O que seguir no Secundário?

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Olá, chamo-me Gonçalo, tenho 15 anos e sou novo neste site.

Acho que já todos sabem o tema pelo título, e a minha "pergunta" é o que seguir no secundário?
Eu estou no 9º ano, e estou a passar por uma enorme confusão... No inicío do ano, sem pesquisa nenhuma, estava certo de que o que queria era Línguas e Humanidades, sem pesquisa nenhuma. Mas com o acompanhamento feito pela psicóloga fui mudando de ideias... Eu sempre gostei da área da Saúde, mas como o meu forte não é a Matemática (tenho apenas 3), estava com receio de seguir CT, por causa da Matemática A, mas sempre adorei Ciências e estudar o corpo humano, animais, células e etc. As pessoas diziam-me que era super puxado, e que a Matemática era horrível por isso fui automaticamente para LH, mas agora pensando e melhor e com alguma pesquisa, todos me dizem que com esforço vou lá... Mas estou com medo de não conseguir... Há por aí alguém que me consiga ajudar? A Matemática A é mesmo um terror?

Agredeço desde já, pois preciso realmente de ajuda!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Desespero Aplicado
Instituição
Hell
Olá, chamo-me Gonçalo, tenho 15 anos e sou novo neste site.

Acho que já todos sabem o tema pelo título, e a minha "pergunta" é o que seguir no secundário?
Eu estou no 9º ano, e estou a passar por uma enorme confusão... No inicío do ano, sem pesquisa nenhuma, estava certo de que o que queria era Línguas e Humanidades, sem pesquisa nenhuma. Mas com o acompanhamento feito pela psicóloga fui mudando de ideias... Eu sempre gostei da área da Saúde, mas como o meu forte não é a Matemática (tenho apenas 3), estava com receio de seguir CT, por causa da Matemática A, mas sempre adorei Ciências e estudar o corpo humano, animais, células e etc. As pessoas diziam-me que era super puxado, e que a Matemática era horrível por isso fui automaticamente para LH, mas agora pensando e melhor e com alguma pesquisa, todos me dizem que com esforço vou lá... Mas estou com medo de não conseguir... Há por aí alguém que me consiga ajudar? A Matemática A é mesmo um terror?

Agredeço desde já, pois preciso realmente de ajuda!
Bom, Matemática é mais complicada em relação ao Básico(na minha humilde opinião) e para mim o 11º ano está a correr-me muito mal (mas está de uma forma geral, porém a matemática senti mais a diferença, a minha nota do 1ºP do 11º ano caiu 4 valores em relação à do 3ºP do 10º ano, mas creio que de certa forma o problema está em mim, só não consegui ver ainda no quê que estou a falhar). Temos aqui no fórum vários casos de alunos que vinham com 3 no básico e chegaram ao Secundário a tirar muito boas notas com esforço e dedicação, por isso não é nada que não se faça. Anyways, mais uma vez na minha opinião, CT não é o bixo de 7 cabeças que muita gente faz parecer, dá trabalho sim senhor mas não é nada que não se faça.

PS: Vim para CT pelos mesmos motivos que tu, paixão pela biologia (e pela química também, a qual se está a intensificar ao longo do Secundário :p)

Hugo Almeida

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Estou agora no 12º e não, CT não é assim tão puxado como muitos dizem, aliás, eu estou em CT e aposto que em Humanidades ia ter piores notas.
Tudo depende de ti. Mesmo que tenhas 3 a Mat não te impede de fazer CT, eu no 10º e 11º por exemplo era aluno de 11 - 12 a mat e este ano tenho tido sempre entre 16 - 20 nos testes porque me tenho esforçado mais.

Também pensava que ia ser muito difícil secundário em CT, mas isso são só mitos do 3º ciclo :tearsofjoy:

É verdade que matemática chumba muitos alunos ( devo ter 10 alunos a repetir matemática na minha turma, tendo em consideração que é uma escola relativamente fraca ) mas com um pouco de esforço consegues passar.

E, obviamente, se queres seguir a área de saúde no ensino superior, CT é quase obrigatório.

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Bom, Matemática é mais complicada em relação ao Básico(na minha humilde opinião) e para mim o 11º ano está a correr-me muito mal (mas está de uma forma geral, porém a matemática senti mais a diferença, a minha nota do 1ºP do 11º ano caiu 4 valores em relação à do 3ºP do 10º ano, mas creio que de certa forma o problema está em mim, só não consegui ver ainda no quê que estou a falhar). Temos aqui no fórum vários casos de alunos que vinham com 3 no básico e chegaram ao Secundário a tirar muito boas notas com esforço e dedicação, por isso não é nada que não se faça. Anyways, mais uma vez na minha opinião, CT não é o bixo de 7 cabeças que muita gente faz parecer, dá trabalho sim senhor mas não é nada que não se faça.

PS: Vim para CT pelos mesmos motivos que tu, paixão pela biologia (e pela química também, a qual se está a intensificar ao longo do Secundário :p)
Muito Obrigado! Ajudaste muito!! Boa sorte no resto do 11º e no 12º!

Estou agora no 12º e não, CT não é assim tão puxado como muitos dizem, aliás, eu estou em CT e aposto que em Humanidades ia ter piores notas.
Tudo depende de ti. Mesmo que tenhas 3 a Mat não te impede de fazer CT, eu no 10º e 11º por exemplo era aluno de 11 - 12 a mat e este ano tenho tido sempre entre 16 - 20 nos testes porque me tenho esforçado mais.

Também pensava que ia ser muito difícil secundário em CT, mas isso são só mitos do 3º ciclo :tearsofjoy:

É verdade que matemática chumba muitos alunos ( devo ter 10 alunos a repetir matemática na minha turma, tendo em consideração que é uma escola relativamente fraca ) mas com um pouco de esforço consegues passar.

E, obviamente, se queres seguir a área de saúde no ensino superior, CT é quase obrigatório.
Obrigado, pela resposta! A minha dúvida era mesmo com Matemática... Mas e em Fisíca e Química A? É muito complicado?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Desespero Aplicado
Instituição
Hell
Obrigado, pela resposta! A minha dúvida era mesmo com Matemática... Mas e em Fisíca e Química A? É muito complicado?
Nem é tanto, pelo menos na minha turma encontras tanto notas de 18 como notas de 3, mas mesmo assim é uma disciplina agradável (tirando Física, mas isso digo por não gostar mesmo e pelo meu desinteresse, o mesmo acontece com Geologia :sweatsmile:) principalmente Química, ainda esta quarta fiz uma experiência: Síntese do ácido acetilsalícilico e foi muito interessante e de certa forma divertido! Mas no geral faz-se bem a disciplina sim

Hugo Almeida

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Fisica e Química era a minha disciplina preferida ( quero seguir química no ensino superior ) por isso para mim não foi nada difícil.
Na minha turma ( como já disse a minha escola é fraca em termos de notas ) o normal em física era umas 20 negativas em 25 alunos nos testes, mas a média acabava por não ser assim tão má ( 7 - 9 ), já em química as coisas correram melhor.
Acho que só 1 aluno chumbou a FQ, por isso não precisas de te preocupar.
Claro que, se queres ter uma média boa, é preciso esforço, mas esforço no secundário é obrigatório.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Desespero Aplicado
Instituição
Hell
Fisica e Química era a minha disciplina preferida ( quero seguir química no ensino superior ) por isso para mim não foi nada difícil.
Na minha turma ( como já disse a minha escola é fraca em termos de notas ) o normal em física era umas 20 negativas em 25 alunos nos testes, mas a média acabava por não ser assim tão má ( 7 - 9 ), já em química as coisas correram melhor.
Claro que, se queres ter uma média boa, é preciso esforço, mas esforço no secundário é obrigatório.
Química, de momento é a minha 3ª opção, a baixo de Bioquímica e de Ciências Farmacêuticas por acaso :P

Hugo Almeida

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Química, de momento é a minha 3ª opção, a baixo de Bioquímica e de Ciências Farmacêuticas por acaso :p
Bioquímica não entro de certeza ( andava a passear no 10 e 11º por isso não tenho média ), mas fico contente por entrar em química, além de adorar química, depois no mestrado tenho um leque grande por onde escolher, inclusive Bioquímica :P

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Nem é tanto, pelo menos na minha turma encontras tanto notas de 18 como notas de 3, mas mesmo assim é uma disciplina agradável (tirando Física, mas isso digo por não gostar mesmo e pelo meu desinteresse, o mesmo acontece com Geologia :sweatsmile:) principalmente Química, ainda esta quarta fiz uma experiência: Síntese do ácido acetilsalícilico e foi muito interessante e de certa forma divertido! Mas no geral faz-se bem a disciplina sim
Eu prefiro Química, ecomo também há pessoal que diz que é muito dificil...

Obrigado, estava com dúvidas aí também!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Desespero Aplicado
Instituição
Hell
Química para mim é bem mais fácil do que Física, mas lá está, gosto mais e tenho mais interesse mas por acaso o meu teste com a nota mais alta em FQ o ano passado foi em Física, ainda não sei como xDD

Hugo Almeida

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017

Física vai ser o mais difícil, mas mesmo assim com esforço consegues ter notas boas.
Química de secundário só dás mesmo as bases e muito resumidamente, é super fácil.

Mas claro que depende de pessoa para pessoa :tearsofjoy:

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Química, de momento é a minha 3ª opção, a baixo de Bioquímica e de Ciências Farmacêuticas por acaso :p
Na minha opinião Química é mais fácil, mas é a minha opinião!!

Química para mim é bem mais fácil do que Física, mas lá está, gosto mais e tenho mais interesse mas por acaso o meu teste com a nota mais alta em FQ o ano passado foi em Física, ainda não sei como xDD
Acho que concordo contigo nesse sentido!

Física vai ser o mais difícil, mas mesmo assim com esforço consegues ter notas boas.
Química de secundário só dás mesmo as bases e muito resumidamente, é super fácil.

Mas claro que depende de pessoa para pessoa :tearsofjoy:
Pois, também percebi este ano que Física é muito difícil!

Hugo Almeida

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Na minha opinião Química é mais fácil, mas é a minha opinião!!

Pois, também percebi este ano que Física é muito difícil!
Na minha opinião física é normalmente o mais difícil porque os alunos ainda não têm bases sólidas de mat, eu acho que se repetisse agora o 10º e 11º conseguia notas muito melhores porque dei um salto gigante em termos de matemática este ano.

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Na minha opinião física é normalmente o mais difícil porque os alunos ainda não têm bases sólidas de mat, eu acho que se repetisse agora o 10º e 11º conseguia notas muito melhores porque dei um salto gigante em termos de matemática este ano.
Como estudam? Estudam todos os dias? Ou só ao fim de semana?

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Sendo bem sincero, gostava de ter a motivação e dedicação para estudar todos os dias, mas só estudo no fim de semana mesmo.
Pois eu ouvi pessoal a dizer que estudava todos os dias para conseguir e fiquei assustado :flushed::flushed:

Como já disse eu andava a passear no 10º e 11º, o que não aconselho nada, depois podes querer seguir certos cursos e não tens média.
Como preciso do exame de mat como prova de ingresso, tenho estudado 30min - 1h por dia.
Também acho que é mais ou menos o necessário!

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Sim, isso é verdade, o que faz física difícil é mesmo o facto de ser muito à base de Matemática (por exemplo, são raros os alunos que associam o "sinal" de uma grandeza vetorial (velocidade, aceleração) com o sentido em relação ao referencial).
Como estudam? Estudam todos os dias? Ou só ao fim de semana?
Todos os dias não, mas regularmente, sim. Em época de testes é que é todos os dias xD

Gonçalo Filipe Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Curso
9º Ano
Instituição
E.S.S.F.
Sim, isso é verdade, o que faz física difícil é mesmo o facto de ser muito à base de Matemática (por exemplo, são raros os alunos que associam o "sinal" de uma grandeza vetorial (velocidade, aceleração) com o sentido em relação ao referencial).

Todos os dias não, mas regularmente, sim. Em época de testes é que é todos os dias xD
Muito obrigado a todos pelas respostas!!!

Kryniawild

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Curso
Arquitetura
Instituição
FAUL - Fac. Arquitetura - UL
Olá Gonçalo!
Escolhe a área que mais te interessar!
  • Não te esqueças que se quiseres prosseguir estudos no ensino superior podes estar numa área oposta ou seja, podes ter o 12º em Línguas e seguir com a uma licenciatura na área de Ciências, apesar de nas escolas ser sempre recomendado estar na mesma área, para teres mais bases de conhecimentos...
  • Procura sempre o curso mais fácil para que possas ter uma média alta e depois é só fazer as provas de ingresso pedidas pelo curso que queres.
Para teres uma ideia sempre fui excelente a Ciências da Natureza adorava aquilo, queria ir para CT porque pretendia e pretendo seguir com algo ligado a animais como medicina veterinária ou biologia marinha. A matemática não era o meu forte por isso fui para Artes por ser mais fácil para mim e assim consegui uma média MUITO mais alta para prosseguir estudos do que conseguiria em CT ! Agora é só fazer as provas de ingresso para a área que quero ;)

Aqui podes ver o meu feedback sobre o curso de Artes Visuais bastante prático e menos teórico, no qual adorei estar e escolhi Artes apenas para aprender algo para a vida, não penso seguir nada relacionado com esta área.

Clica aqui para saberes + sobre Artes Visuais

Última edição: