NOVASBE Nova School Business and Economics

Bom dia. Tenho uma pergunta.
O mínimo para candidatura da nova sbe é 13.5 valores.
Vocês consideram que desça esse valor no contingente de emigrantes, devido a imensa dificuldade no exame de matematica A, e a "desvantagem" que é um aluno que nunca estudou no ensino português fazer esse exame de tal dificuldade?
Se não, eu acho que era uma boa medida, pois acho que de tal forma ninguém consegue entrar.
Muitíssimo obrigado, um abraço
Lamento informar, que mesmo que fosse uma boa medida a tomar, que a meu ver não é, pois colocaria os alunos nacionais em desvantagem, a Nova muito provavelmente iria ignorar tal sugestão. Não por ser um contingente especial, mas sim pelo prestígio da academia. Os últimos colocados nacionais não tiveram menos que 170, e duvido que nos contingentes as notas sejam muito mais baixas, e mesmo que sejam, o mínimo de candidatura existe mesmo para evitar casos de alunos nacionais precisarem de 170 ou mais versus os contingentes especiais que teoricamente nesse caso poderiam entrar com aproximadamente menos 40 pontos.

• Like
Reactions: BrunaS98
Olá!
Eu entrei este ano em Engenharia Informática no Técnico, altamente influenciado por todo o alarido acerca da empregabilidade e do facto de a informática ser o futuro e blah blah blah. Ignorei os meus gostos pessoais e o resultado disso foi, obviamente, sentir-me completamente como um peixe fora d'água no curso que escolhi.
Assim sendo, estou agora virado para a minha segunda (que devia ter sido primeira smh) opção: Economia (ou até mesmo Gestão, só iria escolher entre uma coisa e a outra no segundo ano) na NOVA SBE.
Acontece que vem aí a terceira fase de candidaturas e já não tenho como entrar na NOVA este ano, pelo que o meu objetivo é mudar-me para o curso que me permita, para o ano que vem, mudar-me para a NOVA através de transferência de instituição/par com o maior número possível de equivalências. Estou a considerar fortemente o ISEG para esta finalidade.
Alguém me sabe dizer se o primeiro ano de Economia ou de Gestão no ISEG me permitirá ter alguma equivalência quando, para o ano que vem, me mudar para a NOVA SBE?
Se me conseguirem responder, MUITO OBRIGADO, estarão a ajudar-me a não desperdiçar um ano letivo.

Bom dia!
Tenho 18 anos, sou de Tomar e estou prestes a acabar o secundário. Gostaria imensamente entrar no curso de Gestão na Nova SBE, sendo que tenho média de 182 do secundário, porém ainda não sei como ir-me-á correr o exame de mat. Se não conseguir entrar na Nova, pondero ir para Economia, Gestão ou Gestão de Marketing no ISCTE (talvez ISEG, mas como primeiro exemplo o ISCTE).

Sei que a Joana Alves (uma blogger do yt que já acabou o mestrado em gestão na Nova SBE) fez equivalência de Gestão no ISCTE para Gestão na Nova SBE, sendo que ainda se safou de álgebra linear (pois não consta no programa curricular de Gestão no ISCTE).

A dúvida que me suscita é se consigo fazer o mesmo que a Joana, caso entre no ISCTE (ou noutra qualquer) e não na Nova; se precisarei de repetir o exame a mat. para finalizar essa equivalência; se essa equivalência implica ou não recomeçar o 1º ano da licenciatura e se, por curiosidade, "safar-me-ei" de algumas disciplinas que, por não ter noutra faculdade, não terei na Nova SBE.

Aguardo por qualquer ajuda :)
Post automatically merged:

Olá!
Eu entrei este ano em Engenharia Informática no Técnico, altamente influenciado por todo o alarido acerca da empregabilidade e do facto de a informática ser o futuro e blah blah blah. Ignorei os meus gostos pessoais e o resultado disso foi, obviamente, sentir-me completamente como um peixe fora d'água no curso que escolhi.
Assim sendo, estou agora virado para a minha segunda (que devia ter sido primeira smh) opção: Economia (ou até mesmo Gestão, só iria escolher entre uma coisa e a outra no segundo ano) na NOVA SBE.
Acontece que vem aí a terceira fase de candidaturas e já não tenho como entrar na NOVA este ano, pelo que o meu objetivo é mudar-me para o curso que me permita, para o ano que vem, mudar-me para a NOVA através de transferência de instituição/par com o maior número possível de equivalências. Estou a considerar fortemente o ISEG para esta finalidade.
Alguém me sabe dizer se o primeiro ano de Economia ou de Gestão no ISEG me permitirá ter alguma equivalência quando, para o ano que vem, me mudar para a NOVA SBE?
Se me conseguirem responder, MUITO OBRIGADO, estarão a ajudar-me a não desperdiçar um ano letivo.
Olá! Estou com uma dúvida parecida! Espero que alguém nos responda.

Olá!
Boas! Eu estou atualmente no meu primeiro ano de Gestão no ISEG e também pretendo pedir transferência para a NOVA SBE. O problema que se segue é que a data de candidatura para a transferência vai quase de certeza coincidir com as datas dos exames do segundo semestre (pelo menos foi isto que aconteceu nos anos anteriores), pelo que não sei como fazer a minha média para a transferência. Eu presumo que devo apenas usar as notas do 1º semestre. Se realmente decidiste entrar no ISEG consegues me dizer como vais contornar esta situação. Se mais alguém conseguir ajudar agradecia!

• Like
Reactions: mariafernandes123
Olá, eu sou do iscte e vou concorrer a Nova SBE, tambem nao tenho as notas do 2º semestre.

Bom dia!
Tenho 18 anos, sou de Tomar e estou prestes a acabar o secundário. Gostaria imensamente entrar no curso de Gestão na Nova SBE, sendo que tenho média de 182 do secundário, porém ainda não sei como ir-me-á correr o exame de mat. Se não conseguir entrar na Nova, pondero ir para Economia, Gestão ou Gestão de Marketing no ISCTE (talvez ISEG, mas como primeiro exemplo o ISCTE).

Sei que a Joana Alves (uma blogger do yt que já acabou o mestrado em gestão na Nova SBE) fez equivalência de Gestão no ISCTE para Gestão na Nova SBE, sendo que ainda se safou de álgebra linear (pois não consta no programa curricular de Gestão no ISCTE).

A dúvida que me suscita é se consigo fazer o mesmo que a Joana, caso entre no ISCTE (ou noutra qualquer) e não na Nova; se precisarei de repetir o exame a mat. para finalizar essa equivalência; se essa equivalência implica ou não recomeçar o 1º ano da licenciatura e se, por curiosidade, "safar-me-ei" de algumas disciplinas que, por não ter noutra faculdade, não terei na Nova SBE.

Aguardo por qualquer ajuda :)

Olá! Estou com uma dúvida parecida! Espero que alguém nos responda.
Olá, eu sou aluna do ISCTE e também queria pedir transferência para a Nova SBE. No ISCTE temos 2 cadeiras de matemática no 1º ano: matemática e optimização. Acho que não temos equivalência às matemáticas da Nova SBE, visto que eles têm cálculo I, cálculo II, álgebra .... Para além disso, mesmo que tu faças 2 semestres inteiros no ISCTE, ou seja, 60 créditos, só te dão até 30 créditos de equivalências. Vais ter SEMPRE de voltar para o 1º ano.

Última edição:
Olá, eu sou do iscte e vou concorrer a Nova SBE, tambem nao tenho as notas do 2º semestre.

Olá, eu sou aluna do ISCTE e também queria pedir transferência para a Nova SBE. No ISCTE temos 2 cadeiras de matemática no 1º ano: matemática e optimização. Acho que não temos equivalência às matemáticas da Nova SBE, visto que eles têm cálculo I, cálculo II, álgebra .... Para além disso, mesmo que tu faças 2 semestres inteiros no ISCTE, ou seja, 60 créditos, só te dão até 30 créditos de equivalências, ou seja, vais ter SEMPRE de voltar para o 1º ano.
Ola de novo! Portanto, independente do curso que escolha no ISCTE, poderei tentar concorrer à nova, porém, terei que voltar para o 1o ano para fazer mat e, por consequência, o resto?

• Like

Olá, eu sou aluna do ISCTE e também queria pedir transferência para a Nova SBE. No ISCTE temos 2 cadeiras de matemática no 1º ano: matemática e optimização. Acho que não temos equivalência às matemáticas da Nova SBE, visto que eles têm cálculo I, cálculo II, álgebra .... Para além disso, mesmo que tu faças 2 semestres inteiros no ISCTE, ou seja, 60 créditos, só te dão até 30 créditos de equivalências, ou seja, vais ter SEMPRE de voltar para o 1º ano.
Então para a tua média de transferência vais considerar apenas as notas do 1º semestre certo?

• Like
Então para a tua média de transferência vais considerar apenas as notas do 1º semestre certo?
sim
Ola de novo! Portanto, independente do curso que escolha no ISCTE, poderei tentar concorrer à nova, porém, terei que voltar para o 1o ano para fazer mat e, por consequência, o resto?
basicamente

que documentos tiveste de pedir à tua faculdade?

Última edição:
sim

basicamente

que documentos tiveste de pedir à tua faculdade?
Pedi o que diz no site da Nova:
  • Certificado de habilitações, em que devem constar todas as unidades curriculares em que o aluno se encontra inscrito até ao momento (aprovadas, reprovadas e inscritas), com os respetivos nomes, créditos ECTS e notas. O certificado de habilitações deve indicar claramente o nome do aluno, a sua licenciatura e instituição de origem;
  • Documento comprovativo da instituição de ensino superior na qual realizou a última matrícula, de que esta não caducou por força da aplicação do regime de prescrições em vigor ou que a prescrição já ocorreu há mais de um ano;
  • Declaração com a duração normal do curso de origem;
O certificado de habilitações na minha faculdade foram 20 euros. Vais te candidatar a que curso btw?

Eu não pedi o ceritificado de habilitações, pedi a certidão de aproveitamento porque foi o que me disseram para pedir na minha faculdade.
Em relação aos seguintes documentos:
  • Documento comprovativo da instituição de ensino superior na qual realizou a última matrícula, de que esta não caducou por força da aplicação do regime de prescrições em vigor ou que a prescrição já ocorreu há mais de um ano;
  • Declaração com a duração normal do curso de origem.
Que nome dão na tua universidade ?

Vou concorrer a gestão.

Eu não pedi o ceritificado de habilitações, pedi a certidão de aproveitamento porque foi o que me disseram para pedir na minha faculdade.
Em relação aos seguintes documentos:
  • Declaração com a duração normal do curso de origem.
Que nome dão na tua universidade ?

Vou concorrer a gestão.
Também chamaram certidão de aproveitamento na minha. os outros chamaram "declaração de não prescrição" e " despacho".

Pois...... na minha faculdade deram-me a certidão de matírcula em vez da certidão de não prescrição. Paguei 15 euros por cada documento, já agora pagaste o "despacho"? O que consta nesse documento? Já agora, qual é a tua faculdade atual?

Pois...... na minha faculdade deram-me a certidão de matírcula em vez da certidão de não prescrição. Paguei 15 euros por cada documento, já agora pagaste o "despacho"? O que consta nesse documento? Já agora, qual é a tua faculdade atual?
Só paguei mesmo a certidão de aproveitamento. No despacho estão todas as informações do curso ( duração, cadeiras etc). Tou no Iseg

Boas. Também estou no ISCTE e tenho a duvida se para o cálculo do número de créditos aprovados conto só a nota das cadeiras em que fui avaliado ou se também entram as notas das cadeiras em que me inscrevi mas não obtive classificação por nao serem avaliadas a tempo do concurso de transferência