O que é que eu quero ser?

Aurora de Magalhães

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2021
Olá a todos,
O meu nome é Aurora e vou frequentar o último ano letivo do mestrado em Psicologia na Universidade de Coimbra no ramo da Psicoterapia Sistémica e Familiar.
Esta subespecialização da psicologia clínica não era, de todo o que eu queria. A parte teórica do modelo sistémico é interessante, no entanto, considero-o muito difícil de executar em terapia. Ao longo do ano passado a minha crença de que o exercício da profissão de psicóloga não é adequada para mim tem vindo a aumentar exponencialmente. Este ano tenho de fazer o estágio e é essa experiência que vai confirmar ou anular a minha crença.
E se eu chegar à conclusão de que ser psicóloga não é de todo para mim? Faço outro mestrado? Um MBA?
Já coloquei várias vezes a mim própria a possibilidade de tirar outro curso. Se for uma licenciatura serão mais 3 anos e quando acabar terei 27 anos, se tiver de fazer mestrado serão mais 5. Serei demasiado velha para entrar no mercado de trabalho?
Agradeço, desde já, a todos os que quiserem ajudar🙂

Olá Aurora! Espero que esteja tudo bem contigo!
Estou numa situação parecida com a tua. Já fiz uma Licenciatura e cheguei à conclusão que não era o que eu queria para mim. Preparei-me um ano, estive a trabalhar e a estudar para o exame nacional, e concorri a Psicologia. Se tudo correr bem e entrar este ano, também vou sair da universidade com essa idade. Segue aquilo que tu gostas realmente de fazer. O meu conselho é mesmo fazeres o último ano do mestrado, e no estágio perceberes se na prática te vês ou não a exercer Psicologia. Se não, não é o fim do mundo e tu ainda és muito nova!!! Não desistas de ti nem do que te apaixona! Se ainda não sabes o que é, mas tens a certeza que não é a área da Psicologia, não tenhas medo de ''desistir'' de algo que não te faz bem e procura aquilo que faz! Nunca é demasiado tarde para tentar outra área! E sim, também podes considerar fazer outro mestrado, que não esteja ligado à parte clínica, e ver se te sentes realizada mais nessa área (ex. educação). Muitas vezes não escolhemos o mais certo para nós à primeira porque também não temos conhecimento, não sabemos se iremos gostar ou não.. Quem sabe se tu te vês como Psicóloga, mas a trabalhar num contexto diferente daquele para o qual te direcionaste com a escolha desse mestrado?

Conheço pessoas muito mais velhas que tu e estão no ensino superior. Já tinham carreiras estáveis e tiveram a coragem de sair da sua zona de conforto e correram o risco de seguir uma coisa que gostassem mesmo! Um curso superior não é uma coisa permanente que vai ditar como vai ser a tua vida daqui para a frente. Podes sempre mudar!

A tua vida não vai acabar aos 30 (pelo menos, espero que não!!) e vais ter muito tempo para exercer numa profissão que escolhas :) Pensa que nessa idade já terás muitos mais conhecimentos, uma maior visão das coisas e experiência do que candidatos mais novos. Para além disso, há espaço para todos :) Quero ainda salientar que não és a única nessa situação e que não estás sozinha!

Pensa no agora e no futuro mais próximo (estou feliz agora? Sinto-me realizada? Gosto de estudar isto? Vejo-me a aplicar o que aprendi no meu dia-a-dia? Estou disposta a estudar mais sobre estes temas de modo a melhorar a qualidade dos meus serviços? Se não, o que posso fazer este ano para ir preparando uma mudança na minha vida?...).
Em relação à tua entrada no mercado de trabalho aos 27 anos, deixa o futuro incerto para a altura em que não for mais futuro 😉
Pensa no Agora e nas decisões que podes tomar Hoje!

Toda a sorte para ti 🙂

E não te esqueças,
''Se o plano A não der certo, o alfabeto tem mais 25 letras!''

Última edição: