O que preciso para ingressar no Ensino Superior?

nIGhtLikeThis

Membro Caloiro
Matrícula
14 Novembro 2021
Andei uns anos "perdido" mas finalmente encontrei o meu caminho, a minha situação é a seguinte.

No secundário inscrevi-me no curso de ciências e tecnologia no entanto nunca o completei, tenho o 11º e 12º em falta. (Ver Anexo 1).

Atualmente inscrevi-me no ensino recorrente (tenho 21 anos) no curso de ciências e tecnologia ao qual me foi dado as seguintes equivalências. (Ver Anexo 2).

Foi me dito que não é possível a melhoria de nota por frequência sendo apenas possível melhorar as notas obtidas por exame nacional (se a disciplina tiver exame nacional).

No meu caso, com as equivalências que me foram atribuídas só me foi possível inscrever nas seguintes disciplinas a concluir: Matemática A do 11º e 12º ano e Física e Química A de 11º ano.

Gostaria muito de ingressar no ensino superior, mais concretamente no Curso de Engenharia Informática atualmente com a media de 167,2 Valores na instituição que pretendo, no entanto estou bastante confuso de como calcular a minha media tendo em conta estas equivalências todas, o que posso fazer para atingir a media pretendida partindo das notas que tenho, que exames nacionais devo fazer para além de Matemática A e Física e Química para subir a media e se devo ir com interno ou externo?

Espero que alguém me possa ajudar, agradecido independentemente de tudo.

Attachments

• Anexo 1.png
    Anexo 1.png
    223.3 KB · Visitas: 13
  • Anexo 2.png
    Anexo 2.png
    512.2 KB · Visitas: 13
Solução
Gostaria muito de ingressar no ensino superior, mais concretamente no Curso de Engenharia Informática atualmente com a media de 167,2 Valores na instituição que pretendo, no entanto estou bastante confuso de como calcular a minha media tendo em conta estas equivalências todas, o que posso fazer para atingir a media pretendida partindo das notas que tenho, que exames nacionais devo fazer para além de Matemática A e Física e Química para subir a media e se devo ir com interno ou externo?
Olá @nIGhtLikeThis
A tua média do secundário é calculada de forma similar. Começas por calcular a nota de cada disciplina com a média da nota final de cada ano. Nos anos que fizeste no ensino diurno tens já as notas das...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @nIGhtLikeThis
A tua média do secundário é calculada de forma similar. Começas por calcular a nota de cada disciplina com a média da nota final de cada ano. Nos anos que fizeste no ensino diurno tens já as notas das equivalências, e as notas dos anos em falta é a média dos respectivos módulos que estás a fazer no recorrente. Depois é só somares as disciplinas e dividires.
Para efeitos de acesso, imagino que a escola te tenha explicado que tens 4 exames nacionais obrigatórios que entram na chamada CFCEPE, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso. Tens a fórmula aqui:
Sobre as melhorias, como referes, e te foi informado, podes melhorar todas as disciplinas que tiverem exame nacional indo como externo ao respetivo exame. Se a nota do exame for superior à tua nota final dessa disciplina, a nota do exame substitui essa classificação.

Solução

nIGhtLikeThis

Membro Caloiro
Matrícula
14 Novembro 2021
Para efeitos de acesso, imagino que a escola te tenha explicado que tens 4 exames nacionais obrigatórios que entram na chamada CFCEPE, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso.
Nunca me foi explicado tal situação, o que me foi dito é que teria que fazer apenas os exames que servem de prova de ingresso para o curso que pretendo (Matemática A) e por escolha fazer Física e Química para subir a media, quanto ao exame de Português foi me dito que eu tinha a disciplina feita sem a necessidade de ir a exame pois na altura da conclusão da disciplina só era necessário ir a exame se este servisse como prova de ingresso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Nunca me foi explicado tal situação, o que me foi dito é que teria que fazer apenas os exames que servem de prova de ingresso para o curso que pretendo (Matemática A) e por escolha fazer Física e Química para subir a media, quanto ao exame de Português foi me dito que eu tinha a disciplina feita sem a necessidade de ir a exame pois na altura da conclusão da disciplina só era necessário ir a exame se este servisse como prova de ingresso.
Essas foram as regras excecionais durante a pandemia. As regras habituais, que estão em vigor exceto caso sejam tomadas novas medidas excecionais, é a obrigatoriedade dos 4 exames. Esses podem ser de anos anteriores, e podem ter nota negativa, desde que a CFCEPE dê pelo menos 9,5 valores.