O que recomendam estudar para o exame de História A?

GonX

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18 Setembro 2018
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A matéria é tanta mas tanta, que eu não sei o que estudar com prioridade. Vou a acabar a disciplina com 10 e não me posso dar ao luxo de ter negativa. Se eu já estudo imenso mas ainda assim tiro 10 nos testes, já imagino como vai ser! 😅
 

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
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19 Junho 2018
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Universidade de Coimbra
Costumam dizer para darmos mais atenção aos conceitos estruturantes (os meus manuais tinham referência a esses conceitos, não sei se isso acontece nos teus). Mas, para além de saber a matéria, talvez devas dedicar algum tempo à resolução de questões de exame, tendo em conta os critérios, ou seja, aquilo que é esperado de ti numa resposta. Às vezes até sabemos a matéria, mas não sabemos como expô-la, daí alguns maus resultados...
Peço desculpa por não poder ajudar mais, mas acho que deves ir preparado (quase) para qualquer coisa. Aliás, cada vez reparo mais que é esperado que nós consigamos responder a uma questão fazendo uso do nosso pensamento crítico, em vez de apenas despejarmos a matéria que estudamos (especialmente na escolha múltipla, por incrível que pareça).
Prepara-te bem e bons estudos!
 

Afonso Ramos

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16 Abril 2018
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Línguas e Humanidades 12° ano
A matéria é tanta mas tanta, que eu não sei o que estudar com prioridade. Vou a acabar a disciplina com 10 e não me posso dar ao luxo de ter negativa. Se eu já estudo imenso mas ainda assim tiro 10 nos testes, já imagino como vai ser! 😅
Estuda os conteúdos estruturantes, raramente sai algo que não é estruturante. De qualquer forma, se não te aplicaste durante todo o ano e não tens nada resumido, então faz o esforço agora e começa a resumir os de 11 ( cálculo que já tenhas os 3 manuais do 12° resumidos). No que toca ao 10 ano, se fosse a ti nem ralava muito, porque a escolha múltipla do exame é quase sempre facílima. Procura chegar ao fim das aulas já com a maioria da matéria resumida, pelo menos para interiorizar, que se fores como eu não voltas a olhar para os resumos. Depois, é só fazer exames e está a andar. Podes ainda comprar o manual da Porto Editora de preparação para o exame, tem tudo resumido e tem alguns exames.
 

GonX

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18 Setembro 2018
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Estuda os conteúdos estruturantes, raramente sai algo que não é estruturante. De qualquer forma, se não te aplicaste durante todo o ano e não tens nada resumido, então faz o esforço agora e começa a resumir os de 11 ( cálculo que já tenhas os 3 manuais do 12° resumidos). No que toca ao 10 ano, se fosse a ti nem ralava muito, porque a escolha múltipla do exame é quase sempre facílima. Procura chegar ao fim das aulas já com a maioria da matéria resumida, pelo menos para interiorizar, que se fores como eu não voltas a olhar para os resumos. Depois, é só fazer exames e está a andar. Podes ainda comprar o manual da Porto Editora de preparação para o exame, tem tudo resumido e tem alguns exames.
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.
 

Traviecan

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6 Março 2017
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Eu tirei 17,5 no exame de história porque no meu 12º todos os meus testes tinham uma estrutura semelhante à do exame com perguntas gerais sobre a matéria dada nesse período, uma questão de desenvolvimento e questões relativas à matéria do 10 e 11 ano (penso que havia algumas perguntas de resposta média do 11º ano e 10º era só escolha múltipla) o que levou a que tivesse passado o ano inteiro a fazer preparação para o exame e a estar constantemente a estudar a matéria toda. Se não tens notas muito altas nos testes sugiro que olhes para eles e vejas o que tens mal através da correção que os teus profs devem ter feito, ou se não fizeram podes pedir a alguns colegas que tenham tirado boas notas nos testes deles para veres e perceberes o que fizeste mal. É fundamental que consigas ter a capacidade de fundamentar as questões com os documentos que te são dados, sejam eles escritos ou obras de arte deves saber do que se tratam e conseguir integrar isso nas tuas respostas. Eu comprei livros de resumos porque tinha posses para isso mas sinceramente não vale muito a pena e arrependi-me de o ter feito, tudo o que lá está encontras nos manuais e já tens resumido das aulas ou dos testes, apenas serve para gastar dinheiro ou teres a mochila mais leve, e como disse é importante conseguir integrar documentos nas respostas e esses livros de resumos não abordam muito isso. Outra dica que te posso dar é saberes organizar o teu texto com parágrafos, especialmente respostas de desenvolvimento, os professores têm isso em conta.
 

