O que acham que vai acontecer as médias das universidades que se usa o exame de matemática?

Dlop

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2020
Olá des de já obrigado por estares a ler isto.
Dia 28 fiz o exame de matemática e bem não correu nem perto que eu esperava, tencionava entrar na isep mas como tinha média de 10/11/12 ano de um total de 17,22 e precisava de um 16 no exame de matemática ( impossível tirar essa nota), então minha direcção agora está para Coimbra ou Felgueiras o que acham dessas universidades sabendo que quero seguir engenheira informática? Mas a questão principal é, o que acham das médias de universidade com exame matemática vai baixar/ subir apesar de ser uma pergunta antecipada gostava de saber o que acham depois da 1° fase do exame de matemática.

Olá,
Muitas pessoas acharam o exame bastante dificil, portanto as médias devem descer.
Concordo! Mas não nos esqueçamos que o exame do ano passado ainda será usado por algumas pessoas para acesso ao ensino superior e as médias subiram significativamente em relação ao ano anterior.
Só teremos (mais) certezas depois de saírem as notas dos exames

• Like
Reactions: Dlop
Concordo! Mas não nos esqueçamos que o exame do ano passado ainda será usado por algumas pessoas para acesso ao ensino superior e as médias subiram significativamente em relação ao ano anterior.
Mas há razão para acreditar que este número não é residual?
Temos dados acerca de quantos estudantes se candidatam com exames desfasados face ao seu percurso no secundário?

• Like
Pois, acredito que para a média ser muito afetada tinha que haver muitas pessoas a candidatar-se com o exame do ano passado. A maioria das pessoas que fizeram no ano passado devem de estar já no ensino superior e provavelmente não se voltam a candidatar. Acredito que as médias sejam pouco afetadas por esse exame.

Acerca do exame deste ano, então a opinião geral é que foi difícil? Aqui na minha escola acharam fácil, mas fomos poucos a fazer.

• Like
Temos dados acerca de quantos estudantes se candidatam com exames desfasados face ao seu percurso no secundário?
Sim, claro.
Mas quando pensamos em cursos com biologia como prova de ingresso, p.e, pensamos no exame do ano atual e anterior, apesar de este ser um exame de 11° (pelo menos do que vejo de fóruns e etc). Haverá sempre algumas pessoas que usarão o exame antigo, mesmo que esse número seja residual. Só mencionei a questao do ano anterior porque realmente parece me que as médias do exame vão descer muiito hahaha.
Post automatically merged:

Pois, acredito que para a média ser muito afetada tinha que haver muitas pessoas a candidatar-se com o exame do ano passado. A maioria das pessoas que fizeram no ano passado devem de estar já no ensino superior e provavelmente não se voltam a candidatar. Acredito que as médias sejam pouco afetadas por esse exame.

Acerca do exame deste ano, então a opinião geral é que foi difícil? Aqui na minha escola acharam fácil, mas fomos poucos a fazer.
Pela minha zona diz-se que foi difícil… como nao fiz exame nao te posso dar uma opinião própria. Mas acho que isso vai em geral variar um pouco de aluno para aluno :)

• Like
Haverá sempre algumas pessoas que usarão o exame antigo, mesmo que esse número seja residual
Acho que percebi mal, então. O que eu achava era que a maioria das pessoas usava o exame antigo, e o que eu questionei era se o número de pessoas a repetir o exame é que não era residual.

• Like
Acho que percebi mal, então. O que eu achava era que a maioria das pessoas usava o exame antigo, e o que eu questionei era se o número de pessoas a repetir o exame é que não era residual.
ahh, entendo! O número será realmente residual, apenas achei que é um fatorzinho a ter em conta 🥰

• Like
Bem então o mais provável é baixarem as médias para cursos onde só se use o exame de matemática. Mas lá está, só saberemos quando saírem as notas.

