O que é preciso para ser professor?

vento5886

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2023
Curso
Artes Visuais - 12° ano
Olá. Eu desde do 11° ano, ando a pensar em ser professor. Começou apenas como uma piada porque toda a gente dizia que parecia um stor a ajudar os meus amigos e colegas com GDA, mas agora ando mesmo a considerar seguir a área da educação.
Pretendo ir para Artes Plásticas e Multimédia em Évora, e para seguir este caminho, eu ainda não percebi como se faz.
Pelo o que eu pesquisei e remexi, tenho duas opções: fazer um mestrado em Educação da área das artes ou servir tempo de serviço docente durante 5 anos.
Pela minha pesquisa, o único mestrado de ensino da área é em Lisboa (Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Sobre o tempo de serviço docente, não percebi como e aonde é que se as cumprem.
Se alguém poder ajudar, agradeço muito.

Sobre o tempo de serviço docente, não percebi como e aonde é que se as cumprem.
Devido à falta de professores, eles vêem-se obrigados a contratar professores que não têm mestrados em ensino, mas têm habilitação própria para as disciplinas em questão através da sua licenciatura. Acredito que é a esses casos que isso se refere.
Pela minha pesquisa, o único mestrado de ensino da área é em Lisboa (Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Se pretendes seguir essa via, recomendo-te desde já que vejas o edital de concurso deste mestrado para garantir que a licenciatura em que vais ingressar te dá acesso.

• Like
Reactions: vento5886

Boa noite.
Já não é possível fazer a profissionalização em serviço para se ser professor profissionalizado. Este era um Mestrado da Universidade Aberta sendo que o último teve início em setembro de 2024 e não vai ser lecionado nos próximos anos letivos a menos que a lei mude novamente 🤞🍀Para te puderes candidatar a este mestrado tinhas de ter 1825 dias de serviço, o que corresponde a 5 anos completos de serviço docente. Tinhas de conseguir ser colocado com habilitações suficientes ou habilitações próprias e os dias de serviço iam somando até perfazer os 5 anos.