Onde tirar Matemática?

SergioSilva1998

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2018
Olá,

Resido na área metropolitana de Lisboa e este ano acabei o 12º. Ainda fiz os exames nacionais, mas correram mal!!! Por isso voltarei a tentar para o ano. O meu interesse é seguir matemática. Procuro por uma escola superior que reúna os seguintes requisitos:
1) com prestigio no mercado de trabalho;
2) inovadora e com comunidade académica dinamica;
3) cultura de empreendedorismo e fortes contactos com as empresas .

Sem que em Lisboa existem os seguintes cursos:
1) IST - Matematica aplicada e computação;
2) ISEG - Matemática aplicada a economia e gestão;
3) FCUL - Matematica
4) FCUL -Matemática aplicada;
5) FCT - Matemática pura;
6) FCT - Matemática aplicada a gestão de risco.

Da matemática atrai-me as aplicações que tem no âmbito empresarial, mas também nos mercados financeiros. Na vossa opinião qual dos cursos/instituição será melhor? Obrigado.

• Like
Reactions: LENIN

Gonçalo Matos

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2015
Curso
Matemática Financeira
Instituição
ISEG
1 - ISEG
2 - FCT - Aplicada a gestão de risco
3 - IST
4 - FCUL - Aplicada
5 - FCT/FCUL - puras.

Para aquilo que queres, o ISEG preenche a maior parte dos requisitos.
Para além disso consegues explorar áreas de economia e finanças, que é essencial para actividade em mercados financeiros.

Prestígio no mercado de trabalho não é relevante entre as alternativas que apontaste (nos próximos 5 anos, pelo menos), depende mais do grau de especialização e competências específicas de cada curso.
Inovação e dinâmica são bandeiras de qualquer instituição académica. Do que conheço, todas as que referiste promovem de alguma forma o dinamismo e inovação.
Os contactos com empresas é uma coisa interessante. Sei que o ISEG promove muito a inclusão empresarial desde cedo, mas tenho ideia que todas as alternativas têm algum tipo de estágio e outros encontros no sector empresarial, por isso não o isolo como opção.
Quanto à cultura de empreendedorismo, come on. Está em todo o lado, não há como escapar a isso.

Overall, não querendo ser mau, estás à procura de chavões que todas as universidades tentam seguir e fomentar. No teu lugar talvez me preocupasse mais com o conteúdo dos cursos e como se enquadram no desenho do teu projecto académico, tendo em conta os teus objectivos e sonhos. Por exemplo, falas de aplicações em meio empresarial e mercados financeiros: talvez uma matemática pura seja desinteressante para ti, e dependendo do que gostas ao certo nestas áreas talvez LMAC no IST também não se enquadre, embora no geral qualquer um dos cursos te deixe a porta aberta a trabalhar nestes sítios (trabalho em mercados financeiros e sou formado em matemática pura).

Como digo sempre, a escolha em qualquer Matemática é uma boa escolha, por isso bem encaminhado já estás :grinning:

Boa sorte!