Onde estudar Engenharia Informática em Lisboa

Peso

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2016
Curso
Ciencias e Tecnologias
Olá. basicamente queria saber onde é que recomendam que tire, já vi malta a recomendar a fct, isel, fcul etc. Também já vi malta a dizer que literalmente não há la grande diferença. ajudem

tbh o fator principal é mesmo o aluno que vais ser e não os professores que vais ter;
qualquer universidade (opa, não é qualquer uma mas tu percebes) tem bons professores e professores merdosos, o que mais importa é mesmo o que tu aprendes sozinho, num curso de informática;

posto isto, e sendo do minho, ouço falar melhor do técnico do que das outras que mencionaste, se é que isso vale de algo

Bump por também ter a mesma dúvida.
Gostava de saber a opinião de alguém acerca dos cursos de engenharia infomática na FCT Nova em comparação com a FCUL, quais as diferenças, etc.
O ano passado a Nova teve maior média, mas penso por ser devido ao facto de aprovarem Economia como prova de ingresso.
Respetivamente à qualidade no ensino, também gostaria de receber uma opinião.

Um site especificamente direccionado a esta pergunta, com opiniões dadas por alunos que frequentam essas instituições: Universidades onde estudar informática em Lisboa - Estudar Informática;)

Gostava de saber a opinião de alguém acerca dos cursos de engenharia infomática na FCT Nova em comparação com a FCUL, quais as diferenças, etc.
A comparação entre faculdades é pouco rigorosa quando não se andou numa e noutra. Há que ter sempre isto em atenção quando se lê opiniões, seja entre FCT e FCUL, seja entre FML ou NMS.

Por acaso tive um colega que tirou licenciatura na FCT e depois tirou o mestrado em segurança na FCUL. A opinião dele não é bondosa para a FCUL, mas passo a citar:

Pela minha experiência (posso ter tido muita sorte) nunca tive os problemas que tive nesta faculdade [FCUL]. Eram raros os professores que entregavam as notas tão perto dos exames, a marcação dos trabalhos e testes era feita no dia de apresentação da cadeira e eram raros os casos em que algum programa ou enunciado que nos fornecessem esteja incorrecto e/ou com bugs. Gostei mais dos professores de lá [FCT] em termos gerais a dar aulas, nunca perdiam o raciocínio a meio e tinham uma boa dicção, mas é apenas a minha opinião.

Nunca andei na FCT, mas parece-me que lá as coisas são mais organizadas. Na FCUL a vantagem de não ser assim é que os profs são, em geral, flexíveis. Isto nem sempre cai bem entre alunos porque os prazos de entregas andam sempre a mudar. Como suportei uma carga de trabalho grande devido a nem sempre ter tido bons grupos, para mim foi uma vantagem.

Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak
Um site especificamente direccionado a esta pergunta, com opiniões dadas por alunos que frequentam essas instituições: Universidades onde estudar informática em Lisboa - Estudar Informática;)

A comparação entre faculdades é pouco rigorosa quando não se andou numa e noutra. Há que ter sempre isto em atenção quando se lê opiniões, seja entre FCT e FCUL, seja entre FML ou NMS.

Por acaso tive um colega que tirou licenciatura na FCT e depois tirou o mestrado em segurança na FCUL. A opinião dele não é bondosa para a FCUL, mas passo a citar:

Pela minha experiência (posso ter tido muita sorte) nunca tive os problemas que tive nesta faculdade [FCUL]. Eram raros os professores que entregavam as notas tão perto dos exames, a marcação dos trabalhos e testes era feita no dia de apresentação da cadeira e eram raros os casos em que algum programa ou enunciado que nos fornecessem esteja incorrecto e/ou com bugs. Gostei mais dos professores de lá [FCT] em termos gerais a dar aulas, nunca perdiam o raciocínio a meio e tinham uma boa dicção, mas é apenas a minha opinião.

Nunca andei na FCT, mas parece-me que lá as coisas são mais organizadas. Na FCUL a vantagem de não ser assim é que os profs são, em geral, flexíveis. Isto nem sempre cai bem entre alunos porque os prazos de entregas andam sempre a mudar. Como suportei uma carga de trabalho grande devido a nem sempre ter tido bons grupos, para mim foi uma vantagem.

Agradeço o feedback. Já tinha obtido conhecimento desse website que mencionaste, porém a análise que fazem das faculdades é bastante curta.
Pessoalmente, gostava que o curso que seguisse fosse mais teórico e menos prático. Na página que nos deste, dizem que na Nova o curso é muito prático. Gostava de saber se alguém tem conhecimento do nível de exigência e do quão teórico o curso da Nova é em comparação com o da FCUL, para poder averiguar qual dos dois é mais intenso em teoria (matemáticas, etc), pois esse seria a minha escolha.

Aí não te sei responder, mas ambos os cursos terão a sua dose de matemática e física, bem como, impreterivelmente, uma porção significativa de trabalhos práticos. A falha que detectei no da FCUL, como o site já refere, foi alguma desarticulação entre as duas, o que por vezes se revela pouco salutar no ensino.

