O Tópico dos que estão a escrever a Tese de Mestrado

FilipaSilva93

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2016
Este tópico surge para partilhar angústias, fracassos e sucessos do que é escrever uma tese de mestrado. Espero encontrar por aqui pessoas que estejam nesta fase da vida académica, para que exista um apoio entre todos de modo a conseguirmos alcançar os nossos objectivos - concluir a tese.

Estou a "escrever" a minha Tese com muito custo, estou sem motivação, triste, desanimada e passo os dias sem fazer nada, ou a arranjar desculpas para não fazer. Sinto que não sou capaz e que estou a desiludir a minha orientadora profundamente... Não sei como sair desta espiral de desmotivação, sinto que não consigo controlar os meus pensamentos, a minha vida... E chego ao final do dia triste, desanimada e com uma enorme vontade de chorar.

Ainda por cima, no último ano letivo, fui a melhor aluna na cadeira que a minha orientadora leccionou e sinto que ela tem expetativas muito altas, mas... a pessoa que eu era nessa altura não é a mesma de hoje, essa pessoa estava motivada, empenhada e esta... não faz nada.

e eu que queria tanto, mas tanto, entregar a tese na primeira fase e ir procurar já o emprego/estágio... Mas não. Passaram-se 2 meses desde que terminei o estágio curricular... e nesses dois meses não fiz praticamente nada.

Espero que os próximos posts sejam mais animadores, este é o primeiro. Quem já fez a sua tese, ou está a fazer... que se acuse. :(

Olá, Filipa!

Estou ainda bastante longe do momento de escrever a minha tese de Mestrado, mas não pude deixar de me sentir tocado pelos sentimentos transmitidos pelas tuas palavras. Portanto, aqui vai:

Mesmo que tenhas a tua orientadora em grande estima e que tenhas tido uma boa relação com ela enquanto aluna, lembra-te que o objetivo não é ela. Ela não está a tirar o mestrado, és tu que estás. :) Como tal, se estás a passar uma fase menos boa, que não contribua para piorares o facto de poderes estar a desiludir alguém.

Visto este facto, importa agora, talvez, parares um bocadinho e refletires: o que é que ambicionas? Qual o propósito do esforço que estás a colocar na tua formação (neste caso, na conclusão do teu Mestrado)? Ele não é um fim em si mesmo. É um meio para tu alcançares outras metas pessoais e profissionais. O que é que, enquanto aluna de licenciatura, te motivou, e sentes que agora te falta? :) Talvez esta reflexão interior te possa fazer encontrar de novo um propósito; um caminho a seguir que te volte a deixar mais focada na tua tese e na conclusão do teu mestrado.

Para concluir e não ser maçador, gostaria apenas de dizer que todos nós temos fases em alta, e outras em baixo. Quando estamos numa, temos que saber que ela nunca será eterna e que, demore o que demorar, as coisas vão mudar. No teu caso, tenho a certeza que irão mudar para melhor. Por isso, não fiques tão triste! ;) As gentes do Uniarea estarão sempre aqui para te ajudar no que for necessário.

Quanto a essa vontade de chorar, se durar há muito tempo, talvez seja melhor procurares algum auxílio. Podes sempre falar com um familiar ou um amigo, desabafar, falar do que sentes. Se achar que é caso para tal, garanto-te que consultar um psicólogo poderá ajudar muito para ver as coisas de uma forma um pouco diferente.

Qualquer coisa, conta connosco!

Olá, desde já obrigada :) Podes não acreditar, mas as tuas palavras ajudaram-me.

