O que faço? Fico em Portugal ou vou para o estrangeiro?

João0010

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2020
Olá a todos,
Eu terei uma média que dá entre 16 e 16,5 mais ou menos e aqui em portugal as universidades e institutos em que eu tinha interesse de entrar ficam um bocadinho em cima, eu sei que as notas poderão descer mas achando que não consigo ando a ver possibilidades no estrangeiro, mais concretamente em Inglaterra .Eu também já falei em alguns fóruns tendo uma das respostas uma universidade conceituada Inglesa. O que devo fazer? Candidato-me em Inglaterra, as candidaturas são até dia 15 de janeiro.
Eu quero seguir Engenharia Informática.
Obrigado pela ajuda agradeço

Prokofiev

Membro
Matrícula
19 Junho 2019
Eu sou uma pessoa que candidatei me para a Holanda, Inglaterra, Bélgica e Itália e posso te ajudar com os processos pq entrei em tudo incluído Portugual no técnico.

Na minha opinião deves candidatar sempre pois isso não te obriga a escolher os valores de candidatura não são os mais altos. Inglaterra se não me engano era 25£ para 5 opções.

Depois tens que avaliar as tuas hipóteses.
Por exemplo como o Brexit vai afectar os orçamentos das universidades e visas e documentos.

Outra sugestão: se queres estudar no estrangeiro e não sabes se talvez queres ficar em Portugal candidata ao máximo que puderes. Eu por exemplo tentei tudo o que existia para engenharia mecânica na Europa em inglês e eu sei por exemplo que a minha universidade TUe Eindhoven tem computer science em inglês tal como tenho um amigo na TU Delft também em computer science e acho que o politécnico de Torino também tem e outras universidades na Holanda têm também engenharia informática.

Por exemplo na Holanda tu consegues entrar por que eles querem saber se concluiste o secundário e da tua motivação e não das notas porque depois tens de cumprir 45 créditos dos 60 no primeiro ano e não é fácil.

Quanto a Portugal se queres entrar no técnico ou na nova ou FEUP se já estás no 12° é apostar nos exames especialmente matemática A e consegues melhorar a tua nota.

Se precisares de ajuda diz mas tens que ponderar muito bem muitos factores como custos, qualidade de ensino e o que tu procuras numa universidade.

Última edição:

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá a todos,
Eu terei uma média que dá entre 16 e 16,5 mais ou menos e aqui em portugal as universidades e institutos em que eu tinha interesse de entrar ficam um bocadinho em cima, eu sei que as notas poderão descer mas achando que não consigo ando a ver possibilidades no estrangeiro, mais concretamente em Inglaterra .Eu também já falei em alguns fóruns tendo uma das respostas uma universidade conceituada Inglesa. O que devo fazer? Candidato-me em Inglaterra, as candidaturas são até dia 15 de janeiro.
Ficou confirmado com o Brexit deal que vai ser agora ratificado e tornado oficial nas próximas semanas que os alunos da UE vão pagar propinas de overseas students. Acho que os valores rondam 23000£ por ano que deve rondar os 25000€. Para além disso, deixa de existir o mecanismo de empréstimos para alunos o que quer dizer que tens de pagar esse valor normalmente.

Para além disso, qualquer universidade no top 1% (UCL, Imperial, Nottingham, Durham, ...) vão dar-te ofertas muito superiores a uma média de 16. Quando me candidatei, para biological sciences, todas as ofertas que recebi foram acima de 18 de média com notas superiores em exames específicos excluindo Southampton que acho que foi média de 17 com 19 a matemática A. Só o pormenor que por exemplo a universidade Southampton Solent não é a universidade de Southampton, há imensas universidades com nomes parecidos que são completamente distintas em que uma é uma universidade extremamente boa e a outra não (acho que existem algumas Cambridge XYZ, por exemplo). Eu demorei alguns dias a perceber isto quando me estava a candidatar. 😅

Honestamente não sei qual é a tua motivação para ires para a Inglaterra, como tenho tornado público nesta secção do fórum, a minha opinião é de que há universidades que te dão ensino muito melhor (ou pelo menos igual) em outros países europeus a um fração minúscula do preço quando comparado com o Reino Unido. Não percebo, hoje, porque é que alguém de um país europeu está disposto a pagar 75 mil € por uma licenciatura na Inglaterra (ou 29000€ que era o preço anterior).

Como disseram acima, Holanda e Itália são duas boas opções para começares a pesquisar.

ssonia

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Olá a todos,
Atenção aos custos porque estudar na Inglaterra é diferente do ano letivo passado. As regras mudaram a 1 Janeiro de 2021.