O que recomendam estudar para o exame de História A?

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
A matéria é tanta mas tanta, que eu não sei o que estudar com prioridade. Vou a acabar a disciplina com 10 e não me posso dar ao luxo de ter negativa. Se eu já estudo imenso mas ainda assim tiro 10 nos testes, já imagino como vai ser! 😅

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Instituição
Universidade de Coimbra
Costumam dizer para darmos mais atenção aos conceitos estruturantes (os meus manuais tinham referência a esses conceitos, não sei se isso acontece nos teus). Mas, para além de saber a matéria, talvez devas dedicar algum tempo à resolução de questões de exame, tendo em conta os critérios, ou seja, aquilo que é esperado de ti numa resposta. Às vezes até sabemos a matéria, mas não sabemos como expô-la, daí alguns maus resultados...
Peço desculpa por não poder ajudar mais, mas acho que deves ir preparado (quase) para qualquer coisa. Aliás, cada vez reparo mais que é esperado que nós consigamos responder a uma questão fazendo uso do nosso pensamento crítico, em vez de apenas despejarmos a matéria que estudamos (especialmente na escolha múltipla, por incrível que pareça).
Prepara-te bem e bons estudos!

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Línguas e Humanidades 12° ano
A matéria é tanta mas tanta, que eu não sei o que estudar com prioridade. Vou a acabar a disciplina com 10 e não me posso dar ao luxo de ter negativa. Se eu já estudo imenso mas ainda assim tiro 10 nos testes, já imagino como vai ser! 😅
Estuda os conteúdos estruturantes, raramente sai algo que não é estruturante. De qualquer forma, se não te aplicaste durante todo o ano e não tens nada resumido, então faz o esforço agora e começa a resumir os de 11 ( cálculo que já tenhas os 3 manuais do 12° resumidos). No que toca ao 10 ano, se fosse a ti nem ralava muito, porque a escolha múltipla do exame é quase sempre facílima. Procura chegar ao fim das aulas já com a maioria da matéria resumida, pelo menos para interiorizar, que se fores como eu não voltas a olhar para os resumos. Depois, é só fazer exames e está a andar. Podes ainda comprar o manual da Porto Editora de preparação para o exame, tem tudo resumido e tem alguns exames.

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Estuda os conteúdos estruturantes, raramente sai algo que não é estruturante. De qualquer forma, se não te aplicaste durante todo o ano e não tens nada resumido, então faz o esforço agora e começa a resumir os de 11 ( cálculo que já tenhas os 3 manuais do 12° resumidos). No que toca ao 10 ano, se fosse a ti nem ralava muito, porque a escolha múltipla do exame é quase sempre facílima. Procura chegar ao fim das aulas já com a maioria da matéria resumida, pelo menos para interiorizar, que se fores como eu não voltas a olhar para os resumos. Depois, é só fazer exames e está a andar. Podes ainda comprar o manual da Porto Editora de preparação para o exame, tem tudo resumido e tem alguns exames.
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.

Traviecan

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2017
Eu tirei 17,5 no exame de história porque no meu 12º todos os meus testes tinham uma estrutura semelhante à do exame com perguntas gerais sobre a matéria dada nesse período, uma questão de desenvolvimento e questões relativas à matéria do 10 e 11 ano (penso que havia algumas perguntas de resposta média do 11º ano e 10º era só escolha múltipla) o que levou a que tivesse passado o ano inteiro a fazer preparação para o exame e a estar constantemente a estudar a matéria toda. Se não tens notas muito altas nos testes sugiro que olhes para eles e vejas o que tens mal através da correção que os teus profs devem ter feito, ou se não fizeram podes pedir a alguns colegas que tenham tirado boas notas nos testes deles para veres e perceberes o que fizeste mal. É fundamental que consigas ter a capacidade de fundamentar as questões com os documentos que te são dados, sejam eles escritos ou obras de arte deves saber do que se tratam e conseguir integrar isso nas tuas respostas. Eu comprei livros de resumos porque tinha posses para isso mas sinceramente não vale muito a pena e arrependi-me de o ter feito, tudo o que lá está encontras nos manuais e já tens resumido das aulas ou dos testes, apenas serve para gastar dinheiro ou teres a mochila mais leve, e como disse é importante conseguir integrar documentos nas respostas e esses livros de resumos não abordam muito isso. Outra dica que te posso dar é saberes organizar o teu texto com parágrafos, especialmente respostas de desenvolvimento, os professores têm isso em conta.

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Costumam dizer para darmos mais atenção aos conceitos estruturantes (os meus manuais tinham referência a esses conceitos, não sei se isso acontece nos teus). Mas, para além de saber a matéria, talvez devas dedicar algum tempo à resolução de questões de exame, tendo em conta os critérios, ou seja, aquilo que é esperado de ti numa resposta. Às vezes até sabemos a matéria, mas não sabemos como expô-la, daí alguns maus resultados...
Peço desculpa por não poder ajudar mais, mas acho que deves ir preparado (quase) para qualquer coisa. Aliás, cada vez reparo mais que é esperado que nós consigamos responder a uma questão fazendo uso do nosso pensamento crítico, em vez de apenas despejarmos a matéria que estudamos (especialmente na escolha múltipla, por incrível que pareça).
Prepara-te bem e bons estudos!
Não, não, ajudaste bem e agradeço . É que a quantidade de matéria é tanta e a incerteza do que dar mais prioridade é maior. Tou nervoso, pois se me desleixo a coisa fica séria. 😅

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Instituição
Universidade de Coimbra
Então posso ignorar o 10°ano? É que se assim for, vou me focar nos restantes. E eu tenho feito resumos ao longo do ano sempre que os testes estavam à porta; eu é que tenho dificuldade em reter o que estudo.
Já pensaste em utilizar um método de estudo que seja mais produtivo e eficiente? Podia ajudar!
Mensagem fundida automaticamente:

Não, não, ajudaste bem e agradeço . É que a quantidade de matéria é tanta e a incerteza do que dar mais prioridade é maior. Tou nervoso, pois se me desleixo a coisa fica séria. 😅
Eu entendo, também senti essa dificuldade, é lixado... A pressão é imensa, mas não te consigo dizer para ignorares seja o que for, porque tudo pode sair! São 6 módulos que saem, não é? Pensa que se saíssem os 9 seria pior 😅 ahahah

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Ignorar o manual que sai do 10 ano completamente também não, mas deixa isso para pouco tempo antes do exame, é só dares uma olhada e ficas bem para a escolha múltipla do exame.

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
De acordo com o IAVE, do 10º vai sair o módulo 3, do 11ºano vai sair o módulo 4 e 5, e do 12ºano vai sair os 3 módulos, o 7 8 e 9.
Tenho ideia que o ano passado diziam quanto é que poderia valer cada módulo, este ano sei que não dizem. Mas o 10ºano é sempre o que vale menos e é só escolha múltipla, se não me engano. O 11º e 12º ano são os que valem mais (normalmente o 12º vale mais). Acredito que devas dar mais atenção por ordem do 12º para o 10º. Agora não te foques apenas no 12º ou no 11º, isto porque pode acontecer que saiam os 2 na resposta de desenvolvimento. Se quiseres "desprezar" alguma coisa faz isso no 10ºano, isto porque saí muito pouco e normalmente é fácil, mas é aquela coisa, são sempre alguns pontos garantidos.
A dica que te dou é na resposta de desenvolvimento escreveres tudo, mete palha com fartura lá no meio. Eu na grande maioria das vezes nos testes e até mesmo no exame não sabia ao certo o que tinha de responder e simplesmente escrevia tudo o que sabia daquela matéria e safava-me.

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
De acordo com o IAVE, do 10º vai sair o módulo 3, do 11ºano vai sair o módulo 4 e 5, e do 12ºano vai sair os 3 módulos, o 7 8 e 9.
Tenho ideia que o ano passado diziam quanto é que poderia valer cada módulo, este ano sei que não dizem. Mas o 10ºano é sempre o que vale menos e é só escolha múltipla, se não me engano. O 11º e 12º ano são os que valem mais (normalmente o 12º vale mais). Acredito que devas dar mais atenção por ordem do 12º para o 10º. Agora não te foques apenas no 12º ou no 11º, isto porque pode acontecer que saiam os 2 na resposta de desenvolvimento. Se quiseres "desprezar" alguma coisa faz isso no 10ºano, isto porque saí muito pouco e normalmente é fácil, mas é aquela coisa, são sempre alguns pontos garantidos.
A dica que te dou é na resposta de desenvolvimento escreveres tudo, mete palha com fartura lá no meio. Eu na grande maioria das vezes nos testes e até mesmo no exame não sabia ao certo o que tinha de responder e simplesmente escrevia tudo o que sabia daquela matéria e safava-me.
Infelizmente, essa dica da pergunta de desenvolvimento não é a melhor que lhe podes dar, uma vez que a cotação passou a ser mais distribuída pelas restantes perguntas e a de desenvolvimento passou a valer apenas 20 pontos.

