O que preciso estudar para trabalhar em astronomia?

Vivacious

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2026
Boas! Estou no 12°ano em ciências e tecnologias e o que mais gostava de fazer era investigação em astronomia e cosmologia.
O curso que eu pretendia seguir era engenharia aeroespacial, mas a minha média não chega para este curso. Vou repetir o exame de fisica e quimica, para conseguir (sonhar em) entrar, precisava de, no mínimo 19 nos dois exames (fq e matemática).
Como alternativas tinha pensado em seguir engenharia fisica e mais tarde tirar um mestrado em astronomia e astrofísica. Pois aprendia o que mais gosto e tinha algumas bases noutras áreas.
Alguém tem sugestões de cursos que poderão dar ao meu maior objectivo (astronomia)?

P. S. Matemática e Física são as minhas disciplinas preferidas e também as disciplinas que obtenho melhores resultados

Boas! Estou neste momento no doutoramento em Astronomia (UP), depois de uma licenciatura em Física (UA) e um Mestrado em Astronomia e Astrofísica (UP).

Para seguir astronomia, o mais importante é ter boas bases de física, matemática e programação. Para tal, o comum é fazer uma licenciatura em Física. No entanto, também te safas bem com licenciatura em Engenharia Física ou Matemática (com menor em Física). Depois o mestrado podes tirar Astronomia e Astrofísica, Física ou Engenharia Física, mas aí dependerá um pouco da universidade em questão e da subárea que te interessa.

Engenharia Aerospacial não é relacionado (pelo menos diretamente) com astronomia, sendo uma área vocacionada para a instrumentação e a manufatura de equipamentos para efeitos aéreos/espaciais (aviões, satélites, drones, foguetões, telescópios espaciais). Basicamente é quem constrói o hardware, sendo o astrónomo quem usa o hardware para efeitos científicos (por ex. observar uma galáxia com um telescópio espacial e depois usar os dados obtidos para retirar conclusões científicas). Pelo que vejo, é comum as pessoas confundirem engenharia aerospacial e astronomia, quando são áreas muito diferentes.

Disponível para quaisquer perguntas!