• Like
Reactions: bia.005
Quem fez o exame de matemática o ano passado e não entrou, deve repetir esssr exame este ano, por não ter tido nota suficiente no ano passado… então acho que não influencia tanto e as médias vão descer, visto que os exames com as médias mais altas, de 2020, deixaram de estar válidos

Residual não é. Em 2021 e 2022 ainda se sentiu a influência dos exames anteriores mais fáceis.
Se o exame de matemática foi difícil então o mais provável é as medias baixarem um pouco mas não esperem grandes quedas.
Post automatically merged:

Quem fez o exame de matemática o ano passado e não entrou, deve repetir esssr exame este ano, por não ter tido nota suficiente no ano passado… então acho que não influencia tanto e as médias vão descer, visto que os exames com as médias mais altas, de 2020, deixaram de estar válidos
Não necessariamente. Existe muitas pessoas que decidem fazer um gap year por isso temos de ter essas pessoas em consideração. E mesmo as pessoas que não tiveram suficiente o ano passado este ano já podem ter mais que suficiente dependendo das médias do exame de matemática.

• Like
Existe muitas pessoas que decidem fazer um gap year por isso temos de ter essas pessoas em consideração.
Este número é também residual. Valeria a pena considerar estes estudantes, bem como os que repetem exames, se fossemos fazer uma análise rigorosa. Ora, os dados que temos não nos permitem uma análise com esse rigor.

Com os dados das médias, e até das distribuições pelas notas dos estudantes, podemos fazer previsões pouco rigorosas. Não adianta estar a considerar cada pequeno detalhe quando a parte "grande" já requer que se assuma tanta hipótese questionável (como, por exemplo, que a variação da média tem impacto proporcional em todos os cursos, que não acontece).

Última edição:
  • Like
Este número é também residual. Valeria a pena considerar estes estudantes, bem como os que repetem exames, se fossemos fazer uma análise rigorosa. Ora, os dados que temos não nos permitem uma análise com esse rigor.

Com os dados das médias, e até das distribuições pelas notas dos estudantes, podemos fazer previsões pouco rigorosas. Não adianta estar a considerar cada pequeno detalhe quando a parte "grande" já requer que se assuma tanta hipótese questionável (como, por exemplo, que a variação da média tem impacto proporcional em todos os cursos, que não acontece).
Mas aí que estás tu dizes que é residual mas afeta sempre não é desprezável de maneira nenhuma. Claro que a media não sobe isso é óbvio, mas graças a estás pessoas a media também não desce assim tanto.
É não se queremos fazer "previsões" das notas temos de incluir estes alunos também porque é sempre uma parte independente se estamos a ser rigorosos ou não.
Se fosse assim então era so olhar para as médias dos exames e pronto

• Like
Mas aí que estás tu dizes que é residual mas afeta sempre não é desprezável de maneira nenhuma
Vamos por outro caminho, então. Tens dados para distribuir a variação da previsão nota deste ano pela variação da média do ano anterior e do ano antes desse? Eu não tenho. Ou invento, ou jogo pelo seguro e tomo só a variação pelos estudantes que seguem o percurso sem repetir exames, ou seja, tomo por residual a variação por estudantes que repetem os exames. Assim sendo, faço o segundo.

É o equivalente de desprezar a resistência do ar em Física - uma simplificação adequada ao rigor que pretendemos e conseguimos.

Aliás, por acaso podíamos ir pela idade dos estudantes do curso no ano passado e assumir que seria igual este ano, e assumir também que entram todos esses pelo CNAES repetindo exames. Mas isso nem reflecte os que repetem exames de 11º no 12º nem que há estudantes mais velhos que entram por outros concursos. Mais hipóteses questionáveis para adicionar complexidade que simplesmente não vale a pena considerando o quão questionável a previsão já é em geral devido às hipóteses base.

