NOVASBE NOVA SBE Gestão vs Economia

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Bsc Economics
Instituição
NOVA SBE
Olá, quero entrar para a NOVA SBE este ano.

Estou genuinamente confuso entre gestão e economia. Podem me contar um pouco da vossa experiência para eu tomar uma decisão?

Obrigado.

Mafalda Lick

Membro
Matrícula
6 Fevereiro 2019
Eu também quero entrar para a NOVA SBE este ano!
A minha opinião é que como o 1 ano é igual tanto para Economia como para Gestão, não tens de te preocupar porque eventualmente se seguires Economia no primeiro ano, podes depois pedir transferência no segundo ano para Gestão, ou vice versa! Não te preocupes muito com isso, desde que entres, é muito bom, e depois ao longo do 1 ano vais vendo o que mais gostas e depois tomas uma decisão mais acertada. :)
Mas se não consegues descansar antes de tomar uma decisão, aconselho te a ires à página do SBE e veres as cadeiras de cada um e veres qual deles te atraí mais. Economia trabalha muito à escala global e trabalha muito a teoria, enquanto que Gestão tem muitas cadeiras viradas para as empresas e estratégias e consegue ser prática.
Acho que a tua decisão tem de se basear naquilo que gostas, mas como não conhecemos assim tão bem os cursos e respetivas cadeiras, vês o que gostas durante 1 ano e depois decides!
Espero ter ajudado!

Mafalda Lick

Membro
Matrícula
6 Fevereiro 2019
Gostava de ir para Gestão! Gostei mais quando vi as cadeiras!
Mas tudo depende da média, se ela sobe muito, por isso vou por como segunda opção economia!

Rui_ribeiro28

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2020
Se entrar em economia por exemplo na nova e ao fim do 1 ano decidir trocar para gestão, preciso na mesma da média de gestão certo?

Mafalda Lick

Membro
Matrícula
6 Fevereiro 2019
Se entrar em economia por exemplo na nova e ao fim do 1 ano decidir trocar para gestão, preciso na mesma da média de gestão certo?

Olá! Não, pedes transferência (que podes fazer garantidamente), não há notas nem médias envolvidas, isso é apenas na entrada da faculdade! Depois de um ano, que acaba por ser igual em ambos os cursos, se quiseres mudar podes mudar, é te garantida a transferência!

Rui_ribeiro28

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2020
Então se eu nao conseguir entrar em gestão na nova posso entrar em economia já que o 1 ano é igual e ao fim do ano troco para gestão?
Obrigado pela resposta!!

Louro

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Gestão // Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
Nova SBE // FLUL
Então se eu nao conseguir entrar em gestão na nova posso entrar em economia já que o 1 ano é igual e ao fim do ano troco para gestão?
Obrigado pela resposta!!
Exato, tal como a Mafalda disse, podes mudar de Economia para Gestão (ou ao contrário), uma vez que eles garantem mudanças de curso para os alunos da Nova SBE. Tens é de pagar 70€ para mudares de curso.

nova sbe.png

(Só terias de fazer nova candidatura, na qual terias de apresentar as tuas notas, se pretendesses mudar de faculdade.)

TC1234

Membro
Matrícula
13 Junho 2019
E, há alguma exigência pra fazer essa transferência? Como por exemplo, ter todas as cadeiras da licenciatura feitas ou ter uma certa média?

Louro

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Instituição
Nova SBE // FLUL
E, há alguma exigência pra fazer essa transferência? Como por exemplo, ter todas as cadeiras da licenciatura feitas ou ter uma certa média?
Penso que não. No site apenas referem que tens a mudança de curso garantida, tendo o custo de 70€.
Podes sempre tentar contactá-los por email para esclareceres a dúvida.
Experimenta enviar email para os serviços académicos ou para o gabinete de recrutamento e admissões, de certeza que eles te saberão responder ou reencaminham para quem saiba.

Gabinete de Recrutamento de Alunos e Admissões - studyatnova@novasbe.pt

Serviços Académicos - bachelors@novasbe.pt

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
@Louro Olá tudo bem? 😊
Desculpa me intrometer na conversa.
É verdade que nos cursos de Economia ou Gestão na NOVA o primeiro ano tem as cadeiras leccionadas em Português, mas o 2º e 3º anos têm as cadeiras todas leccionadas em inglês? Não há nenhuma forma de se realizar a licenciatura apenas com cadeiras em português (ou pelo menos com a bibliografia em inglês, desde que as aulas sejam dadas em português)?
Muito obrigada 😊

• Like
Reactions: Louro

Mafalda Lick

Membro
Matrícula
6 Fevereiro 2019
Olá!
Na verdade, em Gestão tens 3 opções.
Ou optas por um curso misto em que tens no primeiro ano as matemáticas em português e o resto em ingles e no 2 e no 3 ano terias tudo em ingles. Ou tens tudo em inglês ou tens tudo em português! Se fores ao site consegues ver que existe licenciatura em Gestão em português!
Já o de economia não tem a opção tudo em português!
Espero ter esclarecido!

Louro

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Instituição
Nova SBE // FLUL
@Louro Olá tudo bem? 😊
Desculpa me intrometer na conversa.
É verdade que nos cursos de Economia ou Gestão na NOVA o primeiro ano tem as cadeiras leccionadas em Português, mas o 2º e 3º anos têm as cadeiras todas leccionadas em inglês? Não há nenhuma forma de se realizar a licenciatura apenas com cadeiras em português (ou pelo menos com a bibliografia em inglês, desde que as aulas sejam dadas em português)?
Muito obrigada 😊

Olá! 😁
Infelizmente, penso que não tens essa opção. No 1º ano, podes escolher ter tudo em inglês OU tudo em português OU Cálculo I, Cálculo II e Álgebra Linear em português e as restantes em inglês. A partir do 2º ano, é tudo em inglês.
Eu entrei no curso no mês passado através de um concurso especial para licenciados e por isso também não tenho 100% de certeza quanto a isto, mas quando fiz a minha matrícula avisaram que o inglês era a língua utilizada no 2º e no 3º ano, indo ao encontro do que está no site.
Post automatically merged:

Olá!
Na verdade, em Gestão tens 3 opções.
Ou optas por um curso misto em que tens no primeiro ano as matemáticas em português e o resto em ingles e no 2 e no 3 ano terias tudo em ingles. Ou tens tudo em inglês ou tens tudo em português! Se fores ao site consegues ver que existe licenciatura em Gestão em português!
Já o de economia não tem a opção tudo em português!
Espero ter esclarecido!
Olá, Mafalda!
Tenho ideia que essa licenciatura em português é apenas para estudantes estrangeiros, cuja língua materna não seja o português e estejam interessados em aprender a nossa língua. Eles até têm aulas em parceria com a FCSH.
Para estudantes portugueses, a partir do 2º ano é tudo em inglês.

don manuel

Membro
Matrícula
25 Novembro 2020
Boa noite,
Não sei se vão ver isto mas se sim e se puderem, gostava que me respondessem a umas perguntas sobre a NOVA:
- Como está a ser a adaptação geral da uni à covid e como tem sido o ambiente?
- como é o vosso horário?
- o que dizem em termos de ambiente (ser mais competitivo e menos entreajuda) é verdade?
- e, por último, se sentiram que o inglês dificultou alguma coisa?
Obrigadooo

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Bsc Economics
Instituição
NOVA SBE
Boa noite,
Não sei se vão ver isto mas se sim e se puderem, gostava que me respondessem a umas perguntas sobre a NOVA:
- Como está a ser a adaptação geral da uni à covid e como tem sido o ambiente?
- como é o vosso horário?
- o que dizem em termos de ambiente (ser mais competitivo e menos entreajuda) é verdade?
- e, por último, se sentiram que o inglês dificultou alguma coisa?
Obrigadooo
Olá! Eu cheguei a entrar na nova por isso posso te responder a essas questões.

Relativamente ao covid, as aulas teóricas são online em alguns dias e presenciais noutros (mas podes ver online se quiseres). Todas as aulas teóricas são gravadas e ficam no Moodle e no Microsoft stream. Relativamente às teoricas de matemática, estas não existem. Em vez disso, vemos uns vídeos gravados pelos professores em casa antes de cada aula (+- 15 minutos cada). As aulas práticas são presenciais (mas também podes ver atraves de casa se quiseres, desde que informes os professores para eles irem buscar o microfone, etc.).

O horário agora do primeiro semestre era basicamente só aulas de manhã e não tínhamos aulas sexta feira.

Isso do ambiente ser mais competitivo é um mito. Lembra te que todos nós viemos do secundário e não conhecemos ninguém. As pessoas são como seriam de esperar em qualquer outro lado (minha experiência).

