ISCTE Nova licenciatura Ciência de Dados

Margarida Roldão Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Gestão de Informação
Instituição
Faculdade Nova de Lisboa
Terceira opção. Estou a candidatar-me ao IMS com média de 17.13 valores e duvido que entre em Gestão de Informação mas talvez consiga entrar em Sistemas e tecnologias de informação, quem sabe 🤷

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Entrei! Alguém que tenha entrado? Se entraram digam e deixem os vossos contactos para falarmos todos!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu a 14 de Julho:
Dependerá do número de vagas, mas não me admiraria de ver algo a rondar os 14-15 valores.
Nota do último colocado no regime diurno: 148,2.

Só não ganho o Euromilhões. 😒 O facto de nunca jogar não ajuda.

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Eu a 14 de Julho:

Nota do último colocado no regime diurno: 148,2.

Só não ganho o Euromilhões. 😒 O facto de nunca jogar não ajuda.
Agora manda lá a tua previsão da segunda fase para o curso 😂

nfernandes

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
Enfermagem
Precisava de uma ajudinha do pessoal desta licenciatura, idealmente que esteja em pós-laboral, please!

pexic__

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2020
Alguém que esteja nesse curso possa falar um pouco acerca do mesmo? Como são as cadeiras, o ambiente...

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá! Sou estudante de Mestrado no ISCTE, mas não consigo ajudar-vos em relação à Licenciatura em Ciência de Dados. Para perguntas específicas, aconselho-vos a tentarem perguntar no grupo do Facebook do ISCTE: https://www.facebook.com/groups/36095761074/

Caso tenham questões gerais sobre o ambiente da universidade, as escolas ou o funcionamento da instituição, fiquem à vontade para me perguntar, seja por aqui por mensagem privada.
Boa sorte! 😊

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Alguém que esteja nesse curso possa falar um pouco acerca do mesmo? Como são as cadeiras, o ambiente...
Eu sou aluno de Ciência de Dados! Bem vou explicar um pouco do nosso curso, apesar de ser o primeiro ano já tenho alguma noção do que é em si esta área. Então a Ciência de Dados em si é uma área ligada às Ciências da Computação, matemática e estatística e vários outros domínios tais como: Gestão, Comunicação, etc... depois também vai depender muito da área onde vais trabalhar porque por exemplo a área das finanças e a área da saúde (são exemplos) são áreas bastante diferentes e que envolvem conhecimentos diferentes.
Para começar, o curso funciona por trimestres, ou seja, imagina que tens 5 cadeiras e o que acontece é que até ao meio do primeiro semestre tens 3 cadeiras ( 2 trimestrais e 1 semestral) e depois as cadeiras que eram trimestrais acabam (fazes as avaliações finais) e começas as outras duas cadeiras trimestrais mais a semestral que ainda vai a meio (é um bocado confuso eu sei 🤣), mas basicamente tens menos cadeiras para estudar mas num período de tempo menor e eu acho que é muito bom porque assim não nos deixa acumular matéria ao longo do semestre porque nos temos de esforçar a toda a hora.
Quanto ao curso em si, pertencemos a duas escolas do ISCTE( a IBS-Escola de Gestão e a ISTA-Escola de Arquitetura e Tecnologias) e no primeiro ano vais ter cadeiras de programação em Python (Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação), cadeiras de matemática e investigação operacional (Tópicos de Matemática I, Optimização, Fundamentos de Álgebra Linear, etc...), Softskills (Este ano as cadeiras vão mudar para os novos caloiros mas as nossas foram apresentações profissionais e escrita de relatórios), temos uma de estatística que é Análise Exploratória de Dados (ainda não sei explicar bem o que abordamos por causa desta história do covid, mas vamos dar a linguagem de programação R e devemos dar alguns conceitos estatísticos) e depois temos as teóricas (Amostragens e Fontes de Informação e Dados na Ciência, Gestão e Sociedade) que falam um pouco como funciona o mundo da ciência de dados e tudo que lhe está ligado, ainda temos estudos de opinião e estudo dos dados em si (perceber se foram bem recolhidos, respostas não enviasadas,etc...). Nos 2 e 3 ano, temos algumas cadeiras de Inteligência Artificial, bases de Dados, mais Estatística, Aprendizagem Automático (Machine Learning), Ética, Redes, Desenvolvimento Web e realização de projetos de investigação e profissionais aplicados à Ciência de Dados. Temos algumas cadeiras onde a avaliação se foca mais em projetos do que em frequências, mas no geral do primeiro ano a maioria é testes.
Quanto ao ambiente, o ISCTE é uma ótima instituição onde os professores estão sempre disponíveis ajudar a qualquer hora que seja e preocupam-se com os nossos resultados e connosco (maior parte deles porque à sempre um ou outro que pronto 🤣). Quanto ao ambiente entre alunos, como curso está toda a gente disponível a ajudar quem quer seja e qualquer ajuda que tenhamos contactamos uns com os outros ou estudamos juntos. Quanto às praxe, estamos juntos com IGE e portanto somos caloiros de IGE no âmbito da praxe. A praxe é super tranquila, dá para fazeres amigos, conheceres pessoal de outros cursos e não é nada agressiva nem nada desse tipo de coisas. Quanto ao ambiente no ISCTE em si é bom, tens muitos espaços de convívio e é das faculdades que mais festas tem em Lisboa!
Quanto às empregabilidade, não te posso fornecer dados concretos como é óbvio mas é uma área com escassez reconhecida em termos profissionais, já tivemos alguns convidados de empresas e uma das referências a nível mundial na área da inteligência artificial (esta veio de propósito para falar com os alunos da licenciatura) a virem falar-nos da área e da sua importância no mundo. Portanto, na minha opinião tenho a certeza que foi uma boa aposta para o futuro e que se tivesse de escolher novamente, em vez de colocar em segunda opção teria colocado em primeira!
Qualquer dúvida, manda-me mensagem!
Mensagem fundida automaticamente:

