ISCTE Nova licenciatura Ciência de Dados

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Olá, hoje deparei-me com esta nova licenciatura que terá início este ano, única no país. Visto que não há grande informação acerca da mesma, alguém que esteja em áreas próximas, me pode dizer se será uma boa aposta para o futuro? Acham que vale a pena?

Licenciatura em Ciência de Dados

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @David1154
Olá, hoje deparei-me com esta nova licenciatura que terá início este ano, única no país. Visto que não há grande informação acerca da mesma, alguém que esteja em áreas próximas, me pode dizer se será uma boa aposta para o futuro? Acham que vale a pena?

Estou a trabalhar com o ISCTE a ajuda-los a divulgar alguns cursos, nomeadamente esse

Pessoalmente, acho sim! Acho que é uma licenciatura que vem no tempo certo, dado que há falta de muitos data scientists e não havia nenhuma universidade a apostar nisto. Inclusive tenho um colega de Aeroespacial que após trabalhar na área, acabou por sair e ir ocupar um cargo numa startup portuguesa que está ai a dar cartas nesta área. Ele inclusive, com uns amigos, como não havia nada de formação nesta área em Portugal, criou uma "escola" a Lisbon Data Science Academy.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Olá @David1154

Estou a trabalhar com o ISCTE a ajuda-los a divulgar alguns cursos, nomeadamente esse

Pessoalmente, acho sim! Acho que é uma licenciatura que vem no tempo certo, dado que há falta de muitos data scientists e não havia nenhuma universidade a apostar nisto. Inclusive tenho um colega de Aeroespacial que após trabalhar na área, acabou por sair e ir ocupar um cargo numa startup portuguesa que está ai a dar cartas nesta área. Ele inclusive, com uns amigos, como não havia nada de formação nesta área em Portugal, criou uma "escola" a Lisbon Data Science Academy.
Eu estava inclinado para Eng. Informática, mas esta suscitou-me curiosidade. A nível de empregabilidade, visto que ainda não há nenhuma estatística, achas que será elevada? Achas a licenciatura em Ciências de Dados, "próxima" de Eng.Informática?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu estava inclinado para Eng. Informática, mas esta suscitou-me curiosidade. A nível de empregabilidade, visto que ainda não há nenhuma estatística, achas que será elevada? Achas a licenciatura em Ciências de Dados, "próxima" de Eng.Informática?
É um tiro no escuro, mas com base nas empresas que conheço diria que é emprego garantido, basta que o mercado tenha noção que isto existe. Está próximo da engenharia informática, sim, sem o lado hardcore de programação. Sugiro que compares os planos de estudos dos 2 cursos para teres uma ideia melhor.

O que é que um licenciado em Ciência de Dados faz, concretamente?
Resumidamente é alguém que analisa dados para encontrar padrões e tendências. Pode ser usado pelas empresas para encontrar padrões de consumo, com vista a tomar decisões estratégicas e fazer planeamento e previsões futuras. Está entre o matemático e o informático.

Este meu amigo trabalha numa startup que, de forma simplificada, tem um algoritmo que é usado pelos bancos para decidir se alguém deve ou não ter um crédito, com base em inteligência artificial. Como deves imaginar implica gerir toda uma quantidade de dados de cada pessoa/empresa, e decidir como um software deve ponderar cada parcela para tomar a decisão final. Os bancos estão a inserir isto retirando o factor humano do processo de decisão.

Se queres saber mais sugiro que procures por "Data Scientist", vais encontrar muita info online.

• Like
Reactions: David1154

informer123

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
É um tiro no escuro, mas com base nas empresas que conheço diria que é emprego garantido, basta que o mercado tenha noção que isto existe. Está próximo da engenharia informática, sim, sem o lado hardcore de programação. Sugiro que compares os planos de estudos dos 2 cursos para teres uma ideia melhor.

Resumidamente é alguém que analisa dados para encontrar padrões e tendências. Pode ser usado pelas empresas para encontrar padrões de consumo, com vista a tomar decisões estratégicas e fazer planeamento e previsões futuras. Está entre o matemático e o informático.

Este meu amigo trabalha numa startup que, de forma simplificada, tem um algoritmo que é usado pelos bancos para decidir se alguém deve ou não ter um crédito, com base em inteligência artificial. Como deves imaginar implica gerir toda uma quantidade de dados de cada pessoa/empresa, e decidir como um software deve ponderar cada parcela para tomar a decisão final. Os bancos estão a inserir isto retirando o factor humano do processo de decisão.

Se queres saber mais sugiro que procures por "Data Scientist", vais encontrar muita info online.
obrigadoo!

• Like
Reactions: davis

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro

Outra saída seria na área da saúde / biomedicina - várias técnicas de neurociencias ( como electroencefalograma que produzem imensos dados ) até a áreas como as "ómicas" ( genomica, proteómica, transcriptómica... ) podendo ser util para descobrir até estruturas de DNA associadas a mutações que podem levar ao cancro ( chamados stem-loops e quadruplexes ), hotspots genómicos ( loci/zonas de risco para mutações )... Cada vez mais necessário, sem dúvida.

MpMarcovichPt

Membro Veterano
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
Tecnologias De Energia
Instituição
IPS-EST
Outra saída seria na área da saúde / biomedicina - várias técnicas de neurociencias ( como electroencefalograma que produzem imensos dados ) até a áreas como as "ómicas" ( genomica, proteómica, transcriptómica... ) podendo ser util para descobrir até estruturas de DNA associadas a mutações que podem levar ao cancro ( chamados stem-loops e quadruplexes ), hotspots genómicos ( loci/zonas de risco para mutações )... Cada vez mais necessário, sem dúvida.
Olá!,
Estava a ponderar tecnologia biomédica no IPSetúbal. Sabes alguma coisa sobre este curso?
Obrigado!

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
@davis só mais uma questão. Sabes qual é o nrº de vagas para esta licenciatura? Não consigo encontrar no site do ISCTE.

informer123

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Acham que a média vai ser muito alta? Ou como é uma nova licenciatura não vai ter logo muita procura neste ano...?

• Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Acham que a média vai ser muito alta? Ou como é uma nova licenciatura não vai ter logo muita procura neste ano...?
Mesma dúvida... Talvez por ser novo e não haver feedback, possa ser baixa. Mas será uma incógnita e vai depender das vagas também.

• Like
Reactions: informer123

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis só mais uma questão. Sabes qual é o nrº de vagas para esta licenciatura? Não consigo encontrar no site do ISCTE.
Não sei, é esperar pelo Guia da Candidatura.
Dependerá do número de vagas, mas não me admiraria de ver algo a rondar os 14-15 valores.

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Não sei, é esperar pelo Guia da Candidatura.

Dependerá do número de vagas, mas não me admiraria de ver algo a rondar os 14-15 valores.
Eu mandei um mail para o ISCTE e disseram-me que iam abrir 40 vagas regime diurno e 30 pós laboral! Também fiquei interessado no curso mas tenho um certo receio que não seja relacionado tão com a minha área como eu esperava (sou um aluno de ciências socioeconômicas). Alguém sabe como vai ser em termos da praxe visto que vai ser o primeiro ano do curso?

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Eu estou mesmo a considerar este curso, mas tenho medo que a média seja muito alta....
Eu também visto que a minha média está abaixo por décimas de quase todos os cursos de economia. Mas não sei se estou a meter isto como opção porque não consigo entrar noutros cursos ou porque quero mesmo isto... Isto vai ser a tua primeira opção?

informer123

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Eu também visto que a minha média está abaixo por décimas de quase todos os cursos de economia. Mas não sei se estou a meter isto como opção porque não consigo entrar noutros cursos ou porque quero mesmo isto... Isto vai ser a tua primeira opção?
Estou indeciso entre este e IGE no ISCTE também

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Eu estou mesmo a considerar este curso, mas tenho medo que a média seja muito alta....
Pois também tenho receio de não entrar por isso
Mensagem fundida automaticamente:

Estou indeciso entre este e IGE no ISCTE também
Hm pelo que pesquisei também é um bom curso! És aluno de ciências ou estás na mesma situação que eu?

informer123

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Pois também tenho receio de não entrar por isso

Hm pelo que pesquisei também é um bom curso! És aluno de ciências ou estás na mesma situação que eu?
Sou de ciências.

Mas acho que isso não tem nada a ver, porque o curso é a base de Matemática/Estatística que é comum aos dois cursos.

Qual a média que te vais candidatar? Se quiseres dizer, claro!

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Sou de ciências.

