O resultado da primeira fase dos exames pode ser usado na segunda fase dos concursos?

Ines3cm

Membro
Matrícula
10 Maio 2018
Tenho uma dúvida, espero que alguém me consiga esclarecer. Se um aluno tiver 14 a fq no 11° ano na primeira fase do concurso e subir para 18 na segunda fase. No final do 12° ano para concorrer á primeira fase dos concursos vai contar o 18 ou o 14 para média?

jpabreu9

Membro
Matrícula
22 Junho 2018
Tenho uma dúvida, espero que alguém me consiga esclarecer. Se um aluno tiver 14 a fq no 11° ano na primeira fase do concurso e subir para 18 na segunda fase. No final do 12° ano para concorrer á primeira fase dos concursos vai contar o 18 ou o 14 para média?
Na 1ª fase do concurso só podes usar exames nacionais da 1ª fase, portanto conta o 14. Na 2ª fase do concurso podes usar exames da 1ª e da 2ª fase.

Ines3cm

Membro
Matrícula
10 Maio 2018
Na 1ª fase do concurso só podes usar exames nacionais da 1ª fase, portanto conta o 14. Na 2ª fase do concurso podes usar exames da 1ª e da 2ª fase.
Não sabia disso. Muito obrigada.
Disseram - me que fazendo esse exame no 11° ano e no 12° ano sendo o ano a que se candidata ao ensino superior automaticamente era usada a melhor nota do exame na média da candidatura. Só mesmo nos exames do 12° ano e se quisesse concorrer no final desse ano é que se aplicava o que referiste pela questão óbvia das datas. Mas então é diferente o que até faz mais sentido mas fiquei com ideia do contrário devido ao que ouvi.

jpabreu9

Membro
Matrícula
22 Junho 2018
Não sabia disso. Muito obrigada.
Disseram - me que fazendo esse exame no 11° ano e no 12° ano sendo o ano a que se candidata ao ensino superior automaticamente era usada a melhor nota do exame na média da candidatura. Só mesmo nos exames do 12° ano e se quisesse concorrer no final desse ano é que se aplicava o que referiste pela questão óbvia das datas. Mas então é diferente o que até faz mais sentido mas fiquei com ideia do contrário devido ao que ouvi.
Não. Os exames da 2ª fase de 11°ano efectuados em 2019 contam para a 30% da classificação final disciplina em questão, se beneficiar o aluno. Ou seja, imaginemos que um aluno em 2019 acabou FQ com nota de 16, no exame da 1ª fase tirou 14, e no exame da 2ª fase tirou 18. Assim sendo, a nota do exame da 2ª fase conta 30% para classificação final da disciplina, acabando o aluno a disciplina de FQ com 17. No entanto, na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, só pode utilizar como prova de ingresso o 14 que tirou no exame de FQ da 1ª fase em 2019. Na 2ª fase do concurso nacional de acesso é que já pode utilizar o 18 como prova de ingresso a FQ, uma vez que só tirou essa nota no exame da 2ª fase. Concluindo, só podes usar exames nacionais da 2ª fase como prova de ingresso na 2ª fase do concurso nacional de acesso. Não sei se te esclareci (espero que sim) ou fui muito confuso...

Última edição:
  • Like
Reactions: Ines3cm

Ines3cm

Membro
Matrícula
10 Maio 2018
Não. Os exames da 2ª fase de 11°ano efectuados em 2019 contam para a 30% da classificação final disciplina em questão, se beneficiar o aluno. Ou seja, imaginemos que um aluno em 2019 acabou FQ com nota de 16, no exame da 1ª fase tirou 14, e no exame da 2ª fase tirou 18. Assim sendo, a nota do exame da 2ª fase conta 30% para classificação final da disciplina, acabando o aluno a disciplina de FQ com 17. No entanto, na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, só pode utilizar como prova de ingresso o 14 que tirou no exame de FQ da 1ª fase em 2019. Na 2ª fase do concurso nacional de acesso é que já pode utilizar o 18 como prova de ingresso a FQ, uma vez que só tirou essa nota no exame da 2ª fase. Concluindo, só podes usar exames nacionais da 2ª fase como prova de ingresso na 2ª fase do concurso nacional de acesso. Não sei se me fiz entender (espero que sim) ou fui muito confuso...
Percebi sim. Muito obrigada pelo esclarecimento

• Like
Reactions: jpabreu9
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
C ISCTE Iscte resultado candidatura ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
seni2002 Resultado da Bolsa Bolsas e Residências 4
F Resultado da Bolsa Bolsas e Residências 3
12345teste Propina sem resultado da bolsa Ensino Superior - Geral 3
J Resultado Concurso nacional de acesso 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Resultado bolsa DGES Bolsas e Residências 5
LԐoɳor Os resultados da candidatura ao ensino superior são dia 9 de setembro no entanto vários dizem receber um email com o resultado um dia antes?!? Concurso Nacional e Locais - Público 8
M Reclamacao do resultado da 1fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
I Após resultado de reapreciação de exame 1ºfase Concurso Nacional e Locais - Público 31
D Resultado mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Resultado da aplicação da fórmula de seriação Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Lukewaarm Inscrição à segunda fase de ingresso sem inscrever na primeira Candidatos 2021/2022 - Discussão Geral 0
AndreiaSilva1998 COVID 19 - 2a fase do exame nacional na primeira fase do concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 2
Mihael Navin Concorrer à primeira fase com exame negativo Concurso Nacional e Locais - Público 2
Rui coata Concorrer à segunda fase com exames da primeira Concurso Nacional e Locais - Público 2
X Economia, o que escolher se não entrar na primeira opção? Ciências Económicas e Empresariais 2
J Realizar inscrição exame da segunda fase sem ter feito da primeira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Jessica Abrahão Ribeiro A primeira opção é a que sempre fica? Concursos e Regimes Especiais 1
D Anular matrícula e reprovar na primeira fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
D Exame primeira fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Pedro Melk Faz sentido candidatar-me à primeira fase de matrículas para mestrado, tendo em conta que ainda não acabei o curso? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Segunda fase de 2020 pode ser usada na primeira fase de 2021 ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Pagamento da primeira prestação das propinas Ensino Superior - Geral 2
Deniz Ozturk Arquitetura: não entrei na primeira fase e agora? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
catndie_ Não entrei na primeira opção, e agora? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 6
I Já saíram os resultados do concurso nacional de acesso da primeira fase? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
A Não entrei na Primeira fase de candidaturas Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
voidlessmind Não entrei na minha primeira opção, que decisão devo tomar? Concurso Nacional e Locais - Público 1
catarinaquendera Posso me candidatar á segunda fase de acesso ao ensino superior sem ter ido á primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Marta.bastos Dúvida sobre a nota da candidatura de primeira fase Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Primeira semana na faculdade de direito Ensino Superior - Geral 2
Tiagograca02 Candidatura na primeira fase após reapreciação Concurso Nacional e Locais - Público 7
P FEUP Falta de portátil durante a primeira semana na FEUP Universidade do Porto 1
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Praxes na primeira semana de aulas Tradições Académicas 1
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Posso candidatar-me à primeira fase de entrada na universidade realizando exames na segunda fase? Concurso Nacional e Locais - Público 46
A Bolsa de estudo e primeira propina Bolsas e Residências 11
E Entrada na segunda fase quando se entra na primeira Concurso Nacional e Locais - Público 17
D Prefiro o curso da segunda opção. Se entrar na primeira, o que faço? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Jojo G. Concorrer às outras fase estando colocada na primeira Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Posso me candidatar à primeira fase de entrada na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Inespires2000 O que fazer quando um curso abre pela primeira vez Concurso Nacional e Locais - Público 2
E Posso candidatar-me na primeira fase? Concurso Nacional e Locais - Público 19
A Repetir a primeira fase de FQ Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Concorrer à segunda fase estando colocado na primeira Concurso Nacional e Locais - Público 76
O Segunda fase sem fazer primeira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Joaojaneiro1 Palpites para o exame da primeira fase de História da cultura e das artes - 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 23
A Anulação da matricula da primeira fase Concurso Nacional e Locais - Público 2