Precisava de uma ajudinha do pessoal desta licenciatura, idealmente que esteja em pós-laboral, please!
Não sou de pl mas posso! Conta-me tudo e qualquer coisa que não te possa ajudar comunico com o pessoal de pl

Última edição:
  • Like
Reactions: nfernandes

nfernandes

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
Enfermagem
Eu sou aluno de Ciência de Dados! Bem vou explicar um pouco do nosso curso, apesar de ser o primeiro ano já tenho alguma noção do que é em si esta área. Então a Ciência de Dados em si é uma área ligada às Ciências da Computação, matemática e estatística e vários outros domínios tais como: Gestão, Comunicação, etc... depois também vai depender muito da área onde vais trabalhar porque por exemplo a área das finanças e a área da saúde (são exemplos) são áreas bastante diferentes e que envolvem conhecimentos diferentes.
Para começar, o curso funciona por trimestres, ou seja, imagina que tens 5 cadeiras e o que acontece é que até ao meio do primeiro semestre tens 3 cadeiras ( 2 trimestrais e 1 semestral) e depois as cadeiras que eram trimestrais acabam (fazes as avaliações finais) e começas as outras duas cadeiras trimestrais mais a semestral que ainda vai a meio (é um bocado eu sei 🤣), mas basicamente tens menos cadeiras para estudar mas num período de tempo menor e eu acho que é muito bom porque assim não nos deixa acumular matéria ao longo do semestre porque nos temos de esforçar a toda a hora.
Quanto ao curso em si, pertencemos a duas escolas do ISCTE( a IBS-Escola de Gestão e a ISTA-Escola de Arquitetura e Tecnologias) e no primeiro ano vais ter cadeiras de programação em Python (Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação), cadeiras de matemática e investigação operacional (Tópicos de Matemática I, Optimização, Fundamentos de Álgebra Linear, etc...), Softskills (Este ano as cadeiras vão mudar para os novos caloiros mas as nossas foram apresentações profissionais e escrita de relatórios), temos uma de estatística que é Análise Exploratória de Dados (ainda não sei explicar bem o que abordamos por causa desta história do covid, mas vamos dar a linguagem de programação R e devemos dar alguns conceitos estatísticos) e depois temos as teóricas (Amostragens e Fontes de Informação e Dados na Ciência, Gestão e Sociedade) que falam um pouco como funciona o mundo da ciência de dados e tudo que lhe está ligado, ainda temos estudos de opinião e estudo dos dados em si (perceber se foram bem recolhidos, respostas não enviasadas,etc...). Nos 2 e 3 ano, temos algumas cadeiras de Inteligência Artificial, bases de Dados, mais Estatística, Aprendizagem Automático (Machine Learning), Ética, Redes, Desenvolvimento Web e realização de projetos de investigação e profissionais aplicados à Ciência de Dados. Temos algumas cadeiras onde a avaliação se foca mais em projetos do que em frequências, mas no geral do primeiro ano a maioria é testes.
Quanto ao ambiente, o ISCTE é uma ótima instituição onde os professores estão sempre disponíveis ajudar a qualquer hora que seja e preocupam-se com os nossos resultados e connosco (maior parte deles porque à sempre um ou outro que pronto 🤣). Quanto ao ambiente entre alunos, como curso está toda a gente disponível a ajudar quem quer seja e qualquer ajuda que tenhamos contactamos uns com os outros ou estudamos juntos. Quanto às praxe, estamos juntos com IGE e portanto somos caloiros de IGE no âmbito da praxe. A praxe é super tranquila, dá para fazeres amigos, conheceres pessoal de outros cursos e não é nada agressiva nem nada desse tipo de coisas. Quanto ao ambiente no ISCTE em si é bom, tens muitos espaços de convívio e é das faculdades que mais festas tem em Lisboa!
Quanto às empregabilidade, não te posso fornecer dados concretos como é óbvio mas é uma área com escassez reconhecida em termos profissionais, já tivemos alguns convidados de empresas e uma das referências a nível mundial na área da inteligência artificial (esta veio de propósito para falar com os alunos da licenciatura) a virem falar-nos da área e da sua importância no mundo. Portanto, na minha opinião tenho a certeza que foi uma boa aposta para o futuro e que se tivesse de escolher novamente, em vez de colocar em segunda opção teria colocado em primeira!
Qualquer dúvida, manda-me mensagem!
Mensagem fundida automaticamente:

Não sou de ok mas posso! Conta-me tudo e qualquer coisa que não te possa ajudar comunico com o pessoal de pl
Obrigado! Bem, eu estou numa fase um bocado diferente do candidato "típico", sou licenciado numa área que aparentemente nada tem a ver e tenho formação pós-graduada na área da estatística/epidemiologia. Por vários motivos, preciso/quero investir em formação mais estruturada nesta área. Sinceramente, não me apetece investir em mestrado/PG porque alguns conceitos básicos já me escapam.

A ideia seria concorrer via concurso nacional/concurso para titulares de curso superior (se abrirem vagas), idealmente a pós-laboral.

As dúvidas que tenho são a nível mais "logístico". Em termos de horários/obrigatoriedade de presença em aulas e métodos de avaliação (individual, grupo), para perceber se é viável meter-me nisto 😂

Última edição:
  • Like
Reactions: João Júlio

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Obrigado! Bem, eu numa fase um bocado diferente do candidato "típico", sou licenciado numa área que aparentemente nada tem a ver e tenho formação pós-graduada na área da estatística/epidemiologia. Por vários motivos, preciso/quero investir em formação mais estruturada nesta área. Sinceramente, não me apetece investir em mestrado/PG porque alguns conceitos básicos já me escapam.

A ideia seria concorrer via concurso nacional/concurso para titulares de curso superior (se abrirem vagas), idealmente a pós-laboral.

As dúvidas que tenho são a nível mais "logístico". Em termos de horários/obrigatoriedade de presença em aulas e métodos de avaliação (individual, grupo), para perceber se é viável meter-me nisto 😂
Ok, então eu vou ver se então consigo arranjar alguém de pl que te venha falar um pouco da "logística" do curso!

• Like
Reactions: nfernandes

VrakD

Membro Caloiro
Matrícula
13 Dezembro 2017
Olá @João Júlio estou muito interessado na nova licenciatura. Gostava que me esclarecesses umas dúvidas.
Sou uma pessoa que acha que gosta e gestão pelo que talvez goste do curso de ciencia de dados. Será que me podias falar um bocado da relação do curso com Gestão? E outra questão, em que consiste o dia-a-dia de um cientista de dados? É um trabalho que requer muita programação ou há alguma opção que possa ligar o trabalho com Gestão de projetos ou algo do género?
Obrigado

João Júlio

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE-IUL
Olá @João Júlio estou muito interessado na nova licenciatura. Gostava que me esclarecesses umas dúvidas.
Sou uma pessoa que acha que gosta e gestão pelo que talvez goste do curso de ciencia de dados. Será que me podias falar um bocado da relação do curso com Gestão? E outra questão, em que consiste o dia-a-dia de um cientista de dados? É um trabalho que requer muita programação ou há alguma opção que possa ligar o trabalho com Gestão de projetos ou algo do género?
Obrigado
Bem em si o curso não tem cadeiras de gestão (macros e microeconomias, contabilidade, Direito e etc), a parte que falaste e muito bem é a da gestão de projetos. Eu nunca trabalhei numa empresa ou instituição, mas um cientista de dados, analista de dados, estatístico, AI researcher e muitas outras profissões que estão ligadas na área dos dados têm como função gerir projetos. Projetos estes que estão relacionados com a sua função dentro da organização.
No caso do Cientista de Dados este vai extrair, limpar e analisar os dados, tentando encontrar padrões com informação útil para uma empresa/instituição. E com essa informação tentar criar modelos preditivos de forma a poder "adivinhar" futuros acontecimentos para um dado problema. Para além disto, ele tem de apresentar toda a informação, de uma forma explícita e clara, a todos os lideres de decisão dessa mesma empresa/instituição porque muitas vezes são coisas complexas que pessoas que estão a gerir uma empresa não percebem.
Portanto, é um trabalho que requer programar porque como é óbvio não vais ver milhões/biliões de dados um a um com os teus próprios olhos e então é importante que consigas fazer que o computador processe toda a informação por ti. Mas não te assustes porque não é uma programação tão complicada como, por exemplo, em engenharia informática!
Por fim, depende muito do que queres fazer/te vês a fazer no futuro porque Gestão e Ciência de Dados são cursos diferentes! Diria que Ciência de Dados herda da gestão a grande componente das soft skills

