O Tópico das Citações

 

Alfa

Membro Catedrático
Especialista
Matemática
Apoiante Uniarea
Matrícula
2 Agosto 2015
Mensagens
10,646
Bem... Ideias às quatro da manhã dão nisto.

Pensei que seria engraçado haver um tópico onde deixássemos citações, literárias ou outras, frases que nos dizem ou disseram alguma coisa, que achámos bonitas ou interessantes ou hilariantes, excertos de livros que lemos e nos ficaram no pensamento por alguma razão.

Podem ser frases, parágrafos, excertos curtos, versos, estrofes, poemas curtos, enfim, o que acharem bem.

(Sim, eu sei que existe o tópico da Literatura -- um pouco morto... --, mas não achei descabido haver este, mais específico e "lúdico".)

Como manda a tradição, se calhar começo eu... Este excerto é do livro "Amanhã na Batalha Pensa em Mim", de Javier Marías. (É um autor um pouco pessimista, que reflecte muito sobre a morte e o esquecimento no que escreve, mas a prosa é tão boa e o conteúdo tão pertinente que tinha de o partilhar.)

Tantas coisas acontecem sem que ninguém saiba nem se recorde delas. Não há registo de quase nada, os pensamentos e movimentos fugazes, os planos e os desejos, a dúvida secreta, os sonhos, a crueldade e o insulto, as palavras ditas e ouvidas e depois negadas ou mal-entendidas ou deturpadas, as promessas feitas e que não são tidas em conta, nem sequer por aqueles a quem foram feitas, tudo se esquece ou prescreve, quando o fazemos sozinhos e não anotamos e também quase tudo o que não fazemos sozinhos mas em companhia, que pouco vai ficando de cada indivíduo, tão pouco é o que resta, e desse pouco que resta tanto se cala, e do que não se cala recorda-se depois apenas uma ínfima parte, e durante pouco tempo, a memória individual não se transmite nem interessa a quem a recebe, que forja e tem a sua própria memória. Todo o tempo é inútil, (…) o que acontece, o que entusiasma ou dói manifesta-se apenas um instante no tempo, depois perde-se e é tudo escorregadio como a neve compacta (…)


Participem!
 
Das melhores que li recentemente:

“Someone can be madly in love with you and still not be ready. They can love you in a way you have never been loved and still not join you on the bridge. And whatever their reasons you must leave. Because you never ever have to inspire anyone to meet you on the bridge. You never ever have to convince someone to do the work to be ready. There is more extraordinary love, more love that you have never seen, out here in this wide and wild universe. And there is the love that will be ready.”

Nayyirah Waheed (provavelmente a poetisa mais seguida no instagram).
 
Não podia deixar de citar o Conde d'Abranhos e a Catástrofe, um dos livros mais geniais que tive a oportunidade de ler:
«Uma ocasião, na Câmara, ele falava de Moçambique como se considerasse essa nossa possessão na costa ocidental da África. Alguns deputados mais miudamente instruídos desses detalhes, gritaram-lhe com furor.
– Moçambique é na costa oriental, Sr. Ministro da Marinha!
A réplica do Conde é genial:
– Que fique na costa ocidental ou na costa oriental, nada tira a que seja verdadeira a doutrina que estabeleço. Os regulamentos não mudam com as latitudes!»
 
"Tenho prazer de ser vencido quando quem me vence é a razão" - Fernando Pessoa.

Isto devia ser um princípio de vida para toda a gente. Obrigado, não conhecia esta. ;)
 
Isto devia ser um princípio de vida para toda a gente. Obrigado, não conhecia esta. ;)
Espero que todos mandem citações. São tantas! Quando li esta citação guardei-a logo. Fernando Pessoa, numa frase tão simples e "humilde", concentrou um conhecimento tão importante. :)
 
  • Like
Reactions: LENIN
O meu prof de Filosofia gosta muito desta citação de Francis Bacon: "A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exactidão."
 
“Were we incapable of empathy – of putting ourselves in the position of others and seeing that their suffering is like our own – then ethical reasoning would lead nowhere. If emotion without reason is blind, then reason without emotion is impotent.”
― Peter Singer​
 
Excelente iniciativa, caro @Alfa!!

Cito Montesquieu, na sua magnum opus que é um dos grandes baluartes do pensamento iluminista a que ele chamou Do Espírito das Leis

Mas nem sempre ela [a Virtude] existe nos Estados moderados; só existe quando o poder não é abusado; mas é uma experiência eterna que todo o homem que tem poder é levado a abusar dele; vai até encontrar limites. Quem diria! Até a virtude precisa de limites.

Esta ultima frase não me sai da cabeça há dias!
 
Excelente iniciativa, caro @Alfa!!

Cito Montesquieu, na sua magnum opus que é um dos grandes baluartes do pensamento iluminista a que ele chamou Do Espírito das Leis

Mas nem sempre ela [a Virtude] existe nos Estados moderados; só existe quando o poder não é abusado; mas é uma experiência eterna que todo o homem que tem poder é levado a abusar dele; vai até encontrar limites. Quem diria! Até a virtude precisa de limites.

Esta ultima frase não me sai da cabeça há dias!
A humildade também precisa de limites.
 

"Todos os homens vivem rodeados de linhas de baleias. Todos nascem com cordas em redor do pescoço; é apenas quando se encontram perante a morte súbita e rápida que os mortais percebem os perigos silenciosos, subtis e sempre presentes na vida."

"Que são os Direitos do Homem e as liberdades do mundo, senão peixes perdidos? Que são todas as ideias e opiniões dos homens, senão peixes perdidos?"

"Os anjos não passam de tubarões que se dominam."

Herman Melville em Moby Dick​
 
  • Like
Reactions: davis and Vomoto
"You can't connect the dots looking forward you can only connect them looking backwards. So you have to trust that the dots will somehow connect in your future. You have to trust in something: your gut, destiny, life, karma, whatever. Because believing that the dots will connect down the road will give you the confidence to follow your heart, even when it leads you off the well worn path."​

- Steve Jobs​
 
"I have homes everywhere and many I have not even seen yet. That is perhaps why I am restless. I haven’t seen all of my homes."

John Steinbeck, «A life in letters»
 
  • Like
Reactions: davis and Vomoto
"Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

(...)

Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança."



Pedra Filosofal - António Gedeão



É dos meus poemas preferidos!
 
Raramente costuma participar neste tipo de tópicos (até porque não gosto muito de ler nem sou intelectualmente muito forte nestas áreas, mas decidi deixar uma participação duma frase que ouvi há uns dias):

"A maior parte das pessoas fica feliz com a inferioridade dos seus melhores amigos".

Philip Chesterfield
 
"Nada nos faz acreditar mais do que o medo, a certeza de estarmos ameaçados. Quando nos sentimos vítimas, todas as nossas acções e crenças são legitimadas, por mais questionáveis que sejam. Os nossos opositores, ou simplesmente os nossos vizinhos, deixam de estar ao nosso nível e transformam-se em inimigos. Deixamos de ser agressores para nos convertermos em defensores. A inveja, a cobiça ou o ressentimento que nos movem ficam santificados, porque pensamos que agimos em defesa própria. O mal, a ameaça, está sempre no outro. O primeiro passo para acreditar apaixonadamente é o medo. O medo de perdermos a nossa identidade, a nossa vida, a nossa condição ou as nossas crenças. O medo é a pólvora e o ódio o rastilho. O dogma, em última instância, é apenas um fósforo aceso."
Carlos Ruiz Zafón, "O Jogo do Anjo"