mais sentido haver legislação nacional (detalhada) aplicável?
As notas são arredondadas por excesso a partir do X,5. É o que é suposto.
Agora, se o teu professor facilita, é problema dele e da escola, e é junto dos mesmos que tens de resolver.

• Like
Reactions: Wraak
As notas são arredondadas por excesso a partir do X,5. É o que é suposto.
Como assim é o que é suposto? Há alguma legislação a especificar isso?

Apenas tenho conhecimento de que há legislação em relação ao arredondamento das classificações dos exames nacionais para apuramento de CFD (em que se arredonda a partir do X,5).

Como assim é o que é suposto? Há alguma legislação a especificar isso?

Apenas tenho conhecimento de que há legislação em relação ao arredondamento das classificações dos exames nacionais para apuramento de CFD (em que se arredonda a partir do X,5).
E faz-te sentido que seja diferente ?
Apenas diz que é arredondado às unidades. Só faz sentido que seja assim. Caso contrário, seria injusto.

Certo, mas onde é que diz?
Aqui, tens:
Artigo 32.º
Classificação final de disciplina

1 — A classificação final das disciplinas não sujeitas a exame final nacional no plano curricular do aluno é obtida da seguinte forma:
a) Nas disciplinas anuais, pela atribuição da classificação obtida na frequência;
b) Nas disciplinas plurianuais, pela média aritmética simples das classificações anuais de frequência dos anos em que foram ministradas, com arredondamento às unidades.
Era na subsecção III.

Isso não diz que só se arredonda a partir de X.5
Olá. A questão não é estar escrito... arredondamentos à unidade são feitos a partir de x.5... por exemplo x.45 é x e não x+1.
Se na tua escola arredondam x.4 para x+1 então a tua escola é injusta com os outros. :)

• Like
Reactions: Wraak and Edgar H
Olá. A questão não é estar escrito... arredondamentos à unidade são feitos a partir de x.5... por exemplo x.45 é x e não x+1.
Se na tua escola arredondam x.4 para x+1 então a tua escola é injusta com os outros. :)
como é que é injusta, se ele continua a ter x.4( valor que vai ser usado na prova de ingresso) e x+1 (valor que aparece na pauta).