Mas acho que isso não tem nada a ver, porque o curso é a base de Matemática/Estatística que é comum aos dois cursos.
Eu ainda vou pensar mas pelo que pesquisei fiquei mesmo muito interessado, vamos é um pouco às cegas porque é o primero ano do curso e não sabemos o que esperar. De qualquer das maneiras o ISCTE é uma ótima faculdade e de certeza que empregabilidade não vai ser o problema

Eu ainda vou à segunda fase porque o que eu queria mesmo era Economia porque de momento estou com 147,4 de média com exame de Matemática A e Economia A. Vou me candidatar à primeria fase mas vai ser um tiro no escuro porque não faço a mínima da média de entrada, visto que é o primeiro ano do curso.

Sou de ciências.

Qual a média que te vais candidatar? Se quiseres dizer, claro!
Já mandei nesta mensagem (147,4) e tu?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Nova licenciatura - idade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 7
C Tirar uma nova licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
H Ajuda - Tirar Licenciatura Numa Nova Área Concursos e Regimes Especiais 1
M ESMAD Nova Licenciatura em Fotografia Instituto Politécnico do Porto 3
I Nova licenciatura Ciências Sociais e Serviços 0
F Tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 6
M Gestão na Nova SBE ou no Porto? Ciências Económicas e Empresariais 0
Carol331 Marketing e publicidade (ESCS) ou Ciências da Comunicação (Católica/Nova/ESCS/ISCSP) Ciências Sociais e Serviços 3
Leonardo Viegas NOVASBE NOVA SBE Gestão vs Economia Universidade Nova de Lisboa 3
catarinaaferreira_ Direito: Católica, FDUL ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 2
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
S [Sou nova no fórum, mas espero que não me ignorem 😅] Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 9
I NOVASBE Avaliação - Nova SBE Universidade Nova de Lisboa 2
L Economia: NOVA vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 0
M Ciência Política e Relações Internacionais: NOVA FCSH ou Católica Ciências Sociais e Serviços 0
P Geografia - Universidade de Coimbra ou Nova de Lisboa?! Ciências Sociais e Serviços 0
C Exames para reingresso em nova instituição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
dfyingrvity Move on 7 ano - Inglês (Nova edição: de acordo com as Metas Curriculares); Português 7 - Areal; Matemática em ação 7 (raiz) Pedido de Recursos - Ensino Básico 4
Inês Botica Economia: ISEG/NOVA SBE Ciências Económicas e Empresariais 0
João_Melo332 Praxes FLUL, FCSH- Universidade Nova e ISCTE-IUL Tradições Académicas 3
R FCTUNL Engenharia Informmática NOVA FCT - Dicas primeiro semestre. Universidade Nova de Lisboa 0
João_Melo332 Pagamentos a efetuar no dia da matrícula (FLUL, NOVA e ISCTE) Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
A 2ª Fase - NOVA Economia Candidatos 2019/2020 36
R Caminho entre Lisboa e NOVA FCT. Alojamento Universitário 1
danielafespal Engenharia Biomédica no IST vs Engenharia Biomédica na FCT/NOVA Tecnologias 1
D Dúvida em relação às medias/vagas da segunda fase da Nova Sbe Candidatos 2019/2020 6
sofiasleitao Nova candidatura - bolsa Bolsas e Residências 9
P Mudança Instituição FCSH Nova Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Pedro_Mendes Gestão de Informação (NOVA IMS) VS Gestão (ISCAL) VS Finanças Empresarias (ISACAL) Ciências Económicas e Empresariais 19
I Pública - Privada (nova candidatura) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Economia - FEP vs Nova SBE Ciências Económicas e Empresariais 24
I NOVA Gestão - Universidade Nova Universidade Nova de Lisboa 5
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
Rdcosta17 Mudança de curso com necessidade de fazer nova disciplina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pedro Rafael NMS|FCM Dia aberto da nova medical school Universidade Nova de Lisboa 0
I Ciências da Nutrição (Nova Medical School) Saúde 6
Madalena Biscaia Direito: Católica ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 9
G Engenharia Física e Tecnológica no IST ou Medicina na Nova de Lisboa? Ensino Superior 1
M NOVASBE Propinas Gestão na Nova Universidade Nova de Lisboa 4
Lucas Figueira Transferência para Nova SBE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B nova candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 8
M Transferencia da Catolica para a NOVA Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D FCTUNL Dúvidas Alojamento FCT Nova Lisboa Universidade Nova de Lisboa 2
Beatruz Correia Residências Nova SBE Bolsas e Residências 0
LaraF2000 Erasmus na Nova Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
S Nova Lisboa vs Católica Porto Ciências Económicas e Empresariais 1
M Mestrado finanças - Nova vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 1
G Praxes, Nova Vida..... Candidatos 2018/2019 66