Novas regras de acesso ao ensino superior

ltmbp2007

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2022
Boas, sei que há muita coisa escrita sobre isto, por isso sinto-me confusa. Podem ajudar?

1) A regra de proporcionalidade para as disciplinas do 10-11-12anos para efeitos de média do Secundário (anuais/bienais/trienais) só se aplica aos alunos que entraram em 2023-24 para o 10ano, certo?

2) As Universidades são obrigadas a considerar pelo menos 2 exam nacionais como condição de acesso já em 2024 ou apenas em 2025? A NovaSBE na sua pag oficial até menciona apenas 2026.

Obrigado pela vossa ajuda,

Leonor

Boas, sei que há muita coisa escrita sobre isto, por isso sinto-me confusa. Podem ajudar?

1) A regra de proporcionalidade para as disciplinas do 10-11-12anos para efeitos de média do Secundário (anuais/bienais/trienais) só se aplica aos alunos que entraram em 2023-24 para o 10ano, certo?

2) As Universidades são obrigadas a considerar pelo menos 2 exam nacionais como condição de acesso já em 2024 ou apenas em 2025? A NovaSBE na sua pag oficial até menciona apenas 2026.

Obrigado pela vossa ajuda,

Leonor
Olá Leonor.
Tendo em conta as informações que obtive, a realização do exame de Português só será obrigatória a partir de 2025, isto é, caso pretendas candidatar-te este ano à universidade à partida só necessitas de um exame como prova de ingresso, dependendo do curso escolhido. Relativamente à primeira questão, eu acho que sim (sem certezas).

Continuações