O meu maior problema na faculdade

O vosso primeiro ano foi fácil?

• Sim

Votes: 7 35.0%
  • Não

Votes: 13 65.0%

• Total voters
    20

Cristiana Marques

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2018
Curso
Línguas, literaturas e culturas
Instituição
FLUP
Ingressei o ano passado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O meu primeiro ano foi algo difícil, com um horário acessível mas a tornar-se complicado porque fui e continuo a ser trabalhador-estudante.
As minhas maiores dificuldades foram talvez acompanhar as matérias. Não porque fossem difíceis, mas por serem diferentes. Os professores são mais exigentes e mais atentos, qualquer falha vossa, não pensam duas vezes em reprovar-vos. Não facilitam tanto como no secundário. Vocês fazem uma oral uma vez e se falharem, só têm a época de recurso para a acertarem. Caso não consigam, reprovam à cadeira por falta de componente.
O que é reprovar a cadeira e como pode isso acontecer? Simples. Caso falhem num teste ou exame, falta de componente; caso faltem imensas vezes às aulas, falta de frequência e podem também reprovar por fraude, ou seja, por serem apanhados a copiar.
O que mais têm de ter a noção é que vão escrever muito e estudar muito e vão querer apenas passar à cadeira, pelo menos para começar.
Não comecem com grandes expectativas. A faculdade é difícil mas assim que se habituarem, vão ver que a fazem com muito mais espírito e muito mais confiança.
Façam amizades novas e tirem apontamentos. Muitos apontamentos!!

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
História e Arqueologia
Instituição
Universidade de Évora
vão querer apenas passar à cadeira, pelo menos para começar.
Não comecem com grandes expectativas.
Depende de muitos factores. Do curso, da vontade de estudar, das noitadas nos copos, nalguns casos dos professores, da ambição do estudante, da assiduidade e atenção às aulas, etc
O meu 1º ano há uns anos atrás, embora atípico, pareceu-me fácil e fiquei com a impressão de que se me tivesse dedicado um pouco mais, poderia ter subido algumas notas.