O que fazer quando se é injustamente avaliado?

CarolinaDR

Membro Veterano
Matrícula
12 Maio 2018
Bom dia a todos,
Estou com um problema em relação a uma disciplina.
Considero que os testes de avaliação de História A realizados pela minha professora são complemente desadequados.
Estou no 12° ano e nos anos anteriores tive 19 e 20 à disciplina sob a supervisão de 3 docentes diferentes. Com esta professora tenho 17 e neste teste ela basicamente procurou avaliar pormenores da matéria de 11° ano, que só nos avisou que iriam ser avaliados 2 semanas antes. Para além disso, a tipologia do teste não tem nada a ver com a de exame. Existia um grupo que eram 4 exercícios de tabelas de associação e uma delas tinha informações que nem aparecem no livro de 11° ano. Estudei cerca de 150 horas para o teste e mesmo revendo a matéria de 11° ano, teria feito o teste da mesma forma se não tivesse estudado. Sei que os alunos do ano passado dela foram para exame com notas deflacionadas.

Estou a ver que posso ter que recorrer da minha nota final do ano para esta fantochada não me prejudicar a nota interna. Mas queria saber se há algo que possa fazer em relação à isto. Será que posso submeter o meu teste para a APH (Associação de Professores de História) ou o Departamento de História dar o seu parecer? Talvez possa juntar isso ao meu pedido de revisão se for favorável para o meu caso.

Eu estudo cerca de 6-12 horas por dia, desisti de imensas atividades extracurriculares, sacrifíquei tempo de estudo de outras disciplinas o secundário todo e acho esta situação bastante injusta.Gostaria de saber quais são as minhas opções numa situação desta.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @CarolinaDR
Considero que os testes de avaliação de História A realizados pela minha professora são complemente desadequados.
Estou no 12° ano e nos anos anteriores tive 19 e 20 à disciplina sob a supervisão de 3 docentes diferentes. Com esta professora tenho 17 e neste teste ela basicamente procurou avaliar pormenores da matéria de 11° ano, que só nos avisou que iriam ser avaliados 2 semanas antes. Para além disso, a tipologia do teste não tem nada a ver com a de exame. Existia um grupo que eram 4 exercícios de tabelas de associação e uma delas tinha informações que nem aparecem no livro de 11° ano. Estudei cerca de 150 horas para o teste e mesmo revendo a matéria de 11° ano, teria feito o teste da mesma forma se não tivesse estudado. Sei que os alunos do ano passado dela foram para exame com notas deflacionadas.

Estou a ver que posso ter que recorrer da minha nota final do ano para esta fantochada não me prejudicar a nota interna. Mas queria saber se há algo que possa fazer em relação à isto. Será que posso submeter o meu teste para a APH (Associação de Professores de História) ou o Departamento de História dar o seu parecer? Talvez possa juntar isso ao meu pedido de revisão se for favorável para o meu caso.

Eu estudo cerca de 6-12 horas por dia, desisti de imensas atividades extracurriculares, sacrifíquei tempo de estudo de outras disciplinas o secundário todo e acho esta situação bastante injusta.Gostaria de saber quais são as minhas opções numa situação desta.
Tive uma professora assim no secundário. Tinha dado aulas no ensino superior e fazia testes com um nível de exigência estupidamente alto para uma disciplina anual de 12ºano. Acabei com 16 o 1º período, anulei a disciplina, bem como outros meus colegas, e acabamos por nos submeter ao exame como alunos externos com bons resultados. Mas no teu caso perdias a nota do 10ºe 11º ano, o que era um pouco ingrato. 😕

O melhor será tentarem resolver isto internamente, falando com a professora em causa e/ou diretora de turma.

• Like
Reactions: CarolinaDR

CarolinaDR

Membro Veterano
Matrícula
12 Maio 2018
Olá @CarolinaDR

Tive uma professora assim no secundário. Tinha dado aulas no ensino superior e fazia testes com um nível de exigência estupidamente alto para uma disciplina anual de 12ºano. Acabei com 16 o 1º período, anulei a disciplina, bem como outros meus colegas, e acabamos por nos submeter ao exame como alunos externos com bons resultados. Mas no teu caso perdias a nota do 10ºe 11º ano, o que era um pouco ingrato. 😕

O melhor será tentarem resolver isto internamente, falando com a professora em causa e/ou diretora de turma.
Obrigada. Ela não cede. Já falei com ela e ela confia plenamente nos seus métodos. Há pessoas que tinham 19 o ano passado e estão com 10. A situação é bastante grave.
Não tivemos estabilidade nenhuma nesta disciplina que é a principal do curso e isto destruiu a auto-estima de muitos alunos que não fazem a menor ideia de como estudar mais. Eu não queria anular porque isso seria deitar ao lixo a nota que alguns professores que acreditaram em mim me deram. Por isso anular é algo que me custa a fazer especialmente tendo em conta de todo o trabalho para esta disciplina. Sacrifiquei tempo de estudo de todas as restantes disciplinas para conseguir acabar com pelo menos 19 a História porque até é relevante para o curso que quero tirar mas esta situação é um grande desgosto. Com o 17 ainda mantenho o 19, mas o último teste correu estupidamente mal e não prevejo mais do que 14,5 ou 15 se tanto.

Os alunos da minha turma eram a melhor turma da minha área e agora são tratados como burros por esta professora. Não sei o que fazer honestamente. Acho os exames nacionais, apesar de difíceis mais acessíveis do que os testes que ela faz mas não quero deitar a nota interna para a qual trabalhei tanto ao lixo. Acho que o melhor que tenho a fazer é começar a construir um processo para este teste ser inválido no que toca à avaliação e um processo de revisão de nota para o 3° período. Tenho a pouca sorte de ela ser a diretora de turma.

Tínhamos 4 livros de conteúdos para estudar, um dos quais só fomos avisados 2 semanas antes do teste e mesmo que uma pessoa se mate a estudar ela mete coisas que não aparecem no livro que ela nos pediu para rever. É mesmo um grande desgosto passar por uma coisa destas nesta disciplina. Obrigada pela atenção e o conselho.

Vou ter que pensar seriamente no que fazer.

• Like
Reactions: davis

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Bom dia a todos,

De facto, a situação aprece muito estranha. Vocês estavam habituados a certo padrão de exigência, que a professora veio, subitamente, alterar. Cda professor tem os seus métodos, e desde que eles se incluam no programa definido para a disciplina, eles têm a liberdade de os utilizar. A questão é: será que o que ela vos pede é exequível? Será que vos está a dar todas as ferramentas que deve dar para que possam atingir o sucesso com as provas que ela faz, como as faz?
Na senda do Davis, proporia que falassem com o vosso diretor de turma, para que ele pudesse esclarecer a questão. De qualquer modo, tens notas muito boas.. Não é caso para entrar em pânico. Se tiveres classificações semelhantes em todas as demais disciplinas, não tens problemas em entrar em qualquer curso da tua área. E essas situações têm sempre algo de positivo: prepara-te, que na faculdade vais ter que lidar com exigência muito maior que essa, terás que considerar um 15 como sendo uma nota quase brilhante, e não há tanta possibilidade de apelação como no secundário; embora os professores estejam disponíveis para te explicar como a tua prova foi corrigida, não vão estar ali a facilitar-te a vida.
Não sei se há possibilidade de reapreciação de testes no secundário.. Se houver, é algo que poderás tentar.

Achei importante realçar esta parte do teu texto. Tem calma. É bom que sejas interessada e aplicada, mas podes estar a fazer um esforço um pouco "desgovernado". Trabalhar é muito importante, ser disciplinado também. Mas lembra-te que, e não obstante os estudos serem a atividade principal da vida do estudante, há mais dimensões da vida. Arranja tempo livre para ti, e para fazer outras coisas. Mesmo que tenhas as tardes todas livres, isso é um tempo de estudo gigantesco. A vida é muito mais do que apenas estudo e futuro profissional. Há todo um conjunto de coisas de que é necessário usufruir.

Muchacão

Membro
Matrícula
11 Junho 2018
O mesmo aconteceu comigo no ano passado a matemática. Infelizmente é assim que o sistema funciona e não há nada que possas fazer para além de tentar fazer com que a professora ceda.
Ou anulas a disciplina, vais a exame e tentas tirar a nota que pretendes (Se anulares perdes as notas do 10º e 11º e a única coisa que podes tentar fazer se não conseguires atingir a nota pretendida é ir à segunda fase ou tentar para o ano. Não podes voltar a ter aulas se anulares a disciplina.) ou não anulas e para o ano fazes melhoria só a história com uma professora diferente (a tua nota de 12º será alterada) e vais a exame outra vez.
Boa sorte.

