NMS|FCM NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

Urmik

Membro Dux
Matrícula
27 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Anatomia é incrível
must... resist... temptation... to badmouth...

mas não escolhas uma faculdade apenas com base nesta cadeira
THIS omg, @Samuel Carvalho, olha para o plano de estudos todo e para os prós e contras todos, não só para Anatomia! Como a @Santana disse, as coisas fazem-se todas e duvido que saias de qualquer uma das faculdades sem os conhecimentos anatómicos de que precisarás.

Medicina é muito autodidacta
Por isso é que quando meio ano chumba, é porque os alunos não estudaram o suficiente :) #aculpanuncaédosprofessores #justiceforFelix

Última edição:

AnaRaposo28

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2018
Quais os hospitais associados à FCM? Ainda estou indecisa quanto a FMUL vs FCM e sei que o Hospital de Santa Maria é muito bom o que poderá ser um fator a favor da FMUL. Ainda assim, gostaria de saber se, da mesma forma que a FMUL está tão intimamente ligada a Santa Maria, também a FCM está associada a algum hospital?

• Like
Reactions: Urmik and pdrjs

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 4º ano
Instituição
NMS|FCM
Quais os hospitais associados à FCM? Ainda estou indecisa quanto a FMUL vs FCM e sei que o Hospital de Santa Maria é muito bom o que poderá ser um fator a favor da FMUL. Ainda assim, gostaria de saber se, da mesma forma que a FMUL está tão intimamente ligada a Santa Maria, também a FCM está associada a algum hospital?
A FCM está associada a muitos hospitais... São José, Santa Marta, Curry Cabral, Capuchos, etc etc... (pelo menos estes são alguns em que há estágio no 3º ano)

rcrc_99

Membro
Matrícula
27 Junho 2018
Como é a relação da NMS com a investigação? É fácil, dificil, muito difícil seguir investigação a partir desta faculdade? É das poucas coisas que ainda não me consegui informar muito bem, como seguir investigação.

• Like
Reactions: Urmik

randomact

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Como é a relação da NMS com a investigação? É fácil, dificil, muito difícil seguir investigação a partir desta faculdade? É das poucas coisas que ainda não me consegui informar muito bem, como seguir investigação.
Ao longo do curso tens o contacto que quiseres com investigação. Há muitos professores que trabalham no CEDOC e estam sempre a convidar-nos para ir ver o trabalho deles. Para além disso, uma das opcionais que podes escolher é projeto de investigação (podes escolher nos 6 anos). Há ainda estagios científicos nacionais e internacionais que podes fazer no Verão.
Seguir investigação depois do curso depende da tua vontade mais do que da faculdade em que tiraste o curso!

• Like
Reactions: Urmik and rcrc_99
D

Deleted member 2018

Guest
Os hospitais são estes: http://www.fcm.unl.pt/main/alldoc/galeria_imagens/guia_do_aluno_v6.pdf - página 12. Nesta lista falta o CUF Tejo que está a ser construído neste momento e será um hospital universitário com um centro de simulação para a nossa faculdade.

Ao longo do curso tens o contacto que quiseres com investigação. Há muitos professores que trabalham no CEDOC e estam sempre a convidar-nos para ir ver o trabalho deles. Para além disso, uma das opcionais que podes escolher é projeto de investigação (podes escolher nos 6 anos). Há ainda estagios científicos nacionais e internacionais que podes fazer no Verão.
Seguir investigação depois do curso depende da tua vontade mais do que da faculdade em que tiraste o curso!
Há também o projeto da AEFCM (PIATI) que te permite entrar em investigação básica e clínica tanto no CEDOC como no CHLC, durante o ano todo.

rcrc_99

Membro
Matrícula
27 Junho 2018
Os hospitais são estes: http://www.fcm.unl.pt/main/alldoc/galeria_imagens/guia_do_aluno_v6.pdf - página 12. Nesta lista falta o CUF Tejo que está a ser construído neste momento e será um hospital universitário com um centro de simulação para a nossa faculdade.

Há também o projeto da AEFCM (PIATI) que te permite entrar em investigação básica e clínica tanto no CEDOC como no CHLC, durante o ano todo.
Muito obrigado!

• Like
Reactions: Urmik and randomact

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá:blush: Alguém me sabe dizer quais as residenciais (públicas ou privadas) mais próximas da NMS??

Normalmente as aulas na NMS começam logo na semana das matriculas? Ou na semana seguinte?

• Like

Carla1966

Membro
Matrícula
3 Março 2018
Pessoal, alguém me pode esclarecer se a escolha das opcionais de primeiro ano, segundo semestre, se faz no ato da matricula?

• Like

espina

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2018
Olá,

Eu gostaria de saber onde poderei consultar o regulamento acerca dos trabalhadores-estudantes. Existe algum tipo de flexibilidade dos docentes relativamente à frequência das aulas teóricas/práticas? Quais são as aulas obrigatórias e quais podemos dispensar?

Alguém que tenha concluído o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pode dizer-me se existem UC que têm equivalência e quais são elas?

Muito obrigado.

• Like

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 4º ano
Instituição
NMS|FCM
Olá,

Eu gostaria de saber onde poderei consultar o regulamento acerca dos trabalhadores-estudantes. Existe algum tipo de flexibilidade dos docentes relativamente à frequência das aulas teóricas/práticas? Quais são as aulas obrigatórias e quais podemos dispensar?

Alguém que tenha concluído o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pode dizer-me se existem UC que têm equivalência e quais são elas?

Muito obrigado.
Olá! Encontrei isto no moodle "o trabalhador-estudante não está sujeito ao regime de assiduidade, mas, terá de obter avaliação prática positiva" e "os alunos que usufruam do estatuto de trabalhador-estudante, devem, junto dos respectivos Departamentos/Serviços Universitários, obter informação acerca da sua avaliação prática."
Pelo que sei, e porque tive uma aluna trabalhadora-estudante na minha turma o ano letivo passado, caso não obtenhas nota positiva nas aulas práticas e 2/3 de presenças nas aulas, tens que fazer um teste prático sobre a matéria falada nas aulas práticas. Não sei se é assim em todas as cadeiras, mas normalmente essa informação encontra-se nas fichas das unidades curriculares. Em relação às teóricas, não são obrigatórias, por isso podes faltar sem problemas.

espina

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2018
Obrigado!

Alguém que tenha completado o mestrado em Ciências Farmacêuticas e que me possa esclarecer quais as UC que têm equivalência, por favor?

• Like
Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá! Este ano vou entrar em medicina na FCM( nova de Lisboa), mas não sei como funcionam as praxes...nem os dias, nem como é....ja ouvi que é na altura da matrícula, mas sei que como há muitos menoresa inscreverem-se( incluindo eu) e muitos pais têm de ir, não sei como funciona isso 😂
Obrigada!

• Like
Reactions: Joanaarcos
D

Deleted member 2018

Guest
  • Like
Reactions: Ines Margarido