Olá.
As informações que temos são as seguintes:
-Existe uma residência no novo campus, mas é cara, 540€( contudo, aconselho-te a ver isto melhor porque este é o valor que umas colegas minhas pagaram, não significa que seja o único preço).
-Pelo que sei, a residência em campolide é da ação social, pelo que acho que tens de te candidatar(again, não tenho bem a certeza disto, aconselho-te a fazer alguma pesquisa sobre o assunto(Residência Alfredo Sousa)
-Existe a possibilidade da faculdade arranjar um autocarro que vai todos os dias do campus em campolide para o campus de carcavelo, penso que o custo mensal seja algo entre os 40€ e 50€. Esta possibilidade, contudo, não é certa pois, como disse o reitor, depende da procura. Ou seja, se não houver gente suficiente disposta a pagar, não há autocarro.
Sobre o que os alunos da Nova vão fazer no próximo semestre depende, mas pelo que ando a ver, aqueles que moram em Lisboa, mas consideravalmente longe de Carcavelos são forçados a tentar arranjar casa mais perto. De momento, tenho alguns amigos que vão ficar em Lisboa( entrecampos, saldanha e até mesmo S.Sebastião), mas como podes entender, de transporter públicos é algo chato ir e vir todos os dias, dado que tens de apanhar o metro para o Cais de Sodré e depois apanhar o comboio em direção a Oeiras( A estação de comboio de Oeiras fica mais perto do campus) e depois ainda têm de andar algum tempo até à faculdade. Embora, esta não seja a opção mais fácil e rápida, é algo que somos forçados a fazer e todos nós andamos a encarar isto como um esforço que no futuro vai dar frutos. No meu caso, vou ficar numa residência( não ligada à Nova) em Santos.
Concordo contigo sobre os preços de Carcavelos, são ridiculos. Aconselho-te a veres em Algês, ou Oeiras ou mais perto da linha de comboio, ou então terás sempre a opção de Lisboa, que poderá ser mais atrativa porque, de facto, viver em Carcavelos é algo secante( dado que, sinceramente, é um sítio algo secante para viver(na minha opinião)) e porque poderá sair mais barato.
Apesar de ser uma chatice ir para Carcavelos, todos nós acreditamos que nos trará grandes condições e que no futuro, o esforço de ter de ir para lá todos os dias( para algumas pessoas custa muito porque ir para carcavelos implica acordar bastante cedo para se deslocarem), irá compensar no futuro.
Percebo o que disseste sobre Carcavelos, mas acho que sinceramente não deves descartar a Nova só por causa da sua localização. A faculdade é muito boa e vai oferecer grandes condições, contudo, tens todo o direito de tomar essa decisão e eu estou meramente a expressar a minha opinião sobre o assunto.
Espero ter ajudado com as tuas dúvidas. Se não fui mais claro é porque este tópico é algo complicado porque de momento muitos de nós ainda estão a ver como vão fazer. Pelo que sei a grande maioria não vai ficar a viver nos arredores de Campolide e vai mudar-se para mais perto da linha de comboio. Ou irão para perto do Cais, ou para Alcântara, Algês etc..
Boa sorte no concurso nacional e espero ver-te em Setembro!
Oláaa! Gostaria de saber como é que os alunos da Nova SBE e futuros caloiros irão resolver os problemas com o alojamento? Vão candidatar-se às residências (que são mais baratas e com um ambiente, pelo que ouvi, muito bom) em Campolide e fazer todos os dias a viagem Campolide-Carcavelos de carro ou transporte público (isso é possível sequer??) ou vão tentar arranjar casa na área (que sairá mais caro, tendo em conta que se trata de uma zona turística)? Estava a considerar colocar gestão na Nova em primeira opção mas o facto de um quarto em Carcavelos custar mais de 200 euros torna a decisão mais complicada, porque estava a pensar ficar numa residência, mas se o fizer vou ter de lidar com as deslocações diárias... o que vão fazer?