"Basicamente um gestor faz aquilo que o mandam fazer.
Especialmente no teu primeiro emprego. Na faculdade vão-te lavar o cérebro e dizer que, como gestor, vais ter um emprego todo XPTO. Um gestor faz tudo e mais alguma coisa. É o rei da macadada.
Dependendo da empresa para a qual vás trabalhar podes ter variadas tarefas: contabilidade, auditoria - que resumidamente consiste em verificar se o trabalho de quem faz a contabilidade está ou não bem feito - consultadoria (se bem que as vagas para consultadoria são muito mais escassas em relação ao resto), atendimento de clientes (por exemplo num banco ou num call center :p), vendas (conheço alguns colegas que acabaram por trabalhar nessa área), estudos de mercado, marketing, etc.
Se saíres de uma faculdade com prestígio na praça e/ou com grande média, serás contactado pelas grandes empresas. Uma vez convidado a participar no processo de recrutamento perceberás mais ou menos o que irás fazer no teu quotidiano.
Caso não te consigas destacar dos restantes colegas é procurar trabalho por iniciativa própria e esperar pelo melhor dos dois mundos: arranjar emprego e fazer algo que gostes verdadeiramente. :)
No meu primeiro emprego trabalhei com pessoal de Gestão, Economia e Contabilidade. Nos dias de hoje as funções são basicamente as mesmas seja qual for o curso escolhido.
Eu acabei por fazer contabilidade. Junior Accountant - Accounts Payable era o nome XPTO da minha posição. A realidade nua e crua: lançar facturas num programa informático chamado SAP. Recebíamos entre 1000-2500 facturas por dia (as facturas eram scanizadas na Alemanha e enviadas para nós em Portugal via internet) e dividiamos qualquer que fosse o número de facturas pelos 4 colegas, incluindo eu, alocados a esse centro de produção. Analisavamos factura por facutra: preço final, IVA, peço sem IVA, nome do fornecedor, e lançavamos no programa informático. 8-10 horas disto todos os dias. E passado umas semanas a fazer esta SECA ensinavam-nos outra tarefa rotineira. Aos poucos e poucos, ia-se acumulando tarefas. Um trabalho que qualquer macaco com o 12º ano conseguiria executar mas já que toda a gente tem um curso superior...
Contudo, sem querer desanimar ninguém, há trabalhos mais estimulantes na área da Economia/Gestão. Tudo depende das oportunidades com que cada um se depara ao longo do percurso.
Força aí! :)"
O comentário acima descreve uma experiência um bocadinho diferente. ;)
Gostava de saber se é mesmo assim o dia a dia de alguém formado em gestão? Não conheces ninguém que tenha tirado gestão e esteja a trabalhar?
De qualquer forma, obrigada pela resposta.