O curso de Música existe!

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Olá @Sol M
Infelizmente não consigo responder à grande maioria das questões que colocastes.
Relativamente às propinas tens aqui informação do valor aplicado no ano letivo 2020/2021: Propinas
Podes consultar como funciona a candidatura e os documentos necessários para a Licenciatura de Música 2021/2022 aqui: CANDIDATURAS | LICENCIATURA EM MÚSICA
Talvez consigas contactar diretamente a instituição de ensino superior em causa e esclareceres as tuas dúvidas. Tens os contactos aqui: Contactos

• Like
Reactions: Sol M

Akiani

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Boa tarde! Espero que estejam todos felizes!
Preciso de alguns esclarecimentos e/ou conselhos, se for possível, por favor. Acontece que, neste momento, passei para o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias e nunca tive qualquer formação musical ou sequer aulas de música ou de canto. Contudo, desde os meus 6 anos que amo cantar e tento melhorar sozinha a cada dia que passa, se bem que sei perfeitamente que ainda não possuo conhecimentos suficientes nessa área. Por outro lado, decidi estudar teoria musical sozinha, através de um livro que encontrei na internet e que incluem exercícios, isto em maio/junho. Além disso, vou começar também a estudar História da Música, ainda não sei exatamente como, e tentar treinar a minha técnica vocal através de algumas aplicações e sites; pode não ser grande coisa, mas estou mesmo a esforçar-me para adquirir os conhecimentos requeridos, quase do zero. Adiante, o que eu gostaria de saber é se sabem alguma dica que me possam dar no sentido de como realizar o meu estudo autónomo de modo que consiga melhorar até um nível minimamente bom para me candidatar à ESML (Escola Superior de Música de Lisboa), mais precisamente na variante de Execução e no ramo de Canto, para entrar no ano letivo 2022/2023.
Também estive a pensar em pedir à minha mãe para me inscrever em aulas de música e/ou de canto, se bem que não sei se isso é financeiramente possível. O problema é que, a partir das minhas pesquisas, não consigo perceber se as escolas são boas ou não. Por acaso conhecem alguma escola de música e/ou de canto onde possa ter aulas em Setúbal ou Lisboa, com preços acessíveis? Eu sou do conselho do Barreiro, Setúbal, pelo que o primeiro distrito mencionado é-me preferível.
Falando agora sobre a ESML, tenho algumas dúvidas cujas respostas não consegui encontrar no seu website. Primeiro, é necessário saber tocar algum instrumento previamente, mesmo se nos candidatarmos para Canto, dentro da variante de Execução. Segundo, quanto às provas específicas deste ramo, as obras são de livre escolha, a faculdade providencia-nos uma lista de obras entre as quais temos de escolher para realizar as provas, as mesmas devem ser compostas por nós ou a origem das obras que devemos cantar é outra que nem consigo imaginar? Outra dúvida que tenho é em relação às propinas: qual é o valor total por ano e como é que estas são pagas, anualmente ou às prestações e de quantos meses, se for esse o caso? Uma última dúvida que possuo, por enquanto, é inerente às bolsas de estudo? A ESML disponibiliza estas bolsas? Se sim, como é que devo proceder para me candidatar à mesma e o que é necessário para tal?
Muito obrigada pela atenção! Beijinhos!

Olá!