A minha Orientadora foi minha Professora no primeiro ano do Mestrado, e posso dizer-te que no primeiro ano do Mestrado que é curricular (semelhante à licenciatura) estava bastante motivada, tive imensas boas notas, sendo uma das melhores alunas do meu ano e até tive benefícios por isso mesmo. No ano passado, estava bastante orgulhosa de mim mesma e confiante que o Mestrado que tinha escolhido era o ideal, aliás adorei muito mais o mestrado do que a licenciatura!Sinto que essa rotina acabou por me destruir, porque era horrível ter de acordar sabendo que não ia aproveitar nada do que eu tinha aprendido e que iria perder o meu tempo a fingir que fazia alguma coisa. Depois do estágio acabar (felizmente acabou) decidi que ia dedicar-me inteiramente à tese durante 2 meses e, depois disso, iria procurar um estágio profissional na minha área... até porque tenho 25 anos e quero muito sair da casa dos meus pais (estou aqui muito bem, mas sinto falta de sair/crescer). No entanto, passaram-se 2 meses e não escrevi nada, claro que quando digo nada estou a ser demasiado literal, mas é a verdade... o que escrevi dava perfeitamente para ser escrito em 2 dias... e não em 2 meses!
Sei que a tese é um trabalho muito solitário e individual, ao contrário de uma licenciatura em que tens aulas todos os dias, tens trabalhos e testes com prazos apertados e tens notas para cada elemento... Na tese não se tem aulas e tem que se trabalhar em casa (ou na biblioteca como já tentei esta semana) e pesquisar muito, enviar rascunhos, ter só pareceres vagos, enfim... parece que o trabalho não rende... e eu não consigo meter-me a fazer as coisas, não sei bem porquê. Por exemplo, há 2 horas atrás defini um objectivo de trabalhar durante 4 horas na tese (pouco, mas muito) e lá se passou o tempo e ainda aqui estou. Sinto que sim, preciso de ajuda.

Última edição:
Depois, neste segundo ano, tive um estágio curricular para o qual estava bastante animada... mas foram 3 meses que não correram muito bem, basicamente, eu estava o dia todo sem fazer nada, mesmo depois de procurar trabalho para fazer na empresa. Por outras palavras, tive azar e fiquei 3 meses a ir todos os dias para o estágio, passar lá 9 horas e voltar no final do dia sem saber nada de novo, sem crescer. Sinto que essa rotina acabou por me destruir, porque era horrível ter de acordar sabendo que não ia aproveitar nada do que eu tinha aprendido e que iria perder o meu tempo a fingir que fazia alguma coisa. Depois do estágio acabar (felizmente acabou) decidi que ia dedicar-me inteiramente à tese durante 2 meses e, depois disso, iria procurar um estágio profissional na minha área... até porque tenho 25 anos e quero muito sair da casa dos meus pais (estou aqui muito bem, mas sinto falta de sair/crescer). No entanto, passaram-se 2 meses e não escrevi nada, claro que quando digo nada estou a ser demasiado literal, mas é a verdade... o que escrevi dava perfeitamente para ser escrito em 2 dias... e não em 2 meses!
A tua situação é compreensível, Filipa. Quando tiras um curso com gosto, motivação e muito trabalho (que me parece totalmente ser o teu caso ;) tendo tu inclusive sido uma das melhores) tem as maiores esperanças no futuro. Quando chegas a um estágio, e vês que nada do que aprendeste na faculdade se relaciona com aquilo, é ultra-compreensível que te vás um pouco abaixo.

Sei que a tese é um trabalho muito solitário e individual, ao contrário de uma licenciatura em que tens aulas todos os dias, tens trabalhos e testes com prazos apertados e tens notas para cada elemento... Na tese não se tem aulas e tem que se trabalhar em casa (ou na biblioteca como já tentei esta semana) e pesquisar muito, enviar rascunhos, ter só pareceres vagos, enfim... parece que o trabalho não rende... e eu não consigo meter-me a fazer as coisas, não sei bem porquê. Por exemplo, há 2 horas atrás defini um objectivo de trabalhar durante 4 horas na tese (pouco, mas muito) e lá se passou o tempo e ainda aqui estou. Sinto que sim, preciso de ajuda.
Também é verdade! Se já a licenciatura coloca em nós grande parte do trabalho, a fase seguinte será ainda mais exigente nesse sentido. Acredito que seja um trabalho muito exaustivo, cansativo, e até que em certos momentos só apeteça mandar aquilo às cebolas! Tudo isso é normal.. Mas lá está: tens que ter uma motivação. Um alvo para onde atirar. Algo que te ajude a passar por esses momentos maus. Até porque, sem motivação, acontece o que te está a acontecer: acumular trabalho. E isso nunca pode ser bom. :)
Mas para combater essa solitariedade"" do trabalho podes, por exemplo, um bocadinho cada dia, sair com uns amigos ou ir à rua passear e ver pessoas. Sempre dá para ganhar outro mood depois de tantas horas a trabalhar sozinha.
Com a nossa ajuda poderás contar sempre, já integras a nossa comunidade. ;)

Não sei o que se passa, se é por ter 25 anos e sentir que já devia estar noutra fase da vida (pois eu estive 2 anos num curso e depois acabei por mudar... daí ainda não ter terminado os estudos). Se é por não acreditar que sou capaz... Se foi a rotina do estágio que me deixou assim em baixo, por as coisas não terem resultado como eu tinha desejado... Se é por não me sentir acompanhada... Ou se é mesmo preguiça.

Enfim... Procurar um psicólogo é uma opção válida e boa e talvez seja o mais sensato da minha parte. Porque não quero continuar assim, queria mesmo muito entregar a minha tese logo que possível.
Também esse sentimento é normal, apesar de ser relativo às várias pessoas. Eu, por exemplo, tenho só 18 e gostava de poder já ser mais independente do que sou.
Quanto às tuas capacidades, tenta criar uma imagem positiva de ti mesma. Fizeste uma licenciatura entre os melhores, não fizeste? Então, serás certamente capaz de fazer o mestrado. E quem sabe se senão, também, entre os melhores? :D
Confiança! Vais ver que vai correr tudo bem ;)

Obrigada :)

Não quero fazer deste tópico um muro de lamentações, simplesmente, estou desmotivada e quero sair disto... Queria mesmo entregar a tese antes do Verão.
Este tópico serve muito para me auto-motivar e partilhar os meus progressos na tese e, claro, se alguém estiver na mesma situação que partilhe! Há angústias muito próprias deste trabalho.

Vamos imaginar que hoje é o primeiro dia da Tese, apesar de já haver algum trabalho para trás.

Dia 1 - 25 de Janeiro de 2018

Pontos actuais:
Tenho 150 respostas ao meu questionário, faltam-me 160. - Para conseguir até dia 13 de Fevereiro.
Tenho uma introdução teórica com 2700 palavras com necessidade de revisão (Isto foi o meu primeiro rascunho enviado à professora, que já me respondeu e preciso de corrigir)

Objectivos específicos:
1.Enviar um resumo do meu trabalho para uma Conferência da minha área. - Até dia 27 de Janeiro
2.Enviar a introdução teórica mais estruturada à minha orientadora, com o texto pontuado correctamente (Sim, desde que me comecei a sentir desmotivada, o meu texto começou a tornar-se muito desorganizado e a minha orientadora apontou isto) - Como este objectivo é muito geral, vou comprometer-me a acrescentar pelo menos mais 5 artigos ao meu enquadramento teórico e chegar às 5000 palavras. - A data é amanhã, mas vou pedir o Sábado à minha orientadora, tendo em conta que desde segunda só escrevi uma página.
3. Fazer já as Referências Bibliográficas, para não me prejudicar no futuro. - Até dia 29 de Janeiro.
4. Chegar às 175 respostas até dia 28 de Janeiro.

5. Tenho uma apresentação para fazer. - Fazer até dia 1 de Fevereiro

Objectivos com maior importância 1 e 2 - TENHO MESMO DE CONSEGUIR CUMPRIR

Vou dando notícias do progresso. :)
23319152f5db5e36ab7f110eb5fe7bc0--writing-quotes-writing-tips.jpg

Última edição:
Olá Malta :)

Já enviei o "Objetivo 1" para a minha Orientadora e obtive um feedback muito positivo, só tenho que fazer algumas alterações para proceder à submissão final!

O objectivo 2 não correu como esperava porque tive mais tempo a pesquisar artigos e a ler do que a escrever. Mesmo assim, escrevi mais mil palavras (o que não é muito) e fiquei com uma parte do enquadramento quase terminada! :grinning:

No que diz respeito às respostas do questionário (Objectivo 4), não depende só de mim, mas sim das pessoas colaborarem... Enfim, tenho 175 respostas!

Uma dica para quem quer escrever mais depressa e melhor - O que interessa é começar a escrever sem preocupações de erros, organização, etc. Isto porque permite que comecem a nascer as ideias e as relações entre autores, artigos, livros, experiências, etc. Depois, haverá todo o tempo para fazer a edição.

Outra dica: Façam sempre as referências de todos os artigos que adicionam ao rascunho, se não o fizerem podem estar a ser muito maus (MAS MESMO MUITO MAUS) para o vosso "eu futuro".

Deixo-vos um vídeo muito interessante se estiverem a escrever a vossa tese.
(Nota: Não, ele não fez a Tese de Doutoramento em tão pouco tempo! Ele ESCREVEU a tese nesse período, o que não inclui todos os meses de pesquisa!)

• Like
Reactions: crebellum
Olá Filipa,

como está a tua tese? (faço esta pergunta, mas tremo de dor sempre que ma fazem a mim, porque não sei o que responder).
Li agora este tópico porque também me encontro desesperada, completamente desmotivada para acabar a minha tese.
Sinto-me um zero, principalmente quando penso que as minhas colegas já entregaram a delas.
Quase ainda não escrevi nada e devia entregar a primeira versão até fim de Abril no máximo (já pedi majoração do prazo).
Já entreguei os questionários para o estudo, já tenho as respostas que precisava. Só que preciso de ajuda para fazer a análise estatistica, e isso também não está fácil encontrar, e a pagar!!

Tenho 26 anos, mas trabalho a tempo inteiro. Além disso, já não moro em casa dos meus pais e sinceramente quando chego a casa a última coisa que quero fazer é pegar na tese. Quero descansar a cabeça do dia de trabalho, mas também tenho que pensar o que vou fazer para o jantar, cozinhar, jantar, arrumar, enfim, tratar das coisas normais de casa. E no fim, quando pego no pc, só olho para o sofá, morta e cansada e acabo por ir dormir sem fazer quase nada.
No outro dia levanto-me outra vez cedo, vou trabalhar, e é um ciclo do mesmo! Hoje é fim de semana, e só li artigos e outras teses. Escrever que é bom??? NADA!
O pior é que a nuvem negra da culpa acompanha-me para todo lado que vou, não consigo aproveitar os momentos de lazer, mas também não consigo acabar isto.
Aceitam-se dicas, e claro, se puder ajudar em alguma coisa... :)

Ah, e pelo menos não fiques triste, não estás sozinha e acho que isto é mais normal do que pensamos.

Vai dando noticias do progresso, e faço o mesmo. E espero que isso ajude na motivação!!!!
Bejinhos

• Like
Reactions: FilipaSilva93
Olá Cristina!

Bem isto vai uma confusão, no pior sentido. Ainda me faltam respostas para o questionário e ainda não consegui concluir o enquadramento teórico... Os sintomas que tenho de ansiedade manifestam-se em mau estar físico e psicológico... tal como te acontece a ti... não consigo desfrutar dos momentos de lazer devido à culpa que sinto. O que fiz foi marcar já uma consulta no psicólogo (tem mesmo que ser) e marcar mais reuniões com a minha orientadora. A adicionar a isto tenho feito objectivos diários de nº de palavras, tempo a escrever a tese e/ou número de artigos novos.
Como sei que tenho uma reunião com a minha orientadora em breve, tenho que obrigatoriamente escrever mais que é para ela ver que fiz algo.

Vai também partilhando :) Tenho a certeza que vamos conseguir as duas entregar a tese e, um dia, vamos ler isto e pensar que conseguimos ultrapassar todas estas barreiras.

Olá Filipa! Olá Cristina! Como estão essas teses? Pareciam desorientadas no início (exatamente como eu me sinto agora) mas a mudança da vossa forma de escrever deu pra ver que conseguiram arranjar um foco. Espero que esteja a fluir esse texto e que afinal não seja o drama que eu sinto neste momento. Andei em estágio até agora, e agora que acabou, chegou a fase de me sentar e pôr tudo em texto. Não sei por onde começar, como arrancar, como manter esse foco. Cada vez que me sento com o computador à frente começo a suar das mãos e com o coração a mil. E o problema é que tenho a capacidade de pensar "Calma Rita, sem drama, arranca." mas há outra parte que não consigo controlar. Isso irrita-me, porque até parece que tudo isto é o fim do mundo e há problemas bem mais graves. Mas fogo, queria despachar isto o mais rápido possível. Podia ter começado durante o estágio mas dei por mim a chegar a casa sempre depois das 22h (muitas vezes já sem vontade de jantar, quanto mais pegar em artigos), e agora que não tenho mais nada pra fazer além disto, nem nisto me foco. Queria tanto despachar isto num mês e pouco para procurar emprego. O que me aconselham?
(Escrevi isto e fiquei a olhar e a pensar "apago? que parva". E dei por mim a tentar novamente começar. E o coração a acelerar outra vez. Sem vontade.)

• Like
Reactions: FilipaSilva93
olá :)
Tem sido uma luta, não te sintas sozinha eu ainda me sinto muito perdida, muito ansiosa... O que fiz foi falar abertamente sobre este tema com a minha orientadora, enviar-lhe o que já tinha feito (praticamente nada) e ver o que ela me dizia. Segundo ela ainda é possível eu conseguir acabar a tese antes do verão, o que me deu muito alento.

Podemos falar melhor em privado se te parecer melhor. :) Não te sintas sozinha, porque não estás!

• Like
Reactions: RitaSC
Eu decidi ontem tentar seguir os teus passos, organizar um índice e objetivos para o trabalho! Enviei para o meu orientador e tive a sorte de ele me dar feedback hoje logo de manhã. Vamos lá, nem tudo está perdido, só manter a cabeça fresca e objetivos bem delineados.
Claro que consegues acabar a tese antes do verão! Já mostraste pelos comentários anteriores que és um bocado como eu "hm acho que não consigo, que stress (..) não, foca-te, tu consegues, vamos lá despachar isto!" :)

Ola , bem parece que isto da tese nos afecta a todas.
Comecei a minha tese a cerca de dois meses (entreguei o plano de tese mais ou menos a 16 de março) mas desde então pouco ou nada ainda escrevi. Tenho a revisao da literatura e a metodologia toda para fazer e ando super desmotivada. Tenho todo o tempo do mundo e sinto que ja passaram dois meses e desperdicei imenso tempo.
Ando super desorientada com o que eide fazer, ja tive duas reuniões com o meu orientador e com a minha co orientadora e eles disseram me que eu estava a ir bem, no entanto ando mesmo desmotivada.
Ha dois meses que tive que voltar para casa dos meus pais, um pouco contrariada. Então tem sido super complicado aproveitar bem o tempo. Nunca fui muito boa em estabelecer horários, sempre tive aquela rotina de quando nao tinha aulas deitar me tarde e levantar me tarde. E tem sido super complicado para mim estabelecer horários e rotinas apenas com a tese.
Para além de tudo isto o que me deixa ainda mais desorientada é que tudo o que tenho de ler e procurar esta em inglês e eu nao consigo ler e perceber as coisas e infelizmente na minha area qualquer tema que escolhesse toda a revisão de literatura so se encontra artigos em inglês. Tenho perdido imenso tempo a traduzir documentos e as vezes desnecessariamente :( pensei que a desmotivação era so no primeiro mês mas a verdade é que ja la vao dois meses e cada vez me sinto pior.

Olá
Vi este fórum e decidi falar sobre as minhas dúvidas
Sou licenciada em Engenharia Biomédica e para tirar Mestrado mudei de faculdade.
Tudo estava a correr bem, até este ano que estou no ano de Tese. Tem sido uma experiência frustrante. A minha relaçao c o orientador nao e a melhor e cada vez que digo alguma coisa, sinto me ignorante, ele faz me sentir assim.
tenho de entregar a tese ate hoje ou amanha e ainda me faltam algumas coisas, nao tenho vontade, motivaçao e parece que esta tudo mal, passando milhares de vezes a ideia de desistir. nunca me senti assim, num beco sem saida!
nunca chumbei a uma cadeira e agora, no ultimo ano isto acontece. já aconteceu com voces?

Olá boa noite,
Estou a começar a fazer a minha tese estou um pouco confuso por onde começar. Alguém me pode dar uma ajuda, a pesquisa dos artigos como realizaram fizeram pesquisa sistemática ou artigos que consideram pertinentes? Utilizaram alguma tabela para resumir cada artigo que leram? Para citações é referências usaram algum programa? Agradeço toda a ajuda que me possam dar. Estou mesmo confuso, queria terminar o mais rápido possível, e ainda me falta recolher mais amostra e começar a escrever....

Olá!

Eu defendi a minha tese há relativamente pouco tempo, pelo que vou tentar ajudar.

Em primeiro lugar, eu personalizei um documento em branco de acordo com as normas da minha faculdade (divisão, paginação, tipo de letra, espaçamento, margens).
Posteriormente, editei o estilo de referenciação no Endnote. A maior parte das universidades oferece uma subscrição do Endnote, mas existem outros: Mendeley, Reference Manager...Independentemente do programa que escolheres para gerir as referências bibliográficas, é importante conheceres as normas, porque, embora o programa tenha estilos predefinidos (APA, Vancouver...) não é infalível. O Endnote, no meu caso, não estava a abreviar os títulos das revistas para o estilo Vancouver e como tal tive que importar algumas listas de termos. Durante a própria importação as referências podem ficar corrompidas ou ter dados simplesmente mal introduzidos, requerendo edição manual.

No que diz respeito à pesquisa online, após seleccionar as bases de dados mais adequadas à minha área, comecei por pesquisar os artigos de revisão mais recentes para ter uma visão mais geral do tema. Só depois parti para os originais. Pelo meio criei alertas nas revistas que mais me interessavam. Um bom impact factor e a revisão por pares não são imunes à desonestidade, mas já ajudam na selecção dos melhores artigos.

A forma como fazes a pesquisa deve ser lógica. Uma pesquisa bem estruturada é meio caminho andado para uma escrita rápida. Não retires artigos pelo título. Lê o abstract, métodos e conclusão primeiro. Podes ter conclusões espectaculares com métodos menos bons. Pensamento crítico, sempre. Acresce ainda que com o abstract consegues perceber se a introdução te vai servir para alguma coisa ou não. Começa com palavras-chave específicas, caso contrário perdes-te. As fontes secundárias podem ajudar-te a definir as melhores palavras, mas para citações deves privilegiar fontes primárias.

Aconselho-te a fazeres as anotações nos artigos após a primeira leitura. Não vais ter tempo para reler tudo a fundo, acredita. Eu sublinhava as partes mais importantes e no final criava uma caixa de texto com os pontos-chave. Uma vez que tinha de escrever em inglês, isto ajudou-me bastante a escrever as frases recorrendo às minhas próprias palavras.

No decurso da pesquisa deves registar todos os passos, nomeadamente as palavras-chave utilizadas, bases de dados, período de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão. Tudo isto é, normalmente, incluído na secção dos métodos. Não conheço a estrutura do teu trabalho. O teu trabalho inclui um estudo epidemiológico? Nesse caso, também terás os métodos do estudo. Cada faculdade adopta as suas normas, atenção. Eu também tinha duas secções para métodos, uma vez que o meu trabalho tinha uma parte laboratorial, além da revisão. Confirma com o teu orientador.

Muito importante: escreve pelo menos uma frase a cada 24h. Pode não ser uma frase repleta de inspiração, mas não faz mal. O mais difícil é começar. Eventualmente encontrarás o teu ritmo. Boa sorte!

Olá Pessoal :)
Alguém daqui está a acabar a dissertação de mestrado? Acabei e já entreguei a minha, no entanto quando estava a preparar a apresentação reparei num erro ENORME numa das tabelas de resultados. O erro está nos símbolos de significância em 4 variáveis, que estão trocados. Este erro não afeta os resultados que pretendo na minha dissertação (é apenas uma estimação "intermédia", mas tenho medo que o júri note durante a avaliação da minha dissertação (embora não tenha acesso ás minhas estimações).
O que me recomendam fazer? Uma errata? Isso não afeta a classificação da minha dissertação? Alguém aqui que já esteve na minha situação que me possa aconselhar? É que já não durmo à 3 dias devido a este problema, devido à ansiedade, nem sei como fui capaz de errar a copiar do programa estatístico para o word..

Olá!

A versão que entregas antes da defesa é provisória, uma vez que os membros do júri podem sugerir alterações. Absolutamente normal. A classificação é atribuída no decurso da prova e tens até 7dias úteis (normalmente) para entregar a versão definitiva, sendo que a nota apenas é lançada quando o fizeres.

Tratando-se de um erro de transcrição, não me parece ser muito grave. Podes fazer a ressalva na apresentação do slide respectivo, mas nada melhor que falares directamente com o teu orientador. É a melhor pessoa que te pode aconselhar.

Força para a apresentação!

Olá!

A versão que entregas antes da defesa é provisória, uma vez que os membros do júri podem sugerir alterações. Absolutamente normal. A classificação é atribuída no decurso da prova e tens até 7dias úteis (normalmente) para entregar a versão definitiva, sendo que a nota apenas é lançada quando o fizeres.

Tratando-se de um erro de transcrição, não me parece ser muito grave. Podes fazer a ressalva na apresentação do slide respectivo, mas nada melhor que falares directamente com o teu orientador. É a melhor pessoa que te pode aconselhar.

Força para a apresentação!

OBRIGADA! Que alívio que me tiraste das costas agora!
Eu já falei com a minha orientadora, e ela quer que escreva uma errata com nova tabela e envie para o júri da apresentação (ainda não me está atribuído). Penso que é o mais correcto, até porque eu sei se me calar, o resultado passa despercebido, até porque é uma estimação secundária, mas quero tudo conforme as regras e direitinho.
No slide não posso fazer a ressalva, porque não vou apresentar essa resultado, só apenas o principal (só tenho direito a 12 slides).
Até porque reparei que o erro da tabela estar assim não foi meu, mas da reprografia que formataram a dissertação para ser imprimida frente e verso e eliminaram uma linha da tabela e todos os valores subiram uma linha... enfim
Obrigado pela resposta!

Olá Pessoal!

Desculpem, desapareci, não disse mais nada e já lá vai 1 ano desde a minha defesa! Correu tudo bem, depois de muitas lágrimas, noites mal dormidas, ansiedade e suor, consegui arrancar um 19 na defesa da Tese de Mestrado! Não desistam, a sério, a Tese não é o fim do mundo :) Agora estou a viver os meus primeiros contactos com o mundo do trabalho e, honestamente, não tem sido fácil.

Força :)