Onde me licenciar em física

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

rritinha_

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá! Eu para o ano queria me licenciar em física para mais tarde tirar um mestrado em física e astrofísica, mas não sei quais são as melhores universidades ou institutos técnicos para o fazer em Portugal. A média não é um problema. Se alguém me pudesse ajudar eu agradecia:)

minnow

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Curso
Física
Instituição
UMinho
Olá! Eu para o ano queria me licenciar em física para mais tarde tirar um mestrado em física e astrofísica, mas não sei quais são as melhores universidades ou institutos técnicos para o fazer em Portugal. A média não é um problema. Se alguém me pudesse ajudar eu agradecia:)
Olá.

Eu ando no 1º ano da Licenciatura em Física na UMinho e acho que posso ajudar.
Na minha opinião, tu deves analisar os planos de estudos das várias ofertas e escolheres o que te atrai mais. Em geral, os planos de estudos das licenciaturas em Física no país variam pouco mas apresentam uma maior tendência para uma certa área porque são feitos com base nas áreas de investigação e mestrados que cada universidade oferece. Por exemplo, no 2º ano da UMinho, temos duas unidades curriculares chamadas "Mecânica Analítica e Ondas" e "Ótica" e na FCUL há apenas "Ondas e Ótica". Isto indica que na UMinho há investigação em ótica (e está de acordo com a experiência xd).

Eu acho que depende um pouco do que tu te imaginas a fazer. Se gostas mais de Física Teórica, eu recomendo a FCUP e a FCUL. Na FCUP, tu podes fazer um minor (formação complementar) em Astronomia (ou noutra área qualquer) e oferece mestrados em Física Teória e Astrofísica e Astronomia. Eu não sei muito sobre a FCUL e, por isso, prefiro não falar. Se gostas mais de Física Experimental, eu acho que ficarias bem servida na UMinho devido à forte componente experimental uma vez que nesta universidade só realizam investigação nesta área.
Se estiveres indecisa, eu acho que deves fazer a licenciatura numa universidade onde o curso é muito flexível (ou seja, exclui a UMinho haha).

Se tiveres mais alguma dúvida, sente-te à vontade para me enviar uma mensagem.
Espero ter ajudado! :)

rritinha_

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá.

Eu ando no 1º ano da Licenciatura em Física na UMinho e acho que posso ajudar.
Na minha opinião, tu deves analisar os planos de estudos das várias ofertas e escolheres o que te atrai mais. Em geral, os planos de estudos das licenciaturas em Física no país variam pouco mas apresentam uma maior tendência para uma certa área porque são feitos com base nas áreas de investigação e mestrados que cada universidade oferece. Por exemplo, no 2º ano da UMinho, temos duas unidades curriculares chamadas "Mecânica Analítica e Ondas" e "Ótica" e na FCUL há apenas "Ondas e Ótica". Isto indica que na UMinho há investigação em ótica (e está de acordo com a experiência xd).

Eu acho que depende um pouco do que tu te imaginas a fazer. Se gostas mais de Física Teórica, eu recomendo a FCUP e a FCUL. Na FCUP, tu podes fazer um minor (formação complementar) em Astronomia (ou noutra área qualquer) e oferece mestrados em Física Teória e Astrofísica e Astronomia. Eu não sei muito sobre a FCUL e, por isso, prefiro não falar. Se gostas mais de Física Experimental, eu acho que ficarias bem servida na UMinho devido à forte componente experimental uma vez que nesta universidade só realizam investigação nesta área.
Se estiveres indecisa, eu acho que deves fazer a licenciatura numa universidade onde o curso é muito flexível (ou seja, exclui a UMinho haha).

Se tiveres mais alguma dúvida, sente-te à vontade para me enviar uma mensagem.
Espero ter ajudado! :)
Ajudou imenso, obrigada mesmo! Vou ver isso :))

• Like
Reactions: minnow
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
B Preciso de fazer mestrado na universidade onde me licenciar num mestrado integrado? Ensino Superior 3
eduarda.filipa Escola onde fazer exames! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
I Sites onde posso comprar livros universitários Ensino Superior 11
Gost_Evil Onde estudar português? Ensino Secundário 3
S Continuo no curso onde estou até ao fim ou mudo ? Ensino Superior 1
LeonardoCruz Faz diferença a instituição onde tiro o curso? Ensino Superior 1
B Onde vão estar as notas dos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
J Onde viver? Alojamento Universitário 1
biarodrigues Onde viver? Alojamento Universitário 3
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
S Onde conciliar biologia e física? Tecnologias 5
RitaQuelha Medicina Veterinária, onde? Recursos Naturais 2
M Serio;nao sei onde questionar:formacoes melhores para um deficiente ter emprego seguro para a vida,mesmo sem vocacao Ensino Superior 5
A Mestrado em Análises Clínicas: Para onde ir? Saúde 1
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
H Licenciatura em História... para onde ir? Ciências Sociais e Serviços 1
T Preparação para exame de Matemática M23 - Por onde devo começar? Concursos e Regimes Especiais 3
CFCGuerra Onde posso encontrar o número de vagas preenchidas em ano letivos passados? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Curso de Física. Braga ou Porto?(Onde é que o curso melhor?) Ciências 2
S Direito: sim ou não? Onde? Ciências Sociais e Serviços 10
S Calculadora gráfica, onde comprar em Lisboa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
madalenahelga Escola onde realizar o exame ja tendo concluido o secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
G Onde fica o processo do aluno? Ensino Secundário 1
DiogoM10 Fui colocado, mas não foi onde queria e não quer ir, o que devo fazer? Ensino Superior 1
S Onde tirar Matemática? Ciências 1
Carlitos Magalhães Como saber onde fomos colocados Concurso Nacional e Locais - Público 4
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
P Onde estudar Engenharia Informática em Lisboa Tecnologias 17
IsabelaCMCosta UPorto Onde morar? Universidade do Porto 0
Casal Por onde começar o estudo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Kryniawild Provas de ingresso - Onde realizar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
LordKelvin Ciência vs Pseudociência: onde está a fronteira? Geral 108
NelsonM Matemática A e Português por onde começar os estudos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
iFélix Voltar ao curso onde estava Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Onde tirar o Mestrado? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
O NOVA Estudar na FCT: onde procurar casa? Universidade Nova de Lisboa 16
D Onde comprar Manuais Ensino Superior 3
L UMinho Onde comer bem e barato fora da Uminho? Universidade do Minho 1
Diogo.Reis Não consegui entrar onde queria. E agora? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Onde podemos saber a lista de candidatos de um curso numa dada instituição? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Bunker Economia A 11ºano - Onde leccionam no distrito de Setúbal? Ensino Secundário 0
A Direito: não consigo me licenciar no publico devo ir para o privado? Qual faculdade? Ciências Sociais e Serviços 0
A Licenciar em área diferente. Ensino Secundário 2
Ricardo Luís É física de 12ºano importante para engenharia informática do IST? Tecnologias 4
M Exame Física e Química 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
P Professor de Educação Física Educação 0
V Eu e a Física 11º ano -porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
Sandra Cristina Ortóptica Física Aplicada Saúde 0
R Caderno de atividades/ À prova de exame - Eu e a Física 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0