Última edição:
Mas aí que estás tu dizes que é residual mas afeta sempre não é desprezável de maneira nenhuma. Claro que a media não sobe isso é óbvio, mas graças a estás pessoas a media também não desce assim tanto.
É não se queremos fazer "previsões" das notas temos de incluir estes alunos também porque é sempre uma parte independente se estamos a ser rigorosos ou não.
Se fosse assim então era so olhar para as médias dos exames e pronto
Acho que estás a pensar demasiado, queres pensar em toda a gente, não vais chegar a conclusão nenhuma

• Like
Acho que estás a pensar demasiado, queres pensar em toda a gente, não vais chegar a conclusão nenhuma
Ninguém está a pensar demasiado. Tu estás completamente a ignorar essas pessoas e elas sempre têm um papel. E eu já tinha chegado a um conclusão possível se tu tiveste lido o que disse anteriormente. "Se o exame de matemática foi difícil então o mais provável é as medias baixarem um pouco mas não esperem grandes quedas.".
Por isso sim eu já tinha chegado a uma conclusão muito simples.
E se quiseres utilizar a resistência do ar ou o atrito em física, é verdade muitas vezes podemos desprezar para tornar os nossos cálculos mais simples, mas nos aí sabemos que os nossos resultados obtidos nunca vão ser assim no mundo real pois mesmo desprezando esses elementos eles existem e são reais, e as médias da universidade não é um exercício de física por isso é que eu chamei a atenção a isto mas mesmo assim dei uma conclusão que claramente não leste.

• Like
Dia 28 fiz o exame de matemática e bem não correu nem perto que eu esperava, tencionava entrar na isep mas como tinha média de 10/11/12 ano de um total de 17,22 e precisava de um 16 no exame de matemática ( impossível tirar essa nota), então minha direcção agora está para Coimbra ou Felgueiras o que acham dessas universidades sabendo que quero seguir engenheira informática? Mas a questão principal é, o que acham das médias de universidade com exame matemática vai baixar/ subir apesar de ser uma pergunta antecipada gostava de saber o que acham depois da 1° fase do exame de matemática.
Estou há dois anos em Felgueiras, não gostei e agora vou concorrer para o ISCTE e Coimbra (Curso Europeu que me parece diferente e interessante), tenho muitos colegas que gostaram, outros que nem tanto. Uma coisa importante, apesar de a faculdade existir há mais de 20 anos só este ano começaram as obras para construírem a universidade em si sendo que para já vais ter várias aulas em contentores (não muito confortáveis). A faculdade é muito pequena, a maior parte dos professores é atencioso mas infelizmente não são todos e este ano sentiu-se a falta de professores em algumas cadeiras tendo existido alguma revolta por parte dos alunos porque alguns exames não foram corrigidos a tempo (e alguns foram corrigidos quase á meia noite mesmo no limiar do dia limite).
É a pior universidade do mundo? Não é. Em termos de vida acadêmica é capaz de ser das piores derivado a ser uma universidade pequena e estar separada por varias dezenas de quilômetros das outras.

Principalmente em trabalhos de grupo foi muito frustrante as constantes baldas e trabalhos em que todas as linhas de código no projeto foram escritas e idealizadas por mim.

No lado dos positivos e apesar das poucas parcerias eles têm o projeto BLIP o que te vai permitir, se assim entenderes, andar a ter experiências espetaculares de curta duração lá fora, eu por exemplo fui duas vezes á Lituânia e podia ter ido há umas semanas a Almería mas tive um imprevisto que me impossibilitou de ir, duas experiencias espetaculares.

Esta foi a minha experiencia, como já disse não foi muito boa mas muito por culpa própria, não a tomes como verdade absoluta, se calhar se tivesse tido mais sorte nos grupos de trabalho ou se tivesse sido um pouco mais extrovertido estaria aqui a dizer-te que era a melhor universidade do mundo, não baseies a tua escolha só no meu relato.

Olá! Sou estudante de EI no ISEP, indo agora para o 3º ano. Conheço várias pessoas que entraram em Felgueiras para fazer transferência depois do 1º ano para o ISEP.

Como a média dos exames desceu 9 décimas, a média do curso é capaz de descer também, mas ainda é imprivisível.

Olá a todos, agora que saíram as notas dos exames podemos falar com mais algumas certezas. Eu pessoalmente também fiz o exame de matemática e daquilo que tenho ideia e vi, as notas foram muito abaixo do esperado (no geral), tive imensas pessoas da minha turma que reprovaram com notas de 1,2,3.. valores e mesmo os bons alunos, poucos/nenhuns passaram dos 14 ou 16 valores.
A meu ver e do que já se ouviu falar nas notícias, o mais provável é que as médias baixem um pouco.