O que escolher? Biotecnologia/Química/Ciências Biomédicas...

curiosum

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2022
Olá a todos!

Eu frequentei o ensino profissional, na área da química, realizei os exames de Física e Química A e Matemática B e obtive uma média bastante razoável (ronda os 15,3). Com esta média consigo candidatar-me a vários cursos, mas aí está o problema, não consigo decidir-me, principalmente em relação às saídas profissionais. Pelas leituras que fui fazendo, achei bastante interessante Biotecnologia, Engenharia Química, Química Aplicada e Ciências Biomédicas. Deste modo, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a estes cursos. Qual oferece mais segurança a nível de emprego? Qual deles é mais abrangente?
Relativamente a Ciências Biomédicas, ainda tenho outra dúvida, é possível mudar de Ciências Biomédicas para Ciências Biomédicas Laboratoriais, que segundo sei são bastante diferentes.
Desde já, o meu obrigado.

Olá a todos!

Eu frequentei o ensino profissional, na área da química, realizei os exames de Física e Química A e Matemática B e obtive uma média bastante razoável (ronda os 15,3). Com esta média consigo candidatar-me a vários cursos, mas aí está o problema, não consigo decidir-me, principalmente em relação às saídas profissionais. Pelas leituras que fui fazendo, achei bastante interessante Biotecnologia, Engenharia Química, Química Aplicada e Ciências Biomédicas. Deste modo, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a estes cursos. Qual oferece mais segurança a nível de emprego? Qual deles é mais abrangente?
Relativamente a Ciências Biomédicas, ainda tenho outra dúvida, é possível mudar de Ciências Biomédicas para Ciências Biomédicas Laboratoriais, que segundo sei são bastante diferentes.
Olá boa tarde!

Vou tentar dar te uma ajuda com a experiência universitária que tenho ( mesmo não sendo muita). Sou estudante de Ciências Biomédicas Laboratoriais e acredita que gosto imenso por ser um curso bastante prático. Este curso apenas existe em politécnicos e tem a duração de 4 anos ( sendo o último ano de estágio) enquanto que Ciências Biomédicas tem a duração de 3 anos em universidades.
Quanto ao meu curso posso adiantar te que no final de 4 anos terás o estatuto de técnico de análises clínicas e Saúde Pública e Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. As saídas profissionais são bastante variadas e passam por :
•Unidades hospitalares públicas e privadas;
• Laboratórios públicos e privados;
• Centros de saúde e de diagnóstico;
• Centros de Investigação e Desenvolvimento;
• Laboratórios de investigação, em instituições públicas e na indústria;
• Empresas e Indústria de diagnóstico e de equipamento especializado;
• Ensino e Investigação em Instituições do Ensino Superior.

Espero ter ajudado :)

Olá a todos!

Olá :)
Não acho que te consiga esclarecer sobre o que cada um dos cursos é ao certo, mas posso aconselhar te a ver o podcast universitário do rafael, que está disponível no youtube. A mim ajudou me imenso e descobri várias coisas novas a ouvir o mesmo.
Para saberes se é possível mudar, tenta ver o plano de estudo dos cursos para ver se têm cadeiras em comum, idk ou fala com alguém que tenha passado por uma situação parecida. Btw para além da biotecnologia, há também a biotecnologia medicinal.