UA Novas Tecnologias da Comunicação - Aveiro

anitapimenta

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2017
Estou a pensar concorrer para o curso de Novas Tecnologias da Comunicação, mas estou com algumas duvidas pois venho de Linguas e Humanidades e nunca tive nenhum tipo de contacto com multimedia, programaçao, como tambem nunca mexi em nenhum programa tipo photoshop, illustrater... Gostava de saber se é preciso algum tipo de bases ou se é um curso acessivel para quem nunca se envolveu nesse tipo de materia? Nas aulas praticas, como programaçao e como tambem nas aulas onde se trabalha com programas, as mateiras sao leccionadas desde o inico?

Rose

Membro
Matrícula
10 Junho 2016
Estou a pensar concorrer para o curso de Novas Tecnologias da Comunicação, mas estou com algumas duvidas pois venho de Linguas e Humanidades e nunca tive nenhum tipo de contacto com multimedia, programaçao, como tambem nunca mexi em nenhum programa tipo photoshop, illustrater... Gostava de saber se é preciso algum tipo de bases ou se é um curso acessivel para quem nunca se envolveu nesse tipo de materia? Nas aulas praticas, como programaçao e como tambem nas aulas onde se trabalha com programas, as mateiras sao leccionadas desde o inico?
Eu tirei um curso profissional de fotografia e mesmo assim não me sinto totalmente preparada se entrar em NTC. Acho que uma licenciatura é o inicio dos estudos, por isso, obviamente que aprendes tudo do 0. Não tenhas dúvidas se é isso que queres. Para cada curso vão pessoas de diversas áreas do 12ºano, não haverá problema. :wink:

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Alguém que frequente o curso de Novas Tecnologias da Comunicação na UA, que pretendam frequentar, ou que seja aluno da UA e saiba sobre o curso, poderiam dar-me o vosso feedback do mesmo? É um bom curso? Ouvir dizer que por ser muito "geral" não é um curso tão bom assim, o que discordo. O que acham em relação à empregabilidade, cadeiras, professores, praxes? Se puderem, digam a vossa opinião geral sobre a Universidade de Aveiro, o ambiente, etc. Não encontrei muita informação acerca do curso pela net, visto que é minha primeira opção, gostava de saber um pouco mais.

• Like
Reactions: RafaelaSilva97
Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Novas Tecnologias da Comunicação
Instituição
Universidade de Aveiro
Alguém que frequente o curso de Novas Tecnologias da Comunicação na UA, que pretendam frequentar, ou que seja aluno da UA e saiba sobre o curso, poderiam dar-me o vosso feedback do mesmo? É um bom curso? Ouvir dizer que por ser muito "geral" não é um curso tão bom assim, o que discordo. O que acham em relação à empregabilidade, cadeiras, professores, praxes? Se puderem, digam a vossa opinião geral sobre a Universidade de Aveiro, o ambiente, etc. Não encontrei muita informação acerca do curso pela net, visto que é minha primeira opção, gostava de saber um pouco mais.

Eu pretendo ir para esse curso (1ª opção) ! :)
Sim, também ouvi dizer que é muito geral, mas , na minha opiniao pode ser bom, por um lado, pois, aqueles que não tem bases nessa área acabam por não se sentir tão à deriva. Por outro lado, por ser geral, acabamos por nao nos aprofundar muito num determinado ramo que se dá nesse curso. Contudo, existem mestrados para quem se quiser especializar. Além disso, apesar de ter a desvantagem de ser geral, é um curso muito bom (pelo que ouvi dizer (falei com uma antiga aluna deste curso) que tem muita empregabilidade, como por exemplo, na área dos audiovisuais, design, programação, etc. Também dá para trabalhar em empresas estrangeiras, o que é muito bom. Por isso, acaba por ser um curso muito versátil, não estás restrita só aquela área, tens muita hipótese de escolha.
Por fim, soube também que, no geral as pessoas do curso são fixes e ajudam-se umas às outras e que a praxe não é agressiva nem nada que se pareça, é tranquila.

Espero ter ajudado, beijinhos e boa sorte para a tua candidatura!

• Like
Reactions: juli

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Eu pretendo ir para esse curso (1ª opção) ! :)
Sim, também ouvi dizer que é muito geral, mas , na minha opiniao pode ser bom, por um lado, pois, aqueles que não tem bases nessa área acabam por não se sentir tão à deriva. Por outro lado, por ser geral, acabamos por nao nos aprofundar muito num determinado ramo que se dá nesse curso. Contudo, existem mestrados para quem se quiser especializar. Além disso, apesar de ter a desvantagem de ser geral, é um curso muito bom (pelo que ouvi dizer (falei com uma antiga aluna deste curso) que tem muita empregabilidade, como por exemplo, na área dos audiovisuais, design, programação, etc. Também dá para trabalhar em empresas estrangeiras, o que é muito bom. Por isso, acaba por ser um curso muito versátil, não estás restrita só aquela área, tens muita hipótese de escolha.
Por fim, soube também que, no geral as pessoas do curso são fixes e ajudam-se umas às outras e que a praxe não é agressiva nem nada que se pareça, é tranquila.