Boas ,
Eu estou a pensar seguir Engenharia Informática, e pelo o que eu tive a pesquisar em Lisboa e arredores, tenho umas 4 opções
para as notas que tenho: ISCTE,ISEL, NOVA e a Faculdade de Ciências.
Gostaria que me dessem as vossas opiniões/experiências em relação a elas para me ajudarem a escolher qual a melhor :grin:.
Abraço!

Eu tenho média para o Técnico mas estou mais inclinado para ir para a Nova, vale assim tanto a pena ir para o Técnico "quem pode"?

Eu tenho média para o Técnico mas estou mais inclinado para ir para a Nova, vale assim tanto a pena ir para o Técnico "quem pode"?
Resumo das respostas que vais obter:
  • Malta do técnico: vai para técnico!
  • Malta da NOVA: vai para a NOVA!
O que te leva a escolher a NOVA em vez do IST?

Resumo das respostas que vais obter:
  • Malta do técnico: vai para técnico!
  • Malta da NOVA: vai para a NOVA!
O que te leva a escolher a NOVA em vez do IST?

Localização (o tempo/dinheiro perdido em transportes seria metade do que para lisboa), oiço falar muito bem da NOVA e fiquei a entender que o Técnico pode ser muito monótono e exigente, pouco focado na prática

Localização (o tempo/dinheiro perdido em transportes seria metade do que para lisboa), oiço falar muito bem da NOVA
Motivos válidos.
fiquei a entender que o Técnico pode ser muito monótono e exigente, pouco focado na prática
Não sei o que entendes por "monótono". Exigente, sem dúvida, e podes facilmente encontrar exemplos de quem tenha mudado do IST para a FCT por causa disso. Pouco focado na prática... não sei até que ponto não será igual nas duas, dependerá dos cursos em causa.

Localização (o tempo/dinheiro perdido em transportes seria metade do que para lisboa), oiço falar muito bem da NOVA e fiquei a entender que o Técnico pode ser muito monótono e exigente, pouco focado na prática
Heya,

Estando em Eng. Informática e de Computadores posso dar-te algum input. O Técnico não é nada monótono, até acredito que seja das faculdades menos boring que existam em Portugal só pelo facto de que tens sempre dezenas de coisas a acontecer. Só para te dar um exemplo, ali no final de Fevereiro até final de Março tens sempre feiras dos cursos, tens dezenas de empresas a toda a hora no Técnico, tens mais de uma centena (literally) de workshops, ... Para não falar no conjunto de núcleos que o Técnico tem: HackerSchool, NEIIST - que organiza a SINFO, BEST, Junitec e dezenas de outros. A vida no Técnico só é monótona para quem o quer.

Relativamente à exigência, pessoalmente, eu não vejo isso como uma desvantagem. Ter uma faculdade que exige mais de nós por default é algo que todos os estudantes deviam querer porque obrigam-te a puxar todos os teus limites, a organizares-te, a pensares de forma diferente, ... Relativamente ao aspeto pouco prático, não concordo de todo... Normalmente vais ter laboratório todas as semanas, quase todas as cadeiras de informática têm parte prática (a.k.a. projeto, maior parte das vezes), ... Para além disso, tens aulas práticas/dúvidas todas as semanas para cada cadeira. Normalmente o pessoal queixa-se porque há demasiados projetos e não porque há falta de parte prática xD (principalmente no 3º ano).

Se tiveres alguma dúvida, não hesites

Abraço

• Like
Reactions: davis
entre nova e ist penso que as principais diferenças ( sem ir ver o plano de estudos ) será a localização e a relação com as empresas...

Qual é a diferença entre a FCUL e o Técnico em termos do programa para Engenharia Informática? Sendo que não as duas da Universidade de Lisboa, faz assim tanta diferença?

Técnico tem: HackerSchool,
Estou a pensar candidatar me ao Ist em engenharia informática e de computadores. Esta HackerSchool foca-se em ensinar o quê? Cyber Segurança? Ouvi falar no SST (Security Team do Técnico) que entram em competições de "hacker brancos". O que é que me podes dizer acerca da hackerschool e do SST? O SST aceita inscrições?

Boa noite. Estou no curso de CT, no 12º ano, e tenho praticamente a certeza que quero ingressar no curso de Engenharia Informática. Se a minha média continuar como está, as minhas hipóteses são: FCUL, ISCTE e a Nova de Lisboa. No entanto estou muito indecisa. Em termos de empregabilidade já me falaram que o ISCTE é melhor mas mesmo assim agradecia bastante de receber opiniões de quem tem algum entendimento sobre o assunto. Por exemplo como é este curso nas diferentes Universidades (as suas vantagens e desvantagens)? O ambiente é bom? A empregabilidade é assim tão diferente entre as três?
Muito obrigada.

P.S: Sou um pouco inconstante em Matemática, ás vezes tirando 14/15 e ás vezes 18. No entanto gosto muito desta disciplina.

• Like
Reactions: David1154
Estou literalmente com o mesmo problema que tu. Tambem quero eng. informática e em termos de media, se continuarem, entro nessas três. Agora, outra opção que ja ouvi falar foi o Técnico de Lisboa, a qual a media este ano foi 16.2 e que tem uma saída muito boa, mas la esta, a media esta um bcd a cima, nao que seja impossivel, mas fica mais complicado. Tambem necessitava que respondessem a este tópico para ficar mais esclarecido :/