NMS|FCM NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

hannahvsanna

Membro Veterano
Matrícula
29 Abril 2020
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Olá Hannah! Já estou no 6º ano por isso é mais difícil ajudar-te, mas depende sempre muito de quem te faz oral. Normalmente circulam todos os anos uns documentos com o que cada professor costuma perguntar mais e isso pode ajudar-te quando sairem as listas de quem vai avaliar cada turma.
Não te conseguindo ajudar muito, só me resta desejar-te muita força e sorte para esta reta final haha acredita que a oral tem um ambiente mais descontraído do que por vezes querem fazer parecer, a maior parte dos professores ajudam e puxam por nós, não tens que necessariamente chegar lá e debitar o pina de uma ponta à outra, e quando saíres de lá vais pensar "foi só isto?" 😅
Ahahah muito obrigada!! Espero mm que seja assim, não estou mm a ver me a memorizar tudo o que já foi e que vai ser dado! 😭

Meli furtado

Membro
Matrícula
6 Outubro 2018
Alguém tem algumas dicas para tirar boa nota na oral de anatomia? 😅 Ou então coisas interessantes que tenham aprendido e sabem que os professores iriam gostar de ouvir ahahah consegui uma nota relativamente boa no intercalar, no entanto, para mim, escolhas múltiplas são muito mais fáceis do que falar sabendo que estou a ser avaliada e tenho medo de me esquecer de tudo e sair da oral com uma nota muito mais baixa com que vou...
Obrigada desde já!
Olá! Tive a minha primeira oral de anatomia ontem e acho que te consigo ajudar, apesar de não estar na NOVA hahaha. Em termos de preparação, aconselho que comeces a estudar com muita antecedência ( diz-se por cá que estudar 2 meses para a oral de anatomia de ridículo, todavia eu comecei a estudar logo no início das aulas e deu-me tempo para terminar a matéria toda e ainda revê-la. Portanto e se és como eu e não lidas muito bem com a pressão, fica aqui a dica ahaha) e tendo por base um plano de estudo para te orientar melhor! Para além disso, a memória visual é muitooo importante, então tenta ter sempre um atlas de anatomia ao teu lado enquanto estudas ( evita estudar pelas imagens do Pina), como o Netter. Considero que seja igualmente importante começar desde cedo a estudar a falar, já que aprendes previamente a estruturar a informação necessária oralmente ( tentando sempre relacionar a osteologia com a miologia, por exemplo). Assim, a oral não vai ser um grande choque para ti!
Relativamente no dia da oral, só te posso dizer para ires o mais calma possível ( eu sei que é complicado, mas os nervos só vão piorar a situação) e falares tudo com confiança e convicção. Os professores/ assistentes que estão lá a avaliar-te já estiveram na mesma situação, portanto vão sempre proporcionar um ambiente descontraído e relaxado. Vais ver que sais da oral a pensar assim: " fogo, tantos meses de estudo só por isto?" ( foi o pensamento de todos nós hahaha)
Boa sorte, vai correr tudo bem!

• Fabulous
Reactions: boass

boass

Membro Veterano
Matrícula
3 Agosto 2020
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá! Tive a minha primeira oral de anatomia ontem e acho que te consigo ajudar, apesar de não estar na NOVA hahaha. Em termos de preparação, aconselho que comeces a estudar com muita antecedência ( diz-se por cá que estudar 2 meses para a oral de anatomia de ridículo, todavia eu comecei a estudar logo no início das aulas e deu-me tempo para terminar a matéria toda e ainda revê-la. Portanto e se és como eu e não lidas muito bem com a pressão, fica aqui a dica ahaha) e tendo por base um plano de estudo para te orientar melhor! Para além disso, a memória visual é muitooo importante, então tenta ter sempre um atlas de anatomia ao teu lado enquanto estudas ( evita estudar pelas imagens do Pina), como o Netter. Considero que seja igualmente importante começar desde cedo a estudar a falar, já que aprendes previamente a estruturar a informação necessária oralmente ( tentando sempre relacionar a osteologia com a miologia, por exemplo). Assim, a oral não vai ser um grande choque para ti!
Relativamente no dia da oral, só te posso dizer para ires o mais calma possível ( eu sei que é complicado, mas os nervos só vão piorar a situação) e falares tudo com confiança e convicção. Os professores/ assistentes que estão lá a avaliar-te já estiveram na mesma situação, portanto vão sempre proporcionar um ambiente descontraído e relaxado. Vais ver que sais da oral a pensar assim: " fogo, tantos meses de estudo só por isto?" ( foi o pensamento de todos nós hahaha)
Boa sorte, vai correr tudo bem!
Olha mais gente do fórum de dúvidas do exame de BG do ano passado ahaha

• Haha
Reactions: Meli furtado

Carlos_Coutinho

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2022
Olá a todos!

Com o aproximar do fim do 12º ano, está na hora de tomar uma decisão. Moro em Lisboa e quero ficar cá a estudar Medicina.
Como muitos colegas, estou indeciso entre a FMUL e a NMS. Sei bem que este assunto já foi por aqui falado, mas tenho algumas questões sobre a NMS que gostava de ver respondidas de modo a tomar uma decisão.
  1. Como é a relação entre colegas?
  2. Qual é a relação dos alunos com os professores, tendo em consideração o rácio tutor/aluno?
  3. O que acham dos professores e dos seus métodos (incluindo as avaliações)?
  4. Qual é a vossa opinião sobre o plano de estudos?
  5. O que acham de fazer toda a Anatomia no 1º ano?
  6. É verdade que o 1º ano é mais fácil na NMS?
  7. O que acham do 3º ano já ser um ano clínico na NMS, enquanto que na FMUL ainda é teórico?
  8. Para quando está prevista a mudança para Carcavelos? Quando essa mudança acontecer, onde serão os estágios?

Sintam-se à vontade para referir outros pontos que considerem igualmente importantes.
Muito obrigado a todos!

anamrita

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Instituição
NMS|FCM
Olá a todos!

Com o aproximar do fim do 12º ano, está na hora de tomar uma decisão. Moro em Lisboa e quero ficar cá a estudar Medicina.
Como muitos colegas, estou indeciso entre a FMUL e a NMS. Sei bem que este assunto já foi por aqui falado, mas tenho algumas questões sobre a NMS que gostava de ver respondidas de modo a tomar uma decisão.
  1. Como é a relação entre colegas?
  2. Qual é a relação dos alunos com os professores, tendo em consideração o rácio tutor/aluno?
  3. O que acham dos professores e dos seus métodos (incluindo as avaliações)?
  4. Qual é a vossa opinião sobre o plano de estudos?
  5. O que acham de fazer toda a Anatomia no 1º ano?
  6. É verdade que o 1º ano é mais fácil na NMS?
  7. O que acham do 3º ano já ser um ano clínico na NMS, enquanto que na FMUL ainda é teórico?
  8. Para quando está prevista a mudança para Carcavelos? Quando essa mudança acontecer, onde serão os estágios?

Sintam-se à vontade para referir outros pontos que considerem igualmente importantes.
Muito obrigado a todos!
Olá! Não te consigo responder a todas as questões, mas aqui vai:
1. A relação entre colegas é ótima, há muita inter-ajuda e o ambiente na faculdade é ótimo
2. Depende muito das cadeiras, mas na maioria os professores são super acessíveis (claro que há umas maçãs podres pelo meio, mas há em todas as faculdades). O rácio tutor aluno costuma ser, no máximo, 3-4 alunos para um tutor e em alguns estágios, principalmente no 6º ano, na maioria dos sítios é 1 para 1, o que é ótimo
3. Na maioria das cadeiras tens uma avaliação contínua (avaliação nas aulas, testes, trabalhos, orais, varia um pouco de cadeira para cadeira e de estágio para estágio) e exame final. Acho que ser bom ou mau depende muito da opinião de cada um
4. O plano de estudos vai mudar este ano, por isso é impossível responder a esta questão agora haha
5. Como disse, o plano de estudos vai mudar e vai passar a ser no 1º e 2º semestre. Mas antes, fazer tudo só num semestre, pelo menos para mim, foi ótimo porque ficou logo arrumado do que andar durante 4 semestres a sofrer com anatomia
6. Fácil não é e a dificuldade é sempre muito relativa... conseguir fazer comparações só se alguém fizesse o 1º ano em dois sítios diferentes. Até já ouvi de pessoas do Santa Maria que na NOVA é que andamos sempre a estudar e sempre com avaliações haha mas não conheço bem a realidade do Santa Maria
7. Pessoalmente acho ótimo, começamos logo no 3º ano a ter contato com doentes, a ir ao bloco, a recolher histórias clínicas, a ir às urgências, etc etc... acho que só tem vantagens começar no 3º ano. E continuas a ter cadeiras teóricas! Mas as aulas são à tarde e tens o estágio de manhã
8. Esta não te sei mesmo responder... com o covid atrasou tudo, mas não faço ideias das previsões, talvez alguém dos anos mais abaixo saiba responder

Se tiveres mais alguma questão, é só dizer!

Barbara2096

Membro Veterano
Matrícula
13 Julho 2015
Claro! Acho que os pontos negativos também acabam por depender um pouco da pessoa e das espetativas com que vamos. Mas alguns pontos são:
- um pouco de injustiça nas notas práticas por causa dos professores.. Há alguns que são super exigentes e não te dão grandes notas mesmo quando trabalhes imenso ou quando não vão com a tua cara, e outros que facilmente te dão acima de 16. Depois no final isso acaba por se difundir um bocado, porque vais apanhando um pouco de tudo e acaba por equilibrar, mas no momento a pessoa sente-se um pouco injustiçada 😅 (e acho que deve ser algo geral de todas as faculdades)
- alguns estágios não são propriamente produtivos e seguramos algumas paredes, mas se a pessoa for proativa e não tiver vergonha de pedir para fazer isto ou aquilo, consegue contrariar isso um pouco
- para algumas pessoas é um ponto forte, para outras um ponto fraco... Ter anatomia num só semestre é difícil e basicamente só vais estudar anatomia nesse semestre, as outras cadeiras ficam um pouco de lado... Para mim foi ótimo porque ficou arrumado, mas nem todos têm a mesma opinião e é algo muito variável
- a zona da faculdade é espetacular, mas se tiveres o azar de apanhar os ascensores avariados, tens uma bela subida pela frente, principalmente se vieres pela linha azul do metro 😅
- não tens grande contato com pessoal de outros cursos, além de nutrição, porque não estudamos num campus
- há algumas cadeiras de pouquíssimos créditos que te vão dar mais trabalho que outras com imensos créditos, mas penso que seja um mal geral de qualquer faculdade

Para finalizar, não me lembro de mais nada, todas as faculdades tem os seus pros e contras, escolhe aquela com que te identificas mais em termos de plano de estudos, método de ensino e proximidade a casa! Sairemos todos médicos de qualquer uma 😊
Olá ☺️que ascensores podemos apanhar desde a linha azul ou verde até à faculdade? Realmente é um bocado puxado ir a pé.. pelo menos desde a linha azul.

anamrita

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Instituição
NMS|FCM
Olá ☺️que ascensores podemos apanhar desde a linha azul ou verde até à faculdade? Realmente é um bocado puxado ir a pé.. pelo menos desde a linha azul.
Olá! Desde a linha azul acho que podes apanhar o ascensor do Lavra.
Desde a linha verde não existe nenhum ascensor, mas o caminho faz-se bem a pé 😊 eu morava perto do intendente e fazia sempre o caminho a pé e são 10 minutos, que é a subir apenas no início, depois é sempre a direito 😊

FranciscaFerreira02

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2022
Olá @anamrita ! Estou no segundo ano da NMS e estou com o dilema e decidi vir para o Uniarea procurar respostas e sinto que és capaz de me ajudar com isto haha:) Sempre quis fazer voluntariado, mas sempre me assustou estar sempre a adiar por causa do curso! Gostava de fazer entre o 1º e o 2º semestre mas isso envolve assumir que não vou a 2 fase! Para já o 1º ano correu muito bem mas o 2º está a começar a assustar! Queria te perguntar quais foram os semestres que achas te mais difíceis do curso em geral! E em especifico o 1º semestre do 2ºano e o 1º semestre do 3ºano o que achas-te?

anamrita

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Instituição
NMS|FCM
Olá @anamrita ! Estou no segundo ano da NMS e estou com o dilema e decidi vir para o Uniarea procurar respostas e sinto que és capaz de me ajudar com isto haha:) Sempre quis fazer voluntariado, mas sempre me assustou estar sempre a adiar por causa do curso! Gostava de fazer entre o 1º e o 2º semestre mas isso envolve assumir que não vou a 2 fase! Para já o 1º ano correu muito bem mas o 2º está a começar a assustar! Queria te perguntar quais foram os semestres que achas te mais difíceis do curso em geral! E em especifico o 1º semestre do 2ºano e o 1º semestre do 3ºano o que achas-te?
Olá Francisca! Para mim os mais difíceis foram o 1º semestre do 1º ano e o 1º semestre do 2º ano. Passei a tudo em 1º fase no 1º semestre do 2º ano, mas não foi com as notas mais brilhantes, por isso se tiveres o objetivo de ter notas espetaculares e fazeres 2º fase/melhorias talvez seja melhor adiares o voluntariado para o ano 😅
A partir do 3º ano é no geral bem melhor! Pode ser mais cansativo por termos estágios todos os dias, mas as cadeiras em si achei mais fazível e fiz sempre tudo em 1º fase e com boas notas.
Como o plano curricular mudou, não sei como estará agora... mas no 3º ano o semestre de cirurgia era o mais fácil, e o semestre de medicina interna mais difícil, mas nada comparado ao 1º semestre do 1º e 2º ano 😅 acho mesmo que depois de passares o 2º ano torna-se tudo melhor haha

Ahh atenção também que ao longo dos anos as férias entre semestres vão ficando mais curtas, podes ver até os calendários dos anos acima
no 6º ano só tivemos 1 semana de férias por exemplo