IPV Novos alunos - IPV

Quais foram as vossas opções para a Escola de tecnologia e gestão (IPV-ESTGV)?

• Eng. Eletrotécnica

Votes: 0 0.0%
  • Eng. Informática

Votes: 3 100.0%
  • Eng. Mecânica

• Gestão de empresas

• Gestão industrial

• Marketing

• Tecnologia design e multimédia

Votes: 1 33.3%
  • Tecnologia design de mobiliário

• Turismo

• Contabilidade

• Total voters
    3
  • Poll closed .

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
E quem esta a pensar vir para o IPV este ano?
Alguma duvida coloquem :D

Última edição:

Teresa Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2015
olá eu gostaria que me tirasses uma duvida é assim eu pretendo entrar no curso de serviço social do instituto politécnico de Viseu mas só vai ser lecionado em Lamego oh também pode ser lecionado mesmo na cidade de viseu?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boa tarde
Esse curso só existe mesmo no politécnico de Lamego pelo que não poderá ser lecionado em Viseu.
Tens outros cursos parecidos, mas com algumas diferenças, como Educação Social na Escola Superior De Educação em Viseu.

Matrícula
6 Junho 2015
Boas. Vou para o curso de engenharia informática. Só que estou indeciso entre o IPV e o ISEC. Eu vivo perto de Viseu, por isso se eu ficasse a estudar em Viseu ficaria muito mais barato, só que por outro lado já me disseram que em Coimbra o curso tem outro prestigio, se é verdade ou não, isso já não sei xD. O que acham?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boas...
Eu aconselhava a pesquisar sobre os planos curriculares de cada instituto, pois assim poderias escolher melhor sobre o que mais gostas. (é sempre um principio para escolher...).
No IPV tens um plano geral para informatica, enquanto no ISEC tens (penso eu...) que optar por um dos 3 ramos: Ramo de Redes e Administração de Sistemas; Ramo de Desenvolvimento de Aplicações; Ramo de Sistemas de Informação. (Fonte:http://www.isec.pt/#ofertaFormativa).
Tenta ver qual gostas mais e tenta não relacionar com o prestigio, pois o IPV tem formado muita gente competente com iguais capacidades.
Uma opção que tens é começar em Viseu e se por algum motivo não gostares do curso sempre podes pedir transferencia para o ISEC.
Em baixo deixo-te o plano curricular do IPV, mais alguma duvida expõe que eu tento responder o mais breve possivel!

Plano do IPV:
1.º Ano - 1º Semestre
Álgebra
Análise Matemática
Iniciação à Informática
Introdução à Eletrónica
Introdução à Programação

1.º Ano - 2º Semestre
Estruturas de Dados
Matemática Discreta
Métodos Numéricos
Organização e Gestão de Empresas
Sistemas Digitais

2.º Ano - 1º Semestre
Análise de Sistemas
Arquiteturas de Computador
Métodos Estatísticos
Sistemas de Aquisição de Dados
Técnicas Avançadas de Programação

2.º Ano - 2º Semestre
Complementos de Programação
Sistemas de Informação e Base de Dados
Sistemas Operativos
Tecnologia das Comunicações
Usabilidade 1

3.º Ano - 1º Semestre
Administração de Bases de Dados
Arquiteturas e Protocolos de Comunicação
Complementos de Sistemas Operativos
Design e Desenvolvimento para a Internet
Direito e Deontologia
Investigação Operacional

3.º Ano - 2º Semestre
Engenharia do Software
Gestão de Sistemas e Redes
Inteligência Artificial
Planeamento e Projeto de Redes
Projeto

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boa tarde Miguel!
O único mestrado que tens na área de informática que podes tirar no IPV é de "sistemas e tecnologias de informação para as organizações".
Existe uma parceria com a FEUP (não sei se com todos os cursos), em que o IPV facilita a colaboração com os docentes e os laboratórios da FEUP para alunos de Mestrado, portanto, o teu mestrado ficaria também reconhecido pela FEUP.
Podes também depois da licenciatura, candidatar ao mestrado que tu queres numa outra instituição (se assim desejares...).
Mais alguma dúvida dispõe!

Matrícula
6 Junho 2015
Sim, eu sei que depois posso candidatar-me a um mestrado noutra instituição. Mas o que me disseram foi que por exemplo, na UCoimbra, eles lá dão prioridade a tirar mestrados àqueles que já lá concluíram uma licenciatura. Ou seja, os alunos externos ficam com as vagas que sobrarem. Eu por acaso gostava de tirar um mestrado na FEUP, visto que é das melhores faculdades de engenharia do país.
Então se o IPV tem uma parceria com a FEUP e eu concluir a licenciatura em engenharia informática no IPV, vou ter mais facilidades em poder entrar num mestrado na FEUP, certo?

Obrigado

Matrícula
6 Junho 2015
ok, obrigado. Então se calhar vou mesmo mesmo candidatar-me ao IPV como 1ªopção.
Já agora, na sua opinião, o que achas da vida académica em Viseu?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
A vida academica em viseu nao e comparavel como em coimbra ou outro lado qualquer, mas posso garantir que tens excelentes bares, festas, convivios...
Nao sei se iras querer ser praxado ou nao, mas tambem posso garantir que as praxes sao tambem fantasticas e recomendo!

Mica

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2015
Boa noite,
Em principio vou candidatar-me a um curso do IPV. Quanto tempo duram as praxes? Como é o ambiente académico?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boa noite,
Em principio vou candidatar-me a um curso do IPV. Quanto tempo duram as praxes? Como é o ambiente académico?
Boa noite Mica!
As praxes comecam desde o ato da matricula e acabam na semana academica (+/- em Maio), basicamente tens em alguns cursos 2 praxes por semana ou apenas 1 por semana. Tens interrupcao da praxe em epocas de exames e provavelmente para abril as praxes sao basicamente para prepararem o desfile academico. As praxes (pelo menos no meu curso) nao sao ofensivas e sao bastante divertidas e "educacionais" no sentido da educacao para a comunidade academica!
A vida academica (se fores para a ESTV) tens uma enormidade de bares e festas, sempre com bom ambiente. Tens tambem discotecas muito proximas (palhad'aco e o Ice no palacio do gelo) e otimo pessoal pronto a ajudar e a festejar :p
Alguma duvida nao hesites
Cumprimentos