Relativamente ao inglês, isso vai depender do teu nível atual de inglês pelo que não posso elaborar muito aí. De qualquer das formas, se não estiveres à vontade com inglês, podes começar a licenciatura em português e vais desenvolvendo o teu inglês durante o ano.

don manuel

Membro
Matrícula
25 Novembro 2020
Olá! Eu cheguei a entrar na nova por isso posso te responder a essas questões.

Relativamente ao covid, as aulas teóricas são online em alguns dias e presenciais noutros (mas podes ver online se quiseres). Todas as aulas teóricas são gravadas e ficam no Moodle e no Microsoft stream. Relativamente às teoricas de matemática, estas não existem. Em vez disso, vemos uns vídeos gravados pelos professores em casa antes de cada aula (+- 15 minutos cada). As aulas práticas são presenciais (mas também podes ver atraves de casa se quiseres, desde que informes os professores para eles irem buscar o microfone, etc.).

O horário agora do primeiro semestre era basicamente só aulas de manhã e não tínhamos aulas sexta feira.

Isso do ambiente ser mais competitivo é um mito. Lembra te que todos nós viemos do secundário e não conhecemos ninguém. As pessoas são como seriam de esperar em qualquer outro lado (minha experiência).

Relativamente ao inglês, isso vai depender do teu nível atual de inglês pelo que não posso elaborar muito aí. De qualquer das formas, se não estiveres à vontade com inglês, podes começar a licenciatura em português e vais desenvolvendo o teu inglês durante o ano.
Antes de mais obrigado pela resposta e espero que esteja tudo a correr bem e que para o ano sejamos colegas de faculdade :)
Já agora, e sem querer incomodar muito, como é que têm sido feitas as avaliações no geral?
O meu inglês é bom no geral. Percebo praticamente tudo e quer no papel quer a falar traduzo tudo bem (o que qualquer pessoa com as mínimas bases faz tranquilamente). O meu maior medo é em falar porque apesar de ter uma boa pronúncia, o vocabulário às vezes é escasso e isso podia tornar-se um grande entrave. Para além disso, se as aulas fossem totalmente presenciais (como espero que sejam para o ano), tirar apontamentos em inglês ia ser bastante complexo.

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Bsc Economics
Instituição
NOVA SBE
Fico à tua espera!

As avaliações consistem sempre num midterm e num exame final (sendo que este ultimo costuma ser 50%+ da nota da cadeira). Além disso, em algumas cadeiras também tens um ou outro trabalho de grupo. Este semestre tivemos em Principles of Management fazer 3 relatórios, Principles Of Macroeconomics resolver 2 Problem Sets e a Linear Algebra um problem set de Python.

Face o teu nível de inglês, acho que não irás ter dificuldades. Até porque o teu ponto fraco (falar) é normalmente optativo. Só participas na aula se quiseres (normalmente ninguém te pergunta nada a ti especificamente mas sim para a turma no geral). Os apontamentos nada te proibe de os fazeres em português se não conseguires em inglês. Isso vai te dificultar o estudo sem dúvida, mas podes fazê-lo enquanto não ganhas um maior vocabulário.

Qualquer dúvida que tenhas diz!

don manuel

Membro
Matrícula
25 Novembro 2020
Fico à tua espera!

As avaliações consistem sempre num midterm e num exame final (sendo que este ultimo costuma ser 50%+ da nota da cadeira). Além disso, em algumas cadeiras também tens um ou outro trabalho de grupo. Este semestre tivemos em Principles of Management fazer 3 relatórios, Principles Of Macroeconomics resolver 2 Problem Sets e a Linear Algebra um problem set de Python.

Face o teu nível de inglês, acho que não irás ter dificuldades. Até porque o teu ponto fraco (falar) é normalmente optativo. Só participas na aula se quiseres (normalmente ninguém te pergunta nada a ti especificamente mas sim para a turma no geral). Os apontamentos nada te proibe de os fazeres em português se não conseguires em inglês. Isso vai te dificultar o estudo sem dúvida, mas podes fazê-lo enquanto não ganhas um maior vocabulário.

Qualquer dúvida que tenhas diz!
No teu caso, sentiste-te à vontade com as aulas em Inglês?
Estas perguntas podem parecer meio estúpidas mas, de forma geral, como é que são dadas as aulas? E em relação a materiais de estudo, sejam eles powerpoints, textos, exercícios..., como é que isso vos é "distribuído"?