GonX

Membro
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18 Setembro 2018
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Costumam dizer para darmos mais atenção aos conceitos estruturantes (os meus manuais tinham referência a esses conceitos, não sei se isso acontece nos teus). Mas, para além de saber a matéria, talvez devas dedicar algum tempo à resolução de questões de exame, tendo em conta os critérios, ou seja, aquilo que é esperado de ti numa resposta. Às vezes até sabemos a matéria, mas não sabemos como expô-la, daí alguns maus resultados...
Peço desculpa por não poder ajudar mais, mas acho que deves ir preparado (quase) para qualquer coisa. Aliás, cada vez reparo mais que é esperado que nós consigamos responder a uma questão fazendo uso do nosso pensamento crítico, em vez de apenas despejarmos a matéria que estudamos (especialmente na escolha múltipla, por incrível que pareça).
Prepara-te bem e bons estudos!
Não, não, ajudaste bem e agradeço . É que a quantidade de matéria é tanta e a incerteza do que dar mais prioridade é maior. Tou nervoso, pois se me desleixo a coisa fica séria. 😅
 

Ana Catarina Bandeira

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19 Junho 2018
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Universidade de Coimbra
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.
Já pensaste em utilizar um método de estudo que seja mais produtivo e eficiente? Podia ajudar!
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Não, não, ajudaste bem e agradeço . É que a quantidade de matéria é tanta e a incerteza do que dar mais prioridade é maior. Tou nervoso, pois se me desleixo a coisa fica séria. 😅
Eu entendo, também senti essa dificuldade, é lixado... A pressão é imensa, mas não te consigo dizer para ignorares seja o que for, porque tudo pode sair! São 6 módulos que saem, não é? Pensa que se saíssem os 9 seria pior 😅 ahahah
 

Afonso Ramos

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Línguas e Humanidades 12° ano
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.
Ignorar o manual que sai do 10 ano completamente também não, mas deixa isso para pouco tempo antes do exame, é só dares uma olhada e ficas bem para a escolha múltipla do exame.
 

Francisc0

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21 Maio 2017
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De acordo com o IAVE, do 10º vai sair o módulo 3, do 11ºano vai sair o módulo 4 e 5, e do 12ºano vai sair os 3 módulos, o 7 8 e 9.
Tenho ideia que o ano passado diziam quanto é que poderia valer cada módulo, este ano sei que não dizem. Mas o 10ºano é sempre o que vale menos e é só escolha múltipla, se não me engano. O 11º e 12º ano são os que valem mais (normalmente o 12º vale mais). Acredito que devas dar mais atenção por ordem do 12º para o 10º. Agora não te foques apenas no 12º ou no 11º, isto porque pode acontecer que saiam os 2 na resposta de desenvolvimento. Se quiseres "desprezar" alguma coisa faz isso no 10ºano, isto porque saí muito pouco e normalmente é fácil, mas é aquela coisa, são sempre alguns pontos garantidos.
A dica que te dou é na resposta de desenvolvimento escreveres tudo, mete palha com fartura lá no meio. Eu na grande maioria das vezes nos testes e até mesmo no exame não sabia ao certo o que tinha de responder e simplesmente escrevia tudo o que sabia daquela matéria e safava-me.
 

Afonso Ramos

Membro Veterano
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16 Abril 2018
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De acordo com o IAVE, do 10º vai sair o módulo 3, do 11ºano vai sair o módulo 4 e 5, e do 12ºano vai sair os 3 módulos, o 7 8 e 9.
Tenho ideia que o ano passado diziam quanto é que poderia valer cada módulo, este ano sei que não dizem. Mas o 10ºano é sempre o que vale menos e é só escolha múltipla, se não me engano. O 11º e 12º ano são os que valem mais (normalmente o 12º vale mais). Acredito que devas dar mais atenção por ordem do 12º para o 10º. Agora não te foques apenas no 12º ou no 11º, isto porque pode acontecer que saiam os 2 na resposta de desenvolvimento. Se quiseres "desprezar" alguma coisa faz isso no 10ºano, isto porque saí muito pouco e normalmente é fácil, mas é aquela coisa, são sempre alguns pontos garantidos.
A dica que te dou é na resposta de desenvolvimento escreveres tudo, mete palha com fartura lá no meio. Eu na grande maioria das vezes nos testes e até mesmo no exame não sabia ao certo o que tinha de responder e simplesmente escrevia tudo o que sabia daquela matéria e safava-me.
Infelizmente, essa dica da pergunta de desenvolvimento não é a melhor que lhe podes dar, uma vez que a cotação passou a ser mais distribuída pelas restantes perguntas e a de desenvolvimento passou a valer apenas 20 pontos.
 

Francisc0

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21 Maio 2017
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Infelizmente, essa dica da pergunta de desenvolvimento não é a melhor que lhe podes dar, uma vez que a cotação passou a ser mais distribuída pelas restantes perguntas e a de desenvolvimento passou a valer apenas 20 pontos.
Eu sei, eu o ano passado fui surpreendido com isso, mas não deixa de ajudar a sacar algum ponto.
A minha professora sempre disse para fazer isso porque os critérios de correção não penalizam quem escreve mais, só quem escreve menos. Daí eu meter tudo o que me lembrava.
Mas sim, é verdade, com a cotação mais baixa a pergunta de desenvolvimento deixa de ter tanto impacto na cotação final.
Mau foi quem treinou durante anos uma pergunta de 5V e do nada lhe tiram 3V e não dizem nada, é surpresa. Infelizmente tive esse azar.
Foi a história e a português, onde eu era melhor era na produção escrita e decidiram tirar-lhe pontos
 

Ariana_

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Infelizmente, essa dica da pergunta de desenvolvimento não é a melhor que lhe podes dar, uma vez que a cotação passou a ser mais distribuída pelas restantes perguntas e a de desenvolvimento passou a valer apenas 20 pontos.
O que, tbh, acho que (mesmo com os resultados horríveis do ano passado), numa perspetiva geral, tornou o exame mais acessível. O que eu fiz para o exame, foram resumos (alguns deles vindos da área de apontamentos do Uniarea, muito bons mesmo) e dediquei uns 2 dias seguidos a rever isso. A chave para o sucesso neste exame é saberem analisar os documentos e contextualizar com o que aprenderam, não se foquem em "saber tudo", mas antes em saber interligar os pontos fulcrais. Uma boa escrita de resposta tbm ajuda. Na véspera do exame faltavam-me rever todos os módulos de 12° ano e tirei 18.2, não desesperem, façam o exame com confiança☆
 
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danielcostaa

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Ignorar o manual que sai do 10 ano completamente também não, mas deixa isso para pouco tempo antes do exame, é só dares uma olhada e ficas bem para a escolha múltipla do exame.
Eu tambem vou fazer exame de historia A este ano, so nao tenho resumos de 10 ano que é o modulo 3 que sai , pelo que percebi materia de 10 ano sai em escolhas multiplas e´ isso?
 

itsmehsofia

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Quando andava no básico e decidi ir para humanidades via o exame de História A como um monstro! Quando fiz o exame, aquilo passou tão rápido que perguntei-me "tanto stress para quê?".

Se és um aluno que costuma estudar bastante ou frequentemente, revê os teus apontamentos que fizeste ao longo dos anos e presta atenção aos conceitos estruturantes! Foi o que eu fiz! Era aluna de 18/19 a História A e guardava todos os meus apontamentos. Claro que depois de levarmos com o 12º ano em cima, estamos demasiado cansados para marrarmos, pelo que devemos, na minha opinião de marrona, fazer revisões e não matarmo-nos a estudar.
No entanto, se estás em risco de chumbar à disciplina, aconselho-te a estudar um bocadinho com mais intensidade! Mas não te mates a estudar, necessitas de ir com a cabeça fresca para o exame.

No ano passado, que foi quando fiz o meu exame de História A, saiu a matéria de Salazar e o teste sobre essa matéria não me correu bem, pois estava bastante cansada e deu-me uma branca. Fiz revisões dessa matéria na noite anterior ao exame e quando cheguei lá pensei que me ia espalhar ao comprido. Foi o contrário, bastou-me relembrar do que aprendi nas aulas e tirei um 166! MILAGRES EXISTEM.

Por isso, boa sorte! Estuda com calma e com atenção, lembra-te do que estudaste e o do que deste nas aulas! Tu consegues!
 
