Onde viver?

biarodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Olá, pretendo candidatar-me à universidade no Porto mas gostava de saber o que aconselham mais, viver um apartamento ou numa residência universitária? Se alguém pudesse falar da sua experiência seria uma grande ajuda :))

Bia Domingues

Membro
Matrícula
10 Abril 2017
Olá, pretendo candidatar-me à universidade no Porto mas gostava de saber o que aconselham mais, viver um apartamento ou numa residência universitária? Se alguém pudesse falar da sua experiência seria uma grande ajuda :))
Olá,

Os preços dos quartos no porto estão complicados, como já deves ter visto algures na internet, sobretudo nas zonas das faculdades, quer seja no polo da asprela quer seja no campo alegre. Para muitos estudantes a melhor opção, consoante a capacidade financeira, é optar por um quarto mais longe e usar transportes porque o passe para os estudantes fica a um bom preço que compensa a diferença de preços entre "perto e longe da faculdade", no caso do sub23 e para candidatos à bolsa/bolseiros.

Contudo, aconselho a residência (pelos sasup) se for o caso de ser complicado pagar um quarto, que infelizmente é o que acontece com muitos estudantes deslocados.
Estive em residência universitária dos sasup e, embora a residência em si não tenha nada a apontar (exceto que, na minha, não havia cozinha completa com fogão e forno), achei muito complicado lidar com o facto de partilhar os espaços todos com cerca de 10 pessoas. Cada pessoa tem uma experiência diferente e para mim foi pouco agradável, no entanto, para outras pessoas foi e é um ambiente muito porreiro, porque há um convívio entre os residentes que não se tem quando se mora sozinho ou com apenas mais uma ou duas pessoas.

Do que vi e vejo, entre uma residência comum (sem ser da ação social) e um apartamento, vale mais um quarto num apartamento, porque a diferença de preços não compensa, as residências estão, na minha opinião, igualmente caras. Relativamente às dos sasup, do que sei, na sua maioria são quartos individuais, com limpeza das áreas comuns diariamente e próximas das faculdades. Acho que a residência depende imenso dos colegas com quem vais partilhar os espaços porque as residências por si só têm boas condições (água quente, aquecimento, limpeza, etc), pelo menos do campo alegre.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Adicionando ao que disse a Bia, se a tua faculdade de destino for no polo da Asprela tens a linha D do metro que para tanto no polo universitário (mais perto da FMDUP) como no IPO (basicamente em frente à ESEP), portanto desde que arranjes um quarto numa zona com um metro a uma distância razoável podes sempre fazer a viagem até à Trindade na linha que passar perto do sítio do teu quarto e na Trindade trocar de linha.

biarodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Olá,

Os preços dos quartos no porto estão complicados, como já deves ter visto algures na internet, sobretudo nas zonas das faculdades, quer seja no polo da asprela quer seja no campo alegre. Para muitos estudantes a melhor opção, consoante a capacidade financeira, é optar por um quarto mais longe e usar transportes porque o passe para os estudantes fica a um bom preço que compensa a diferença de preços entre "perto e longe da faculdade", no caso do sub23 e para candidatos à bolsa/bolseiros.

Contudo, aconselho a residência (pelos sasup) se for o caso de ser complicado pagar um quarto, que infelizmente é o que acontece com muitos estudantes deslocados.
Estive em residência universitária dos sasup e, embora a residência em si não tenha nada a apontar (exceto que, na minha, não havia cozinha completa com fogão e forno), achei muito complicado lidar com o facto de partilhar os espaços todos com cerca de 10 pessoas. Cada pessoa tem uma experiência diferente e para mim foi pouco agradável, no entanto, para outras pessoas foi e é um ambiente muito porreiro, porque há um convívio entre os residentes que não se tem quando se mora sozinho ou com apenas mais uma ou duas pessoas.

Do que vi e vejo, entre uma residência comum (sem ser da ação social) e um apartamento, vale mais um quarto num apartamento, porque a diferença de preços não compensa, as residências estão, na minha opinião, igualmente caras. Relativamente às dos sasup, do que sei, na sua maioria são quartos individuais, com limpeza das áreas comuns diariamente e próximas das faculdades. Acho que a residência depende imenso dos colegas com quem vais partilhar os espaços porque as residências por si só têm boas condições (água quente, aquecimento, limpeza, etc), pelo menos do campo alegre.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Agradeço a ajuda, porque muitas vezes passam a ideia que é tudo muito bom nas residências, mas de facto acho que não seria o mais adequado para mim tendo em conta que sou tímida e acho que não me iria sentir muito bem a partilhar o quarto. Mais uma vez obrigada pela ajuda! :)
Mensagem fundida automaticamente:

Adicionando ao que disse a Bia, se a tua faculdade de destino for no polo da Asprela tens a linha D do metro que para tanto no polo universitário (mais perto da FMDUP) como no IPO (basicamente em frente à ESEP), portanto desde que arranjes um quarto numa zona com um metro a uma distância razoável podes sempre fazer a viagem até à Trindade na linha que passar perto do sítio do teu quarto e na Trindade trocar de linha.
Parece ser uma boa ideia sim! Obrigada! :)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
S Onde conciliar biologia e física? Tecnologias 5
RitaQuelha Medicina Veterinária, onde? Recursos Naturais 2
M Serio;nao sei onde questionar:formacoes melhores para um deficiente ter emprego seguro para a vida,mesmo sem vocacao Ensino Superior 5
A Mestrado em Análises Clínicas: Para onde ir? Saúde 1
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
H Licenciatura em História... para onde ir? Ciências Sociais e Serviços 0
T Preparação para exame de Matemática M23 - Por onde devo começar? Concursos e Regimes Especiais 3
CFCGuerra Onde posso encontrar o número de vagas preenchidas em ano letivos passados? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Curso de Física. Braga ou Porto?(Onde é que o curso melhor?) Ciências 2
S Direito: sim ou não? Onde? Ciências Sociais e Serviços 10
S Calculadora gráfica, onde comprar em Lisboa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
madalenahelga Escola onde realizar o exame ja tendo concluido o secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
G Onde fica o processo do aluno? Ensino Secundário 1
DiogoM10 Fui colocado, mas não foi onde queria e não quer ir, o que devo fazer? Ensino Superior 1
S Onde tirar Matemática? Ciências 1
Carlitos Magalhães Como saber onde fomos colocados Concurso Nacional e Locais - Público 4
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
P Onde estudar Engenharia Informática em Lisboa Tecnologias 17
IsabelaCMCosta UPorto Onde morar? Universidade do Porto 0
Casal Por onde começar o estudo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Kryniawild Provas de ingresso - Onde realizar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
LordKelvin Ciência vs Pseudociência: onde está a fronteira? Geral 108
NelsonM Matemática A e Português por onde começar os estudos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
iFélix Voltar ao curso onde estava Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Onde tirar o Mestrado? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
O NOVA Estudar na FCT: onde procurar casa? Universidade Nova de Lisboa 16
V Onde comprar Manuais Ensino Superior 3
L UMinho Onde comer bem e barato fora da Uminho? Universidade do Minho 1
Diogo.Reis Não consegui entrar onde queria. E agora? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Onde podemos saber a lista de candidatos de um curso numa dada instituição? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Bunker Economia A 11ºano - Onde leccionam no distrito de Setúbal? Ensino Secundário 0
G Viver em Lisboa Geral 27
TrunkWill0 Trabalhar e viver nos EUA Geral 2