o que devo fazer para ser professor@?

Cadence

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Olá! Estou no 10 ano em Humanidades e gostaria de ser professora de línguas estrangeiras no futuro (francês e inglês)
Eu tive francês no ensino básico mas não tenho atualmente como disciplina, mas sei falar bem em ambas as línguas

O meu problema é que não sei o que devo fazer para alcançar o meu objetivo e a questão dos exames me confunde…
No 11 e 12 ano terei que fazer exame só destas duas línguas? Posso fazer o de Francês mesmo que não a tenha como disciplina? O que preciso de fazer exatamente?

Está um pouco confuso hehe… mas agradecia se alguém me pudesse ajudar!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Estou no 10 ano em Humanidades e gostaria de ser professora de línguas estrangeiras no futuro (francês e inglês)
Eu tive francês no ensino básico mas não tenho atualmente como disciplina, mas sei falar bem em ambas as línguas

O meu problema é que não sei o que devo fazer para alcançar o meu objetivo e a questão dos exames me confunde…
No 11 e 12 ano terei que fazer exame só destas duas línguas? Posso fazer o de Francês mesmo que não a tenha como disciplina? O que preciso de fazer exatamente?

Está um pouco confuso hehe… mas agradecia se alguém me pudesse ajudar!
Olá! Depende do nível de ensino em que queiras leccionar, mas visto estares a dizer Francês-Inglês, vou deduzir que te referes ao 3º ciclo e Ensino Secundário. Para seres professora nesses ciclos de estudo, tens que tirar um mestrado em Ensino dessas mesmas línguas. Por esse motivo, terás que escolher uma licenciatura que cumpra os requisitos de acesso a esse mesmo mestrado. Recomendo que fiques atenta a este artigo, que será actualizado ao longo dos próximos meses: Queres ser professor do 1º, 2º, 3º ciclo ou Ensino Secundário? Tudo o que precisas saber | Uniarea

De qualquer das formas e como estás ainda no 10º ano, diria que terás tempo para escolher a licenciatura que queres. Regra geral, as licenciaturas que reúnem condições para acederes ao mestrado em Ensino são as que pedem como prova de ingresso exames dessas línguas, portanto, eu recomendaria fazeres pelo menos o exame de Inglês no 11º ano. Podes fazer o exame de Francês, também, mesmo que não tenhas a disciplina - para isso, bastará no 11º ou 12º ano inscreveres-te no exame e ele pode contar-te como prova de ingresso nos cursos que aceitem Francês.

• Like
Reactions: Cadence

Cadence

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Olá! Depende do nível de ensino em que queiras leccionar, mas visto estares a dizer Francês-Inglês, vou deduzir que te referes ao 3º ciclo e Ensino Secundário. Para seres professora nesses ciclos de estudo, tens que tirar um mestrado em Ensino dessas mesmas línguas. Por esse motivo, terás que escolher uma licenciatura que cumpra os requisitos de acesso a esse mesmo mestrado. Recomendo que fiques atenta a este artigo, que será actualizado ao longo dos próximos meses: Queres ser professor do 1º, 2º, 3º ciclo ou Ensino Secundário? Tudo o que precisas saber | Uniarea

De qualquer das formas e como estás ainda no 10º ano, diria que terás tempo para escolher a licenciatura que queres. Regra geral, as licenciaturas que reúnem condições para acederes ao mestrado em Ensino são as que pedem como prova de ingresso exames dessas línguas, portanto, eu recomendaria fazeres pelo menos o exame de Inglês no 11º ano. Podes fazer o exame de Francês, também, mesmo que não tenhas a disciplina - para isso, bastará no 11º ou 12º ano inscreveres-te no exame e ele pode contar-te como prova de ingresso nos cursos que aceitem Francês.
Muito obrigada!!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Arrependi-me de ter ido para ciências, o que devo fazer? Ensino Secundário 4
H Decidir que exames devo fazer.. ajuda.. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Karla M Quais os exames que devo fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Amélia Shan Devo fazer exame de Inglês e Filosofia, sendo que já vou fazer exame de FQ e BG? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Inêsalmeidaluis Que devo fazer Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
K Não sei o que devo fazer Ensino Secundário 4
B se reprovar á 2 fase o que devo fazer? Ensino Secundário 24
A O que devo fazer? Ensino Secundário 4
L Professora de física e química - O que devo fazer? Educação 15
Artur Rodrigues 11º ano, a meio do 2º Periodo; que acham que devo fazer? Ensino Secundário 2
T Que exame devo fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Não me permitem anular a inscrição, o que devo fazer? Ensino Superior - Geral 3
I O que devo fazer? Ensino Superior - Geral 3
DiogoM10 Fui colocado, mas não foi onde queria e não quer ir, o que devo fazer? Ensino Superior - Geral 1
A O que devo fazer para repetir o Ano ? Ensino Secundário 2
anaeira Se reprovar na 2 fase o que devo fazer ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
P Devo colocar curso que não terminei no currículo? Ensino Superior - Geral 2
L Que nota devo tirar no exame para entrar no curso que quero? Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Desisti de enfermagem, que curso devo escolher para o ano? Saúde 1
J Dúvidas na área que devo seguir Ensino Secundário 1
J Quero seguir investigação que curso devo escolher? Ensino Superior - Geral 3
carlotamagro Que curso devo escolher para seguir a área que quero? Ensino Superior - Geral 2
voidlessmind Não entrei na minha primeira opção, que decisão devo tomar? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Afinal, que área devo seguir? Ensino Superior - Geral 2
Liliana Maria Que curso devo escolher? Ensino Superior - Geral 2
Tomás S Ferreira Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura? Ensino Superior - Geral 0
joaoalmeida0409 Que curso devo seguir Ensino Superior - Geral 3
M O que devo esperar? Ensino Superior - Geral 0
F Duvidas no curso que devo escolher Ensino Superior - Geral 2
João Sanguessuga Engenharia Biomédica: que mestrado devo escolher? Tecnologias 1
vansheep7 Conselhos para os cursos que me devo candidatar ? Tecnologias 15
L Que devo escolher? Arquivo 1
L Que devo escolher? Arquivo 1
S Línguas e Humanidades - Cursos que devo seguir Arquivo 1
Ana Catarinaa E agora, que curso devo escolher!? Ensino Superior - Geral 956
PedroJesus17 Nota de acesso diferente? Porquê entrar noutro curso e depois transferir para o que nos queremos? Concurso Nacional e Locais - Público 8
D Escolha de escola secundária - Qual é que acham que é a melhor? Ensino Secundário 2
B Não sei o que fazer. Ensino Secundário 2
C Se eu anular Geografia A , tenho que refazer os últimos 2 anos? Ensino Secundário 1
B Acham que as médias vão descer este ano face ao ano passado? Concurso Nacional e Locais - Público 9
J Duvidas sobre o que fazer, escolha de curso errado no 10º ano Ensino Secundário 6
M Ideias de medidas ambientais que deviam ser tomadas nas escolas Ensino Secundário 1
C Boa tarde, alguém tem os recursos do professor da porto editora de ciências e HGP 5°ano que possa disponibilizar?s Pedido de Recursos - Ensino Básico 1
antoniofreitas Prova de ingresso de disciplina que não frequentei Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P O que se faz em Geometria Descritiva? Ensino Secundário 3
0 Será que tenho média suficiente? Concurso Nacional e Locais - Público 4
StudyBanana Acho que me inscrevi como externa nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
K Resumos da matéria pro exame de Português 12ºano com as obras literárias e a gramática que poderá sair no exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P O que acontece se tiver covid ou em estiver quarentena no dia de exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
R Não sei o que fazer Ensino Superior - Geral 2