CarolinaDR

Membro Veterano
Matrícula
12 Maio 2018
De facto, a situação aprece muito estranha. Vocês estavam habituados a certo padrão de exigência, que a professora veio, subitamente, alterar. Cda professor tem os seus métodos, e desde que eles se incluam no programa definido para a disciplina, eles têm a liberdade de os utilizar. A questão é: será que o que ela vos pede é exequível? Será que vos está a dar todas as ferramentas que deve dar para que possam atingir o sucesso com as provas que ela faz, como as faz?
Na senda do Davis, proporia que falassem com o vosso diretor de turma, para que ele pudesse esclarecer a questão. De qualquer modo, tens notas muito boas.. Não é caso para entrar em pânico. Se tiveres classificações semelhantes em todas as demais disciplinas, não tens problemas em entrar em qualquer curso da tua área. E essas situações têm sempre algo de positivo: prepara-te, que na faculdade vais ter que lidar com exigência muito maior que essa, terás que considerar um 15 como sendo uma nota quase brilhante, e não há tanta possibilidade de apelação como no secundário; embora os professores estejam disponíveis para te explicar como a tua prova foi corrigida, não vão estar ali a facilitar-te a vida.
Não sei se há possibilidade de reapreciação de testes no secundário.. Se houver, é algo que poderás tentar.

Achei importante realçar esta parte do teu texto. Tem calma. É bom que sejas interessada e aplicada, mas podes estar a fazer um esforço um pouco "desgovernado". Trabalhar é muito importante, ser disciplinado também. Mas lembra-te que, e não obstante os estudos serem a atividade principal da vida do estudante, há mais dimensões da vida. Arranja tempo livre para ti, e para fazer outras coisas. Mesmo que tenhas as tardes todas livres, isso é um tempo de estudo gigantesco. A vida é muito mais do que apenas estudo e futuro profissional. Há todo um conjunto de coisas de que é necessário usufruir.
Ela é a minha diretora de turma, o que torna tudo ainda mais complicado.
Não sei do que adiantaria pedir reapreciação do teste. Ela corrige bem os testes, mas os testes são simplesmente desadequados. Nunca eu vi um grupo de teste de História em que todas as questões são quatro ou cinco quadros de associação a valer 1/4 do valor do teste, sobre pormenores de matéria que nem está no livro e que é profundamente irrelevante. Fiquei logo desorientada e o resto do teste correu-me super mal.
Eu estou a documentar todas as minhas horas de estudo para apresentar se tiver de pedir revisão de nota no terceiro período.
Eu sei que a vida não é só estudar mas isso serve para eu provar o quanto eu quero e preciso da nota para acabar com um certificado de 18 valores a Humanidades na minha escola, que normalmente não existe.
A minha escola é bem conhecida por dar notas incrivelmente deflacionadas (ex.: 19,6 de média a Inglês, foi-me atribuído 18 - vou a exame nacional para fazer melhoria; 18 de média a Geografia foi-me atribuído 17) mas este caso é preocupante com gente que teve 19 no ano passado a ter 10 este ano. As primeiras palavras dela no início do ano foram “Não pensem que vão ter as notas maravilhosas que tinham o ano passado”.

É um grande desgosto uma pessoa esforçar-se tanto e sacrificar o desempenho noutras disciplinas durante 3 anos para aparecer alguém que simplesmente não sabe conceber bons instrumentos de avaliação para serem representativos de 70% da nota. Não sei o que vou fazer mas não me contento com nada menos do que mereço e se for preciso reencaminho o processo de revisão para o Ministério da Educação.

A minha situação é mesmo má porque eu preciso mesmo de 19 interna especialmente porque é a minha nota interna e candidatei-me à Oxford para um curso preparatório (Direito) de verão e fui aceite mas tive de submeter as notas previstas e não posso falhar a oferta.
Post automatically merged:

O mesmo aconteceu comigo no ano passado a matemática. Infelizmente é assim que o sistema funciona e não há nada que possas fazer para além de tentar fazer com que a professora ceda.
Ou anulas a disciplina, vais a exame e tentas tirar a nota que pretendes (Se anulares perdes as notas do 10º e 11º e a única coisa que podes tentar fazer se não conseguires atingir a nota pretendida é ir à segunda fase ou tentar para o ano. Não podes voltar a ter aulas se anulares a disciplina.) ou não anulas e para o ano fazes melhoria só a história com uma professora diferente (a tua nota de 12º será alterada) e vais a exame outra vez.
Boa sorte.
Acho que isso não é assim. Melhoria quando se transita é a nota que tiveres em exame. A de 12° penso que não muda. Acho que só quando se chumba é que ao se repetir a disciplina muda a nota interna.
Penso que para melhoria se finalizares a disciplina com 18 (18 interno + 19 exame = 18 final) só muda a nota final (se voltas a ter 19 em exame ficas com isso e se piorares não conta). Acho que é assim que funciona.

Última edição: