NMS|FCM NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Acho que a maior parte fica em apartamentos, mais pelo intendente, estefânia, arroios... ali à volta da faculdade também[/QUOTE]
Em que altura consideras que é boa ideia começar a procurar??

randomact

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Acho que a maior parte fica em apartamentos, mais pelo intendente, estefânia, arroios... ali à volta da faculdade também
Em que altura consideras que é boa ideia começar a procurar??[/QUOTE]

Tenho amigos que só começaram a procurar em setembro, quando saíram as colocações e conseguiram quarto muito próximo da faculdade

• Like
Reactions: Joanaarcos

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Em que altura consideras que é boa ideia começar a procurar??
Tenho amigos que só começaram a procurar em setembro, quando saíram as colocações e conseguiram quarto muito próximo da faculdade[/QUOTE]
Mas consideras fácil arranjar nessa altura?

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Mas consideras fácil arranjar nessa altura?

Acho arriscado deixar só para Setembro.. Vi alguns amigos meus aflitos por ainda não terem casa na segunda semana de aulas..
Vai procurando praí em Agosto e, se puderes, vai visitando os que te interessam! Se tiveres uma média confortável, podes despachar logo o contrato para o ano letivo (foi o que a maioria dos meus colegas fez)! Se não quiseres arriscar, podes sempre deixar o teu contacto (e tentar reservar a vaga xD) e voltar a falar com os senhorios nas colocações :)

• Like

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Acho arriscado deixar só para Setembro.. Vi alguns amigos meus aflitos por ainda não terem casa na segunda semana de aulas..
Vai procurando e, se puderes, vai visitando os que te interessam! Se tiveres uma média confortavél, podes despachar logo o contrato para o ano letivo (foi o que a maioria dos meus colegas fez)! Se não quiseres arriscar, podes sempre deixar o teu contacto (e tentar reservar a vaga xD) e voltar a falar com os senhorios nas colocações :)
Pois o problema é que não sei onde vou parar perante as minhas opções :sweatsmile: Mas dentro do que tenciono por na minha candidatura, sem duvida que Lisboa será o local onde será mais complicado arranjar alojamento... Que é que fazias perante o que sabes a cerca da procura de alojamentos e tendo em conta que sou do norte:tearsofjoy:??

• Like
Reactions: Alexa

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Pois o problema é que não sei onde vou parar perante as minhas opções :sweatsmile: Mas dentro do que tenciono por na minha candidatura, sem duvida que Lisboa será o local onde será mais complicado arranjar alojamento... Que é que fazias perante o que sabes a cerca da procura de alojamentos e tendo em conta que sou do norte:tearsofjoy:??
Isso é mais dificil, certamente! Se eu fosse a ti procurava lá mais para o fim de Agosto, ganhas uma noção dos preços que pedem e etc. De resto, vai sempre haver quartos em setembro, perto ou um pouquinho mais longe da faculdade :p não te preocupes!! haha

• Like

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Isso é mais dificil, certamente! Se eu fosse a ti procurava lá mais para o fim de Agosto, ganhas uma noção dos preços que pedem e etc. De resto, vai sempre haver quartos em setembro, perto ou um pouquinho mais longe da faculdade :p não te preocupes!! haha
Ahh já agora! Acerca de residenciais, em que residenciais é que os estudantes da Nova costumam ficar?? Conheces alguém que tenha ficado em alguma? Gostava de falar com alguém a cerca disso

• Like

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Ahh já agora! Acerca de residenciais, em que residenciais é que os estudantes da Nova costumam ficar?? Conheces alguém que tenha ficado em alguma? Gostava de falar com alguém a cerca disso
Não conheço ninguém que tenha ficado nas residências da UNL! Só conhecia raparigas que ficaram numa residência da Católica, na cidade universitária :)

• Like

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Não conheço ninguém que tenha ficado nas residências da UNL! Só conhecia raparigas que ficaram numa residência da Católica, na cidade universitária :)
hum ok:smiley: ! Muito obrigada na mesma!:blush:

• Like

AnaRaposo28

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2018
Como é a praxe na NMS? Quais os horários mais ou menos e como funciona?
E é necessário algum material em particular? Por exemplo, aconselham levar computador para a faculdade?

randomact

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS
E é necessário algum material em particular? Por exemplo, aconselham levar computador para a faculdade?
Fui à praxe e gostei muito! Não é nada exagerada e foi lá que fiz muitas das minhas amizades. Vais perceber se fores à praxe, vale mesmo a pena experimentar. Acho que se souberes como são as coisas antes de lá estares deixa de ter piada, mas no dia das matrículas vais ter lá trajados que te vão explicar como funcionam as coisas e que te mostram um bocadinho do que é a praxe. Na sexta feira antes de começar o semestre vais ter a noite de Santana. Durante a primeira semana de cada semestre tens praxe todos os dias com várias atividades como peddy paper, ida à baixa, gincana, ... Depois vais ter praxe às quintas feiras - as famosas quintas feiras negras - onde tens um turno de manhã e um à tarde. O resto descobres quando lá chegares :relaxed:

Quanto a material, vais precisar de alguns livros, mas não te aconselho a comprar nada já, espera por setembro e pergunta aos mais velhos, porque costumam estar sempre lá a dar dicas e se calhar até arranjas alguma coisa em segunda mão. Quanto a computador, tens de ver se te dá jeito ou não, há imensas pessoas que usam para tomar notas nas teóricas e nalgumas práticas, mas se preferires papel e caneta não há problema nenhum!

• Like

SofiaE

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Fui à praxe e gostei muito! Não é nada exagerada e foi lá que fiz muitas das minhas amizades. Vais perceber se fores à praxe, vale mesmo a pena experimentar. Acho que se souberes como são as coisas antes de lá estares deixa de ter piada, mas no dia das matrículas vais ter lá trajados que te vão explicar como funcionam as coisas e que te mostram um bocadinho do que é a praxe. Na sexta feira antes de começar o semestre vais ter a noite de Santana. Durante a primeira semana de cada semestre tens praxe todos os dias com várias atividades como peddy paper, ida à baixa, gincana, ... Depois vais ter praxe às quintas feiras - as famosas quintas feiras negras - onde tens um turno de manhã e um à tarde. O resto descobres quando lá chegares :relaxed:

Quanto a material, vais precisar de alguns livros, mas não te aconselho a comprar nada já, espera por setembro e pergunta aos mais velhos, porque costumam estar sempre lá a dar dicas e se calhar até arranjas alguma coisa em segunda mão. Quanto a computador, tens de ver se te dá jeito ou não, há imensas pessoas que usam para tomar notas nas teóricas e nalgumas práticas, mas se preferires papel e caneta não há problema nenhum!
Boa tarde,
Estive a ver os horários de medicina do 1• ano e não entendo os números que se apresentam em frente às disciplinas, por exemplo, Anatomia 7,9. Será que me podia ajudar?
Agradecida desde já,
SofiaE

PBC28

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2018
Boa tarde,
Estive a ver os horários de medicina do 1• ano e não entendo os números que se apresentam em frente às disciplinas, por exemplo, Anatomia 7,9. Será que me podia ajudar?
Agradecida desde já,
SofiaE
São os números das turmas para as aulas práticas :)

• Like
Reactions: SofiaE

Samuel Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
15 Janeiro 2018
Boa noite, já começou o período das candidaturas e estou indeciso entre a NMS e a FMUL. Já estive mais inclinado para a NMS, mas agora estou mesmo indeciso, por isso tenho algumas questões:
- Nas aulas práticas de anatomia há dissecações cadavéricas como na FMUL ou isso é apenas em anatomia regional?
- Quando visitei a NMS achei que o edifício era muito pequeno. Isso causa algum constrangimento?
-O facto de se dar toda a anatomia num único semestre não faz com que esses conhecimentos se percam? ou eles são retomados?

D

Deleted member 2018

Guest
- Nas aulas práticas de anatomia há dissecações cadavéricas como na FMUL ou isso é apenas em anatomia regional?
Tens peças anatómicas para locomoção sobretudo, de resto, não tens disseção (na maioria dos assistentes, há alguns que mostram com cadáveres mas acaba por ser aleatório). Em anatomia regional é que dissecas o semestre todo, 3 regiões diferentes.

- Quando visitei a NMS achei que o edifício era muito pequeno. Isso causa algum constrangimento?
O constrangimento é simples - por vezes arranjar um local decente para estudar é um desafio. Se tiveres meio de transporte próprio, tens o Edifício no Hosp. São Francisco Xavier que é ótimo, pena ser tão mal servido de transportes públicos. Para além do edifício-sede e do outro pólo, tens a bibilioteca da faculdade do outro lado da rua do instituto bacteriológico.

-O facto de se dar toda a anatomia num único semestre não faz com que esses conhecimentos se percam? ou eles são retomados?
Anatomia descritiva é, na sua maioria, inútil. Mas sim, revês a parte útil da anatomia em anatomia clínica e farás sempre uma revisão quando for pertinente. Por exemplo no 4.º ano em otorrino muitas das perguntas da oral do estágio batem na anatomia da região anatómica da especialidade.

• Like
Reactions: a fish and Alexa

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 4º ano
Instituição
NMS|FCM
Boa noite, já começou o período das candidaturas e estou indeciso entre a NMS e a FMUL. Já estive mais inclinado para a NMS, mas agora estou mesmo indeciso, por isso tenho algumas questões:
Há turmas que tem a sorte de fazer disseção, mas é raro... mas na parte de locomoção, tens todos os ossos no teatro anatómico para onde podes ir estudar. Por isso, acaba por ser só em anatomia regional.
A cantina enche um bocado na hora de almoço e às vezes não se arranja lugar, e a biblioteca podia ser maior (em algumas alturas do ano, porque noutras está deserta), mas de resto não existem grandes problemas em termos de espaço.
Não se perdem, acredita! No 2º semestre podes ter anatomia regional, pelo que revês alguma da anatomia, e no 2º ano tens anatomia clínica, pelo que revês novamente a anatomia, mas de um ponto mais clínico.

• Like
Reactions: Urmik

andreiafmf

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Hey everyone! Fui ao open day da NMS e apaixonei-me por tudo, e por isso a decisão de pôr a NMS em primeiro lugar na candidatura foi fácil. Tendo em conta que o último colocado o ano passado tinha 178.3 e eu candidato-me com 178.5 acham que tenho possibilidade de entrar? Tudo aponta para a diminuição das médias mas sinceramente acho que será uma manutenção (oscilação de +-5 centésimas).

Boa sorte a todos os candidatos! ❤

Última edição:
  • Like
Reactions: Urmik and Alexa

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 4º ano
Instituição
NMS|FCM
Hey everyone! Fui ao open day da NMS e apaixonei-me por tudo, e por isso a decisão de pôr a NMS em primeiro lugar na candidatura foi fácil. Tendo em conta que o último colocado o ano passado tinha 178.3 e eu candidato-me com 178.5 acham que tenho possibilidade de entrar? Tudo aponta para a diminuição das médias mas sinceramente acho que será uma manutenção (oscilação de +-5 centésimas).

Pelo que vejo por aqui, todos apontam para uma descida das médias, por isso penso que sim! Espero ver-te cá em Setembro! :)

Santana

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá, Ana! Se fores à primeira página deste tópico, há um post com algumas informações sobre a praxe na nossa faculdade. De uma maneira geral, na primeira semana de aulas de cada semestre tens atividades todos os dias de manhã e à tarde (porque as aulas são só 2 horas de manhã cedo). No resto do ano, tens as Quintas Feiras Negras com atividades maioritariamente à tarde e, às vezes, à noite.
Quanto ao computador, quando começares a estudar vais perceber o que resulta para ti. Há pessoas que o usam exclusivamente para trabalhos, outros só para estudar, outros para tirar apontamentos das aulas... É uma questão de gosto pessoal! Eu, pessoalmente, acho que um pc leve e com bom tamanho de disco dá muito jeito.
Olá, Samuel! Acho que já te responderam a todas estas perguntas, mas só queria acrescentar uma opinião pessoal, tendo em conta que duas das tuas dúvidas foram sobre o 1º ano: Anatomia é incrível, mas não escolhas uma faculdade apenas com base nesta cadeira - já conheci algumas pessoas que o fizeram. Ao longo do curso, vais ter oportunidade de contactar com cadáveres, se assim quiseres, vais ter oportunidade de aprofundar os teus conhecimentos anatómicos, se assim quiseres... Medicina é muito autodidacta. A maioria da aprendizagem é feita por conta própria e se tu próprio criares as oportunidades (elas existem, basta procurar). Com isto quero apenas dizer que o curso são 6 anos (mais a especialidade), portanto, não baseies as tuas escolhas apenas num ano/semestre e, muito menos, numa cadeira. Sei que provavelmente também consideraste outros fatores, mas não custa reforçar esta ideia :tonguewink: E lembra-te que não existe uma faculdade melhor do que a outra, mas existe sim uma faculdade que é a mais certa para ti - no final somos todos médicos!

Olá, Andreia! Eu também acho que as médias de Medicina, em geral, vão descer. Mas é sempre difícil fazer previsões - no ano passado desceu nalgumas faculdades, noutras manteve-se, etc. De qualquer forma, aproveita o verão e boa sorte! Pode ser que nos encontremos na NMS em Setembro :blush: