O secundário e a escolha da Faculdade

Raquel.A.Alexandra

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2025
Olá! Encontro-me no 12 ano na área de ciências e tecnologias e as minhas disciplinas especificas foram Fisico-Quimica e Geometria Descritiva e no 12 escolhi Aplicações Informáticas e Química.

O secundário não foi um ciclo fácil. Estudei no ensino privado (e nunca tive a vida facilitada por estudar no ensino privado, ao contrário do que muitos pensam, e sempre teve um alto grau de exigência), sempre tive excelentes professores e explicadores, e tive anos melhores que outros, no entanto, reprovei á disciplina de Físico-Química e Matemática A.

Vi sempre os meus colegas e os meus amigos mais próximos a terem ótimas notas, enquanto dois ou três na turma tinham positivas mais baixas ou não chegavam a positiva. Muitas vezes eu fui uma dessas pessoas.

No ano passado, por ter reprovado á disciplina de fq, fiz o exame a contar como nota interna, e tive 9 V.
Reprovei a disciplina no 10 ano, por ter acabado com 7V, no entanto fui sempre às aulas durante o 11 ano, tive explicações várias vezes por semana, e no mês anterior ao exame, um curso intensivo de preparação ao exame.

Em relação á disciplina de Matemática A, o meu problema é ser um pouco desastrada! Não é que eu não saiba a matéria ou não me esforce o suficiente para obter resultados á disciplina, maior parte das vezes esqueço-me de coisas simples, troco algumas coisas, e depois como resultado, tenho notas fracas! Reprovei á disciplina por ter tido dois anos como nota final de ano 8V, sujeitando-me, então, a fazer o exame de Matemática A este ano.

As minhas notas do secundário foram:
No 10 ano:
Pt) 11 V
Mat) 8 V
Gd) 10 V
Fq) 7 V
Ed F)14 V
Ing) 14 V
Fil)13 V

No 11 ano:
Pt)11 V
Mat) 8 V
Gd) 12 V (após melhoria no exame nacional a minha nota passou a ser 14V)
Fq) Reprovado
Ed F) 14V
Ing) 16V
Fil) 12 V (apos exame nacional a contar para nota)

No 12 ano (primeiro período):
Pt) 14 V
Mat) Reprovado
API) 15 V
Quimica) 15 V
Ed F) 13 V

Mantive os meus professores no 10 e 11 ano, e mudei todos no 12. Alguns dos meus professores do 10/11 ano já me conheciam de anos anteriores, e nenhum dos meus professores do 12 me conhecia.

Nunca fui uma aluna de grande participação na aula, e sempre tentei passar despercebida nas aulas, e cada vez mais pelos resultados que ia tendo.
Nunca fui aluna favorita dos professores, para além de não participar e não ter grandes resultados, eles achavam que eu não trabalhava e esperava apenas que as coisas caíssem do céu, o que fez com que eu tivesse uma “reputação” de pouco trabalhadora e que não queria saber da escola para nada. Essa reputação tem me seguido muito, até ao início deste ano, quando a minha diretora de turma (diferente do 10/11 ano e também minha professora de Pt), ter dito que não ia tirar conclusões baseado no que os outros tinham dito.

No 9 ano, fiz os famosos testes psicotécnicos.
Para mim, não me deram grande coisa. Atualmente, não me revejo em nada do que me foi dito que era o mais indicado para mim: A área de Línguas e Humanidades.
Apesar de no 12 ano ter “atinado” com a disciplina de Pt e de no 11 ano ter acabado com 16 V a Ing, sempre fui horrível a línguas, e durante o meu 2 e 3 ciclo tive muitas vezes negativas nos finais dos períodos a essas disciplinas; e até mesmo no 10 ano, a minha nota do primeiro período a ing foi 9 V. E para além das línguas, a disciplina de história nunca me fascinou, e durante grande parte que eu tive essa disciplina a minha nota foi 3, no ensino básico.

Atualmente, a consideravelmente pouco tempo de acabar o secundário, não sei que curso escolher na faculdade.

No ano passado, fui á Futuralia, e saí de lá como entrei, sem ideia nenhuma do que escolher.

E tudo dificulta a minha escolha, porque não sei aquilo que quero fazer (e isso assusta-me), porque não sei se aquilo que tenho o mínimo interesse se consigo entrar porque não tenho média, ou porque se calhar não vou conseguir fazer o curso, porque não sou boa o suficiente em nada…

Falando sobre a média: muitos dizem para eu olhar para a minha média, e ver mais ou menos onde é que eu consigo entrar, e até que ponto é que o curso me interessa.
Ora, eu preciso de fazer o exame de fq e mat este ano, e não consigo adivinhar a minha nota no exame.

Para mim, a escolha de um curso que me vá fazer feliz é muito importante, e acima de tudo não me quero prender, a algo que não gosto.

E a cada dia que passa, vejo os meus amigos e os colegas ao meu redor, a saberem o que querem fazer e que área querem seguir, enquanto eu não faço ideia do que fazer…

Sinto uma enorme falta de confiança em mim mesma, e naquilo que sou capaz de fazer!

Última edição:
Olá,
Primeiro de tudo quero que saibas que aquilo que sentes é muito comum. Se passares aqui algum tempo no fórum vais ver que o que não falta é pessoas que não sabem o que seguir.

Em relação á disciplina de Matemática A, o meu problema é ser um pouco desastrada! Não é que eu não saiba a matéria ou não me esforce o suficiente para obter resultados á disciplina, maior parte das vezes esqueço-me de coisas simples, troco algumas coisas
Uma parte importante é no fim teres tempo para ires rever tudo o que fizeste. Se tiveres tempo para isso, os exercícios que têm mais contas e que sabes que costumas errar em alguma coisa faz uma 2ª vez sem olhar para a resolução que fizeste antes e compara os resultados.

porque não sou boa o suficiente em nada…
Apesar dos desafios que a escola tem sido não desisiste, isso é crucial. Muitos na tua situação já não querem saber da escola (vão lá só porque não têm outra opção). Tu continuas a tentar melhorar e vieste pedir opinião a outras pessoas, isso demonstra uma mentalidade excelente. No futuro, quando já estiveres num curso que te identificas vais olhar para a Raquel de hoje e perceber que afinal até tens qualidades.

Falando sobre a média: muitos dizem para eu olhar para a minha média, e ver mais ou menos onde é que eu consigo entrar, e até que ponto é que o curso me interessa.
Eu não concordo com isto. Eu acho que devias tentar encontrar algo que te interesse (por mais dificil que isso seja) sem olhar para a média. Depois de escolhido vês se tens média. Se tiveres, excelente. Se não tiveres há outras formas de entrar no curso (Exames de melhoria, outro tipo de concursos, etc).

Existe alguma profissão que viste alguém fazer e que te visses a trabalhar naquilo? Ou alguma disciplina que te interesse mais do que as outras e que gostavas de desevolver mais essa área?

• Like
Reactions: davis and sigis
Olá,
Primeiro de tudo quero que saibas que aquilo que sentes é muito comum. Se passares aqui algum tempo no fórum vais ver que o que não falta é pessoas que não sabem o que seguir.

Uma parte importante é no fim teres tempo para ires rever tudo o que fizeste. Se tiveres tempo para isso, os exercícios que têm mais contas e que sabes que costumas errar em alguma coisa faz uma 2ª vez sem olhar para a resolução que fizeste antes e compara os resultados.

Apesar dos desafios que a escola tem sido não desisiste, isso é crucial. Muitos na tua situação já não querem saber da escola (vão lá só porque não têm outra opção). Tu continuas a tentar melhorar e vieste pedir opinião a outras pessoas, isso demonstra uma mentalidade excelente. No futuro, quando já estiveres num curso que te identificas vais olhar para a Raquel de hoje e perceber que afinal até tens qualidades.

Eu não concordo com isto. Eu acho que devias tentar encontrar algo que te interesse (por mais dificil que isso seja) sem olhar para a média. Depois de escolhido vês se tens média. Se tiveres, excelente. Se não tiveres há outras formas de entrar no curso (Exames de melhoria, outro tipo de concursos, etc).

Existe alguma profissão que viste alguém fazer e que te visses a trabalhar naquilo? Ou alguma disciplina que te interesse mais do que as outras e que gostavas de desevolver mais essa área?
Olá, primeiro muito obrigada pela resposta!

Respondendo ás suas perguntas: O meu principal problema é que eu não me vejo a trabalhar em nada específico. E também não me interessa nenhuma disciplina em específico, e as minhas escolhas do 12 ano não refletem isso de maneira nenhuma, foram disciplinas que escolhi porque não tinha grande opção, por não ter frequentado a disciplina de Biologia e Geologia, e de para mim química ser mais fácil do que física.

E até na área em que estou, as pessoas com quem falo sobre o tema, acham que não era a área mais apropriada para mim, e não é que discorde com isso, mas para onde é que eu iria se não teria melhores notas em outra área? E para ser sincera não me veria noutra área sem ser ciências.
Post automatically merged:

Olá,

Apesar de não ter uma área ou uma profissão específica em mente, sei que não quero fazer o chamado “trabalho de secretária”.

• Like
Reactions: sigis
Olá, primeiro muito obrigada pela resposta!

Respondendo ás suas perguntas: O meu principal problema é que eu não me vejo a trabalhar em nada específico. E também não me interessa nenhuma disciplina em específico, e as minhas escolhas do 12 ano não refletem isso de maneira nenhuma, foram disciplinas que escolhi porque não tinha grande opção, por não ter frequentado a disciplina de Biologia e Geologia, e de para mim química ser mais fácil do que física.

E até na área em que estou, as pessoas com quem falo sobre o tema, acham que não era a área mais apropriada para mim, e não é que discorde com isso, mas para onde é que eu iria se não teria melhores notas em outra área? E para ser sincera não me veria noutra área sem ser ciências.
Post automatically merged:

Apesar de não ter uma área ou uma profissão específica em mente, sei que não quero fazer o chamado “trabalho de secretária”.
Já exploraste os cursos que as faculdades oferecem para ver se surgem algumas ideias? Podes fazer isto tanto nos sites das faculdades (naquelas que preferisses ir ou nas que são mais perto de ti) como no site da DGES que tem todos os cursos.

• Like
Já exploraste os cursos que as faculdades oferecem para ver se surgem algumas ideias? Podes fazer isto tanto nos sites das faculdades (naquelas que preferisses ir ou nas que são mais perto de ti) como no site da DGES que tem todos os cursos.
Ja. No ano passado fui á Futuralia em março, fui falando com os alunos dos cursos que me suscitavam mais interesse, sobre o curso, se era difícil, qual foi a experiência deles, o ambiente da faculdade…
O site da DGES neste momento já é visita semanal obrigatória.

Outra coisa, sobre a qual não tenho a certeza, é se GD foi a escolha mais acertada.
Eu gostei de GD, tive um ótimo professor, nem sempre foi fácil, é preciso muita prática, mas no final do 11 ano já tinha essa prática em cima de mim. No 3 P do 11 ano, tinha de média isolada quase 15 V, mas pq o início do ano não correu tão bem, acabei o ano com 12 V. E como sabia que poderia fazer melhor, fui á melhoria em exame nacional e tive 14V.
E acredito ainda, que se praticasse este ano, ainda podia fazer melhor, mas não sei até que ponto estou a sobrecarregar-me com exames nacionais, até porque tenho 3 a serem me obrigatórios.
Mas a minha dúvida em relação a disciplina era se deveria ter escolhido BG em vez de GD.

Da experiência que tive com geologia no ensino básico, não era coisa que gostasse.

Sempre adorei animais, tenho algum interesse sobre o corpo humano e sobre a mente humana, e também a área de criminologia. Ou seja, áreas bastante relacionadas com bg. E eu não tive a disciplina e não sei se seria capaz de estudar para o exame sem ter tido a disciplina.
No entanto são apenas coisas que tenho algum interesse e não sei se me veria a ser isso no futuro.

Mas a minha dúvida em relação a disciplina era se deveria ter escolhido BG em vez de GD.
Talvez, mas agora já foi, não vale a pena estares a pensar nisto porque não podes voltar atrás.

Sempre adorei animais, tenho algum interesse sobre o corpo humano e sobre a mente humana, e também a área de criminologia. Ou seja, áreas bastante relacionadas com bg. E eu não tive a disciplina e não sei se seria capaz de estudar para o exame sem ter tido a disciplina.
No entanto são apenas coisas que tenho algum interesse e não sei se me veria a ser isso no futuro.
Claro que consegues estudar para o exame sem ter tido a disciplina. Há imensos recursos online, seja vídeos, resumos, testes, fichas, etc. Se tiveres possibilidades para isso podes ter explicações também. A única complicação é já teres outros 3 exames para fazer. Uma hipótese a considerares é demorar mais um ano a entrar no ensino superior e usas esse ano para fazer o exame de BG, outros exames que queiras fazer melhoria e dá-te mais tempo para pensares naquilo que queres seguir. Durante este tempo até podes tentar encontrar estágios/part-times relacionados com alguma área que tenhas curiosidade para ver se te interessa.
Em relação aos cursos vê o programa curricular desses cursos no site da universidade, as saídas, as áreas que vais aprender. Todas estas informações ajudam a tomares a melhor decisão possível.

• Like
Talvez, mas agora já foi, não vale a pena estares a pensar nisto porque não podes voltar atrás.

Claro que consegues estudar para o exame sem ter tido a disciplina. Há imensos recursos online, seja vídeos, resumos, testes, fichas, etc. Se tiveres possibilidades para isso podes ter explicações também. A única complicação é já teres outros 3 exames para fazer. Uma hipótese a considerares é demorar mais um ano a entrar no ensino superior e usas esse ano para fazer o exame de BG, outros exames que queiras fazer melhoria e dá-te mais tempo para pensares naquilo que queres seguir. Durante este tempo até podes tentar encontrar estágios/part-times relacionados com alguma área que tenhas curiosidade para ver se te interessa.
Em relação aos cursos vê o programa curricular desses cursos no site da universidade, as saídas, as áreas que vais aprender. Todas estas informações ajudam a tomares a melhor decisão possível.

Sobre outro tipo de canidaturas ao ensino superior: Qual é a diferença de ser aluno do "Ano zero" e ser um "Aluno externo"? Ou por ser do ano zero, é aluno externo?
Enquanto frequento o ano zero, tenho de ter algumas disciplinas do secundario?
E enquanto o frequento posso fazer algumas cadeiras do curso que quero?
Canidato-me ao ano zero de um determinado curso?
No acesso ao ensino superior, preciso de uma canidatura, ou é automatico?

Sobre outro tipo de canidaturas ao ensino superior: Qual é a diferença de ser aluno do "Ano zero" e ser um "Aluno externo"? Ou por ser do ano zero, é aluno externo?
É a mesma coisa

Enquanto frequento o ano zero, tenho de ter algumas disciplinas do secundario?
Penso que não, mas se for obrigatório isto estará dito no regulamento da instituição que podes consultar.

E enquanto o frequento posso fazer algumas cadeiras do curso que quero?
Sim, é esse o objetivo. Depois quando entrares no curso já ficas com as cadeiras feitas.

Canidato-me ao ano zero de um determinado curso?
Tenho ideia que normalmente candidatas-te a cadeiras específicas, mas posso estar errado. Isso também estará dito no regulamento da instituição.

No acesso ao ensino superior, preciso de uma canidatura, ou é automatico?
Precisas de fazer a candidatura, seja por que concurso for.

• Like
Qual é a diferença de ser aluno do "Ano zero" e ser um "Aluno externo"? Ou por ser do ano zero, é aluno externo?
Pode ser a mesma coisa, ou não.
"Aluno externo" refere-se à frequência de unidades curriculares isoladas, ou seja, não estás inscrita em nenhum curso específico mas és aluna da universidade e fazes algumas cadeiras específicas que escolheste (sendo, ou não, tiradas do plano curricular de um curso em que planeias entrar mais tarde).
Ano zero pode referir-se a isto, ou pode referir-se a programas que algumas instituições de ensino superior têm para preparar os candidatos para os exames nacionais, que podem ou não incluir as referidas unidades curriculares isoladas.

• Like
Reactions: Rui C