O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior?

Erica15

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2020
Equivalências de cursos profissionsis técnicos estrangeiros para obtenção de nota até 200 para fazer média com os exames nacionais. Como?

Indicaram- me que os exames nacionais não chegam para ingresso normal, não consigo comprovar que meu secundário é válido em língua portuguesa. No entanto em inglês consigo comprovar que tirei alguns créditos em licenciatura estrangeira. "Mudança de par" dá a parecer ser uma opção mas eu queria fazer os exames nacionais e ser útil a realização deles já que paguei 28 euros total com inscrição atrasada. Maiores de 23 anos" é uma opção que foi á vida, pois acontece logo e muito cedo.
Aqui não me sabem dizer nada porque já sei que de secundário perto da residência podem enviar-lhes as notas estrangeiras e fazem equivalência dentro do tempo que eles quiserem ( pode ser 2 anos ? nao me responderam) Não sabem dizer também se fazem equivalência a cursos profissionais estrangeiros.... mas que equivalências é que fazem pergunto eu... e também nada. Só fiquei a saber que não há atendimento ao público aparentemente.

Outro site que decertesa acham legítimo também:

Como solicitar Equivalência/Reconhecimento
1. Deverá entrar em contacto com uma instituição de ensino superior que ministre cursos na mesma área ou em área afim.

Mas afinal qual será o verdadeiro filme que tenho que passar por não ter andado em secundário de geito... Já contactei vários institutos técnicos da minha área mas eles não me querem ajudar só um respondeu a dizer que acha muito difícil mas não pode fazer nada.

Alguém conhece uma espécie de instituição que lute comigo contra esta discriminação como se os secundários portugueses ou europeus fossem especiais no mundo e altamente competentes para aceitar os restos de outras partes do mundo? Provávelmente a DGES nem sequer trabalha direito com os critérios de outros paises europeus. A América é uma porcarias mas aomenos faz-se SATS e sendo se competente nestes exames há portas abertas como muitos outros sitios.

Mas os de cá não pous os papas burgeses têem que garantir que os filhotes entram na melhor universidade porque acompanharam o percurso de desenvolvimento dos filhotes ( alguns têm a forma de acompanhar que é chatear os professores) . Mesmo que os meninos no exame façam pouquinho têem que ter acesso. O sistema tem que giral avolta deles para seu beneficio. Mas porque é que não pode haver a opção só exame para quem quer ? Há essa opção e conseguem me provar isso?

Podem achar que entrei numa uni prai num pais primitivo e que não é válido (como não é o meu secundário)mas não. Entrei numa universidade num pais desenvolvido e como todos eles foi necessário secundário mas o comprovativo a dizer que o concluí, emitido pelo secundário em si chegou. E depois há outros secundários que nem isso tenho nem nada (poracaso na china onde começou o virus). E relativo a este virus também tenho muito a dizer pois enviar documentos para cá e para lá esquece... e ninguém leva isso em consideração principalmente o consulado que dizia para eu ir a Lisboa mesmo literalmente sendo impossível na altura e sujeitava-me a multa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Erica15
Alguém conhece uma espécie de instituição que lute comigo contra esta discriminação como se os secundários portugueses ou europeus fossem especiais no mundo e altamente competentes para aceitar os restos de outras partes do mundo? Provávelmente a DGES nem sequer trabalha direito com os critérios de outros paises europeus. A América é uma porcarias mas aomenos faz-se SATS e sendo se competente nestes exames há portas abertas como muitos outros sitios.
Confesso que não percebi totalmente qual é a tua situação, mas quem lida com as equivalências de cursos equivalentes ao ensino secundário em Portugal é a DGE e não a DGES. Se estás a ter algum problema deves tentar resolver junto da DGE.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
S Estudante de Medicina (já com licenciatura noutra área) que quer fazer transferência para Med na UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior - Geral 2
A Ficha ENES com erro. O que fazer ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Não sei o que fazer na universidade Ensino Superior - Geral 0
R Que exames devo fazer no 11º para gestão? Concurso Nacional e Locais - Público 6
V o que fazer quando tenho apenas uma cadeira para fazer Ensino Superior - Geral 6
I Sou bolseira e em alojamento fora das residências académicas, o que tenho de fazer? Bolsas e Residências 3
B Não sei o que fazer. Ensino Secundário 2
J Duvidas sobre o que fazer, escolha de curso errado no 10º ano Ensino Secundário 6
R Não sei o que fazer Ensino Superior - Geral 2
Cadence o que devo fazer para ser professor@? Educação 2
M Arrependi-me de ter ido para ciências, o que devo fazer? Ensino Secundário 4
H Decidir que exames devo fazer.. ajuda.. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Licenciatura em Bioquímica/ O que fazer a seguir? Ciências 1
L Fazer exame no 12ano que não foi feito no 11ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Karla M Quais os exames que devo fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Amélia Shan Devo fazer exame de Inglês e Filosofia, sendo que já vou fazer exame de FQ e BG? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Posso fazer exame a uma disciplina bienal (em que não estou matriculada) no 12º? Ensino Secundário 2
LuisOliveira10 Sistemas trifasicos, preciso de alquem que perceba do assunto e saiba fazer os calculos, pago pelo serviço. Tecnologias 1
Adrianavsousa O que fazer agora para ter vantagem no futuro Ensino Superior - Geral 1
Saragouveia1 Quantas cadeiras tenho que fazer para passar de ano? Ensino Superior - Geral 4
M Não sei o que fazer Ensino Superior - Geral 3
L Será possível que mesmo que já não frequente o secundário possa ir fazer o exame por externo? Ensino Secundário 8
P O que fazer para 2021? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
G Candidaturas 2021/2022 - O que fazer/quando fazer? Concurso Nacional e Locais - Público 76
C Nao sei o que fazer Ensino Superior - Geral 3
A Todas as minhas opções para segunda fase estão lotadas, o que fazer ? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 14
Bárbara FS Lima Não fui colocada na 1ª fase o que fazer em relação à bolsa? Bolsas e Residências 3
Inêsalmeidaluis Que devo fazer Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
F Fazer mestrado numa faculdade diferente daquela em que tirei a licenciatura Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 4
C Fazer uma disciplina no secundário que não tenhamos Ensino Secundário 5
B FLUL Que mestrados posso fazer através do curso de LLC Universidade de Lisboa 6
Leonardo Eugénio Não sei o que fazer Ensino Secundário 4
K Não sei o que devo fazer Ensino Secundário 4
E Entrar no curso que quero noutra faculdade ou entrar noutro curso da mesma faculdade para fazer troca de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A O que acham que posso fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
Carla Sophya Retomar os Estudos .. O que fazer? Ensino Secundário 3
R Modulos de matematica 11º por terminar, o que fazer? Ensino Secundário 1
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior - Geral 4
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Que exames nacionais fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
davis Coisas grátis que podes fazer/ver durante o isolamento social Geral 12
S Não sei que exames fazer! Estou no 11ºano em CT Ensino Secundário 3
0 Não tenho boa média e não sei o que fazer a seguir Ensino Superior - Geral 1
F Não sei o que fazer Ensino Secundário 3
true light minju Não sei o que fazer Ensino Secundário 18
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4