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Ariana_

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Eu tambem vou fazer exame de historia A este ano, so nao tenho resumos de 10 ano que é o modulo 3 que sai , pelo que percebi materia de 10 ano sai em escolhas multiplas e´ isso?
Sim, sai só em escolhas múltiplas. Mas estas costumam ser um bocadinho específicas, estuda com atenção. O meu conselho, caso não tenham problemas graves de timing, é quando receberem o exame, fazerem logo tudo o que for de escolha múltipla primeiro, mesmo que não sejam do mesmo grupo. São a mesma tipologia de perguntas, ajuda a estarem a pensar num sistema básico para acertar: ler com calma a pergunta e arranjar os motivos para eliminar opções até só sobrar uma. Há sempre perguntas tricky e convém estar a pensar ao mesmo tempo que se eliminam opções. Isto não não deve ocupar mais que 15-20min do vosso exame (isto contando que ficam 90min + 30min de compensação - a sério História A é o exame para usarem o tempo de compensação ao MÁXIMO). De seguida, leiam as outras perguntas e rascunhem tópicos. A pergunta de desenvolvimento não tem mais que 5 tópicos, as outras têm 2-3. Essas ideias chave vão orientar como se vai estruturar a resposta, usem parágrafos entre temas/mudança de tópicos e à medida que escrevem sobre os tópicos fundamentais, conjuguem com os documentos - ideia x é vísivel no documento y, quando se menciona *inserir pequena citação*. O insucesso do exame do ano passado deve-se, em parte, de muitos alunos não estarem habituados a analisar documentos e não saberem inserir na resposta, é mesmo muuuuito importante que saibam porque é que aquele documento está ali. Escrevam com confiança, à mínima dúvida, rasurem - isto é muito importante a nível de datas, usem as mais importantes e não arrisquem caso não saibam com certeza, usem antes expressões como "na primeira/segunda metade do século, nos últimos 20 anos" etc.

Boa sorte para todos.
 
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danielcostaa

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Sim, sai só em escolhas múltiplas. Mas estas costumam ser um bocadinho específicas, estuda com atenção. O meu conselho, caso não tenham problemas graves de timing, é quando receberem o exame, fazerem logo tudo o que for de escolha múltipla primeiro, mesmo que não sejam do mesmo grupo. São a mesma tipologia de perguntas, ajuda a estarem a pensar num sistema básico para acertar: ler com calma a pergunta e arranjar os motivos para eliminar opções até só sobrar uma. Há sempre perguntas tricky e convém estar a pensar ao mesmo tempo que se eliminam opções. Isto não não deve ocupar mais que 15-20min do vosso exame (isto contando que ficam 90min + 30min de compensação - a sério História A é o exame para usarem o tempo de compensação ao MÁXIMO). De seguida, leiam as outras perguntas e rascunhem tópicos. A pergunta de desenvolvimento não tem mais que 5 tópicos, as outras têm 2-3. Essas ideias chave vão orientar como se vai estruturar a resposta, usem parágrafos entre temas/mudança de tópicos e à medida que escrevem sobre os tópicos fundamentais, conjuguem com os documentos - ideia x é vísivel no documento y, quando se menciona *inserir pequena citação*. O insucesso do exame do ano passado deve-se, em parte, de muitos alunos não estarem habituados a analisar documentos e não saberem inserir na resposta, é mesmo muuuuito importante que saibam porque é que aquele documento está ali. Escrevam com confiança, à mínima dúvida, rasurem - isto é muito importante a nível de datas, usem as mais importantes e não arrisquem caso não saibam com certeza, usem antes expressões como "na primeira/segunda metade do século, nos últimos 20 anos" etc.

Boa sorte para todos.
MUITO OBRIGADA
 

F10

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Para o exame de História A, vão estudar tudo de cada módulo que sai ou só vão estudar as aprendizagens essenciais?
É que na outra escola do meu concelho, a professora de História disse que só deveriam dar ênfase às aprendizagens essenciais...
 

Ariana_

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Para o exame de História A, vão estudar tudo de cada módulo que sai ou só vão estudar as aprendizagens essenciais?
É que na outra escola do meu concelho, a professora de História disse que só deveriam dar ênfase às aprendizagens essenciais...
Eu estudei só os conteúdos que envolviam as aprendizagens essenciais, são mais que suficientes para o exame.
 
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F10

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Eu estudei só os conteúdos que envolviam as aprendizagens essenciais, são mais que suficientes para o exame.
De facto, estudando as aprendizagens essenciais, a matéria fica mais reduzida. Além disso, essas aprendizagens é o que vem no programa na parte "O aluno deve saber...", logo não devem meter outros assuntos.
No entanto, o meu professor de História não se mostrou apologista desta técnica.
 

Ariana_

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De facto, estudando as aprendizagens essenciais, a matéria fica mais reduzida. Além disso, essas aprendizagens é o que vem no programa na parte "O aluno deve saber...", logo não devem meter outros assuntos.
No entanto, o meu professor de História não se mostrou apologista desta técnica.
Sim, eles não metem matéria fora das aprendizagens essenciais. O que pode acontecer é teres ou poderes relacionar com matéria que não está na parte essencial, mas isso vais por ti mesmo, não é preciso estar a dar tanta relevância a conteúdos que não são objeto direto de avaliação. O que importa no exame atualmente é quase analisar e contextualizar os documentos que aparecem.
 
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