Olá! Sou aluna do 12 ano e estou com dúvidas em relação ao curso que vou seguir.

vera6887

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2019
Olá! Sou aluna do 12 ano e estou com dúvidas em relação ao curso que vou seguir. O que eu sempre foi ir para medicina, mas não tenho media suficiente. Por isso pensei em alguns cursos no entanto continuo com dúvidas. Pensei em seguir ciências biomédicas mas tenho medo que o meu emprego seja muito à base de investigação e de bolsas. Pensei também em seguir em enfermagem mas tenho medo por causa da empregabilidade e de todos os problemas associados a este curso. Restam apenas duas outras opções ciências farmacêuticas ou ciências biomédicas laboratoriais. Qual acham que seria a melhor opção?

mariaigouveia

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-NOVA
Olá, eu estou no primeiro ano da Licenciatura de Bioquímica.
Se o teu sonho foi/é Medicina, mas a média não ajuda tens de pensar em algumas alternativas.

1- Estás preparada para desistir do teu sonho? Ou queres fazer de tudo para o alcançar?
Se não estás preparada para desistir já sugiro que pesquises algumas opções como fazer o curso no estrangeiro. Podes ainda investir numa licenciatura e mais tarde candidatar-te a Medicina como maior de 23 anos.

2- Pensando agora que procuras alternativas dentro da área da saúde, tens vários cursos com médias ligeiramente inferiores como Medicina Veterinária e Dentária, podes também ver Ciências Farmaceuticas.

O que posso falar por experiência própria é do meu curso e como uma Licenciatura em Bioquímica pode até ser o que andas à procura. O curso é bastante abrangente passando por todas as àreas da química e biologia (vai ver os planos curriculares das várias universidades), no final do curso terás cadeias de opção em que te poderás especializar um pouco em Biomedicina e Genética por exemplo. É um curso muito direcionado para a investigação, mas também para a carreira académica (seres investigadora e professora universitária ao mesmo tempo é muito comum nesta área). Enfim vai vendo os planos curriculares dos difererentes cursos que possas estar interessada e vê quais as cadeiras que gostarias mais de ter e escolhe o curso a partir daí, lembra-te apenas que se fizeres uma opção errada há sempre soluções para tudo!!

Espero ter ajudado, 😘

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá. Este fórum tem vários tópicos sobre medicina com dicas e recomendações para pessoas com médias mais baixas. Se realmente queres medicina, aconselho-te a dar uma vista de olhos a esses tópicos.
Eu sou de ciências biomédicas e realmente o curso está mais dirigido para investigação em saúde, por isso se isto não for o que tu queres, não é a melhor opção. Alerto também que em termos de empregabilidade, não há curso seguro na área da saúde (mesmo medicina não está muito fácil), por isso, não excluas cursos apenas por isso.
Enfermagem, ciências farmacêuticas e ciências biomédicas laboratoriais são cursos muito diferentes e com áreas de atuação distintas e regulamentadas na prática clínica. Aconselho-te a leres bem sobre cada um, o que vais aprender e exatamente qual a área de atuação destes profissionais. A decisão sobre o curso a seguir é muito pessoal e baseada naquilo que te vês a fazer no futuro. Sobre empregabilidade, há vários tópicos sobre cada um destes cursos ao longo do fórum. Aconselho-te a falar não só com estudantes, mas também com pessoas que terminaram os cursos sempre que possível, para teres uma ideia mais realista da vida profissional.

• Like
Reactions: davis