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Infelizmente, essa dica da pergunta de desenvolvimento não é a melhor que lhe podes dar, uma vez que a cotação passou a ser mais distribuída pelas restantes perguntas e a de desenvolvimento passou a valer apenas 20 pontos.
Eu sei, eu o ano passado fui surpreendido com isso, mas não deixa de ajudar a sacar algum ponto.
A minha professora sempre disse para fazer isso porque os critérios de correção não penalizam quem escreve mais, só quem escreve menos. Daí eu meter tudo o que me lembrava.
Mas sim, é verdade, com a cotação mais baixa a pergunta de desenvolvimento deixa de ter tanto impacto na cotação final.
Mau foi quem treinou durante anos uma pergunta de 5V e do nada lhe tiram 3V e não dizem nada, é surpresa. Infelizmente tive esse azar.
Foi a história e a português, onde eu era melhor era na produção escrita e decidiram tirar-lhe pontos

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
O que, tbh, acho que (mesmo com os resultados horríveis do ano passado), numa perspetiva geral, tornou o exame mais acessível. O que eu fiz para o exame, foram resumos (alguns deles vindos da área de apontamentos do Uniarea, muito bons mesmo) e dediquei uns 2 dias seguidos a rever isso. A chave para o sucesso neste exame é saberem analisar os documentos e contextualizar com o que aprenderam, não se foquem em "saber tudo", mas antes em saber interligar os pontos fulcrais. Uma boa escrita de resposta tbm ajuda. Na véspera do exame faltavam-me rever todos os módulos de 12° ano e tirei 18.2, não desesperem, façam o exame com confiança☆

• Like
Reactions: ricardovaz

danielcostaa

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2019
Ignorar o manual que sai do 10 ano completamente também não, mas deixa isso para pouco tempo antes do exame, é só dares uma olhada e ficas bem para a escolha múltipla do exame.
Eu tambem vou fazer exame de historia A este ano, so nao tenho resumos de 10 ano que é o modulo 3 que sai , pelo que percebi materia de 10 ano sai em escolhas multiplas e´ isso?

itsmehsofia

Membro
Matrícula
29 Maio 2019
Quando andava no básico e decidi ir para humanidades via o exame de História A como um monstro! Quando fiz o exame, aquilo passou tão rápido que perguntei-me "tanto stress para quê?".

Se és um aluno que costuma estudar bastante ou frequentemente, revê os teus apontamentos que fizeste ao longo dos anos e presta atenção aos conceitos estruturantes! Foi o que eu fiz! Era aluna de 18/19 a História A e guardava todos os meus apontamentos. Claro que depois de levarmos com o 12º ano em cima, estamos demasiado cansados para marrarmos, pelo que devemos, na minha opinião de marrona, fazer revisões e não matarmo-nos a estudar.
No entanto, se estás em risco de chumbar à disciplina, aconselho-te a estudar um bocadinho com mais intensidade! Mas não te mates a estudar, necessitas de ir com a cabeça fresca para o exame.

No ano passado, que foi quando fiz o meu exame de História A, saiu a matéria de Salazar e o teste sobre essa matéria não me correu bem, pois estava bastante cansada e deu-me uma branca. Fiz revisões dessa matéria na noite anterior ao exame e quando cheguei lá pensei que me ia espalhar ao comprido. Foi o contrário, bastou-me relembrar do que aprendi nas aulas e tirei um 166! MILAGRES EXISTEM.

Por isso, boa sorte! Estuda com calma e com atenção, lembra-te do que estudaste e o do que deste nas aulas! Tu consegues!

• Like
Reactions: Francisc0

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Eu tambem vou fazer exame de historia A este ano, so nao tenho resumos de 10 ano que é o modulo 3 que sai , pelo que percebi materia de 10 ano sai em escolhas multiplas e´ isso?
Sim, sai só em escolhas múltiplas. Mas estas costumam ser um bocadinho específicas, estuda com atenção. O meu conselho, caso não tenham problemas graves de timing, é quando receberem o exame, fazerem logo tudo o que for de escolha múltipla primeiro, mesmo que não sejam do mesmo grupo. São a mesma tipologia de perguntas, ajuda a estarem a pensar num sistema básico para acertar: ler com calma a pergunta e arranjar os motivos para eliminar opções até só sobrar uma. Há sempre perguntas tricky e convém estar a pensar ao mesmo tempo que se eliminam opções. Isto não não deve ocupar mais que 15-20min do vosso exame (isto contando que ficam 90min + 30min de compensação - a sério História A é o exame para usarem o tempo de compensação ao MÁXIMO). De seguida, leiam as outras perguntas e rascunhem tópicos. A pergunta de desenvolvimento não tem mais que 5 tópicos, as outras têm 2-3. Essas ideias chave vão orientar como se vai estruturar a resposta, usem parágrafos entre temas/mudança de tópicos e à medida que escrevem sobre os tópicos fundamentais, conjuguem com os documentos - ideia x é vísivel no documento y, quando se menciona *inserir pequena citação*. O insucesso do exame do ano passado deve-se, em parte, de muitos alunos não estarem habituados a analisar documentos e não saberem inserir na resposta, é mesmo muuuuito importante que saibam porque é que aquele documento está ali. Escrevam com confiança, à mínima dúvida, rasurem - isto é muito importante a nível de datas, usem as mais importantes e não arrisquem caso não saibam com certeza, usem antes expressões como "na primeira/segunda metade do século, nos últimos 20 anos" etc.

