Boa tarde! Espero que estejam todos felizes!
Preciso de alguns esclarecimentos e/ou conselhos, se for possível, por favor. Acontece que, neste momento, passei para o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias e nunca tive qualquer formação musical ou sequer aulas de música ou de canto. Contudo, desde os meus 6 anos que amo cantar e tento melhorar sozinha a cada dia que passa, se bem que sei perfeitamente que ainda não possuo conhecimentos suficientes nessa área. Por outro lado, decidi estudar teoria musical sozinha, através de um livro que encontrei na internet e que incluem exercícios, isto em maio/junho. Além disso, vou começar também a estudar História da Música, ainda não sei exatamente como, e tentar treinar a minha técnica vocal através de algumas aplicações e sites; pode não ser grande coisa, mas estou mesmo a esforçar-me para adquirir os conhecimentos requeridos, quase do zero. Adiante, o que eu gostaria de saber é se sabem alguma dica que me possam dar no sentido de como realizar o meu estudo autónomo de modo que consiga melhorar até um nível minimamente bom para me candidatar à ESML (Escola Superior de Música de Lisboa), mais precisamente na variante de Execução e no ramo de Canto, para entrar no ano letivo 2022/2023.
Também estive a pensar em pedir à minha mãe para me inscrever em aulas de música e/ou de canto, se bem que não sei se isso é financeiramente possível. O problema é que, a partir das minhas pesquisas, não consigo perceber se as escolas são boas ou não. Por acaso conhecem alguma escola de música e/ou de canto onde possa ter aulas em Setúbal ou Lisboa, com preços acessíveis? Eu sou do conselho do Barreiro, Setúbal, pelo que o primeiro distrito mencionado é-me preferível.
Falando agora sobre a ESML, tenho algumas dúvidas cujas respostas não consegui encontrar no seu website. Primeiro, é necessário saber tocar algum instrumento previamente, mesmo se nos candidatarmos para Canto, dentro da variante de Execução. Segundo, quanto às provas específicas deste ramo, as obras são de livre escolha, a faculdade providencia-nos uma lista de obras entre as quais temos de escolher para realizar as provas, as mesmas devem ser compostas por nós ou a origem das obras que devemos cantar é outra que nem consigo imaginar? Outra dúvida que tenho é em relação às propinas: qual é o valor total por ano e como é que estas são pagas, anualmente ou às prestações e de quantos meses, se for esse o caso? Uma última dúvida que possuo, por enquanto, é inerente às bolsas de estudo? A ESML disponibiliza estas bolsas? Se sim, como é que devo proceder para me candidatar à mesma e o que é necessário para tal?
Muito obrigada pela atenção! Beijinhos!