Embora eu esteja noutro curso, futuramente gostaria de estudar música mais aprofundadamente e já tenho pesquisado algumas coisas sobre o assunto, por isso vou responder aquilo que sei e que consigo, mas procura dias abertos, feiras do Inspiring Future, fala com estudantes da ESML e procura falar com a AE, de certeza que as pessoas dentro do curso te vão poder ajudar bem mais do que eu!
Como passaste para o 12º, ainda tens um ano em que podes fazer muita coisa. Como disse acima, procura falar com pessoas do curso, e com um ano antes de ires para a faculdade, tens mais do que tempo para falares com pessoas do curso.
Tendo eu estado num coro 12 anos, aprendi bem as bases de canto mas também desenvolvi alguns problemas. Como disseste que nunca tiveste aulas de canto, nunca tiveste mesmo ou já tiveste alguma aula aberta? Já alguma vez viste a tua saúde vocal por um médico/a ou terapeuta da fala (o nome da profissão engana muito)? Caso contrário, uma das primeiras coisas que aconselho é seres vista por um profissional, para veres se estás a aplicar bem a técnica e, sobretudo, se nunca desenvolveste nenhum problema vocal. Como deves de imaginar, a saúde vocal é um bem fundamental para quem adora cantar, e da minha experiência, aprenderes a cantar completamente sozinha pode correr mal (e correu mal para mim). Nesse coro onde estive, aprendi algumas bases, mas tinha poucas aulas individualizadas, e dada toda a minha experiência musical, aconselhava a teres aulas nem que fosse de tempos a tempos, para teres a certeza que estás a aplicar bem as técnicas, e acima de tudo, sem prejudicar a tua saúde vocal.
Também estou a estudar teoria musical, se quiseres, podemos trocar materiais. Também quero estudar História da Música, também não sei como, por isso se souberes, depois diz-me, sff!
Não te consigo dar dicas para estares à altura da EMSL, mas fazes mesmo questão de ter uma licenciatura na área? Se sim, já ponderaste outras faculdades? Sei que a universidade de Évora não exige pré-requisitos, também tem canto, e talvez essa ou outra faculdade possa ser uma opção para ti. Se não quiseres necessariamente uma licenciatura, conheço duas escolas de jazz em Lisboa que têm cursos de música que não são licenciaturas, mas permitem-te aprender, exercer a profissão e, mais tarde, se quiseres, entrares numa licenciatura (já ficas com as tais bases). E se procurares, de certeza que encontras mais! Descobri, à pouco tempo, a possibilidade de fazeres graus académicos reconhecidos mundialmente, de sítios como o Trinity College, que te permite aprenderes as técnicas e peças em escolas de música que tenham acordo com o Trinity College, fazer o exame do respetivo grau académico (secundário, CTESP, licenciatura, etc) e mais tarde, prosseguir para a profissão, no entanto, esta opção pode exigir um encargo económico maior, dado que não sabendo o teu nível, podes ter de fazer o nível equivalente ao do secundário antes do equivalente ao CTESP e por aí adiante. Outra opção, se decidires ir para longe, é que sei que há um CTESP num politécnico do interior, acho que Bragança mas não quero garantir, que é mais virado para a área que acho que tu queres, mas não sei se te dá acesso a alguma licenciatura de lá ou não, tens de ir pesquisar melhor.
Em relação às aulas de canto, eu diria que qualquer escola é boa, desde que te sintas bem com elas. Em relação aos preços, eu só conheço em Lisboa, e as mensalidades rondam os 100 euros/mês, com aulas de canto individuais entre os 30-50 min, pelo menos dos sites em que eu vi. Encontrei, contudo,uma escola em Lisboa a 70 euros/mês, em Setúbal não sei, mas consegues pesquisar rapidamente na internet. Outra opção, pode ser procurares por professores em sites como o Superprof, onde podes ter bons professores a um preço que te seja mais acessível. Quer no Superprof quer nas escolas de música, pelo menos em Lisboa, tanto podes ter aulas presenciais ou online, de acordo com a tua preferência.
As dúvidas específicas da EMSL eu não te sei responder, mas acredito que as obras sejam uma lista de obras dada previamente pela faculdade e não uma composição tua, por um motivo simples: por uma questão de justiça para com todos os estudantes e de manter os níveis de rigor e exigência, a faculdade tem de garantir que as peças sejam igualmente complexas e que cumpram os critérios previamente definidos pela faculdade, e numa lista de obras a faculdade consegue garanti-lo. Contudo, é uma boa questão para colocares à AE da EMSL.
Em relação à bolsa de estudos, tens um fórum da Uniarea para essas questões. As bolsas são atribuídas num concurso à parte, a nível nacional, e têm os seus próprios critérios de quem pode usufruir delas, geralmente para famílias com menos posses. Podes procurar aqui nos tópicos da Uniarea, de certeza que encontras respostas às dúvidas que tens e, se não conseguires, pergunta, há aqui alguém que sabe de certeza! E só te candidatas às bolsas quando concorres para a faculdade, por isso, ainda tens tempo para te preocupar com isso.
Eu não sei se te consigo responder a mais dúvidas, mas se estiveres confusa com algo diz, se quiseres mais dicas de canto/estudo da música (estou, de momento, a aprender o meu terceiro instrumento) ou outra coisa que eu possa ajudar, diz! Eu aqui só te quis mostrar opções para o que queres, não propriamente indicar o melhor caminho, tu é que tens de decidir qual o melhor caminho para ti! Se eu fui confusa diz que explico melhor.
E vai dando novidades, também gostava de aprender mais coisas de música ;)
Beijinhos.

• Like
Reactions: Sol M

Sol M

Membro
Matrícula
12 Junho 2019
Olá @Sol M
Infelizmente não consigo responder à grande maioria das questões que colocastes.
Relativamente às propinas tens aqui informação do valor aplicado no ano letivo 2020/2021: Propinas
Podes consultar como funciona a candidatura e os documentos necessários para a Licenciatura de Música 2021/2022 aqui: CANDIDATURAS | LICENCIATURA EM MÚSICA
Talvez consigas contactar diretamente a instituição de ensino superior em causa e esclareceres as tuas dúvidas. Tens os contactos aqui: Contactos
Muito obrigada pela ajuda!

• Like
Reactions: Fábio T.