Notas de candidatura

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Olá a todos!

Ainda que falte algum tempo para os exames, e ainda mais para recebermos as notas dos mesmos, gostaria de abrir um pequeno tópico de discussão acerca das notas de candidatura. Como todos poderem observar, no ano letivo passado assistiu-se a um aumento exponencial das notas de candidatura. Já temos, também, informações de que os modelos de exame irão ser equivalentes aos do ano passado, e que o exames irão apenas contar para a nota de ingresso, não tendo influência na nota final da disciplina e, consequentemente, na média de secundário. A pergunta que coloco é a seguinte, estão à espera que, de forma geral, as notas de candidatura mantenham/aumentem, ou podemos assistir a uma pequena descida das mesmas?

Obrigado e bons estudos!

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Se os moldes são iguais aos do ano passado, devem manter-se. A não ser que façam exames menos fáceis. Vi perguntas facílimas em vários exames do ano passado, que só podiam servir para "oferecer" pontos.

• Like
Reactions: zedebraga

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Na minha humilde teoria as notas de candidatura devem descer umas décimas.
Disseram que iam dificultar os exames, que vale o que vale, para uns pode ser mais fácil para outros mais difícil.
O ano passado houve um aumento de número de candidatos que acho que este ano também vai haver. Pelo que vejo no grupo há várias pessoas mais velhas a pedir informações sobre a faculdade, há várias pessoas que ficaram de fora o ano passado e este ano vão tentar de novo, mais os que terminam este o secundário. Tendo em conta a pandemia imagino eu que haja menos gente a procurar trabalho logo depois do secundário ou a fazer gap year.
Por fim, acho que teremos de ter em conta se as faculdades abrem as vagas sobrantes do +23, reingresso, mudança de curso e assim para os candidatos que entrem pelo exame nacional (agora está a falhar o nome). Se não abrirem as médias sobem, se abrirem, tendo em conta os exames eu acho que descem.
Mensagem fundida automaticamente:

Mais uma coisa, pelos vistos este ano a nota de Ed. Física também conta, mas para quem terminou ano passado não conta, acho eu. Honestamente não sei como vai mexer nas médias, porque há professores que dão notas altas porque sim e há outros que não dão mais que 16 a rapazes porque são rapazes (triste mas verídico)

Última edição:

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Na minha humilde teoria as notas de candidatura devem descer umas décimas.
Disseram que iam dificultar os exames, que vale o que vale, para uns pode ser mais fácil para outros mais difícil.
O ano passado houve um aumento de número de candidatos que acho que este ano também vai haver. Pelo que vejo no grupo há várias pessoas mais velhas a pedir informações sobre a faculdade, há várias pessoas que ficaram de fora o ano passado e este ano vão tentar de novo, mais os que terminam este o secundário. Tendo em conta a pandemia imagino eu que haja menos gente a procurar trabalho logo depois do secundário ou a fazer gap year.
Por fim, acho que teremos de ter em conta se as faculdades abrem as vagas sobrantes do +23, reingresso, mudança de curso e assim para os candidatos que entrem pelo exame nacional (agora está a falhar o nome). Se não abrirem as médias sobem, se abrirem, tendo em conta os exames eu acho que descem.

Mais uma coisa, pelos vistos este ano a nota de Ed. Física também conta, mas para quem terminou ano passado não conta, acho eu. Honestamente não sei como vai mexer nas médias, porque há professores que dão notas altas porque sim e há outros que não dão mais que 16 a rapazes porque são rapazes (triste mas verídico)
8

Eu realmente gostava que descessem, nem que fossem umas décimas. Pois eu já estou no meu segundo ano da licenciatura, mas irei tentar mudar de curso no final do ano letivo, pelo concurso nacional ou pelo regime de mudança de curso dentro da minha universidade, porém pela segunda via irei concorrer com o pessoal do ano passado, que têm as suas médias super altas, o que para mim vai ser uma desvantagem. Pelo concurso nacional, como a minha média é baixa vou ter de tirar uma nota de exame muito alta para conseguir subir a minha nota de ingresso. O ideal era que os valores voltassem aos de há dois anos, mas é praticamente impossível.

• Like
Reactions: Diana Valença

Ivo Moreira

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Eu já estive a pensar muito nesse assunto... E não cheguei a uma conclusão muito animadora.
The thing is, para além dos exames continuarem nos mesmos moldes, educação física vai contar para a média interna (acho que é o primeiro ano que vai acontecer, corrijam-me se estiver enganado).
Portanto, e tendo em conta que supostamente o IAVE ia dificultar os exames para combater inflações, penso que as médias se irão manter (ou na pior das hipóteses aumentar umas décimas por causa de educação física).

• Like

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Eu já estive a pensar muito nesse assunto... E não cheguei a uma conclusão muito animadora.
The thing is, para além dos exames continuarem nos mesmos moldes, educação física vai contar para a média interna (acho que é o primeiro ano que vai acontecer, corrijam-me se estiver enganado).
Portanto, e tendo em conta que supostamente o IAVE ia dificultar os exames para combater inflações, penso que as médias se irão manter (ou na pior das hipóteses aumentar umas décimas por causa de educação física).
Eu como acabei o secundário há dois anos posso ter uma ideia errada, mas tinha a sensação que a nota de ef já contava no ano passado. Ainda assim, mesmo com a possível inclusão de ef na média e a maior dificuldade nos exames, o mais certo é haver um equilíbrio e a notas manterem-se. Se não conseguir entrar na 1 fase, é esperar que nas fases 2 e 3 as médias diminuam, como aconteceu em outros anos (que por acaso não aconteceu no ano passado :/).

• Like

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Eu como acabei o secundário há dois anos posso ter uma ideia errada, mas tinha a sensação que a nota de ef já contava no ano passado. Ainda assim, mesmo com a possível inclusão de ef na média e a maior dificuldade nos exames, o mais certo é haver um equilíbrio e a notas manterem-se. Se não conseguir entrar na 1 fase, é esperar que nas fases 2 e 3 as médias diminuam, como aconteceu em outros anos (que por acaso não aconteceu no ano passado :/).
Não, os alunos que entraram no ensino superior o ano passado, ainda não tinham EF a contar-lhes na média. Este ano são os primeiros alunos a terminar o secundário com essa medida.

• Like

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Não, os alunos que entraram no ensino superior o ano passado, ainda não tinham EF a contar-lhes na média. Este ano são os primeiros alunos a terminar o secundário com essa medida.
Por acaso essa medida também não será aplicada a alunos de anos anteriores, mas que irão concorrer este ano ao ensino superior? Ou seja, no meu caso, como já acabei o secundário também vai contar? Não, pois não?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
  • Like

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Não vai contar, no teu caso. Temos um artigo sobre esse tema, aqui: Educação Física, entra na tua “média”? | Uniarea
Bem, isto para aqueles que ficaram a fazer melhorias e/ou que já estão na universidade e pretendem mudar de curso, indo a exame para melhorar a nota de ingresso é desvantajoso. Na minha cabeça não faz grande sentido. Já estou a ver que escolhi uma boa altura para mudar de curso, que casa arder que vai ser. Obrigado!

Ivo Moreira

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Esta é uma das razões de eu achar que vão manter.
Outra é o facto de os alunos que entraram este ano, terem os exames de 11o a contar para a nota final da disciplina, muitas vezes prejudicando. No caso o exame a eles "baixou a nota duas vezes".
Quem vai entrar este ano não aconteceu de todo. Não conta para média interna e, falo por mim, a nota de exame não baixa a nota de candidatura (até aumenta).
Por isso estou penso que se manterão.
Na infelicidade de ainda subirem mais, espero que não seja de maneira absurda outra vez :')

Bem, isto para aqueles que ficaram a fazer melhorias e/ou que já estão na universidade e pretendem mudar de curso, indo a exame para melhorar a nota de ingresso é desvantajoso. Na minha cabeça não faz grande sentido. Já estou a ver que escolhi uma boa altura para mudar de curso, que casa arder que vai ser. Obrigado!
Pelo que vi há petições e greves de alunos a serem planeadas por causa disso. Eu entendo que possa ser lixado, mas vai sempre haver alguém a sair mal. Seria mais um fator para a inflação das notas, e os outros acabariam por não entrar. Seria um ciclo vicioso de pessoas a serem prejudicadas por diversos motivos... Mas é um assunto muito delicado e como não me diz respeito posso ter uma ideia errada.

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Esta é uma das razões de eu achar que vão manter.
Outra é o facto de os alunos que entraram este ano, terem os exames de 11o a contar para a nota final da disciplina, muitas vezes prejudicando. No caso o exame a eles "baixou a nota duas vezes".
Quem vai entrar este ano não aconteceu de todo. Não conta para média interna e, falo por mim, a nota de exame não baixa a nota de candidatura (até aumenta).
Por isso estou penso que se manterão.
Na infelicidade de ainda subirem mais, espero que não seja de maneira absurda outra vez :')

Pelo que vi há petições e greves de alunos a serem planeadas por causa disso. Eu entendo que possa ser lixado, mas vai sempre haver alguém a sair mal. Seria mais um fator para a inflação das notas, e os outros acabariam por não entrar. Seria um ciclo vicioso de pessoas a serem prejudicadas por diversos motivos... Mas é um assunto muito delicado e como não me diz respeito posso ter uma ideia errada.

Mas à priori, só o facto de a nota de ef contar para a média já irá inflacionar, porque sejamos sinceros, diria que a maioria beneficia com a inclusão da nota de ef na média. Por isso, aqueles de anos anteriores irão sair prejudicados. Falo por mim, se a minha nota de ef fosse incluída aumentava perfeitamente 1 valor à minha média de secundário.

• Like
Reactions: Ivo Moreira

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Mas essa lógica não faz muito sentido e vou explicar-te porquê:

1) As médias dos cursos não são um requisito. O curso tem exactamente as mesmas vagas de ano para ano (ou vão aumentando o número de vagas, ou diminuindo, conforme determinadas situações). As notas dos últimos colocados são definidas ano a ano e trata-se do preenchimento dessas vagas.

2) Além disso, tens imensos alunos que vão concorrer com os exames de 2020, portanto, não há forma de travares o efeito que estes exames vão ter, enquanto forem válidos para o concurso.

3) Ainda mais do que isso, a história de que trazer as melhorias e dar oportunidade dos alunos subirem a nota ia disparar as médias é uma ideia super ilusória, especialmente se os exames tiverem dificuldade equilibrada. Recordo, 2020 não é um bom exemplo disso. Os alunos que tiveram notas inflaccionadas, provavelmente tiveram essa inflacção... nas notas internas. Ou seja, a maior parte dos alunos que sobe a CIF no exame é com algum mérito e é simplesmente cruel não querer atribuir esse mérito às pessoas, quando estás a salvaguardar notas inflaccionadas.

4) Além disso, as melhorias sobem poucas décimas na nota de candidatura. Para um aluno subir 2,5 décimas tinha de subir 4 valores no exame. Acham isto a situação mais comum? De novo, 2020 não é um bom exemplo e não podemos retirar um direito aos alunos com base na estrutura dos exames. Isso é culpabilizar os alunos, quando na verdade a culpa da dificuldade desequilibrada foi do Governo. Portanto, tendo um cenário de melhoria de notas, as médias provavelmente vão manter-se mais ou menos pelo mesmo, com a diferença de que os alunos que subam nos exames vêm o seu mérito no exame reconhecido e tens a possibilidade de diminuíres um bocado a diferença de notas entre os que tiveram as notas inflaccionadas e os que as tiveram deflaccionadas ou simplesmente ocorreu conseguirem subir com o exame. No fundo, os exames conseguem equilibrar um bocadinho o fosso entre esses alunos, que é precisamente um dos motivos para os exames nacionais fazerem parte do acesso ao ES.

Acho mesmo que é uma questão de pensar-se no assunto e não de defender qual é a situação que favorece mais a nossa situação pessoal, isto se se quer um sistema o mais equitativo possível.

Mas à priori, só o facto de a nota de ef contar para a média já irá inflacionar, porque sejamos sinceros, diria que a maioria beneficia com a inclusão da nota de ef na média. Por isso, aqueles de anos anteriores irão sair prejudicados. Falo por mim, se a minha nota de ef fosse incluída aumentava perfeitamente 1 valor à minha média de secundário.
Eu acho que estão a fazer uma generalização das notas pelas quais experienciaram, mas garanto-vos que nem todas as escolas dão notas super altas a EF e fazem disparar médias. Aliás, sempre existiram muitas queixas de alunos com notas muito altas, cujas notas conseguiam descer 3, 4, 5 décimas com a nota de EF 😅