Notas para Mestrado

fbarreiras

Membro Caloiro
Matrícula
25 Março 2023
Boa noite a todos,

Estou a concluir uma licenciatura em Engenharia Informática no Reino Unido e, por motivos pessoais, vou voltar a Portugal no verão e pretendo fazer um mestrado. Estou a pensar em candidatar-me a 4 instituições em Lisboa (IST, FCT, FCL e ISCTE), e queria saber se alguém me poderia dizer que tipo de notas (na escala portuguesa se preferirem, as minhas são entre 1 e 100, portanto converter não é difícil) é que são exigidas por estes mestrados para entrar. A informação nos sites é algo vaga, e, ao contrário das licenciaturas, não há editoriais com os resultados e a última nota de anos anteriores (pelo menos que eu tenha visto).

Agredecido desde já pela atenção!

Boa noite a todos,

Estou a concluir uma licenciatura em Engenharia Informática no Reino Unido e, por motivos pessoais, vou voltar a Portugal no verão e pretendo fazer um mestrado. Estou a pensar em candidatar-me a 4 instituições em Lisboa (IST, FCT, FCL e ISCTE), e queria saber se alguém me poderia dizer que tipo de notas (na escala portuguesa se preferirem, as minhas são entre 1 e 100, portanto converter não é difícil) é que são exigidas por estes mestrados para entrar. A informação nos sites é algo vaga, e, ao contrário das licenciaturas, não há editoriais com os resultados e a última nota de anos anteriores (pelo menos que eu tenha visto).

Agredecido desde já pela atenção!
As notas dos colocados colocado não são divulgadas porque os concursos são internos das institituições, então cabe-lhes a elas decidir se disponibilizam tal informação ou não. Muitas não o fazem, por protecção de dados dos alunos e porque a nível de mestrados e como não há exames nacionais como no caso das licenciaturas, não faz muito sentido divulgar essas informações porque 1) são altamente variáveis as notas dos alunos 2) não há elementos regularizadores (como as provas de ingresso), o que torna os concursos muito susceptíveis das características dos alunos que se candidatam num determinado ano.

Dito isto, há algumas considerações que podes tentar fazer:
1) Organizares uma lista entre as instituições que achas mais concorridas, por ordem descrescente. Em princípio, as mais concorridas terão tendência a ter candidatos com melhores notas, mas também há que considerar outras variantes, como o número de vagas. Uma instituição com poucas vagas pode ser menos concorrida e ter notas acima dos últimos colocados de uma instituição com mais vagas e candidatos.
2) No fim dessa lista, comparares planos de estudo e interesses teus e talvez seres mais selectivo nas candidaturas que vais fazer, dado que implicam despesas pela candidatura e evitas desperdiçar esse dinheiro. Ao contrário do concurso para licenciaturas, não tens de ter umas 6 opções diferentes para o mestrado. 2-3 poderão ser mais do que suficientes.

Podes ainda tentar contactar essas instituições para perguntar se te podem fornecer esses dados, não sendo isto uma garantia de que te respondam com essas informações.

• Like
Reactions: fbarreiras