Espero ter ajudado, beijinhos e boa sorte para a tua candidatura!
Muito obrigada pela tua resposta! Fico feliz em encontrar mais uma pessoa que queira ingressar no curso :D
Sobre ser um curso "geral" definitivamente não vai influenciar na minha escolha, continuará sendo a minha primeira opção. Como disseste, há mestrados, inclusive, um na própria UA que parece-me interessante - Comunicação Multimédia.
Também ouvi dizer que o curso tem muito boa fama e está muito "hypado", não deve ser por acaso não é :)
Mas tenho uma pequena dúvida, não sei se consegues responder, achas que por ter programação acaba por ser mais complicado para um aluno de humanidades? Tenho medo da matemática ahahah
Espero que sejamos colegas de curso e, se não for muito, qual a tua média?

• Like

Jéssica Coutinho

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2018
Olá, sou nova por aqui. Vou concorrer este ano para o ensino superior mas estou ainda com duvidas sobre que ordem colocar os cursos e universidades na candidatura, principalmente entre o que ponho em primeiro e em segundo. Uma das minhas dúvidas é com o curso NTC na ua! Para entrar nesse curso eu tenho média de 12.6 (já com a prova de ingresso) e a média do último colocado no ano passado foi de 13.3. Sendo que a média dos exames nacionais baixaram, acham que a média do curso também irá baixar? Acham que tenho hipóteses de entrar?

• Like
Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
Muito obrigada pela tua resposta! Fico feliz em encontrar mais uma pessoa que queira ingressar no curso :D
Sobre ser um curso "geral" definitivamente não vai influenciar na minha escolha, continuará sendo a minha primeira opção. Como disseste, há mestrados, inclusive, um na própria UA que parece-me interessante - Comunicação Multimédia.
Também ouvi dizer que o curso tem muito boa fama e está muito "hypado", não deve ser por acaso não é :)
Mas tenho uma pequena dúvida, não sei se consegues responder, achas que por ter programação acaba por ser mais complicado para um aluno de humanidades? Tenho medo da matemática ahahah
Espero que sejamos colegas de curso e, se não for muito, qual a tua média?

A mim também não, este curso é a minha 1ª opção desde há uns meses atras e eu já sabia que era "geral".
Não acho que seja . Eu também não tenho bases do secundario neste área e não estou muito preocupada. Existe muita gente que vai para cursos que nao tem muito a ver ou entao nao tem nada a ver com o que estudaram no secundario. Eu também tenho medo da matemática, mas em todos os cursos existe sempre alguma cadeira que temos medo ou o tal dito "cadeirão do curso".
Eu também espero. A minha média é 152,7 e a tua ?

Olá, sou nova por aqui. Vou concorrer este ano para o ensino superior mas estou ainda com duvidas sobre que ordem colocar os cursos e universidades na candidatura, principalmente entre o que ponho em primeiro e em segundo. Uma das minhas dúvidas é com o curso NTC na ua! Para entrar nesse curso eu tenho média de 12.6 (já com a prova de ingresso) e a média do último colocado no ano passado foi de 13.3. Sendo que a média dos exames nacionais baixaram, acham que a média do curso também irá baixar? Acham que tenho hipóteses de entrar?
Olá! Eu acho que deves colocar NTC nas tuas opções à mesma, só para tirar a teima (como costumam dizer "se não tentares nunca vais saber"). No entanto, acho que também deves ver outras soluções, outros cursos relacionados com NTC que tenham média mais baixa e que à partida sabes que vais entrar. Já vi gente a fazer isso noutras áreas e, no ano a seguir, pedia transferência de curso. Mas neste caso, eram cursos não muito relacionados com a área! Mas pronto, é só uma opinião.
Boa sorte para a tua candidatura :)

• Like
Reactions: Jéssica Coutinho

Targaryen

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Olá!!!
Estou a pensar seguir este curso como primeira e única opção no entanto (com a nota mísera a português) não sei se entro. A minha média total (15,3 de secundário mais 10,6 no exame a português) fica 13,45 acham que consigo entrar?? De qualquer maneira, vou à segunda fase de português
Espero mesmo muito entrar porque finalmente encontrei um curso com o qual me identificasse realmente

juli

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Claro que vais entrar!! :)
I hope so ahahah
Olá!!!
Estou a pensar seguir este curso como primeira e única opção no entanto (com a nota mísera a português) não sei se entro. A minha média total (15,3 de secundário mais 10,6 no exame a português) fica 13,45 acham que consigo entrar?? De qualquer maneira, vou à segunda fase de português
Espero mesmo muito entrar porque finalmente encontrei um curso com o qual me identificasse realmente
Olha, na minha opinião acho que a média do curso não vai subir assim tanto, visto que a média de todos os exames que pedem (HCA, Economia e Português) baixaram. Acho que tens hipótese de entrar, e mesmo que não entres na 1ª, tens sempre a 2ª fase. Espero que consigas :)

Targaryen

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
I hope so ahahah

Olha, na minha opinião acho que a média do curso não vai subir assim tanto, visto que a média de todos os exames que pedem (HCA, Economia e Português) baixaram. Acho que tens hipótese de entrar, e mesmo que não entres na 1ª, tens sempre a 2ª fase. Espero que consigas :)

Obrigada!! Vais para este curso?

Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
O exame de português baixou imenso a minha média, fiquei com 140,7 de nota de candidatura :sweat:
De qualquer forma, caso não entre na 1ª fase, fui à 2ª que correu-me melhor
se a média continuar igual ao ano passado, tu entras na 1ª opção, de certeza!
mas pronto, de qualquer das formas, como disseste, tens a 2a fase, como uma segurança, caso nao entres na primeira !
good luck!

darkskym9

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
Olá!!!
Olá!! Também coloquei NTC como primeira opção, e espero que a média não se altere muito. Este ano as notas dos exames nacionais baixaram um pouco e com o aumento de vagas acho que tens boas probabilidades de entrar, no entanto penso que a média do curso não se vai alterar muito, talvez baixe 2 décimas ou 3.
Boa sorte!

pedromagalhaer

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2018
Boa tarde! Descobri, recentemente, a Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação e tenho algumas dúvidas em relação à mesma.
Estive a ver, no site da Universidade de Aveiro, as saídas profissionais e, para ser sincero, não fiquei, de todo, esclarecido. Desta forma, se fosse possível, gostaria que alguém me desse umas luzes.
Gostaria de saber, também, até que ponto, após a licenciatura, um mestrado em Marketing seria vantajoso. Penso que trabalhar com publicidade e marketing era algo que me realizaria.
Falando da universidade em geral: como é o ambiente? como é a praxe?
Desde já, um grande obrigado!

D

Deleted member 922

Guest
Boa tarde! Descobri, recentemente, a Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação e tenho algumas dúvidas em relação à mesma.
Estive a ver, no site da Universidade de Aveiro, as saídas profissionais e, para ser sincero, não fiquei, de todo, esclarecido. Desta forma, se fosse possível, gostaria que alguém me desse umas luzes.
Gostaria de saber, também, até que ponto, após a licenciatura, um mestrado em Marketing seria vantajoso. Penso que trabalhar com publicidade e marketing era algo que me realizaria.
Falando da universidade em geral: como é o ambiente? como é a praxe?
Desde já, um grande obrigado!

Acabei o curso em 2017 e o plano de estudos já mudou ligeiramente (ficou mais actualizado, parece-me), mas posso responder-te com a minha experiência.

O curso dá-te conhecimentos em várias áreas e, desse modo, várias saídas: webdesign, multimédia, webdeveloper, marketing, design gráfico... Encontras ex-alunos a exercer muitas profissões diferentes.
O mestrado em marketing é uma opção para muitos licenciados (por exemplo, eu trabalho em Marketing Digital), tal como mestrado em design, engenharia informática... É uma das vantagens de ser um curso mais "geral" como diziam em cima, podes depois focar-te no que mais gostas, que no meu caso, mudou durante o curso.

Quanto ao ambiente... eu adorei estudar e viver em Aveiro. Exceptuando as escolas superiores, o campo tem todos os departamentos juntos, sendo fácil ir almoçar com o colega de outro curso. A praxe é muito Aveiro, muito regrada e numa ótica de conheceres os teus colegas de todos os anos. Não sei como será com a nova realidade com o Covid, mas nada como experimentares e ver se te identificas. Tenho bons amigos da praxe e bons amigos que não andaram na praxe e mesmo assim se integraram.

Espero ter respondido às tuas questões, apesar de já se terem passado alguns anos...

Pathp26

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2020
Bom dia, estou a pensar em candidarme neste curso mas ainda estou um bocado perdida com as saídas profissionais, eu quero ser animadora 2D/ concept artist então não sei se é melhor Design (na mesma universidade) ou Novas tecnologias da comunicação que acho é mais prático, também não tenho muito conhecimento matemático não sei se mesmo assim seja aconselhável entrar, a minha média é de 14,4