O que escolher no 10° ano

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Estou a terminar o nono ano e terei de em breve fazer algumas escolhas, irei para humanidades e pretendo seguir direito na faculdade, será melhor ter Macs, literatura ou geografia? Tendo em conta que irei já escolhi francês para acompanhar com alguma dessas disciplinas.
Sou boa a geografia, adoro ler, principalmente literatura clássica e tenho facilidade nas probabilidades e cálculo direto, o que escolher?. Obrigada.

Última edição:

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Mathematical Finance
Instituição
ISEG
Estou a terminar o nono ano e terei de em breve fazer algumas escolhas, irei para humanidades e pretendo seguir direito na faculdade, será melhor ter Macs, literatura ou geografia? Tendo em conta que irei já escolhi francês para acompanhar com alguma dessas disciplinas. Obrigada.
Sinceramente, tenta ver qual achas que consegues ter melhor nota...Essas nao sao assim muito importantes se queres ir para direito.

• Like
Reactions: Lara2103

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Sei que no Porto para entrares em Direito os exames que pedem é o de História ou Português, em Lisboa é Português + Filosofia ou Português + História. Depois há vários cursos de direito que desconheço quais serão os exames pedidos mas acho que deverias jogar com isso. Por outro lado só tu saberás quais as disciplinas que dominas melhor para no final do teu 12° teres a melhor média possível.

• Like

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Sinceramente, tenta ver qual achas que consegues ter melhor nota...Essas nao sao assim muito importantes se queres ir para direito.
Nem mesmo a geografia será importante?
Post automatically merged:

Sei que no Porto para entrares em Direito os exames que pedem é o de História ou Português, em Lisboa é Português + Filosofia ou Português + História. Depois há vários cursos de direito que desconheço quais serão os exames pedidos mas acho que deverias jogar com isso. Por outro lado só tu saberás quais as disciplinas que dominas melhor para no final do teu 12° teres a melhor média possível.
Obrigada, terei de pensar bem sobre isso😀

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Nao, e tudo o que precisares dás no curso tambem. Nao te preocupes com isso.Vê a que consegues ter melhores resultados e poe essa ;)
Obrigada pela informação 😀

Tenho uma amiga que está na mesma situação que eu e pretende depois seguir jornalismo, a geografia será o melhor para ela?

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Obrigada pela informação 😀

Tenho uma amiga que está na mesma situação que eu e pretende depois seguir jornalismo, a geografia será o melhor para ela?
Continuando com o mesmo critério dos exames: a maioria dos cursos de jornalismo nas públicas pede o exame de português, nas privadas não sei. Vocês têm que ver em que disciplinas terão melhores notas, quanto tiveste a geografia e matemática no nono ano?

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Continuando com o mesmo critério dos exames: a maioria dos cursos de jornalismo nas públicas pede o exame de português, nas privadas não sei. Vocês têm que ver em que disciplinas terão melhores notas, quanto tiveste a geografia e matemática no nono ano?
Tive 4 a geografia e 3 a matemática, mas o problema é que tive 3 mas com explicações e no próximo ano não irei ter explicadora

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Estou a terminar o nono ano e terei de em breve fazer algumas escolhas, irei para humanidades e pretendo seguir direito na faculdade, será melhor ter Macs, literatura ou geografia? Tendo em conta que irei já escolhi francês para acompanhar com alguma dessas disciplinas.
Sou boa a geografia, adoro ler, principalmente literatura clássica e tenho facilidade nas probabilidades e cálculo direto, o que escolher?. Obrigada.

Eu diria para escolheres o que tiveres mais facilidade, porém segundo umas amigas minhas que têm Geografia e Literatura Portuguesa, LP é complicadinha...e quanto a Geografia...bom...grande parte da turma delas preferiu fazer exame a Filosofia. Anyways, isso que não te assuste muito. Dá uma olhadela pelos programas e vai para o que achares que tens mais facilidade.

• Like

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Mathematical Finance
Instituição
ISEG
Eu diria para escolheres o que tiveres mais facilidade, porém segundo umas amigas minhas que têm Geografia e Literatura Portuguesa, LP é complicadinha...e quanto a Geografia...bom...grande parte da turma delas preferiu fazer exame a Filosofia. Anyways, isso que não te assuste muito. Dá uma olhadela pelos programas e vai para o que achares que tens mais facilidade.
Nao sei quem sao as tuas amigas mas de todas as pessoas que conheço dizem que geografia é cultura geral basicamente...

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Nao sei quem sao as tuas amigas mas de todas as pessoas que conheço dizem que geografia é cultura geral basicamente...

Pelo que vi na turma delas aquilo estava a ser um certo terror.

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE Business School
É cultura geral para quem quer ter 16 no maximo, mais que isso tem-se que estudar, e o pior mesmo é o exame, praticamente toda a gente desce, conheço inumeras pessoas que foram com 19 e tiveram 14 ou 15 eu fui com 17 e vou ter 11 ou 12...
Mas é uma disciplina facil de ter positiva...

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Mathematical Finance
Instituição
ISEG
É cultura geral para quem quer ter 16 no maximo, mais que isso tem-se que estudar, e o pior mesmo é o exame, praticamente toda a gente desce, conheço inumeras pessoas que foram com 19 e tiveram 14 ou 15 eu fui com 17 e vou ter 11 ou 12...
Mas é uma disciplina facil de ter positiva...
oh sim nao queria nao estudar e ter 20 né xD
Há sempre partes "dificeis" :p

• Like

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE Business School
oh sim nao queria nao estudar e ter 20 né xD
Há sempre partes "dificeis" :p
Ahah claro... Mas aquilo nao tem dificuldade nenhuma nas aulas e durante o ano letivo, e nem é preciso estudar tanto, no exame é que é lixado, porque as escolhas multiplas que valem 12 valores estao cheias de rasteira e respostas que parecem estar certas e palavras (em algumas questoes) que nunca se deu nas aulas...

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Honestamente, acho que devias escolher aquela que te interessa mais, uma vez que não precisas de nenhuma das disciplinas para entrares em Direito. Teres boa nota é importante mas, e independentemente da disciplina que escolheres, vais ter de estudar para conseguires essa boa nota, e torna-se desmotivante teres de fazer um esforço para uma coisa que não te interessa. Para além de que acabas por não aprender nada. Faz um balanço entre o teu gosto pessoal e a facilidade da disciplina. Obviamente que se não tiveres realmente interessada em nenhuma e gostes igualmente de todas, deves guiar-te pelo grau de dificuldade para fazeres essa escolha.

• Like

xCats06

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Olá a todos, antes de mais agradeço imenso a quem se disponibilizar a ajudar.
Acebei recentemente o 9ºano de escolaridade ( inclusive com boas notas uma vez que devo até entrar no quadro de excelência) e tenho que escolher como os meus colegas por qual área prosseguir os estudos no 10º ano até dia 16 deste mês (julho).
Após pensar bastante, conclui que quero escolher um área que tenha matemática A, uma vez que é uma disciplina que sempre me interessou e considero importante apesar do seu grau de dificuldade o que automaticamente reduziu as minhas opções a duas : ciências e tecnologia ou ciências socioeconómicas (economia).
Por um lado gostava de ir para Ct pois possibilita-me optar futuramente por um leque maior de cursos e ainda os cursos económicos ( como Gestão) mas tenho receio de vários aspetos. Primeiramente de não conseguir obter uma boa média (que talvez conseguisse alcançar mais facilmente em economia) e de não ter capacidades para tal. Sempre me dei bem com ciências e físico-química ( principalmente quando gostei da matéria) mas já houve certas partes da matéria em que "escorreguei". Mesmo assim, gostava de talvez tirar algo relacionado com a saúde ou com a investigação criminal.
Por outro lado gostava de ir para economia pois gostava de ter uma profissão onde pudesse utilizar o meu criativo e gosto bastante de Geografia e pareceu-me Economia ser uma disciplina bastante interessante.
Encontro-me bastante dividia e admito que o que me impede de ir para ct " de cabeça" é a dificuldade do curso e o que implica mas que economia também me interessa genuinamente.

Última edição:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Olá a todos, antes de mais agradeço imenso a quem se disponibilizar a ajudar.
Acebei recentemente o 9ºano de escolaridade ( inclusive com boas notas uma vez que devo até entrar no quadro de excelência) e tenho que escolher como os meus colegas por qual área prosseguir os estudos no 10º ano até dia 16 deste mês (julho).
Assim sem informações fica difícil. Do que é que gostas?

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Sou nova no site e publiquei a mensagem sem a acabar :) Já a completei. E obrigada pela disponibilidade.
Pelo que escreveste, diria para ires para CT. Se o único problema for a dificuldade, então não te preocupes. Não é assim tão mais difícil quanto isso, desde que tenhas um bom método de estudo. Ao início pode custar um bocado, mas logo te adaptas.

xCats06

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Pelo que escreveste, diria para ires para CT. Se o único problema for a dificuldade, então não te preocupes. Não é assim tão mais difícil quanto isso, desde que tenhas um bom método de estudo. Ao início pode custar um bocado, mas logo te adaptas.
Obrigada. Reparei que és de ct o que me podes dizer sobre a área?