Boa sorte para todos.

• Like
Reactions: ricardovaz

danielcostaa

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2019
Sim, sai só em escolhas múltiplas. Mas estas costumam ser um bocadinho específicas, estuda com atenção. O meu conselho, caso não tenham problemas graves de timing, é quando receberem o exame, fazerem logo tudo o que for de escolha múltipla primeiro, mesmo que não sejam do mesmo grupo. São a mesma tipologia de perguntas, ajuda a estarem a pensar num sistema básico para acertar: ler com calma a pergunta e arranjar os motivos para eliminar opções até só sobrar uma. Há sempre perguntas tricky e convém estar a pensar ao mesmo tempo que se eliminam opções. Isto não não deve ocupar mais que 15-20min do vosso exame (isto contando que ficam 90min + 30min de compensação - a sério História A é o exame para usarem o tempo de compensação ao MÁXIMO). De seguida, leiam as outras perguntas e rascunhem tópicos. A pergunta de desenvolvimento não tem mais que 5 tópicos, as outras têm 2-3. Essas ideias chave vão orientar como se vai estruturar a resposta, usem parágrafos entre temas/mudança de tópicos e à medida que escrevem sobre os tópicos fundamentais, conjuguem com os documentos - ideia x é vísivel no documento y, quando se menciona *inserir pequena citação*. O insucesso do exame do ano passado deve-se, em parte, de muitos alunos não estarem habituados a analisar documentos e não saberem inserir na resposta, é mesmo muuuuito importante que saibam porque é que aquele documento está ali. Escrevam com confiança, à mínima dúvida, rasurem - isto é muito importante a nível de datas, usem as mais importantes e não arrisquem caso não saibam com certeza, usem antes expressões como "na primeira/segunda metade do século, nos últimos 20 anos" etc.

Boa sorte para todos.
MUITO OBRIGADA

F10

Membro
Matrícula
4 Junho 2019
Para o exame de História A, vão estudar tudo de cada módulo que sai ou só vão estudar as aprendizagens essenciais?
É que na outra escola do meu concelho, a professora de História disse que só deveriam dar ênfase às aprendizagens essenciais...

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Para o exame de História A, vão estudar tudo de cada módulo que sai ou só vão estudar as aprendizagens essenciais?
É que na outra escola do meu concelho, a professora de História disse que só deveriam dar ênfase às aprendizagens essenciais...
Eu estudei só os conteúdos que envolviam as aprendizagens essenciais, são mais que suficientes para o exame.

• Like
Reactions: F10

F10

Membro
Matrícula
4 Junho 2019
Eu estudei só os conteúdos que envolviam as aprendizagens essenciais, são mais que suficientes para o exame.
De facto, estudando as aprendizagens essenciais, a matéria fica mais reduzida. Além disso, essas aprendizagens é o que vem no programa na parte "O aluno deve saber...", logo não devem meter outros assuntos.
No entanto, o meu professor de História não se mostrou apologista desta técnica.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
De facto, estudando as aprendizagens essenciais, a matéria fica mais reduzida. Além disso, essas aprendizagens é o que vem no programa na parte "O aluno deve saber...", logo não devem meter outros assuntos.
No entanto, o meu professor de História não se mostrou apologista desta técnica.
Sim, eles não metem matéria fora das aprendizagens essenciais. O que pode acontecer é teres ou poderes relacionar com matéria que não está na parte essencial, mas isso vais por ti mesmo, não é preciso estar a dar tanta relevância a conteúdos que não são objeto direto de avaliação. O que importa no exame atualmente é quase analisar e contextualizar os documentos que aparecem.

• Like
Reactions: F10