Qualquer dúvida manda mensagem!

• Like
Reactions: David1154
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Nova licenciatura - idade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
C Tirar uma nova licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
H Ajuda - Tirar Licenciatura Numa Nova Área Concursos e Regimes Especiais 1
M ESMAD Nova Licenciatura em Fotografia Instituto Politécnico do Porto 3
I Nova licenciatura Ciências Sociais e Serviços 0
F Tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 6
M Gestão na Nova SBE ou no Porto? Ciências Económicas e Empresariais 0
Carol331 Marketing e publicidade (ESCS) ou Ciências da Comunicação (Católica/Nova/ESCS/ISCSP) Ciências Sociais e Serviços 3
Leonardo Viegas NOVASBE NOVA SBE Gestão vs Economia Universidade Nova de Lisboa 3
catarinaaferreira_ Direito: Católica, FDUL ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 2
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
S [Sou nova no fórum, mas espero que não me ignorem 😅] Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 9
I NOVASBE Avaliação - Nova SBE Universidade Nova de Lisboa 2
L Economia: NOVA vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 0
M Ciência Política e Relações Internacionais: NOVA FCSH ou Católica Ciências Sociais e Serviços 0
P Geografia - Universidade de Coimbra ou Nova de Lisboa?! Ciências Sociais e Serviços 0
C Exames para reingresso em nova instituição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
dfyingrvity Move on 7 ano - Inglês (Nova edição: de acordo com as Metas Curriculares); Português 7 - Areal; Matemática em ação 7 (raiz) Pedido de Recursos - Ensino Básico 4
Inês Botica Economia: ISEG/NOVA SBE Ciências Económicas e Empresariais 0
João_Melo332 Praxes FLUL, FCSH- Universidade Nova e ISCTE-IUL Tradições Académicas 3
R FCTUNL Engenharia Informmática NOVA FCT - Dicas primeiro semestre. Universidade Nova de Lisboa 0
João_Melo332 Pagamentos a efetuar no dia da matrícula (FLUL, NOVA e ISCTE) Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
A 2ª Fase - NOVA Economia Candidatos 2019/2020 36
R Caminho entre Lisboa e NOVA FCT. Alojamento Universitário 1
danielafespal Engenharia Biomédica no IST vs Engenharia Biomédica na FCT/NOVA Tecnologias 10
D Dúvida em relação às medias/vagas da segunda fase da Nova Sbe Candidatos 2019/2020 6
sofiasleitao Nova candidatura - bolsa Bolsas e Residências 9
P Mudança Instituição FCSH Nova Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Pedro_Mendes Gestão de Informação (NOVA IMS) VS Gestão (ISCAL) VS Finanças Empresarias (ISACAL) Ciências Económicas e Empresariais 19
I Pública - Privada (nova candidatura) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Economia - FEP vs Nova SBE Ciências Económicas e Empresariais 24
I NOVA Gestão - Universidade Nova Universidade Nova de Lisboa 5
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
Rdcosta17 Mudança de curso com necessidade de fazer nova disciplina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pedro Rafael NMS|FCM Dia aberto da nova medical school Universidade Nova de Lisboa 0
I Ciências da Nutrição (Nova Medical School) Saúde 6
Madalena Biscaia Direito: Católica ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 9
G Engenharia Física e Tecnológica no IST ou Medicina na Nova de Lisboa? Ensino Superior 1
M NOVASBE Propinas Gestão na Nova Universidade Nova de Lisboa 4
Lucas Figueira Transferência para Nova SBE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B nova candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 8
M Transferencia da Catolica para a NOVA Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D FCTUNL Dúvidas Alojamento FCT Nova Lisboa Universidade Nova de Lisboa 2
Beatruz Correia Residências Nova SBE Bolsas e Residências 0
LaraF2000 Erasmus na Nova Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
S Nova Lisboa vs Católica Porto Ciências Económicas e Empresariais 1
M Mestrado finanças - Nova vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 1
G Praxes, Nova Vida..... Candidatos 2018/2019 66